BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
Responder

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas luciano.

o sal dá cabo de qualquer emulsão.

eu fiquei de boca aberta quando usei a primeira vez.

de facto o vinagre anula a soda presente e baixa o ph.

enquanto o vinagre actua a qualquer temperatura o sal funciona melhor com o bio quente.

no entanto eu já tive uma emulsão em que o vinagre começou a anular a soda e o bio a separar, mas a partir de certa altura a emulsão já não separava mais, então medi o ph com uma fita e deu-me já um valor bastante acido, ou seja a causa da emulsão restante já não era a soda caústica concerteza.

aqueci, reaqueci, fervi e deixei descansar 3 dias e nada, a emulsão não quebrava.

aí sentei-me ao computador e fui à procura de algo que me tinha ficado na memória.
lembrem-se que o sal é o melhor separador de emulsões
resolvi meter mãos à obra e meti a amostra de cerca de 1litro de "leite" numa caçarola que aqueci no fogão até uma temperatura que devia rondar os 70ºc pelo vapor que já se começava a desprender na superficie da coisa.

aí meti-lhe uma colherada de sal com uma colher de sopa e mexi.

fiquei de boca aberta.

a reacção foi instatânea, o bio separou perfeitamente.

por isso agora só uso sal quando acontece emulsão.

abraço.

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas red

como faltava-me informações mais precisas sobre o que usar, aproveitei o domingo chuvoso, sem muita coisa para fazer na fazenda, para tentar resolver a situação da emulsão em 100 litros de bio feito com banha de porco.

para não correr riscos maiores, fiz 2 testes de 500 ml. no primeiro coloquei 5% de sal e no segundo 5% de vinagre.

após 12 horas, visualizo os 2 vidros, com resultados positivos para o sal. à olhos vistos, o vidro que recebeu sal parece muito melhor resolvido que o que recebeu o vinagre, embora no início, o vinagre agiu mais rápido.

porém o que nos interessa é o resultado, e vejo que o bio que está por cima, com o uso do sal, ficou muito mais claro, embora ainda não está translúcido, já que ainda não fiz a 2ª e a 3ª lavagem, tampouco a secagem, que no caso da banha, é o que clarifica totalmente o bio.

vc continua firme na idéia de 5% de sal, ou mudou algo na medida ?

e naquele caso do sebo, sair com a água clara na primeira lavagem, vc acha que o excesso de catalisador que usei ficou retido na glicerina, ou está escondido no bio ?

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

você não precisa de 5% de sal.

deve usar o minimo para obter o efeito desejado.

fiz "sem querer" uma emulsão com 100l de bio e cerca de 50l de agua utilizei 1kg de sal, funcionou na perfeição com a temeratura nos 60ºc.

não precisa dissolver previamente o sal, é só jogar lá para dentro e mexer bem.

outra coisa que notei foi que o ph desceu invulgarmente, logo na segunda lavagem, para valores próximos de 7 o que indica que o sal alem de desfazer a emulsão tambem se cola a outras coisas (glicerina soda) que arrasta com a agua de lavagem.

o sal quando se dissolve em agua disssocia-se e transforma-se num composto iónico que atrai particulas com cargas electricas, isto pode explicar o efeito de limpeza no bio.

luciano, se puder teste o ph antes e depois de utilizar o sal.

abraço e boa lavagem.

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

o velho é que têm razão
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

red:

se realmente o sal quebra a emulsão, baixa o ph e arrasta consigo restos de soda, porque não poderíamos, ao colocar os 5% da água de paragem, no final do processo, mistura-la com uma determinada porção de sal.
penso em pouca coisa, talvez 1%, só pra sacanear a emulsão e arrastar consigo a soda.

creio que einstein faria isso...

vou tentar, com 1 litro, mas vou tentar...

sds

luciano

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

metanol

Mensagem por lobão »

luciano, eu não comprei ainda o metanol (estou envolvido na construção do reator) só pesquisei na net e o único que respondeu foi http://www.verquimica.com.br puresa mín. 99,85 e a resposta foi a seguinte: metanol especial
ttambor c/ 200lt
r$ 1,50lt 35 dias fob - verquimica - sp

maria josã© ramalho de carvalho
ï€¿ï€ verquimica desde 1.980
 : 55 11 6404 8805
 : 55 11 8571 6957
fax: 55 11 6404 8822
e-mail [email protected]

quanto a glicerina ficar dura, me informaram que é por causa do exesso de catalizador.

