BIOMASSAS O AQUECIMENTO MAIS BARATO E ECOLÓGICO

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Mensagem por BioPower »

lolita Escreveu:olá novamente!!

bom, o tempo de duração de cada briquete depende de vários factores:
o processo de fabrico que lhe deu origem. uma boa prensa pode trazer alterações significativas na queima no material. por exemplo, se este for demasiado prensado, arde com muita dificuldade. no entanto, se não for prensado o suficiente, arde num ápice.
o sistema de queima. por exemplo, se usarmos uma lareira convencional, há mais entrada de ar e, consequentemente, o material arde a uma velocidade bastante maior.

portanto e para evitar suspresas, o melhor é perguntar ao fabricante as características do material, em especial o tempo de queima (normalmente vem descrito na embalagem).

por experiência própria, posso dizer que cada briquete dura, em média, cerca de 20 minutos com o seu rendimento máximo (com chama bem acesa).
não sei se é muito ou pouco tempo, no entanto a lenha seca não me dura tanto tempo!!

saudações ambientais,

lolita
cara lolita, tens toda a razão mas ainda assim julgo que o mais importante será a matéria-prima a que lhe dá origem e também falo por experiência própria . num recuperador de calor que já possuí, a diferença de tempo a arder nas mesmas condições (entrada de ar, saida de fumos, etc) chegava a ser de 10 minutos por vezes entre briquetes de diferentes marcas . notei que as melhores eram umas mais escuras que por acaso acho que eram espanholas (isso era o único defeito). compensava bastante a diferença de preço entre elas.

cumprimentos

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Biomassa

Mensagem por Magma »

também estou interessado em instalar um sistema de aquecimento a biomassa, mais propriamente peletes.

já posuo 2 recuperadores ventilados e, embora goste de ver a lenha a arder, esta não permite a comoda temporização.

a minha ideia é de manter os recuperadores em funcionamento, enquanto que o aquecimento central a peletes aquece as restantes divisões ou funciona nas horas em que não é possível abastecer os recuperadores.

os peletes devem ser mais caros que a lenha, mas a diferença, atendendo ao rendimento energético, não deve ser muito acentuada.

comparativamente às energias fósseis, a biomassa, não só é mais ecológica, como é mais barata.

também estou a fazer pesquisa sobre caldeiras para aquecimento central a peletes, pelo que aceito sugestões. email:[email protected]

vamos lutar por um desenvolvimento sustentável!
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

rrodrigues
Membro
Membro
Registado: terça mar 07, 2006 4:15 pm

Mensagem por rrodrigues »

quando falam em peletes estão a refererir-se ao que eu conheço como paletes ???

tipo aquilo onde os empilhadores enfiam os braços para levantar tudo o que lá estiver em cima ??? feitas de tábuas de pinho ??? acho eu ???

é que se for isso... eu à 2 anos comprei um reboque... por 8 contos...todo torto para andar a apanhar paletes porque a minha zonha tem para lá centenas de casa em construção e durante a noite recolhia dezenas daquilo.... deu-me um trabalho desgraçado desmontar e cortar aquilo tudo para caber no recuperador... alem do mais tá cheio de pregos o que aumenta em muito o cuidado que tem de se ter a manusear qualquer ferramente electrica....

como bom portugues.... não deixei secar as tábuas de um ano para o outro...foi logo para a lareira.... resultado...

fiquei com a chaminé toda babada, pingada, por fora lá em cima.... sempre ouvi dizer que o pinho é pessímo para lareiras....

será que se tivesse deixado aquilo secar de um ano para o outro já não acontecia ???
De Carro vês a Paisagem, de SAMURAI fazes parte dela....
"Evita enTTerranços, Faz de propósito"
http://www.quemTTerra.com

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Mensagem por BioPower »

não amigo, pellets é um material combustível utilizado normalmente em recuperadores de calor com doseador automático, são uns cilindros pequenos (mais pequenos que as briquetes), de material prensado.
provavelmente as paletes que apanhaste tinham apanhado chuva, daí o grande teor de humidade.
também já andei a queimar paletes, serve se for a custo zero mas não é a melhor lenha para lareira, pelo menos na minha opinião.

cumprimentos
Green fuel is the right choice

rrodrigues
Membro
Membro

... desculpem a ignorância....

