Filtro de aquecimento
-
Autor do tópico - Staff Member
- Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
-
- Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
dizes que só o filtro é insuficiente, mas isso está relacionado com o consumo do carro, não? a minha passat 1.6 td tem um consumo misto de 6l aproximadamente, sem desdenhar, o teu lr talvez vá lá para os 10 e tal... secalhar pra minha passat era o suficiente...? qual era a potência do aquecedor do filtro? era de quantos watt???jossef Escreveu:só o filtro é insuficiente para quantidades maiores que 30% o filtro ajuda mas o aquecedor é o melhor ambos é melhor ainda .
o preço é de quase 6€ mas o material é bom, mesmo com bio que estraga o plastico
-
- Membro Silver
mas a bi estará certamente preparada para bombear um caudal a condizer com o consumo do carro, e se o carro tem um consumo mais elevado, a bi irá bombear um caudal superior, logo a velocidade de circuloação do mesmo no teu caso será certamente diferente do meu, será certamente mais. e se circula com maior velocidade, o tempo de contacto com o sistema de aquecimento será certamente menor. no meu caso poderá ser ligeiramente maior. dai este meu raciocinio... estará correto?jossef Escreveu:o gast o do carro nao tem nada haver o que falo é a % que ponho no deposito.
mesmo assim gostava de saber de quantos watt era o sistema de aquecimento que tinhas no filtro.
um abraço
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
a questão do aquecimento está relacionada com o consumo, com potência do aquecimento e com superfície de contacto de permuta do calor. este aquecimento do filtro tem aprox. 200 w, mas tem uma pequena superfície de permuta, logo nem que tenha 400 w, é capaz aquecer o suficiente. quando é usado o retorno realimentado, o combustível circula no circuito fechado o que ajuda ao aquecimento por não se perder o combustível já aquecido.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
- Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
- Contacto:
vão ver aqui http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 7&start=40 já fiz testes e funciona bem para um 1.8, o eléctrico liga em função da temperatura á saída do hidráulico, tem mais complicação de tubos e cabos mas acho que é uma solução viável e barata!
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta jun 29, 2007 2:09 am
-
Autor do tópico - Staff Member
- Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta jun 29, 2007 2:09 am
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Re: Filtro de aquecimento
meu jeep monterey está equipado com um filtro com aquecimento semelhante ao da foto inicial..
a ligação da resistência está directa assim que se liga a chave... como o meu jeep tem a bomba manual montada em cima do suporte de filtro original, assim ficou com dois filtros em serie. tem vantagens e inconvenientes..
também tem o t para evitar o retorno ao deposito.. mas coloquei outro t e mais 2 torneiras para fazer a purga de quando em quando para o deposito para tirar o ar que se forma na tubagem.
ao fim de uma viagem de 50km ainda se consegue apalpar os tubos metálicos.....
o circuito não tem termostato... mas a temperatura não se eleva em demasiado..
refiro que uma temperatura acima de 50º já queima e os tubos não queimam....
é dito que a temperatura ideal de funcionamento será os 75º.
parece-me que será aconselhável aquecer os tubos de injecção ai sim aos 75º.... e de certo no meu jeep está abaixo desse valor..
tenho kit 2 depósitos (todo o sistema inventado aos poucos com o que ia lendo e ouvindo) e com electrovavolapara comutar manualmente antes de parar e para e ligar só quando o carro já está em andamento já longe da porta de casa...
meu filtro custou 40 euros na mvp auto.. eles na altura não sabiam nada do ovd..
a ligação da resistência está directa assim que se liga a chave... como o meu jeep tem a bomba manual montada em cima do suporte de filtro original, assim ficou com dois filtros em serie. tem vantagens e inconvenientes..
também tem o t para evitar o retorno ao deposito.. mas coloquei outro t e mais 2 torneiras para fazer a purga de quando em quando para o deposito para tirar o ar que se forma na tubagem.
parece-me que será aconselhável aquecer os tubos de injecção ai sim aos 75º.... e de certo no meu jeep está abaixo desse valor..
tenho kit 2 depósitos (todo o sistema inventado aos poucos com o que ia lendo e ouvindo) e com electrovavolapara comutar manualmente antes de parar e para e ligar só quando o carro já está em andamento já longe da porta de casa...
meu filtro custou 40 euros na mvp auto.. eles na altura não sabiam nada do ovd..
