Kit com dois painéis
-
- Membro Silver
- Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: segunda abr 23, 2007 11:35 pm
desculpe amigo, perdi o fia à meada. será que se está a referir à válvula que faz a modelação da água junto ao esquentador? se sim, já que a vulcano comercializa uma válvula dessas, não lhe sei dizer, porque não instalei nenhuma, embora saiba da sua existência, porque um engenheiro da vulcano me falou nela e me disse que devia ser colocada antes do esquentador. mas desconheço de é eléctrica ou não. se não existir uma válvula deste género, a água pode chegar ao esquentador a temperaturas muito elevadas danificando-o.macsousa Escreveu:esta válvula é eléctrica ?lá vem ele Escreveu: não sei o nome da válvula, mas é comercializada pela vulcano. .
não tenho a certeza deste número, mas tenho uma leve memória que me foi dito que o esquentador não pode receber água a temperatura superior a 65º c. recebi muita informação e nem sempre tive o cuidado de tomar notas, daí não lhe poder dizer isto com certeza absoluta.
não a instalei, porque junto ao termo-acumulador, o instalador colocou uma válvula que faz aí a modelação da água (está regulada para +/- 50º c). esta válvula não é eléctrica.
porque não contacta esta empresa? http://www.bongas.pt/ que comercializa todos os produtos da vulcano e certamente lhe prestarão todas as informações e tirarão todas as dúvidas.
-
- Membro
- Registado: domingo abr 29, 2007 7:34 pm
boas a todos
a valvula misturadora que procuram esta aqui:
http://www.caleffi.pt/pt_pt/caleffi/fil ... 127_pt.pdf
esta valvula não é electrica é termostatica e tambem não desvia a agua (mistura a agua quente com a fria e injecta a na rede a uma tempratura defenida pelo utilizador)
a valvula misturadora que procuram esta aqui:
http://www.caleffi.pt/pt_pt/caleffi/fil ... 127_pt.pdf
esta valvula não é electrica é termostatica e tambem não desvia a agua (mistura a agua quente com a fria e injecta a na rede a uma tempratura defenida pelo utilizador)
-
- Membro
- Registado: terça jun 26, 2007 8:51 pm
boa tarde,jeanuc Escreveu:uma questão que ainda não vi muito debatida. que tecnologia de colectores solares?
vácuo, cpc, o clássico?
já vi num forum alguém que lhe informaram que com um sistema de tubos de vácuo podia ter um sistema de 150l, em vez de um de 300l, porque como tinha água a uma temperatura mais elevada teria que acumular menos água que um painel normal.
num site afirmavam que 1m2 de tubos de vácuo é igual a 2m2 de paineis clássicos.
alguém tem alguma experiência?
não se pode dizer que se precisa de um sistema com menos tamanho de depósitos. quanto maior for o deposito melhor pode funcionar o sistema. as maiores vantagem do tubo de vácuo sao
- um maior aproveitamento dos raios solares radiação difusa.
- um trabalhar a partir de uma temperatura de 30°-35°c
- uma menor superficia a comparar com os painéis planos
mas nunca devia-se poupar no deposito. mais val um deposito maior e poupar no painel. se o painel não chegar assim se pode comprar mais um para acrescentar. agora o deposito e o maior investimento, e se este for pequeno de mais foi um investimento mal feito.
por isso no mínimo um deposito de 300l para uma casa de 3/4 pessoas melhor ainda 500l.
cumprimentos
ensaco-portugal
sistemas solares
[email protected]

neste momento estamos a construir a nossa rede de distribuidores. caso se sinta motivado em abrir a sua empresa solar ou pretenda promover produtos solares na sua empresa, entre em contacto connosco.
-
- Membro
- Registado: terça jun 26, 2007 8:51 pm
ALFA MIX ENSACO
boa tarde,
o nosso alfa mix ensaco, e um dispositivo para maquinas de lavar, que permite a introdução de agua quente de um sistema de energia solar o convencional. durante o máximo de 150min ele mistura a agua a temperatura regulada e ajuda assim a poupar na conta eléctrica.

com os melhores cumprimentos
ensaco-portugal
sistemas solares
[email protected]

neste momento estamos a construir a nossa rede de distribuidores. caso se sinta motivado em abrir a sua empresa solar ou pretenda promover produtos solares na sua empresa, entre em contacto connosco.
o nosso alfa mix ensaco, e um dispositivo para maquinas de lavar, que permite a introdução de agua quente de um sistema de energia solar o convencional. durante o máximo de 150min ele mistura a agua a temperatura regulada e ajuda assim a poupar na conta eléctrica.

com os melhores cumprimentos
ensaco-portugal
sistemas solares
[email protected]