viver para aprender.... ehehehe

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

existem dois tipos de paletes, as de tara perdida e as de serviço continuo, de muito melhor qualidade. se estas paletes de serviço se danificarem estará tudo bem para a lareira, mas utiliza-las enquanto boas é um desperdicio. muitas são simplesmente roubadas/"desviadas", o que nao esta correcto. as paletes (de tara perdida) cortadas são de pinho fraco, apesar dos tocos dos cantos darem um certo rendimento. no entanto as paletes levam com muita chuva e residuos, tem tintas, pode vir com rede e plasticos agarrados e tem sempre um monte de cavilhas (pregos), portanto a sua queima nem sempre é boa para a qualidade do ar e os residuos incluem um monte de ferro. somos um pais pobre e temos de ser economicos. quanto ao desleixo de por lenha humida ou seca cada um terá que limpar a sua propria chaminé, o que continua menos bem é não haver ecopontos distribuidos uniformemente pelo pais e as "queimadas" continuarem misteriosamente a causar incendios florestais. no entanto considero que o uso da materia das limpezas florestais e dos residuos solidos urbanos são ainda duas fontes de energia pouco exploradas em centrais de biomassa e biogás. a lenha sempre foi usada pelos nossos avós e é uma fonte suja devido aos fumos, com o uso de recuperadores, serpentinas, briquetes e pelletes alguma racionalizaçao finalmente chegou. é barato. um abraço #

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

ora bem se voces recuperarem as paletes que nao sao (consignés) tudo bem. mas as que tem deposito nao é assim muito elegante. todas as que tem um carimbo e dizem epal sao consignés e obedecem a criterios (, tratadas contra ,a chuva capazes de soportar pesos especificos etc) se o hambiente vos diz algo nao queimem essas paletes pois os tratamentos que elas soportaram e os tratamentos varios ao se queimarem vao todos para a atomosfera em forma de cinzas . nao esquecer que quem tem lareiras ou recuperadores de calor estas devem ser limpos todos os anos senao a fuligem que se pega nas paredes dos tubos pode se incendiar se a quantidade for enorme e as segurancas nao foncionam em caso de incendio a cinza é optima para os terrenos de cultura mas se tiverem pregos é melhor recuperalos com iman hoje ainda respeitamos pouco os terrenos de cultura .
outros elementos bons para as culturas sao entre outros as penas de todas as aves os cornos dos animais simplesmente as unhas quando as apara-mos quanto à lenha estar seca(isenta de humidades) é claro que é melhor porque arde melhor faz menos fumo mas se for a lenha verde ou olianosa ai sera discutivel qual a que tem mais poder calorifico em portugal ainda ha muita lenha porque o clima é propicio e o petrolio deixa essa alternativa como conbustivel mas em certos paises no mundo onde o petroloi nao chega por falta de poder economico a lenha é uma escasez e um combate para recuperar alguma para bens de primeira necessidade ainda as vezes nos queixamos .
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

rrodrigues
Membro
Membro

já percebi a mensagem.... qualquer das maneiras só trazia paletes danificadas... nada daquelas cheias de bom aspecto... e algumas vinham cheias de tinta e cimento....

lá vem ele
Membro
Membro
Registado: segunda abr 23, 2007 11:35 pm

Mensagem por lá vem ele »

boa noite a todos!

tenho a casa preparada com pré-instalação de aquecimento central com irradiadores.

tinha pensado em instalar uma caldeira a gasóleo. mas devido ao constante aumento do preço deste e também devido a problemas ambientais decorrentes do seu funcionamento, estou decidido a procurar alternativas. uma caldeira a gás também não me parece uma boa opção, já que na zona onde moro, não há gás natural.

ouvi falar em caldeiras a pellets. fui ver o que havia no mercado, aqui na minha zona.

encontrei uma empresa que comercializa uma marca espanhola - "ecoforest".

do que consegui recolher em termos de informação, houve duas coisas que me deixaram desapontado. a primeira foi o preço, cerca de 3100 euros. a outra, embora de importância relativa, foi o facto do seu depósito de combustível ter uma capacidade de apenas 40 kgs. uma vez que o consumo pode chegar aos 5,2 kgs por hora, de dois em dois dias há que encher o depósito. este segundo facto, leva a que tenhamos de ter local com algum espaço livre para acomodar os sacos (de 15 kgs) com as pellets, o que nem sempre é fácil e no meu caso, julgo que teria de comprar todas as semana ou na melhor das hipóteses a cada duas semanas.

também me parece que ainda não há muitos pontos de venda de pellets. a sua obtenção pode obrigar a deslocações de alguns kms, já que a entrega em casa torna o combustível muito caro. foi-me dito, que a entrega ao domicílio onerava em 1,5 euros cada saco.

se alguém tiver informações sobre esta solução, por a ter a funcionar em sua casa ou por conhecerem alguém que tenha, ou porque a estudaram a fundo e, se não for muito incómodo e o quiserem partilhar comigo, agradecia.