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)
-
- Membro Silver
boas...heitorf Escreveu:meu jeep monterey está equipado com um filtro com aquecimento semelhante ao da foto inicial.. (...)
sobre o que acabei de ler das alterações, aplicações ou modificações que fizeste no jeep, tenho a dizer o seguinte:
segundo as informações recolhidas por este forum atravéz de diversas entidades, sendo que algumas das quais fazem desta profissão o seu ganha pão, (refiro-me a mecânicos e casas especializadas em injeção diesel e bombas injetoras), a temperatura ideal de funcionamento do oleo vegetal à entrada da bomba injetora não deve exceder os 70/75 graus, muito embora a temperatura ideal de combustão seja um bocado superior. como deves calcular, a bomba injetora é o coração de um motor a diesel, o seu funcionamento é inclusivé mais complexo que o proprio funcionamento do motor. ela comporta peças sensiveis e minuciosas que sujeitas a mudanças térmicas superiores aos valores para as quais elas foram estudadas na altura da sua concepção, podem levar a danos carissimos ou até de dificil concerto. além disso ainda temos os vedantes e respectiva lubrificação... dai resulta que apesar da temperatura de queima do ov ser superior aos valores atráz descritos, jamais o ov deve entrar na bi a temperatura superior as tais 75 graus.
o aquecedor de filtro que tens instalado dificilmente levará o ov à temperatura atraz referida uma vez que a área de contacto das resistencias com o combustivel é relativamente pequena. tendo em conta o consumo do veiculo em causa, a velocidade de circulação do combustivel não será muito lenta, havendo por isso a ajudar negativamente, o pouco tempo que o combustivel se mantém em contacto com a zona quente.
sobre o problema do turbo, pode muito bem até ter sido culpa do ov se o problema que se passiou com ele foram rolamentos gripados. já alguma vez verificou o estado do óleo na altura da mudança deste??? faz a mudança de quantos em quantos mil?
mas para ter resposta a estas e a outras perguntais ou duvidas mais que venha a ter, passa uns serões a ler este forum e aquilo que se tem feito por aqui, bem como as informações que por aqui se tem cruzado, principalmente os inamoviveis!... neles está escrito as experiências feitas e resultados obtidos, bem como diversas fotos que especificam bem aquilo que já foi feito, expermentado e testado... tens aqui uma autêntica escola... depois disso, qualquer duvida que tenhas e não tenhas encontrado resposta, então pergunta.
a seu tempo, se quiseres personalizar a tua viatura tens aqui como faze-lo...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=5221
um abraço...
-
- Membro Dedicado
olá flamingo
desde já agradeço a tua resposta.
a foto do filtro que me refiro é à que está na abertura deste tópico.
já consulto este forum à bastantes meses (há mais de um ano) e foi aqui que aprendi muita coisa..
embora meu registo apareça como criado hoje.. eu já tive outro que já nem sei a password por isso criei outro user..
claro que a montagem no meu jeep não está prefeita..
o control da temperatura é importante.
referi ser vantajoso o aquecimento final já sobre os tubos que ligam aos injectores,,
já vi ai uns topicos que alguns testes (a meu ver esse aquecimento "final" é para evitar o aquecimento excecivo a bi).
quanto ao turbo se ter danificado pode ser por várias coisas ,, inclusive o oleo errado no carter do motor.
tenho deficuldade em encontrar informação do oleo indicado para o motor..
de inicio um colega meu que tem um jeep igual me disse : olha, tens de por um oleo bom e fino... - coloquei um 100% sintetico 10 - 30.. fiz ai uns 10.000 km
agora todos me dizem que quanto mais grosso melhor..- coloquei agora um semi sintetico 15-40...
o turbo chega dentro de dias..
uma caracteristica porreira é que o corpo do turbo é arrefecido pelo sistema de arrefecimento do motor.. tem dois tubos para a água e dois para o oleo.
antes de voltar a usar ov vou ter de garantir que tudo está bem....
boas mensagens
desde já agradeço a tua resposta.
a foto do filtro que me refiro é à que está na abertura deste tópico.
já consulto este forum à bastantes meses (há mais de um ano) e foi aqui que aprendi muita coisa..
embora meu registo apareça como criado hoje.. eu já tive outro que já nem sei a password por isso criei outro user..
claro que a montagem no meu jeep não está prefeita..
o control da temperatura é importante.
referi ser vantajoso o aquecimento final já sobre os tubos que ligam aos injectores,,
já vi ai uns topicos que alguns testes (a meu ver esse aquecimento "final" é para evitar o aquecimento excecivo a bi).
quanto ao turbo se ter danificado pode ser por várias coisas ,, inclusive o oleo errado no carter do motor.
tenho deficuldade em encontrar informação do oleo indicado para o motor..
de inicio um colega meu que tem um jeep igual me disse : olha, tens de por um oleo bom e fino... - coloquei um 100% sintetico 10 - 30.. fiz ai uns 10.000 km
agora todos me dizem que quanto mais grosso melhor..- coloquei agora um semi sintetico 15-40...
o turbo chega dentro de dias..
uma caracteristica porreira é que o corpo do turbo é arrefecido pelo sistema de arrefecimento do motor.. tem dois tubos para a água e dois para o oleo.
antes de voltar a usar ov vou ter de garantir que tudo está bem....
boas mensagens
Ford Taunus 1.6 GPL
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam....
heitorf...
quanto mais grosso melhor...existe um lubrificante para diferenciais..é o spirax 140..da shell..mais grosso ainda..temos a massa consistente..
agora a sério..o lubrificante preconizado para o monterey é o 10w30 e os intervalos de substituição de oleo e filtro são de 7.500 kms..
