Activistas destroem um hectare de milho transgénico
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
tenho andado a pensar nisto e parece-me tudo encenado.
gaita, de repente aparecem umas centenas de gajos não se sabe de onde, as autoridades aparecem em número mas não em força e até aparece a tv, ainda deu para filmar a acção. o proprietário teve uma reacção muito mansa, nada de tiros nem porrada, ainda ia decidir se ia apresentar queixa (já apresentou?). e no meio disto até o ministério da agricultura tomou logo posição. tudo tão certinho e cronometrado. as coisas em portugal não acontecem assim.
gaita, de repente aparecem umas centenas de gajos não se sabe de onde, as autoridades aparecem em número mas não em força e até aparece a tv, ainda deu para filmar a acção. o proprietário teve uma reacção muito mansa, nada de tiros nem porrada, ainda ia decidir se ia apresentar queixa (já apresentou?). e no meio disto até o ministério da agricultura tomou logo posição. tudo tão certinho e cronometrado. as coisas em portugal não acontecem assim.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta ago 22, 2007 11:40 am
-
- Membro Silver
- Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
quanto ao acto de vandalismo é pessimo havera outras formas de negociar ou de implementar algo de novo no comercio .
se foi a informacao das tabletas que provocaram a m r a é lamentavel
se nao se pode andar informado voltamos outra vez a ditadura
quanto à modificaçao molecular dos seres vivos todos nos deveremos reflectir um pouco . e nao pensar so no aspecto economico , como se a economia seja a principal fonte de dignidade e etica ,senao qualquer dia vamos andar enchertados a coracao rins e mais nao se sabe que pois o porco é bastante compativel ao homem .talves o nosso problema nao seja a agricultura em si mas a falta de tecnologia a ela aliada o facto de tudo se fazer artesanalmente e toda a minha gente saber e perceber da agricultura
faz com que nao haja incentivo ao investissemento pois todo o mundo se desenrasca com as batatinhas do quintal e outros produtos que as pragas nao conseguiram ou tiveram tempo de devorar .depois é evidente que portugal para competir com os europeus é precizo la ir e convencelos mostrandolhes produtos que eles tenhas dificuldades em produzir antes que eles se venham ca instalar .
ja se sabe que tudo o que leva muita mao de obra praticamente ja esta vendido aos operarios sera que nao ha tecnicas mecanicas para fazer o mesmo trabalho? é claro que existe avante a tecnologia abaixo as ogm
ha lugar para todos preserve-mos os eco sistemas ea bio deversidade
os francezes admitem todos produtos agriculas mas sao bons economistas
se poderem pagar so 10 nao darao 10.1 portugal tem a vantagem de ser
o pais mais tropical dai as vantagens de produzir sertos prudutos é so uma questao de bem se adaptar e saber jogar o jogo por exemplo as laranjas algarvias de qualidade incomparavel porque nao chegam ao centro da europa?
se foi a informacao das tabletas que provocaram a m r a é lamentavel
se nao se pode andar informado voltamos outra vez a ditadura
quanto à modificaçao molecular dos seres vivos todos nos deveremos reflectir um pouco . e nao pensar so no aspecto economico , como se a economia seja a principal fonte de dignidade e etica ,senao qualquer dia vamos andar enchertados a coracao rins e mais nao se sabe que pois o porco é bastante compativel ao homem .talves o nosso problema nao seja a agricultura em si mas a falta de tecnologia a ela aliada o facto de tudo se fazer artesanalmente e toda a minha gente saber e perceber da agricultura
faz com que nao haja incentivo ao investissemento pois todo o mundo se desenrasca com as batatinhas do quintal e outros produtos que as pragas nao conseguiram ou tiveram tempo de devorar .depois é evidente que portugal para competir com os europeus é precizo la ir e convencelos mostrandolhes produtos que eles tenhas dificuldades em produzir antes que eles se venham ca instalar .
ja se sabe que tudo o que leva muita mao de obra praticamente ja esta vendido aos operarios sera que nao ha tecnicas mecanicas para fazer o mesmo trabalho? é claro que existe avante a tecnologia abaixo as ogm
ha lugar para todos preserve-mos os eco sistemas ea bio deversidade
os francezes admitem todos produtos agriculas mas sao bons economistas
se poderem pagar so 10 nao darao 10.1 portugal tem a vantagem de ser
o pais mais tropical dai as vantagens de produzir sertos prudutos é so uma questao de bem se adaptar e saber jogar o jogo por exemplo as laranjas algarvias de qualidade incomparavel porque nao chegam ao centro da europa?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
boas
pois começo a pensar como o orbis , parece mesmo tudo encenado, (ou encomendado) senao vejamos; a destruição foi anunciada via net, televisões filmaram, gnr pouco ou nada fez, o proprietario demora a presentar queixa, o porta-voz na sic noticias nao conseguiu explicar de forma clara os seus fundamentos. então só se preocuparam com o milho??????? entao e o tomate???????? e ja agora as oleaginosas????????? tambem estas sao modificadas geneticamente, basta quando vamos ao oleo olhar para o rotulo e ver por lá, oleo de semente geneticamente modifidas). e muito mais, agora só no milho acho estranho.
esta historia faz-me lembrar a vaga de encendios de há 3 ou 4 anos, onde ardeu muito, mas nesses sitios em vez de reflorestarem com arvores, reflorestaram com aerogeradores penso eu de que
pois começo a pensar como o orbis , parece mesmo tudo encenado, (ou encomendado) senao vejamos; a destruição foi anunciada via net, televisões filmaram, gnr pouco ou nada fez, o proprietario demora a presentar queixa, o porta-voz na sic noticias nao conseguiu explicar de forma clara os seus fundamentos. então só se preocuparam com o milho??????? entao e o tomate???????? e ja agora as oleaginosas????????? tambem estas sao modificadas geneticamente, basta quando vamos ao oleo olhar para o rotulo e ver por lá, oleo de semente geneticamente modifidas). e muito mais, agora só no milho acho estranho.
esta historia faz-me lembrar a vaga de encendios de há 3 ou 4 anos, onde ardeu muito, mas nesses sitios em vez de reflorestarem com arvores, reflorestaram com aerogeradores penso eu de que
Última edição por Sa em sexta ago 31, 2007 10:48 am, editado 1 vez no total.
O que eu detesto mesmo sao B.........as
-
- Membro Silver
-
- Membro Dedicado
não, meu caro amigo, isso de fazer insinuações sobre quem não se conhece é perigoso.sa Escreveu:boasjunglas Escreveu:orbis, estou em posição que me permite confirmar-te de que não foi encenado.
então confirma lá a tua posição, tambem fazes parte do pseudo-grupo
se tivesses lido um pouco mais acima o meu post terias verificado que eu sou o primeiro a criticar este tipo de acções, da mesma forma que nem sequer sou apologista de adubos químicos, apenas do bom e velho estrume produzido pelo gado.
se sou contra adubo químico, seria a favor de alterar genéticamente alimentos? meu caro, para a próxima tenha mais cuidado com as acusações que faz, leia bem os posts precedentes para não cometer o erro de fazer acusações preconceituosas.
se sou contra acções deste tipo, seria eu membro de um grupo de pseudo-intelectuais que se dedicam a destruir propriedade alheia? pensa bem antes de fazer juízos de valor.
há várias formas de fazer afirmações, várias formas de poder garantir algo. pensa nisso!
-
- Membro Silver
junglas Escreveu:não, meu caro amigo, isso de fazer insinuações sobre quem não se conhece é perigoso.sa Escreveu:boasjunglas Escreveu:orbis, estou em posição que me permite confirmar-te de que não foi encenado.
então confirma lá a tua posição, tambem fazes parte do pseudo-grupo
se tivesses lido um pouco mais acima o meu post terias verificado que eu sou o primeiro a criticar este tipo de acções, da mesma forma que nem sequer sou apologista de adubos químicos, apenas do bom e velho estrume produzido pelo gado.
se sou contra adubo químico, seria a favor de alterar genéticamente alimentos? meu caro, para a próxima tenha mais cuidado com as acusações que faz, leia bem os posts precedentes para não cometer o erro de fazer acusações preconceituosas.
se sou contra acções deste tipo, seria eu membro de um grupo de pseudo-intelectuais que se dedicam a destruir propriedade alheia? pensa bem antes de fazer juízos de valor.
há várias formas de fazer afirmações, várias formas de poder garantir algo. pensa nisso!
boas
tem lá calma e le bem o que escrevi.(nao viste o ) apenas perguntei, já que tás tao seguro da afirmação que fizeste. nao te conheço nem tu me conheçes a mim. nao afirmei nada, por isso mesmo nao tenho que ter cuidado com nada, volto a dizer que apenas perguntei, ou será que isto te ofende.
explica lá qual foi o juizo de valor que aqui fiz.
caro amigo só garanto algo quando tenho perfeito conhecimento de causa, e só assim aceito a uma garantia de alguem.
-
- Membro Dedicado
ficam-se pela curiosidade. não vou revelar como tenho acesso a determinada informação. só sei que isto não foi encenado (infelizmente, visto que só mostra a pequenez das pessoas que cometeram estes actos). e sim, tenho a certeza absoluta e não, não pertenço a grupos, ou clãs, ou seja o que fôr. ainda não encontrei nenhum grupo que partilhe das mesmas "crenças" que eu, pelo que sou um lobo solitário
-
- Membro Silver
boasjunglas Escreveu:ficam-se pela curiosidade. não vou revelar como tenho acesso a determinada informação. só sei que isto não foi encenado (infelizmente, visto que só mostra a pequenez das pessoas que cometeram estes actos). e sim, tenho a certeza absoluta e não, não pertenço a grupos, ou clãs, ou seja o que fôr. ainda não encontrei nenhum grupo que partilhe das mesmas "crenças" que eu, pelo que sou um lobo solitário
agora ainda me deixas-te mais curioso.
-
- Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
humm.. então és da pide..
realmente foi uma cena muito triste. mas a maioria do pessoal que lá estava foi lá porque silves até fica perto de aljezur, onde estavam de férias e num encontro manhoso.. e como naquele dia até nem havia nada para fazer, bora lá para silves divertir um bocado.
a almargem, a quercus e a grande maioria das associações ambientalistas cada vez mais passam uma imagem muito negativa deles próprios. quem estiver atento percebe que só intervem quando lhes dá jeito, e quando andam à procura de cargos politicos. é tudo um jogo e um negócio.. qual ambiente, qual quê..
realmente foi uma cena muito triste. mas a maioria do pessoal que lá estava foi lá porque silves até fica perto de aljezur, onde estavam de férias e num encontro manhoso.. e como naquele dia até nem havia nada para fazer, bora lá para silves divertir um bocado.
a almargem, a quercus e a grande maioria das associações ambientalistas cada vez mais passam uma imagem muito negativa deles próprios. quem estiver atento percebe que só intervem quando lhes dá jeito, e quando andam à procura de cargos politicos. é tudo um jogo e um negócio.. qual ambiente, qual quê..
3º sócio novaenergia
-
- Membro Silver
boasescalavardo Escreveu:humm.. então és da pide..
tens razao, realmente porque raio é que isto foi feito no algarve,(melhor região portuguesa pra passar ferias do nosso pais e arredores) afinal praticamente todos eles sao nortenhos (sem ofensa, tambem sou), então nao ficaria melhor fazer isto num terreno mais perto de lisboa, afinal é a capital e tá no centro.
em relaçao á quercus, em julho o sr francisco fez o minuto verde numa praia algarvia, que lhe chamou uma das melhores praias do pais em termos de qualidade da água, e no resto tambem. curioso e como o meu local de ferias era lá encostado fui ate lá apreciar a dita, mais uma vez fiquei revoltado, entao era uma pequena praia (comparada com as do norte e centro) muito bonita e com um complexo turistico encostadinho mesmo ao mar. (acho que com a maré alta chega a tocar no jardim construido em plena arriba) era lá que ele estava a passar ferias.
-
Autor do tópico - Mensagens: 2150
- Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm
Críticas ao Governo no caso do milho de Silves dividem oposi
críticas ao governo no caso do milho de silves dividem oposição em são bento
06.09.2007
helena geraldes
o ministro da administração interna foi hoje criticado em são bento pelos partidos da oposição sobre o episódio da destruição de um hectare de milho transgénico em silves, a 17 de agosto.
mas ficam por aqui as semelhanças nas posições assumidas hoje pelos deputados no debate solicitado pelo psd.
enquanto o psd e o cds-pp sublinharam o sentimento de insegurança causado pelas “falhas” na actuação da gnr, já o pcp, bloco de esquerda (be) e partido ecologista “os verdes” criticaram a política governamental sobre os transgénicos e lamentaram a falta de debate.
luis fazenda (be) demarca-se dos acontecimentos em silves, até porque, disse, “o terreno de combate” é a luta contra o governo e as multinacionais. bernardino soares (pcp) elege como “verdadeiro problema” uma política “que despreza a agricultura nacional, o ambiente e a segurança alimentar”. “a gravidade desta política não pode ser desvalorizada pelos efeitos de uma acção, cujos contornos não subscrevemos e que (...) terá contribuído para dificultar a luta (...) contra a legalização dos transgénicos em portugal”.
miguel macedo (psd) lembrou que o caso de silves encetou a “multiplicação da criminalidade violenta das últimas semanas”, trazendo o sentimento de insegurança para o quotidiano dos cidadãos. josé eduardo martins disse que a “única vítima [do caso] foi a autoridade do estado”.
mota soares (cds) acusou rui pereira de “fugir às responsabilidades” e sublinhou as falhas na informação, no dispositivo de segurança, na dissuasão e na identificação, questionando porque razão não foi detido nenhum cidadão estrangeiro.
rui pereira respondeu que a gnr “actuou sem mácula” e fez “prevalecer a autoridade do estado”, negando as acusações de que as forças de segurança assistiram “impávidas e serenas” à destruição. “o governo tem inteira confiança nas forças de segurança portuguesas”.
“a gnr deu ordens para que [as pessoas que invadiram a herdade] abandonassem o local, o que veio a acontecer; identificou os organizadores e tirou as matrículas (...). o que falhou foi coisa nenhuma”.
hoje foi revelado que o proprietário da herdade da lameira vai apresentar um pedido de indemnização cível contra os activistas do verde eufémia, grupo responsável pela destruição do milho.
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1304270
-
DEBATE TELEVISIVO SOBRE TRANSGÉNICOS
debate televisivo sobre transgénicos
na rtp2 - programa "sociedade civil" - dia 10 às 14h
conheça o grave problema dos transgénicos na sua saúde e no ambiente
visualize em diferido pelo site:
http://multimedia.rtp.pt/area_home_video.php
(procurar pela data de 10 de setembro, seguido pelo nome do programa)
ou:
mms://195.245.176.20/rtpfiles/videos/auto/scivil/scivil_1_10092007.wmv
ou:
-
Jaime Silva desvaloriza manifestações contra transgénicos
jaime silva desvaloriza manifestações contra transgénicos
16.09.2007
lusa
o ministro da agricultura, jaime silva, desvalorizou as manifestações de hoje e de amanhã no porto, contra os transgénicos, mas considerou-as "bem-vindas" num contexto de discussão democrática.
segundo o ministro, "a união europeia adoptou um conjunto de legislação [relativamente aos organismos geneticamente modificados - ogm] que se pode dizer que é a mais segura" e "a democracia europeia organizou-se em termos de segurança alimentar".
"obviamente que, nesse quadro, a discussão é bem-vinda e legítima", sustentou o ministro, no final da reunião informal dos ministros da agricultura da união europeia.
no que respeita à manifestação de agricultores portugueses e europeus mobilizada pela confederação nacional de agricultura (cna) para amanhã em protesto pelo modelo de reforma da política agrícola comum (pac), jaime silva referiu que esse tipo de iniciativas se repete "sempre que há conselhos europeus informais".
"é a prova de que há uma discussão sobre a reforma da pac, de que os agricultores sabem que há mudanças e que têm uma palavra a dizer", disse, considerando que a discussão "chega em momento oportuno".
in:
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1305041
-
Re: DEBATE TELEVISIVO SOBRE TRANSGÉNICOS
encontrei mais um programas televisivos acerca dos transgénicos:luimio Escreveu:debate televisivo sobre transgénicos
ou:
- reportagem especial da televisão sic sobre os perigos dos organismos geneticamente modificados (ogm) e seus possíveis benefícios. (outubro de 2007)
ver vídeo: http://video.google.com/videoplay?docid ... 6349&hl=en
-transgénicos: tranxgenia é um documentário espanhol (com legendas em português) a não perder que explica vários assuntos relacionados com os perigos dos organismos geneticamente modificados (ogms)
ver vídeo:
http://video.google.com/videoplay?docid ... 3811&hl=en