Filtro de aquecimento

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
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jossef
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Mensagem por jossef »

só o filtro é insuficiente para quantidades maiores que 30% o filtro ajuda mas o aquecedor é o melhor ambos é melhor ainda .
o preço é de quase 6€ mas o material é bom, mesmo com bio que estraga o plastico

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Flamingo
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Mensagem por Flamingo »

jossef Escreveu:só o filtro é insuficiente para quantidades maiores que 30% o filtro ajuda mas o aquecedor é o melhor ambos é melhor ainda .
o preço é de quase 6€ mas o material é bom, mesmo com bio que estraga o plastico
dizes que só o filtro é insuficiente, mas isso está relacionado com o consumo do carro, não? a minha passat 1.6 td tem um consumo misto de 6l aproximadamente, sem desdenhar, o teu lr talvez vá lá para os 10 e tal... secalhar pra minha passat era o suficiente...? qual era a potência do aquecedor do filtro? era de quantos watt???

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jossef
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Mensagem por jossef »

o gast o do carro nao tem nada haver o que falo é a % que ponho no deposito.

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Flamingo
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Mensagem por Flamingo »

jossef Escreveu:o gast o do carro nao tem nada haver o que falo é a % que ponho no deposito.
mas a bi estará certamente preparada para bombear um caudal a condizer com o consumo do carro, e se o carro tem um consumo mais elevado, a bi irá bombear um caudal superior, logo a velocidade de circuloação do mesmo no teu caso será certamente diferente do meu, será certamente mais. e se circula com maior velocidade, o tempo de contacto com o sistema de aquecimento será certamente menor. no meu caso poderá ser ligeiramente maior. dai este meu raciocinio... estará correto?
mesmo assim gostava de saber de quantos watt era o sistema de aquecimento que tinhas no filtro.
um abraço

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hynek
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Mensagem por hynek »

a questão do aquecimento está relacionada com o consumo, com potência do aquecimento e com superfície de contacto de permuta do calor. este aquecimento do filtro tem aprox. 200 w, mas tem uma pequena superfície de permuta, logo nem que tenha 400 w, é capaz aquecer o suficiente. quando é usado o retorno realimentado, o combustível circula no circuito fechado o que ajuda ao aquecimento por não se perder o combustível já aquecido.
Um abraço
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Mensagem por RPL »

vão ver aqui http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 7&start=40 já fiz testes e funciona bem para um 1.8, o eléctrico liga em função da temperatura á saída do hidráulico, tem mais complicação de tubos e cabos mas acho que é uma solução viável e barata!
Boas frituras
Rui Leal
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Sag
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Mensagem por Sag »

boas

jossef, fiquei com duvidas.

para já quanto custa esse filtro com aquecimento?(se n quiseres rsp, aqui podes fazer pm)
e como nabo q sou nisto vou fazer uma perg que parece estupida. as bolhas de ar, como tiras do sistema, tens uma bomba manual, e onde?

cumprimentos
duarte marçal

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jossef
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Mensagem por jossef »

viva o preço depende da sucata onde fores mas é barato.
para tirar o ar o meu carro tem um abomba manual para o fazer. tambem podes por o carro a trabalhar com o parafuso da purga a berto até sair só oleo ou gasoleo.


Sag
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Mensagem por Sag »

e ja agora por quanto é q compraste pr eu quando for falar com o sucateiro fazer um bom negocio. :p

se n quiseres falar em numeros aqui, manda me uma pm

metes o carro a trabalhar, desapertas o parafuso e esperas q so saia gasol, parece me facil
OV30 + Petro70 para já...

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jossef
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Mensagem por jossef »

nºao sei o preço pois foi dado por um membro do forum mas não deve passar os 15€

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hynek
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Mensagem por hynek »

se não fosse dado custaria 40 €, mas como não custou nada, foi oferecido pelo mesmo valor
Um abraço
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heitorf
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Re: Filtro de aquecimento

Mensagem por heitorf »

meu jeep monterey está equipado com um filtro com aquecimento semelhante ao da foto inicial..
a ligação da resistência está directa assim que se liga a chave... como o meu jeep tem a bomba manual montada em cima do suporte de filtro original, assim ficou com dois filtros em serie. tem vantagens e inconvenientes..
também tem o t para evitar o retorno ao deposito.. mas coloquei outro t e mais 2 torneiras para fazer a purga de quando em quando para o deposito para tirar o ar que se forma na tubagem.
ao fim de uma viagem de 50km ainda se consegue apalpar os tubos metálicos.....
o circuito não tem termostato... mas a temperatura não se eleva em demasiado..
refiro que uma temperatura acima de 50º já queima e os tubos não queimam....
é dito que a temperatura ideal de funcionamento será os 75º.
parece-me que será aconselhável aquecer os tubos de injecção ai sim aos 75º.... e de certo no meu jeep está abaixo desse valor..
tenho kit 2 depósitos (todo o sistema inventado aos poucos com o que ia lendo e ouvindo) e com electrovavolapara comutar manualmente antes de parar e para e ligar só quando o carro já está em andamento já longe da porta de casa...

