Seat Ibiza Tdi 90CV 1999 Duvida

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
duartons
Membro
Membro
Registado: terça jan 01, 2008 11:59 pm

Seat Ibiza Tdi 90CV 1999 Duvida

Mensagem por duartons »

olá, apos alguma pesquisa superficial cheguei a conclusão que o mais indicado para o meu motor seria esta opção 1 usando oleo vegetal directamente no motor.
já por aqui uns posts que falam destes motores mas não posso dizer q esteja 100% confiante.
estou a ir pelo bom caminho ao querer usar esta configuração ?
existe algum membro do forum q tenho o mesmo modelo que o meu para partilhar as experiências ? resultados ? dicas ?
desde já o meu obrigado á comunidade

opção 1: bomba injectora e sistema de injecção compatível. percentagens de ovd aconselhadas pelo fórum com ou sem kit:
sem adaptação - inverno ov25, verão ov40
kit 1 depósito - inverno ov50-60, verão ov80-90
kit 2 depósitos - inverno ov90, verão ov100

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

ola duartons
bem vindo ao fórum
uma nota a utilização de ovd como combustível requer alguns cuidados recomendo muita leitura (em especial dos inamovíveis )e depois começar de de forma gradual em patamares de 5% por tanque 1 tanque de cada ate ao limite admissível .
qualquer alteração no comportamento do motor atestar o mais rápido possivel só com diesel e antes de iniciar o uso verifica se esta tubo bem com o motor .
ter atenção a fazer mudas de óleo em metade do tempo que e usual.
e tambem anda com um filtro suplente no carro pode vir a colmatar entre 1000 a 5000 km se não acontecer ainda bem mas muda na mesma aos 5000 km.

boa sorte como popó.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
duartons
Membro
Membro

Mensagem por duartons »

obrigado, já agora umas duvidas, sempre usei oleo 100% sintectico no motor, fazendo sempre a revisão aos 15000klm, esteja ele bom ou mau, o que já me garantiu até hoje a saúde do motor, que vai com 170000klm. começando a usar nas precentagens minimas e subindo até aos 20% apenas a necessidade de mudar o oleo mais cedo mantêm-se? pessoal dos ibizas ?? niguem opina ?
já agora e uma pergunta de rookie, voçês contam com a reserva para as precentagens ???!!!!

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

duartons Escreveu::d
obrigado, já agora umas duvidas, sempre usei oleo 100% sintectico no motor, fazendo sempre a revisão aos 15000klm, esteja ele bom ou mau, o que já me garantiu até hoje a saúde do motor, que vai com 170000klm. começando a usar nas precentagens minimas e subindo até aos 20% apenas a necessidade de mudar o oleo mais cedo mantêm-se? pessoal dos ibizas ?? niguem opina ?
já agora e uma pergunta de rookie, voçês contam com a reserva para as precentagens ???!!!!

ola

fazes bem pesquisar mais um bocado em especial nos inamoviveis para perceberes o porque de mudar o óleo em menos tempo.

cada lote de combustível e um lote o que esta no tanque não conta ,há e e não te esqueças de adicionar 2% de gasolina.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

husky
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm

Mensagem por husky »

esse motor é bom pra isso...

Autor do tópico
duartons
Membro
Membro

Mensagem por duartons »

bem, já lá meti uma litrosa de oleo para fazer o teste:) vamos ver os resultados

husky
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por husky »

se notares é no arranque e no cheiro principalmente..

Autor do tópico
duartons
Membro
Membro

Mensagem por duartons »

já vão 100klm e tenho a sensação q realmente o carro tem um desempenho diferente, talvez mais suave, mas pode ser induzido do que li por aqui ...mas sem complicações de pegar, nem do cheiro ...

husky
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por husky »

isso varia devido à % de oleo que se mete.... com 30/40% já nota-se o cheiro na boa...agora no inverso 15litros oleo e o resto gasoleo é na boa...falo por mim tenho o mesmo motor que tu... mas cada um faz o que quiser e bem entender..

Autor do tópico
duartons
Membro
Membro

Mensagem por duartons »

até agora vai no bom caminho, sem problemas

not_found
Membro
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 8:09 pm

Mensagem por not_found »

tambem tenho um 1.9 tdi de 90cv e ate agora sempre a andar sem problemas. ando normalmente a 70% oleo e só noto diferença mesmo a pegar de manha. estou mt satisfeito.

abraços

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

ando normalmente a 70% oleo e só noto diferença mesmo a pegar de manha
mais uns bons kilometros e a satisfação transforma-se em agonia

mco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm

Mensagem por mco »

not_found Escreveu:tambem tenho um 1.9 tdi de 90cv e ate agora sempre a andar sem problemas. ando normalmente a 70% oleo e só noto diferença mesmo a pegar de manha. estou mt satisfeito.

abraços
um conselho, faz como o nosso amigo duartons e lê os inamoviveis.

os poucos € que agora poupas nos 70% de ov não vão chegar para pagar os problemas que poderás vir a ter com o carro

not_found
Membro
Membro

Mensagem por not_found »

mco Escreveu:
not_found Escreveu:tambem tenho um 1.9 tdi de 90cv e ate agora sempre a andar sem problemas. ando normalmente a 70% oleo e só noto diferença mesmo a pegar de manha. estou mt satisfeito.

abraços

os poucos € que agora poupas nos 70% de ov não vão chegar para pagar os problemas que poderás vir a ter com o carro
entao mas porque??

o que é que pode estragar?

sinceramente já utilizei ov em muitos carros e nunca tive qualquer problema. tive um 1.9 tdi 110cv que andou durante vários milhares de km com ov e nunca senti problema absolutamente nenhum.

tenho actualmente um galloper 2.5 td que sempre levou ov e tambem nunca tive qualquer tipo de problema mecanico.

alguem que tenha tido algum problema que conte o seu testemunho.

mco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm

Mensagem por mco »

not_found Escreveu: entao mas porque??

sinceramente já utilizei ov em muitos carros e nunca tive qualquer problema. tive um 1.9 tdi 110cv que andou durante vários milhares de km com ov e nunca senti problema absolutamente nenhum.

tenho actualmente um galloper 2.5 td que sempre levou ov e tambem nunca tive qualquer tipo de problema mecanico.

se tu própro dizes que tens dificuldades a ligar o carro de manha é sinal que a bi está em esforço, e uma nova não é própriamente barata.

lê os inamoviveis que lá encontras toda a informação do que poderá a acontecer e das percentagens que poderás usar em seguranca sem adaptação.

cumps.

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

os problemas aparecem a médio - longo prazo (20.000 km ou mais) e podem ser muito graves.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

olá

basta leres um pouco e chegas lá

husky
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por husky »

not_found Escreveu:
mco Escreveu:

abraços

entao mas porque??

agora andar por aqui amigo??? hehe abraço white_tdi

not_found
Membro
Membro

Mensagem por not_found »

husky Escreveu:
not_found Escreveu:
mco Escreveu: um conselho, faz como o nosso amigo duartons e lê os inamoviveis.

entao mas porque??

agora andar por aqui amigo??? hehe abraço white_tdi
só agora descubri este forum, mas sou um adepto desta "nova" forma de energia lol.

tambem poes no teu ibiza? sempre a andar sem problemas?

abraço

pessoal mas sejam um pouco mais concretos? o que é que o oleo podera estragar a medio/longo prazo?

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a informação está toda aí nos inamoviveis, dá uma vista de olhos e depois vem tirar as dúvidas que fiquem.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”