Óleo usado - dispensar secagem
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quinta set 20, 2007 7:20 pm
Óleo usado - dispensar secagem
bom dia a todos!
sou realmente novo neste forum, embora já use oleo vegetal novo numa percentagem de 30% (pontualmente 50%) no meu corolla à cerca de 15000km. mas como o preço tem vindo a aumentar...rendi-me ao aproveitamento de oleo usado.
gostaria de pedir entao a vossa opinião para este sistema. vou tentar fazer um apanhado daquilo que fui lendo por aqui.
1º utilizar só oleo vegetal nao muito oxidado (escuro)
2º fazer uma decantaçao natural e aproveitar só o oleo que estiver na parte de cima
3º filtar com filtro de café e por numa cuba de aço inox
4º fazer 2 lavagens com água. metade da quantidade do oleo será que chega? 50%
5º e aqui é que está a minha dificuldade. nao consigo retirar a agua toda do oleo. se eu colocar na parte de baixo da cuba um filtro gasoleo/agua consigo retirar toda a agua que se misturou nas lavagens? água para um lado, oleo para o outro directo para o deposito do veiculo?
ou preciso de aquecer, deixar ao sol, etc etc
obrigado desde já pela resposta. abraço, gonçalves
sou realmente novo neste forum, embora já use oleo vegetal novo numa percentagem de 30% (pontualmente 50%) no meu corolla à cerca de 15000km. mas como o preço tem vindo a aumentar...rendi-me ao aproveitamento de oleo usado.
gostaria de pedir entao a vossa opinião para este sistema. vou tentar fazer um apanhado daquilo que fui lendo por aqui.
1º utilizar só oleo vegetal nao muito oxidado (escuro)
2º fazer uma decantaçao natural e aproveitar só o oleo que estiver na parte de cima
3º filtar com filtro de café e por numa cuba de aço inox
4º fazer 2 lavagens com água. metade da quantidade do oleo será que chega? 50%
5º e aqui é que está a minha dificuldade. nao consigo retirar a agua toda do oleo. se eu colocar na parte de baixo da cuba um filtro gasoleo/agua consigo retirar toda a agua que se misturou nas lavagens? água para um lado, oleo para o outro directo para o deposito do veiculo?
ou preciso de aquecer, deixar ao sol, etc etc
obrigado desde já pela resposta. abraço, gonçalves
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
- Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
- Contacto:
[quote="[***************]"]vivam ...
se for aquecido num recipiente completamente aberto no topo resulta, é que no meu reservatório tem uma abertura de 2'' fica sempre bastante agua no óleo e depois existe outro problema é que o óleo ao arrefecer e já durante a armazenagem apanha humidade e quando malta vai fazer o teste da fritadeira e ele começa a salpicar vapor de agua para fora, a secagem ainda é o meu grande problema mas tb estou a comissionar um filtro depurador e ainda não vejo grande resultado. amanhã direi algo mais.
se for aquecido num recipiente completamente aberto no topo resulta, é que no meu reservatório tem uma abertura de 2'' fica sempre bastante agua no óleo e depois existe outro problema é que o óleo ao arrefecer e já durante a armazenagem apanha humidade e quando malta vai fazer o teste da fritadeira e ele começa a salpicar vapor de agua para fora, a secagem ainda é o meu grande problema mas tb estou a comissionar um filtro depurador e ainda não vejo grande resultado. amanhã direi algo mais.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
olá
o ov, quanda fica bem seco e condicionado, nunca mais ganha humidade. a secagem é demorada, mesmo usando altas temperaturas.
o melhor metodo é, fazê-lo circular quente, com a ajuda de uma bomba, de forma a permitir uma melhor evaporação.
abraço.
o ov, quanda fica bem seco e condicionado, nunca mais ganha humidade. a secagem é demorada, mesmo usando altas temperaturas.
o melhor metodo é, fazê-lo circular quente, com a ajuda de uma bomba, de forma a permitir uma melhor evaporação.
abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
-
- Membro Silver
- Contacto:
pois ao fim de 4 horas com uma bomba a circular e uma resistência ligada a manter 80º o resultado foi excelente mas como não podia por o óleo quente num bidom e depois fecha-lo porque iria ficar todo "chupado" deixei ficar no reservatório de tratamento durante 48h qual foi o meu espanto ao tirar uma amostra para testar na fritadeira (culinária) começou a ferver e a expirar agua e óleo por ter ainda agua como o catano, à qualquer coisa que não me está a correr bem. acho que só pelo simples facto do reservatório ser fechado tem alguma implicação, negativa por sinal, na secagem do óleo.fry Escreveu:olá
abraço.
mas não vou desistir, pelo menos assim o espero.
boas frituras
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
a água que fica no filtro de gasóleo é aspirada a partir do depósito e não se encontra ligada quimicamente ao gasóleo pelo que fica no fundo do filtro. no ovu, a água reage com o óleo emulsionando e só se separa do óleo com muita dificuldade, dando-lhe um aspecto turvo. nestas condições, a água não fica retida no filtro de combustível, cuja principal função não é esta, como o próprio nome indica.