meu filtro custou 40 euros na mvp auto.. eles na altura não sabiam nada do ovd..
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Flamingo
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Re: Filtro de aquecimento

Mensagem por Flamingo »

heitorf Escreveu:meu jeep monterey está equipado com um filtro com aquecimento semelhante ao da foto inicial.. (...)
ao fim de uma viagem de 50km ainda se consegue apalpar os tubos metálicos.....
o circuito não tem termostato... mas a temperatura não se eleva em demasiado..
refiro que uma temperatura acima de 50º já queima e os tubos não queimam....
é dito que a temperatura ideal de funcionamento será os 75º.
parece-me que será aconselhável aquecer os tubos de injecção ai sim aos 75º.... e de certo no meu jeep está abaixo desse valor..
tenho kit 2 depósitos (todo o sistema inventado aos poucos com o que ia lendo e ouvindo) e com electrovavolapara comutar manualmente antes de parar e para e ligar só quando o carro já está em andamento já longe da porta de casa...

meu filtro custou 40 euros na mvp auto.. eles na altura não sabiam nada do ovd..
boas...
sobre o que acabei de ler das alterações, aplicações ou modificações que fizeste no jeep, tenho a dizer o seguinte:
segundo as informações recolhidas por este forum atravéz de diversas entidades, sendo que algumas das quais fazem desta profissão o seu ganha pão, (refiro-me a mecânicos e casas especializadas em injeção diesel e bombas injetoras), a temperatura ideal de funcionamento do oleo vegetal à entrada da bomba injetora não deve exceder os 70/75 graus, muito embora a temperatura ideal de combustão seja um bocado superior. como deves calcular, a bomba injetora é o coração de um motor a diesel, o seu funcionamento é inclusivé mais complexo que o proprio funcionamento do motor. ela comporta peças sensiveis e minuciosas que sujeitas a mudanças térmicas superiores aos valores para as quais elas foram estudadas na altura da sua concepção, podem levar a danos carissimos ou até de dificil concerto. além disso ainda temos os vedantes e respectiva lubrificação... dai resulta que apesar da temperatura de queima do ov ser superior aos valores atráz descritos, jamais o ov deve entrar na bi a temperatura superior as tais 75 graus.
o aquecedor de filtro que tens instalado dificilmente levará o ov à temperatura atraz referida uma vez que a área de contacto das resistencias com o combustivel é relativamente pequena. tendo em conta o consumo do veiculo em causa, a velocidade de circulação do combustivel não será muito lenta, havendo por isso a ajudar negativamente, o pouco tempo que o combustivel se mantém em contacto com a zona quente.
sobre o problema do turbo, pode muito bem até ter sido culpa do ov se o problema que se passiou com ele foram rolamentos gripados. já alguma vez verificou o estado do óleo na altura da mudança deste??? faz a mudança de quantos em quantos mil?
mas para ter resposta a estas e a outras perguntais ou duvidas mais que venha a ter, passa uns serões a ler este forum e aquilo que se tem feito por aqui, bem como as informações que por aqui se tem cruzado, principalmente os inamoviveis!... neles está escrito as experiências feitas e resultados obtidos, bem como diversas fotos que especificam bem aquilo que já foi feito, expermentado e testado... tens aqui uma autêntica escola... depois disso, qualquer duvida que tenhas e não tenhas encontrado resposta, então pergunta.
a seu tempo, se quiseres personalizar a tua viatura tens aqui como faze-lo...

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=5221

um abraço...


heitorf
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Re: Filtro de aquecimento

Mensagem por heitorf »

olá flamingo

desde já agradeço a tua resposta.
a foto do filtro que me refiro é à que está na abertura deste tópico.
já consulto este forum à bastantes meses (há mais de um ano) e foi aqui que aprendi muita coisa..
embora meu registo apareça como criado hoje.. eu já tive outro que já nem sei a password por isso criei outro user..
claro que a montagem no meu jeep não está prefeita..
o control da temperatura é importante.
referi ser vantajoso o aquecimento final já sobre os tubos que ligam aos injectores,,
já vi ai uns topicos que alguns testes (a meu ver esse aquecimento "final" é para evitar o aquecimento excecivo a bi).
quanto ao turbo se ter danificado pode ser por várias coisas ,, inclusive o oleo errado no carter do motor.
tenho deficuldade em encontrar informação do oleo indicado para o motor..
de inicio um colega meu que tem um jeep igual me disse : olha, tens de por um oleo bom e fino... - coloquei um 100% sintetico 10 - 30.. fiz ai uns 10.000 km
agora todos me dizem que quanto mais grosso melhor..- coloquei agora um semi sintetico 15-40...
o turbo chega dentro de dias..
uma caracteristica porreira é que o corpo do turbo é arrefecido pelo sistema de arrefecimento do motor.. tem dois tubos para a água e dois para o oleo.
antes de voltar a usar ov vou ter de garantir que tudo está bem....