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

boas,

caldeiras a gasóleo estão completamente fora de questão. eu tenho um há 1 ano e já não encho mais o depósito... ainda por cima até 2014 vai para o preço do outro gasoleo. aliás, se alguém quiser comprar eu vendo. ainda está na garantia

a lenha é de facto uma excelente solução, especialmente quem a tem barata (ou de graça). um bom recuperador com caldeira na sala aquece a casa toda (mas na minha não, pq a ideia de ter uma caldeira de água a ferver na sala não me deixa muito confortável; eu sei que é seguro e tem válvulas e não sei que mais, mas eu sou sismado). claro que também pode ir para a "casa das máquinas nas traseiras, mas depois tem de se ir lá meter umas achas.

as de pellets, conheço mal. o preço é muito elevado e não acho os pellets assim tão baratos quanto isso. alguém sabe o rendimento calorifico de um kilo de pellets?

abraço

lá vem ele
Membro
Membro
Registado: segunda abr 23, 2007 11:35 pm

Mensagem por lá vem ele »

boa noite.

à partida a solução gasóleo está posta de parte.

sobra o gás e a lenha.

no meu caso particular, também não estou muito inclinado para o gás. há problemas técnicos a resolver (ausência de conduta de gás na casa das máquinas). para além disto, tendo em conta experiências de pessoas amigas, o gás de garrafa (não há gás natural na zona onde moro) não é propriamente uma solução muito em conta.

resta a lenha. mas não me parece prático usar uma caldeira que use achas. tal como disse o itisix, não dá jeito nenhum, a cada hora que passe, ter de ir à casa das máquinas meter umas achas na caldeira.

as pellets seriam a solução que me parece mais lógica. no entanto, a caldeira é de aquisição dispendiosa. depois há o preço das pellets, que também me parece exagerado. fico com a ideia que os fabricantes querem ganhar fortunas.

seria interessante comparar o rendimento calorifico das pellets em relação ao gasóleo e depois determinar quanto era possível poupar (ou não) em relação ao gasóleo.

para quem não percebe absolutamente nada destas coisas como eu, fica muito difícil tomar uma decisão. é que o investimento é bastante alto, não dá para depois, se a "coisa" não nos agradar, "jogar" tudo fora e ir buscar outro sistema.

se alguém aqui tiver esses dados, ou outros que também possam ajudar, eu pessoalmente agradecia.

um abraço a todos.

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

para comodidade, tens o gasoleo e o gás de depósito. o gás à partida fica-te qq coisa mais caro que o gasóleo, por isso tb está de parte. a caldeira é que é mais barata.

quanto aos pellets, andei à procura e li que têm potência calorifica de 4 a 5 kw/h. o diesel tem de 9 a 10. contas me singelas e dá 2 kg de pellets por litro de diesel.

a caldeira é que é cara. penso que pelo menos 2000 euros. outra solução seria uma salamandra a pellets ou mesmo a lenha na sala. mas lá está. a lenha tb não é muito barata se a tivermos de comprar. e muitas vezes vem aldraba (mal seca, etc...). peço desculpa aos vendedores honestos, mas é verdade.

eu neste momento estou num dilema como o lá vem ele. com o gasóleo ao preço que está e o gás idem e sem hipóteses de gás natural, a coisa fica dificil. além do mais, a casa tem radiadores o que para pensar em energia solar ou bomba de calor é mais complicado. se fosse pavimento radiante a coisa era outra e uma bomba de calor geotérmica (a minha zona é boa para isso pq tem água a muito pouca profundidade) era talvez um bom investimento. agora para radiadores, além da bomba de calor ser mais cara, gasta mais electricidade pq a temperatura deverá rondar os 70ºc, enquanto que pavimento radiante chegam 35.