-
- Membro Silver
- Contacto:
-
- Staff Member
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quinta set 20, 2007 7:20 pm
obrigado a todos pelo esclarecimento..realmente pensei que a opçao do filtro depurador funcionaria. masa a explicaçao do orbis faz todo sentido. sendo assim, vou ver se seco num fogao a lenha!. sempre sai mais barato que o gás! já agora, quantas lavagens costumam fazer? sendo o oleo relativamente limpo. obg
Corolla 1.8D! Sempre em altas rotaçoes!
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
ola
quando fiz a lavagem do olio,que foi agitado por uma bomba de agua durante 15m+/+ deixei a repousar por volta de umas 8h .
ao fim desse tempo tirei cerca de 50% da agua adicionada isto porque apartir dai aquilo era so"maionese".
não contente con o resultado la peguei naquela mixordia e bora para a cusinha.
o que processo que utilizei para o separar foi:
colocar o liquido na panela de pressão sem a tampa numa base media do fogão (vitroceramica) posição 2
ao fim de algumas horas ja havia separação do olio o qual fui tirando em quente literalmente com a concha da sopa com muito cuidado para não voltar a misturar os liquidos.
embora que isso so acontecesse mais agitado por exemplo quando adicionava mais "maionese".
a aparencia do produto final era clara e limpida mas não tal como se fosse novo penço que a mistura inicial tenha sido agitada pouco tempo.
embora no final não tenha feito o teste com uma amostra na fritadeira ao fim de alguns dias notei uma fina camada de agua no fundo do recipiente o que evitei colocar no deposito.
se lhe tirei a agua toda não sei mas que o velho corsa ja o bebeu todo ja e continua a andar (vamos a var por quanto tempo )
cumprimentos
quando fiz a lavagem do olio,que foi agitado por uma bomba de agua durante 15m+/+ deixei a repousar por volta de umas 8h .
ao fim desse tempo tirei cerca de 50% da agua adicionada isto porque apartir dai aquilo era so"maionese".
não contente con o resultado la peguei naquela mixordia e bora para a cusinha.
o que processo que utilizei para o separar foi:
colocar o liquido na panela de pressão sem a tampa numa base media do fogão (vitroceramica) posição 2
ao fim de algumas horas ja havia separação do olio o qual fui tirando em quente literalmente com a concha da sopa com muito cuidado para não voltar a misturar os liquidos.
embora que isso so acontecesse mais agitado por exemplo quando adicionava mais "maionese".
a aparencia do produto final era clara e limpida mas não tal como se fosse novo penço que a mistura inicial tenha sido agitada pouco tempo.
embora no final não tenha feito o teste com uma amostra na fritadeira ao fim de alguns dias notei uma fina camada de agua no fundo do recipiente o que evitei colocar no deposito.
se lhe tirei a agua toda não sei mas que o velho corsa ja o bebeu todo ja e continua a andar (vamos a var por quanto tempo )
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net
Associado n.º 23
-
- Staff Member
-
- Membro Silver
- Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
já tenho feito este procedimento umas quantas vezes e andava a sair-me bem
mas desta última vez... não entendo! óleo usado normal, nem assim tão sujo como isso. foi lavado duas vezes e aquecido com uma resistência até parecer bem. quando arrefeceu estava turvo.
tornei a lavar. deixei repousar 3 dias para separar bem a água. aqueci a 100ºc até não haver sinais evidentes de água a sair. coloquei uma amostra no copo. óptimo!
quando arrefeceu... estava turvo outra vez! o que está a acontecer??
mas desta última vez... não entendo! óleo usado normal, nem assim tão sujo como isso. foi lavado duas vezes e aquecido com uma resistência até parecer bem. quando arrefeceu estava turvo.
tornei a lavar. deixei repousar 3 dias para separar bem a água. aqueci a 100ºc até não haver sinais evidentes de água a sair. coloquei uma amostra no copo. óptimo!
quando arrefeceu... estava turvo outra vez! o que está a acontecer??
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
fry Escreveu:olá
ou não está bem seco ou tem mistura de oleos que solidificam á temperatura normal como o de palma, milho etc.
sim tens toda razão, já me aconteceu o ov estar bem transparente quando quente a 60 ºc e sem vestígios de água. depois de arrefecer ficava turvo.
por isso, se estiver bem seco e continuar turvo, ter cuidado e diminuir as percentagens para melhor diluição.
ou deixar de assentar por umas semanas.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da