cara lolita, tens toda a razão mas ainda assim julgo que o mais importante será a matéria-prima a que lhe dá origem e também falo por experiência própria . num recuperador de calor que já possuí, a diferença de tempo a arder nas mesmas condições (entrada de ar, saida de fumos, etc) chegava a ser de 10 minutos por vezes entre briquetes de diferentes marcas . notei que as melhores eram umas mais escuras que por acaso acho que eram espanholas (isso era o único defeito). compensava bastante a diferença de preço entre elas.lolita Escreveu:olá novamente!!
bom, o tempo de duração de cada briquete depende de vários factores:
o processo de fabrico que lhe deu origem. uma boa prensa pode trazer alterações significativas na queima no material. por exemplo, se este for demasiado prensado, arde com muita dificuldade. no entanto, se não for prensado o suficiente, arde num ápice.
o sistema de queima. por exemplo, se usarmos uma lareira convencional, há mais entrada de ar e, consequentemente, o material arde a uma velocidade bastante maior.
portanto e para evitar suspresas, o melhor é perguntar ao fabricante as características do material, em especial o tempo de queima (normalmente vem descrito na embalagem).
por experiência própria, posso dizer que cada briquete dura, em média, cerca de 20 minutos com o seu rendimento máximo (com chama bem acesa).
não sei se é muito ou pouco tempo, no entanto a lenha seca não me dura tanto tempo!!
saudações ambientais,
lolita
cumprimentos