sds!!!!

lobão
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

olá

só não aconselho a adição de sal, por ser mais um produto poluente. devemos evitá-lo.

a glicerina fica menos viscosa ou sólida, caso se actue com a pré-lavagem de 5% de água, após a transesterificação, por 15 minutos. só depois se procede á separação. em climas frios não devemos desligar a resistência, para que no outro dia seja fácil a sua remoção.

abraço.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

quanto a glicerina ficar dura, me informaram que é por causa do exesso de catalizador.
terá de se achar a porção certa de catalizador, com a prévia titulação.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

lobão:

se vc precisar de ajuda no reator, me avise. o meu foi construído com o que eu tinha em casa. um aquecedor de água por acumulação, tipo boiller, com capacidade de 90 litros. fiz algumas adaptações, mas coisas simples que um soldador faz cantando.
o que ficou muito bom foi o termostato digital da http://www.fullgauge.com.br . liga e desliga o aquecedor nas temperaturas programadas, sem variações.

se vier pelas bandas de triunfo, 40 km de poa, próximo ao polo petroquimico posso te mostrar. vc vai rir da simplicidade, mas vai ficar de queixo caído da funcionalidade.

mantive contato com a verquimica.

sds

luciano

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

fry:
vc acha que 1% de sal no processo causaria essa contaminação ?
sem chegar no extremismo ecológico, pois senão nem poderiamos manipular o metanol...minha pergunta faz sentido no momento que a gente vai fazendo pequenas alterações no processo e descobrimos vantagens nelas.
taí o caso dos 5% de água, que não consta em nenhum manual, mas virou um consenso aqui no forum.

é só uma idéia. se o sal arrasta as impurezas do bio, favorece à não formação da emulsão e em percentual pequeno não agride o ambiente poderiamos tentar.

á propósito, continuo observando aqueles 2 vidros de bio, um com sal e o outro com vinagre. depois de 48 horas, estão ambos assentados, e o bio cujo vidro utilizei o vinagre está mais cristalino. o do sal tem pequenos grumos em suspensão no bio.

sds

luciano

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

só tive uma emulsão nas experiências que fiz e foi logo no inicio. presentemente não tenho qualquer emulsão nem no processo nem nas lavagens. no vosso caso é diferente, pois usam etanol bastante mais dificil de acertar, não me vou pronunciar do que não sei.

os 5% de sal que usei, foi em ultima instância, por não encontrar outra solução mais prática.

também concordo que o vosso processo é muito mais ecológico e natural, por isso mesmo adicionando 1% de sal emitem menos poluentes na água.

deixo isso ao vosso critério.

abraço.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

fry:

abaixo foto tirada agora do que está acontecendo com a emulsão que tive no domingo.
quando emulsionou, ficou absolutamente branco, leitoso.

no vidro da esquerda ( 500 ml ), foi usado 25 ml de vinagre ( no domingo só tinha vinagre tinto ), porisso a camada escura embaixo.

a da direita, usei 25g de sal, diluino em 50 ml de água.

perceba que o vidro que usei sal, tem uns pontos brancos em suspensão no bio, ao passo que o que utilizei vinagre, está límpido. ainda falta as lavagens e secagem.

quando ao uso ou não do sal, imagino que tudo tem que passar por testes para saber se é viável ou não. a questão ecológica tem que ser levado em primeiro lugar, já que o nosso objetivo é possuir um combustível renovável, limpo e mais barato. vou tentar com quantidades pequenas e avaliar os resultados.

sds

luciano

Imagem

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

red baron:

ph da primeira lavada, onde apareceu a emulsão: ( diluí 1 ml bd em 10 ml alcool isopropílico )

ph 11,0 - emulsão tratada com vinagre
ph 12,4 - emulsão tratada com sal.

deixei os 2 vidros expostos ao sol durante a tarde.
ao tirar a foto, tomei o cuidado de colocar um livro com fotos de milho por trás dos vidros, para mostrar a transparência deles.
observem que existe um rótulo em ambos os vidros, que não consegui retirar, porisso a transparência somente pode ser vista na parte de baixo dos vidros.

