Óleo usado - dispensar secagem

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
Quili
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta set 20, 2007 7:20 pm

Óleo usado - dispensar secagem

Mensagem por Quili »

bom dia a todos!

sou realmente novo neste forum, embora já use oleo vegetal novo numa percentagem de 30% (pontualmente 50%) no meu corolla à cerca de 15000km. mas como o preço tem vindo a aumentar...rendi-me ao aproveitamento de oleo usado.
gostaria de pedir entao a vossa opinião para este sistema. vou tentar fazer um apanhado daquilo que fui lendo por aqui.

1º utilizar só oleo vegetal nao muito oxidado (escuro)
2º fazer uma decantaçao natural e aproveitar só o oleo que estiver na parte de cima
3º filtar com filtro de café e por numa cuba de aço inox
4º fazer 2 lavagens com água. metade da quantidade do oleo será que chega? 50%
5º e aqui é que está a minha dificuldade. nao consigo retirar a agua toda do oleo. se eu colocar na parte de baixo da cuba um filtro gasoleo/agua consigo retirar toda a agua que se misturou nas lavagens? água para um lado, oleo para o outro directo para o deposito do veiculo?
ou preciso de aquecer, deixar ao sol, etc etc

obrigado desde já pela resposta. abraço, gonçalves

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

olá

se não o secares bem, vais ter motor partido
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
Quili
Novo membro
Novo membro

Mensagem por Quili »

mas o filtro gasoleo/agua nao faz isso mesmo? separa toda a agua do oleo? assim nao havia necessidade de secá-lo.

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

o custo de um.. bom.. filtro de combustivel não justifica a sua utilização para essa finalidade..

opte por após a decantação aquecer o oleo até cerca de 100º..garantirá assim o desaparecimento de todos os residuos de agua anteriormente existentes..

abraço
[***************]

RPL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

[quote="[***************]"]vivam ...

se for aquecido num recipiente completamente aberto no topo resulta, é que no meu reservatório tem uma abertura de 2'' fica sempre bastante agua no óleo e depois existe outro problema é que o óleo ao arrefecer e já durante a armazenagem apanha humidade e quando malta vai fazer o teste da fritadeira e ele começa a salpicar vapor de agua para fora, a secagem ainda é o meu grande problema mas tb estou a comissionar um filtro depurador e ainda não vejo grande resultado. amanhã direi algo mais.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

olá

o ov, quanda fica bem seco e condicionado, nunca mais ganha humidade. a secagem é demorada, mesmo usando altas temperaturas.

o melhor metodo é, fazê-lo circular quente, com a ajuda de uma bomba, de forma a permitir uma melhor evaporação.

abraço.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

RPL
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por RPL »

fry Escreveu:olá

o ov, quanda fica bem seco e condicionado, nunca mais ganha humidade. a secagem é demorada, mesmo usando altas temperaturas.

o melhor metodo é, fazê-lo circular quente, com a ajuda de uma bomba, de forma a permitir uma melhor evaporação.

abraço.
pois ao fim de 4 horas com uma bomba a circular e uma resistência ligada a manter 80º o resultado foi excelente mas como não podia por o óleo quente num bidom e depois fecha-lo porque iria ficar todo "chupado" deixei ficar no reservatório de tratamento durante 48h qual foi o meu espanto ao tirar uma amostra para testar na fritadeira (culinária) começou a ferver e a expirar agua e óleo por ter ainda agua como o catano, à qualquer coisa que não me está a correr bem. acho que só pelo simples facto do reservatório ser fechado tem alguma implicação, negativa por sinal, na secagem do óleo.

mas não vou desistir, pelo menos assim o espero.
boas frituras
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

ola

que quantidade de óleo estás a secar?
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

a água que fica no filtro de gasóleo é aspirada a partir do depósito e não se encontra ligada quimicamente ao gasóleo pelo que fica no fundo do filtro. no ovu, a água reage com o óleo emulsionando e só se separa do óleo com muita dificuldade, dando-lhe um aspecto turvo. nestas condições, a água não fica retida no filtro de combustível, cuja principal função não é esta, como o próprio nome indica.

RPL
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por RPL »

estou a secar 50lts é a capacidade max do reservatório .

bem visto orbis, essa situação do filtro depurador confirma-se .
vou tomar os comprimidos e ter paciência .
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

o óleo deve ser seco sem pressas. o ideal é a secagem ao sol durante 30 dias. no inverno somos obrigados a usar a resistência ou a construir uma estufa.

Imagem

Imagem
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
Quili
Novo membro
Novo membro

Mensagem por Quili »

obrigado a todos pelo esclarecimento..realmente pensei que a opçao do filtro depurador funcionaria. masa a explicaçao do orbis faz todo sentido. sendo assim, vou ver se seco num fogao a lenha!. sempre sai mais barato que o gás! já agora, quantas lavagens costumam fazer? sendo o oleo relativamente limpo. obg
Corolla 1.8D! Sempre em altas rotaçoes!

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

ola

quando fiz a lavagem do olio,que foi agitado por uma bomba de agua durante 15m+/+ deixei a repousar por volta de umas 8h .

ao fim desse tempo tirei cerca de 50% da agua adicionada isto porque apartir dai aquilo era so"maionese".

não contente con o resultado la peguei naquela mixordia e bora para a cusinha.

o que processo que utilizei para o separar foi:

colocar o liquido na panela de pressão sem a tampa numa base media do fogão (vitroceramica) posição 2

ao fim de algumas horas ja havia separação do olio o qual fui tirando em quente literalmente com a concha da sopa com muito cuidado para não voltar a misturar os liquidos.

embora que isso so acontecesse mais agitado por exemplo quando adicionava mais "maionese".

a aparencia do produto final era clara e limpida mas não tal como se fosse novo penço que a mistura inicial tenha sido agitada pouco tempo.

embora no final não tenha feito o teste com uma amostra na fritadeira ao fim de alguns dias notei uma fina camada de agua no fundo do recipiente o que evitei colocar no deposito.

se lhe tirei a agua toda não sei mas que o velho corsa ja o bebeu todo ja e continua a andar (vamos a var por quanto tempo )

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

3 lavagens fica como novo
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

e quanto tempo de repouso entre elas ?
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

depende da temperatura a que é submetido se aquecido ou na ausencia dela, a temperatura de verão ou inverno.

a 80º, é quase imediata a seperação.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

obrigada

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm

Mensagem por sccf »

já tenho feito este procedimento umas quantas vezes e andava a sair-me bem
mas desta última vez... não entendo! óleo usado normal, nem assim tão sujo como isso. foi lavado duas vezes e aquecido com uma resistência até parecer bem. quando arrefeceu estava turvo.
tornei a lavar. deixei repousar 3 dias para separar bem a água. aqueci a 100ºc até não haver sinais evidentes de água a sair. coloquei uma amostra no copo. óptimo!
quando arrefeceu... estava turvo outra vez! o que está a acontecer??
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

olá

ou não está bem seco ou tem mistura de oleos que solidificam á temperatura normal como o de palma, milho etc.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

fry Escreveu:olá

ou não está bem seco ou tem mistura de oleos que solidificam á temperatura normal como o de palma, milho etc.

sim tens toda razão, já me aconteceu o ov estar bem transparente quando quente a 60 ºc e sem vestígios de água. depois de arrefecer ficava turvo.

por isso, se estiver bem seco e continuar turvo, ter cuidado e diminuir as percentagens para melhor diluição.

ou deixar de assentar por umas semanas.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”