neste momento tenho o aquecimento ligado só no quarto, escritório e wc e mais à noite. para o tempo que estou em casa não vale a pena gastar mais.
outra coisa que fiz, foi encomendar umas janelas novas de alumínio com corte térmico e vidro duplo. vai ajudar mt pq as minhas de madeira e vidro simples não valem nada.
tenham mt atenção com as janelas que compram. se tiverem corte térmico, exijam que desmontem uma à vossa frente para ver se de facto tem lá as borrachinhas. normalmente vendem sem eles e o efeito é drásticamente inferior (aconteceu-me isso no trabalho).
além disto, se o vosso sotão for vão de telhado ventilado (como o meu), gastem uns tustes num bocado de lã de rocha e forrem o chão (e se forrarem tb as telhas melhor) com isso. e se a vossa casa tiver caixa de ar, peçam orçamento para injectar isolante (espuma) lá por dentro. faz-se por fora, não suja nada e é fácil de rematar.

quanto acabar o meu gasoleo, vou por uns aquecedores a óleo com uns programadores de €2,50 ali do brico que me vai ficar mais barato que dar 1000 euros para encher o depósito. fica mais barato que o gasoleo. cada kw/h custa 10 cêntimos e as "perdas" são muito inferiores (quase nulas), enquanto que o gasoleo, vai-se logo uns 10% na caldeira mais n sei quanto na tubagem que vem do quintal...

e agora vou fazer a janta que já é tarde.

abraço

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

encontrei esta tabela de equivalências que poderá ser útil, pelo menos a título indicativo:

Imagem

saudações

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

excelente ajosemor.

alguém tem preços actualizados dos pellets?

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Biomassa

Mensagem por Magma »

e já agora, se alguem souber preços de caldeiras a pellets e/ou tenha a experiência de possuir uma, que partilhe as suas informações.

cumprimentos ambientalistas.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

sou um proprietário recente de uma salamandra a pellets para aquecimento central.
tenho que dizer que fiquei admirado pela quantidade de parametros que posso controlar na caldeira, e o facto de que é um produto de colocar e ligar ao invés das caldeiras a gasóleo (depósito, ligações, bombas circuladoras, valvulas de descarga, purgadores automáticos). o que pode equilibrar um pouco mais as coisas (não olhem apenas ao preço da caldeira/salamandra, mas sim ao conjunto e podem ter surpresas).
em termos de manutenção é mais exigente que uma caldeira a gasóleo, o que é bom para quem gosta de bricolagem (nada do outro mundo).
em termos de potência, a salamandra é cerca e 40% mais potente que a caldeira a gasóleo menos potente que encontrei (20kw), o que se nota em termos de aquecimento (não tanto não fosse o construtor "forreta" nos radiadores), e no consumo.
em termos de voume as três toneladas de pellets que adquiri ocupam cerca de 5,75 m3, que na prática são duas palletes com mais de 2m de altura.
outra possibilidade de combustivel que ainda não explorei, utilizada em espanha, mas em portugal ainda não ouvi/vi foi caroço de azeitona. se alguém souber alguma coisa agradeço.
em relação à cinza vou utilizá-la como fertilizante e corretor de acidez do solo. e sempre posso utilizá-la para realizar um filtro para águas residuais.
no fundo estou contente, mas não muiiitoo contente.
para felicidade total apenas duas coisas combustível mais barato (ainda?, 0,14€/kg) e um investimento mais baixo (3050, mas podia ter sido 2600, com cerca de metade da potência actual (27kw->12kw)

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

e qual foi a empresa que te instalou a caldeira?

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jeanuc »

não foi nenhuma empresa.
foi só colocar a salamandra no local final e realizar as ligações. já tinha a pré instalação feita, com todas as condições para colocar a salamandra.
apenas tive que adquirir a salamandra, o que pode ser uma vantagem a negociar o preço final.
e depois claro antes de por a funcionar encher a tubagem e purgar o ar.
os preços no mercado para o equipamento tinham diferenças de 300€ no máximo entre os diversos fornecedores, embora alguns argumentassem que instalavam de borla, pois as ligações eram simples

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

jeanuc:

quanto a consumos, alguma estimativa? qual o número total de elementos de radiador que tens?

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jeanuc »

potência total instalada em radiadores: 12kw
consumos cerca de 20kg numa noite (8/7h), o que está dentro dos consumos mínimos. isto é após a casa estar "quente".
no arranque ainda não contabilizei, mas nos quatro dias que tenho a salamandra ligada consumi cerca de 180kg (96 horas no total), supostamente nos dias mais frios deste inverno

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”