-
- Membro Silver
- Registado: quarta jan 17, 2007 9:03 pm
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm
Re: Kit com dois painéis
se não queres desperdiçar a água q tens no tubo entre o esquentador e as torneiras terás que montar 1 circuito de retorno das torneiras e uma bombita de 30w para te circular a água entre o deposito do painel e as torneiras penso eu.
eu na minha caldeira possuo um ramal de recirculação (retorno) principal ligado a todas as torneiras e a bomba de recirculação ligada parte do dia em intervalos(ela desliga-se qd a água do circuito está na temperatura certa, podes controlar a temp de disparo e a velocidade de circulação da água e também tem um temporizador de patilhas se quiseres fazer uso da recirculação apenas nas horas dos banhos ou em horário fixo tipo escala de banhos da tropa! ) de tal forma que quando tiro água da torneira ela sai imediatamente quente durante o dia, também é ecológico poupar água...para n falar q é confortável...para ajudar meti misturadoras termoestáticas para os lavatórios e banheiras/duches de tal forma q a regulação de temperatura da água cá em casa deixou de existir, pois também foi feito o balanceamento de caudal e pressões a cada casa de banho aquando da instalação da caldeira, podem estar 2 pessoas a tomar banho ao mm tp e uma a tirar água quente ou fria na cozinha que ninguém sente a influência uns dos outros na temperatura da água nem no caudal.
já agora 2 perguntas relativas ao teu sistema q pelo q dizes me parece ser bom e montado como eu montaria com o esquentador em serie e não com backup eléctrico, as perguntas são: em q dia de 2007 é q ligaste o esquentador porque a água n estava a sair quente qb(ou seja em q dia é a deixaste de ter água quente totalmente solar)? e a outra é como é q aqueces água de hidromassagem para uma banheira com 200l de depósito e tomar 2 banhos, porque eu conheço quem tem sistemas de 300l e se encher uma banheira q leva na boa 300l de água quente (ainda q misturada fria se vier + quente q os 50º) mais tomar 1 banho a seguir...q tamanho tem a banheira é para adultos?
outra coisa q me intriga é q se tens uma valvula misturadora de água fria para 50º à saída do acumulador q está a 20m do esquentador como é q ainda tens q misturar água fria na torneira pois "queixas-te" q ela sai mt quente e q precisa de ser misturada?...
cumps!
ps: a cena de usar água quente e tudo mais para as máquinas de lavar roupa/secar é fixe. no entanto eu cá em casa desde que meti os radiadores e caldeira (já lá vão mts anos) deixei de usar a máquina de secar roupa, a roupa sai da maquina de lavar e é espremida e posta a secar em cima dos toalheiros das casas de banho onde secam rapidamente, a outra parte positiva é q os pijamas nossos e dos putos de inverno passam a ser postos em cima dos radiadores dos quartos em vez de ficarem por baixo das almofadas assim é mm confortável vesti-los quentinhos qd à noite se vai para a cama!
eu na minha caldeira possuo um ramal de recirculação (retorno) principal ligado a todas as torneiras e a bomba de recirculação ligada parte do dia em intervalos(ela desliga-se qd a água do circuito está na temperatura certa, podes controlar a temp de disparo e a velocidade de circulação da água e também tem um temporizador de patilhas se quiseres fazer uso da recirculação apenas nas horas dos banhos ou em horário fixo tipo escala de banhos da tropa! ) de tal forma que quando tiro água da torneira ela sai imediatamente quente durante o dia, também é ecológico poupar água...para n falar q é confortável...para ajudar meti misturadoras termoestáticas para os lavatórios e banheiras/duches de tal forma q a regulação de temperatura da água cá em casa deixou de existir, pois também foi feito o balanceamento de caudal e pressões a cada casa de banho aquando da instalação da caldeira, podem estar 2 pessoas a tomar banho ao mm tp e uma a tirar água quente ou fria na cozinha que ninguém sente a influência uns dos outros na temperatura da água nem no caudal.
já agora 2 perguntas relativas ao teu sistema q pelo q dizes me parece ser bom e montado como eu montaria com o esquentador em serie e não com backup eléctrico, as perguntas são: em q dia de 2007 é q ligaste o esquentador porque a água n estava a sair quente qb(ou seja em q dia é a deixaste de ter água quente totalmente solar)? e a outra é como é q aqueces água de hidromassagem para uma banheira com 200l de depósito e tomar 2 banhos, porque eu conheço quem tem sistemas de 300l e se encher uma banheira q leva na boa 300l de água quente (ainda q misturada fria se vier + quente q os 50º) mais tomar 1 banho a seguir...q tamanho tem a banheira é para adultos?
outra coisa q me intriga é q se tens uma valvula misturadora de água fria para 50º à saída do acumulador q está a 20m do esquentador como é q ainda tens q misturar água fria na torneira pois "queixas-te" q ela sai mt quente e q precisa de ser misturada?...
cumps!
ps: a cena de usar água quente e tudo mais para as máquinas de lavar roupa/secar é fixe. no entanto eu cá em casa desde que meti os radiadores e caldeira (já lá vão mts anos) deixei de usar a máquina de secar roupa, a roupa sai da maquina de lavar e é espremida e posta a secar em cima dos toalheiros das casas de banho onde secam rapidamente, a outra parte positiva é q os pijamas nossos e dos putos de inverno passam a ser postos em cima dos radiadores dos quartos em vez de ficarem por baixo das almofadas assim é mm confortável vesti-los quentinhos qd à noite se vai para a cama!
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: Kit com dois painéis
olá ensaco
parece interessante e sofisticada essa marosca para utilizar a agua quente disponivel e poupar no aquecimento eléctrico da máquina. uma pergunta: o programa de lavagem que uso mais frequentemente apenas aquece a água do primeiro tanque, depois o enxaguamento é feito a frio, como é que esse dispositivo sabe quando é necessária água quente ou pode servir fria?
parece interessante e sofisticada essa marosca para utilizar a agua quente disponivel e poupar no aquecimento eléctrico da máquina. uma pergunta: o programa de lavagem que uso mais frequentemente apenas aquece a água do primeiro tanque, depois o enxaguamento é feito a frio, como é que esse dispositivo sabe quando é necessária água quente ou pode servir fria?
Porreiro, pá!