o que dá para perceber é que a emulsão que foi quebrada com o vinagre, assentou-se na base do vidro, sequer percebendo-se que houve uma emulsão. se o vinagre fosse branco, estaria no fundo parecendo água.

já o vidro com sal, ainda aparece um pouco turva a água e não consegue-se perceber a imagem do livro no fundo. sem contar que apesar do aquecimento, o vidro com sal permanecem parte da emulsão em suspensão.

resta saber o que ocoreu com as características físico-químicas do bio.

alguém pode acrescentar informações ?

sds

luciano

Imagem

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

luciano.

na minha opinião o frasco da direta tem esses "farrapos" porque vocé usou demasiado sal.

se quiser e puder repita a experiencia usando só 2% ou seja 10g de sal e veja o resultado.

a quantidade máxima de sal que se pode usar tambem depende da razão agua/bio existente na emulsão, porque depois de separado o sal tem que ficar todo dissolvido na agua.

tambem pode fazer outra coisa:
jogue o conteudo do frasco que contem sal dentro de um tacho bem limpo e adicione outro tanto de agua limpa como a agua que já lá está, ou até um popuco mais, aqueca até + ou- 60ºc e vá mexendo com uma colher.

agora o sal já tem muita agua para dissolver.

deixe arrefecer um pouco até poder meter novamente num frsaco (agora tem que ser maior) ou garrafa pet e deixe descansar uns dias.
aí, julgo eu, que você vai ter um bio mais limpo.

de qualquer modo esses "farrapos" no bio saem de direitinho na próxima lavagem e não é razão para preocupações.

a técnica do vinagre não é invenção minha, ví na net mas como já disse há emulsões que o vinagre não desfaz.

tambem se pode combinar os dois produtos:

o vinagre corta a soda caustica e deve ser doseado para que o ph não desca abaixo de 7, pois a partir daqui já não tem mais efeito. na industria usa-se o acido fosfórico em substituição do acido acético(vinagre ).

se não for suficiente junta-se sal.

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas red:

o que fiz de diferente de você, foi que não submeti a agitação de 10 minutos, como você fez.
o sal diluí em agua e deitei sobre a emulsão. dei uma agitada por uns 30 segundos.
já o vinagre, por ser líquido, pode ter saído em vantagem sobre o sal.

fiz a 2ª lavagem do bio com vinagre. a água saiu praticamente límpida. ainda não medi o ph desta 2ª lavagem. vou faze-lo amanhã.

antes de decidir a melhor alternativa, creio ser mais prudente testar novamente em igualdade de condições, ou seja, agitar o sal para que ele misture-se com a água.

agora, vou te contar: que beleza esse forum!! o que acontece aqui ás 14 horas, bato foto, publico e todo mundo interessado pode ver "in loco" as coisas acontecendo.

sds

luciano

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas red:

medi o ph agora da água proveniente da 2ª lavagem do bio que usei vinagre: 3.72

muito ácido, vc não acha ?

o ph que medi ontem foi 1 ml do bio com 10 ml de alcool isopropilico.

mesmo assim, acho que está acido demais. se eu colocar isso no motor, vai comprometer a parte interna...

ou será que esta lavagem reflete parte do vinagre que estava dispersa no bio e com a lavagem se agarrou à água ?

fry, não venha dizer que o velho tinha razão...

vamos aguardar as proximas lavagens para ver o que ocorre.

a água que uso tem o ph 7,5.

sds

luciano

e.t. o bio que usei sal para reverter a emulsão está intacto. tenho que esperar a esposa sair para roubar uma panela....

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

medi o ph agora da água proveniente da 2ª lavagem do bio que usei vinagre: 3.72
fry, não venha dizer que o velho tinha razão...
mas o velho continua a ter razão o sal não altera o ph.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

da amostra da emulsão que tratei com vinagre saiu o ph da 3ª lavagem: 4,60.
o ph está aumentando, será que é porque aos poucos a água está removendo o vinagre do bio...

sds

luciano

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

amigo red baron:

da emulsão que tive, retirei 2 amostras dessa emulsão para trata-las com diferentes produtos:

a primeira, tratada com vinagre apresentou até agora os seguintes resultados de ph:

1ª lavagem: 11.0 ( verificado á partir do bio ( 1 ml + 10 ml alcool isopropilico)
2ª lavagem: 3.72 ( verificado agora na água da lavagem )
3ª lavagem: 4.60
4ª lavagem: 5.20

percebe-se que à medida que vai fazendo lavagens, o ph vai retornando ao esperado. claro que isso implica em maior numero de lavagens, porém a aparencia do bio é bem melhor que com o uso do sal.

eis a foto da emusão tratada com vinagre, após a 3ª lavagem:

Imagem

depois trabalhei com a emulsão tratada com sal.

resultados de ph:

1ª lavagem: 12.4 ( verificado á partir do bio ( 1 ml + 10 ml alcool isopropilico )
2ª lavagem 8.2 ( verificado á partir da agua da lavagem

eis a foto após a 1ª lavagem.

percebe-se um layer de 1 cm entre a água e o bio, sendo que na água existe uma grande quantidade de farrapos.

segui a sua receita red, coloquei mais 1/2 litro de água, aqueci à 70ºc e coloquei para decantar. a foto expressa o que resultou após 12 horas de feito esse processamento.

Imagem

sds

luciano

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

olá luciano.

dpois de consultar alguns livros e a net, descobri o que penso ser a causa para a existência dessa camada intermédia no bio lavado com sal.

podem ser duas as causas prováveis.

1-o sal quando dissolvido em agua dissocia-se em iões na+ e cl-.

quando em contacto com o bio arrastam todo o "lixo" (particulas de sujeira, ou substancias que carbonizam durante o derreter da gordura) provocando um efeito a que se chama de floculação.

2- a agua para lavagens contem sempre alguns sais de magnésio ferro etc, cujos hidroxidos são insoluveis.

quando se junta sal a um meio que contem hidróxido de sódio ou potássio ocorre uma reacção de troca iónica dando origem a dois novos compostos em que um deles é o hidróxido do metal não alcalino.

por exemplo o sal marinho contem uma quantidade apreciável de cloreto de magnésio.
quando se junta cloreto de magnésio com hidróxido de sódio acontece uma turvação imediata devido a uma reacção a que se chama dupla decomposição da qual resultam dois novos compostos que são:

cloreto de sódio. (soluvel)
hidróxido de magnésio. (insoluvel)

este hidróxido de magnésio ficam então disperso no bio e acaba por flocular na presença do sal.

na garrafa com vinagre acontece que o hidróxido de sódio, que ajuda o bio a emulsionar, é transformado em acetato de sódio.

se acrescentares vinagre na garrafa que tem o sal e agitares e depois deixares descansar, podem acontecer várias coisas:

1-a camada manteve-se.
então os flocos eram de sujidade exixtente no bio.

2-a camada desapareceu.
neste caso os flocos eram de um hidróxido que reagindo com o acido acetico contido no vinagre virou acetato que é soluvél.

3- a camada diminuiu mas ainda existe umpouco de floculação.
aqui provavelmente existe um pouco das duas situações anteriores.

agora em relação às lavagens:

o tipo de lavagens que usamos com agua é um sistema em que vamos fazendo diluições sucessivas dos contaminantes.

os contaminantes presentes no final de todas as lavagens são o produto do numero de lavagens vezes a diluição obtida em cada uma.

a eficiência da lavagem com agua diminui muito quando não se retira em absoluto toda a agua do fundo do recipiente.

no meu "reactor" de lavar e secar retiro a agua de lavagem pelo fundo.

quando a agua começa a mudar de cor ou consistência não fecho logo a torneira, aproveito esta parte para um recipiente até começar a correr bio "hidratado" e guardo ao lado para meter no próximo lote quando vai para a 1ª lavagem.
já não misturo esta parte porque contem muita sujeira. então fica ali a decantar vários dias até eu fazer outro lote e ai sim eu separo o camada de cima e junto no bio quando vai lavar.

é muito importante para reduzir o numero de lavagens que, não fique qualquer agua de lavagem anterior dentro do reactor. se deixar um litro de agua no fundo do reactor ao lavar um lote de por ex. 60l e os 60l de bio contiverem outro litro de agua em suspenção então temos 2l de agua contaminada para diluir na agua da próxima lavagem.

se retirarmos toda a agua do fundo e ficar só o litro de agua que está a "hidratar" o bio, então só temos metade dos contaminantes o que vai representar, depois de acrescentar a agua de lavagem metade da concentração e portanto uma duplicação na eficiência.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal”