picatolas Escreveu:o conteúdo do post foi suprimido pelo moderador luciano kaefer, que entende conter palavras que não contribuem em nada para o aprofundamento das discussões do tópico.
defendemos toda a liberdade de expressão, desde que aqui travem-se "batalhas" de idéias e não de pessoas.
qualquer frase, ou palavra, que venham a tentar menosprezar qualquer membro do forum, seja utilizadores, moderador, staff ou administrador, serão objetos das prerrogativas dos moderadores, com o objetivo de condução equilibrada do forum.
concordo orbis, mas ja vimos que foi por pouco tempo...
jotoli Escreveu:
boas, completamente de acordo. aliás, na minha modesta opinião, e entre os aparelhos que utilizam energias não renováveis para aqs, estes serão dos mais económicos.
cya.
epa dependendo obviamente dos casos e da utilização se a intenção é apenas aquecer aqs sem energias renováveis, acho q ainda é dificil de bater o velhinho esquentador a gás com garrafas das grandes de 45kg, penso q andam à volta dos 65€ só o "gás" (propano, garrafa azul) e para 4 pessoas cá em casa apenas para aqs duravam 3/4 de ano (9-10meses). isto obviamente em termos de €/mês gastos em gás vs electricidade do sistema termodinâmico, já sem falar no investimento inicial num "painel desses.
cumps!
Última edição por toze_feup em domingo nov 25, 2007 9:38 pm, editado 3 vezes no total.
a edição do texto foi feita por mim, pelas razões já expostas.
para mim está encerrado o assunto. desde que os ataques cessem.
voltemos a nos deter e centrar nossos esforços no tópico.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
pois é claro que foi para a administração, não concordo, expresso a minha opinião dos titalos em inglês e!... é uma palhaçada ou não? isto é ou não coisa de garotos. staff.
é bom que não apaguem também as mensagens acima ali na zona dos enigmas para que todos leiam as asneiradas.
sobre os enigmas esclareço que os enigmas que tinha é o pensar que estavam a gozar comigo ao escreverem tanta asneira.
frase editada pela moderação por razões já expostas
picatolas Escreveu:
sobre os enigmas esclareço que os enigmas que tinha é o pensar que estavam a gozar comigo ao escreverem tanta asneira.
nós tamos cá é para aprender, se os enigmas são "palhaçada" é favor nos esclarecer para aprendermos todos, q eu tb gosto de aprender e confesso q até estou curioso de saber a sua opinião pois se cometi algum erro no q disse espero q alguém q tenha outro tipo de experiência me partilhe essa mesma ou me corrija, mas com lógica e mostrando onde o método ou a lógica falha, n é a disparar em tds as direcções.
ao q parece não era só lavoisier a chegar à conclusão q eficiencias acima de 100% não existem(2ª lei da termodinâmica), e os 100% são apenas ideais, segundo o artigo q meteu no post.
afinal alguém tinha razão
de qq forma gostava de saber a sua opinião real sobre o assunto q estavamos a falar, eficiência/performance destes sistemas, vantagens/inconvenientes, e já agora o q se impõe q é corrigir as asneiras q alegadamente foram ditas, para q n se voltem a repetir os mesmos erros de apreciação e para q todos aprendamos.
repara q se tudo fosse assim tão simples e linear, o q se fazia era ter mesmo muitas roldanas e alavancas para se conseguirem eficiências brutais a custo reduzido e neste mundo da fisica nada de ganha à custa de nada ou seja se tiramos de 1 lado, recebemos por outro e vice-versa.
de qq forma concerteza nenhuma dessas alavancas ou roldanas desafiam as leis da fisica para ter trabalho é preciso fornecer energia, se entra 100 saem sempre menos de 100 em trabalho útil e o resto dissipa-se por outras formas de energia q não a principal q keremos usar...repara q para deslocar r em alguns centimetros qt mais roldanas tiveres maior vai ser o deslocamento no fio q puxas para deslocar os mesmos centimetros o peso para cima e o trabalho ao longo desse deslocamento é o mesmo quer tenhas 1 roldana quer tenhas 100, no caso de teres 1 roldana o trabalho é durante menor periodo temporal para deslocar r mas de igual valor em termos absolutos no fim do movimento, apenas fica + fácil para nós q temos 1 força limitada a movimentarmos (repara o q acontece nakelas roldanas com fio em cadeado para levantar os motores dos carros no mecânico, puxas metros de cadeado para levantar o motor meio metro)...é um pouco como a desmultiplicação da caixa de velocidades do carro, o motor dá sempre a mesma potencia e binário máximos em qq mudança, mas não tem capacidade para arrancar em 5ª mas em 1ª já arranca, no entanto para andares 100m em 5ª o motor roda mt menos vezes do q em 1ª, em 1ª tens mais binário na roda do q em 5ª mas...no fim do mesmo movimento em metros a energia dispendida será a mesma se partissem os 2 do repouso, apenas distribuida de forma diferente ao longo do tempo. é a mesma coisa q teres 1kw ligado durante 10min ou 5kw durante 2min, em termos energeticos é o mesmo, mas se calhar o motor de 1kw não levanta 1 peso de x kg, e o motor de 5kw sim, o motor de 1kw vai precisar de levar desmultiplicação e como tal vai ter q girar mais vezes para deslocar o mesmo peso durante o mesmo deslocalmento em rel ao de 5kw...mas para deslocarem o mesmo peso e durante os mesmos metros, gastam a mesma energia(porque para iguais velocidades de rotação do eixo, o de 1kw demorará mais tempo visto estar desmultiplicado, tempo esse proporcional à desmultiplicação necessária para levantar a carga a q foi sujeito)...isto é o q as leis da fisica dizem e até agr ninguém contrariou...e para além disso uma caixa de desmultiplicação tem sempre perdas mecanicas e de calor a acrescentar ás perdas ja existentes no motor, por isso ás vezes é 1 remedeio porque tem mesmo q ser pq o ideal e o q daria mais rendimento energético era ter menos peças moveis ou menos transferencias de energia...
e depois isto mexe com o conforto porque repara o caso de 1 aquecimento central, para ter a água do circuito de aquecimento a 40º preciso de x kw q é o limite do sistema1 e sei q vou akecer dos 10º para os 21º graus a casa em por exemplo 6horas(considerando os radiadores com eficiencia ideal), se no entanto eu tiver um sistema2 q gere 2x mais kw, teoricamente meteria a água a 80º (idealmente sem perdas numa maquina linear) considerando as mesmas condições do sistema akeceria em apenas 3h a casa...mas gastava os mesmos kw de energia para fazer o mesmo, simplesmente demorava menos tempo a fazer o mesmo trabalho (levar a casa da temperatura 1 à temperatura 2)...