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visitante
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Re: Filtro de aquecimento

Mensagem por visitante »

vivam....

heitorf...

de inicio um colega meu que tem um jeep igual me disse : olha, tens de por um oleo bom e fino... - coloquei um 100% sintetico 10 - 30.. fiz ai uns 10.000 km
agora todos me dizem que quanto mais grosso melhor..- coloquei agora um semi sintetico 15-40...


quanto mais grosso melhor...existe um lubrificante para diferenciais..é o spirax 140..da shell..mais grosso ainda..temos a massa consistente..

agora a sério..o lubrificante preconizado para o monterey é o 10w30 e os intervalos de substituição de oleo e filtro são de 7.500 kms..

é um logro a ideia de que quanto mais grosso for o lubrificante tanto melhor será para o motor..soe acontecer que quando alguem se depara com algum consumo de oleo opte por utilizar um mais grosso..quando em todos os motores o consumo de oleo é normal..e exponencial..quanto maior a solicitação maior será o consumo..o que acontece ao utilizar um lubrificante mais grosso que o preconizado são falencias de lubrificação nos pontos mais sensiveis..como sejam caixas de segmentos e touches hidraulicas..nestas ultimas poderá mesmo levar á sua inoperacionalidade..aumento do consumo de combustivel..aumento de temperatura/motor..e sobretudo uma muito fraca lubrificação no arranque em frio..

abraço
[***************]


heitorf
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Re: Filtro de aquecimento

Mensagem por heitorf »

bom dia flamingo

gostava que me falases um pouco mais como pode o ov ter danificado o turbo do meu monterey (tem 145.000 km e 14 anos de idade ).
quando o comprei não fazia qualquer fumo pelo escape e as médias de consumo em valores de 9,5l/100km (tem peneus 245 de largura).
o corpo do turbo tem arrefecimento a água pelo sistema de arrefecimento do motor.
realmente deveria ter trocado o oleo do carter do motor mais cedo e não aos 10.000km.
sei que o oleo do carter acomula mais particulas de combustivel ov do que as do gasolio e assim vai perdendo propriedades.
como era um oleo sintetico 100% que custou uma pipa de massa, estava a estica-lo embora fosse obeservando a sua cor e viscusidade.
meu jeep de modo geral andou sempre com valores de 50% de ov mas chegou a andar a 100%.
nunca juntei os 2% de gasolina... mas vou testar a sua adição.
tenho o jeep parado à uns meses mas breve vou colocar o turbo novo que encomendei.
vou ter mais cuidado na utilisação e deixar de andar prego a fundo..
(andava a prego a fundo mas sem passar das 4000rpm)

agradeço se mais alguem quiser comentar.

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Flamingo
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Re: Filtro de aquecimento

Mensagem por Flamingo »

em meu entender (se estiver errado, que os mecãnicos aqui do forum me corrijam), com os motores turboalimentados devem haver sempre um cuidado mais rigoroso na lubrificação que os atmosféricos. o turbo é uma parte do motor colocada numa zona demasiado quente (so lá é que ele faz o que tem de fazer) onde por vezes em certas mecânicas as temperaturas vão até perto dos 1000 graus. não nos esqueçamos que estamos a falar do coletor de escape.também aquece por estar a comprimir o ar para dentro do motor, e aquece também devido a elevada rotação com que trabalha. de referir que os turbos mais pequenos nos motores de cilindrada mais baixa, como são mais leves, chegam a atinjir cerca de 200 000 rpm, é isso mesmo, são cerca de 3300 rotações por segundo. isso pode ver (se conseguir) nas duas fotos de texto de um livro que tenho comigo só sobre o turbo.

Imagem

não tem muita qualidade mas à noite não consegui melhor...

Imagem

ora uma lubrificação dificiente cria graves problemas na mecânica do carro e claro, também na lubrificação dos rolamentos do turbo, que como já reparou, tem um tubo de óleo vindo do motor (suponho que diretamente do filtro) especialmente para o lubrificar. é por isso recomendável que use o lubrificante indicado pela marca, que suponho seja o 15w40(???).

segundo aqui relatou, tem usado percentagens de ov relativamente altas sem o aquecimento eficaz, nem a tal importante mistura de gasolina, levando a que o ov tenha uma combustão dificiente e por consequencia passando muito ser ser queimado para o carter, principalmente quando o motor está ainda frio. ora esse ov que passa para o carter (que certamente estará a passar em quantidades consideráveis sem que se aperceba...) vai contaminar o oleo lubrificante, levando a que se formem pequenas gomas tipo as miolas de gelatina que se come de sobremesa lá em casa, impedindo e dificultando a circulação e a lubrificação do motor e seus componentes, entre os quais o turbo, que é um dos componentes do motor onde a lubrificação é um dos pontos extremamente importante, mas para melhor se aperceber dos riscos consulte o seguinte link...

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201

depois de ler atentamente o link e observar as fotos que nele constam consulte o proximo e siga à risca as indicações que nele constam.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3200

ainda sobre o óleo do carter, é importante que passe a fazer as mudas em espaços de tempo mais curtos. metade do que fazia antes.
mas novamente aconselho a ler atentamente este forum. vejo que tem muita falta de informação que nele consta e que possivelmente lhe podia ter evitado esta despeza.
um abraço...

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