é um logro a ideia de que quanto mais grosso for o lubrificante tanto melhor será para o motor..soe acontecer que quando alguem se depara com algum consumo de oleo opte por utilizar um mais grosso..quando em todos os motores o consumo de oleo é normal..e exponencial..quanto maior a solicitação maior será o consumo..o que acontece ao utilizar um lubrificante mais grosso que o preconizado são falencias de lubrificação nos pontos mais sensiveis..como sejam caixas de segmentos e touches hidraulicas..nestas ultimas poderá mesmo levar á sua inoperacionalidade..aumento do consumo de combustivel..aumento de temperatura/motor..e sobretudo uma muito fraca lubrificação no arranque em frio..
abraço
[***************]
heitorf...
quanto mais grosso melhor...existe um lubrificante para diferenciais..é o spirax 140..da shell..mais grosso ainda..temos a massa consistente..
agora a sério..o lubrificante preconizado para o monterey é o 10w30 e os intervalos de substituição de oleo e filtro são de 7.500 kms..
é um logro a ideia de que quanto mais grosso for o lubrificante tanto melhor será para o motor..soe acontecer que quando alguem se depara com algum consumo de oleo opte por utilizar um mais grosso..quando em todos os motores o consumo de oleo é normal..e exponencial..quanto maior a solicitação maior será o consumo..o que acontece ao utilizar um lubrificante mais grosso que o preconizado são falencias de lubrificação nos pontos mais sensiveis..como sejam caixas de segmentos e touches hidraulicas..nestas ultimas poderá mesmo levar á sua inoperacionalidade..aumento do consumo de combustivel..aumento de temperatura/motor..e sobretudo uma muito fraca lubrificação no arranque em frio..
abraço
[***************]
-
- Membro Dedicado
bom dia flamingo
gostava que me falases um pouco mais como pode o ov ter danificado o turbo do meu monterey (tem 145.000 km e 14 anos de idade ).
quando o comprei não fazia qualquer fumo pelo escape e as médias de consumo em valores de 9,5l/100km (tem peneus 245 de largura).
o corpo do turbo tem arrefecimento a água pelo sistema de arrefecimento do motor.
realmente deveria ter trocado o oleo do carter do motor mais cedo e não aos 10.000km.
sei que o oleo do carter acomula mais particulas de combustivel ov do que as do gasolio e assim vai perdendo propriedades.
como era um oleo sintetico 100% que custou uma pipa de massa, estava a estica-lo embora fosse obeservando a sua cor e viscusidade.
meu jeep de modo geral andou sempre com valores de 50% de ov mas chegou a andar a 100%.
nunca juntei os 2% de gasolina... mas vou testar a sua adição.
tenho o jeep parado à uns meses mas breve vou colocar o turbo novo que encomendei.
vou ter mais cuidado na utilisação e deixar de andar prego a fundo..
(andava a prego a fundo mas sem passar das 4000rpm)
agradeço se mais alguem quiser comentar.
boas mensagens
gostava que me falases um pouco mais como pode o ov ter danificado o turbo do meu monterey (tem 145.000 km e 14 anos de idade ).
quando o comprei não fazia qualquer fumo pelo escape e as médias de consumo em valores de 9,5l/100km (tem peneus 245 de largura).
o corpo do turbo tem arrefecimento a água pelo sistema de arrefecimento do motor.
realmente deveria ter trocado o oleo do carter do motor mais cedo e não aos 10.000km.
sei que o oleo do carter acomula mais particulas de combustivel ov do que as do gasolio e assim vai perdendo propriedades.
como era um oleo sintetico 100% que custou uma pipa de massa, estava a estica-lo embora fosse obeservando a sua cor e viscusidade.
meu jeep de modo geral andou sempre com valores de 50% de ov mas chegou a andar a 100%.
nunca juntei os 2% de gasolina... mas vou testar a sua adição.
tenho o jeep parado à uns meses mas breve vou colocar o turbo novo que encomendei.
vou ter mais cuidado na utilisação e deixar de andar prego a fundo..
(andava a prego a fundo mas sem passar das 4000rpm)
agradeço se mais alguem quiser comentar.
boas mensagens
Ford Taunus 1.6 GPL
-
- Membro Silver
em meu entender (se estiver errado, que os mecãnicos aqui do forum me corrijam), com os motores turboalimentados devem haver sempre um cuidado mais rigoroso na lubrificação que os atmosféricos. o turbo é uma parte do motor colocada numa zona demasiado quente (so lá é que ele faz o que tem de fazer) onde por vezes em certas mecânicas as temperaturas vão até perto dos 1000 graus. não nos esqueçamos que estamos a falar do coletor de escape.também aquece por estar a comprimir o ar para dentro do motor, e aquece também devido a elevada rotação com que trabalha. de referir que os turbos mais pequenos nos motores de cilindrada mais baixa, como são mais leves, chegam a atinjir cerca de 200 000 rpm, é isso mesmo, são cerca de 3300 rotações por segundo. isso pode ver (se conseguir) nas duas fotos de texto de um livro que tenho comigo só sobre o turbo.

não tem muita qualidade mas à noite não consegui melhor...

ora uma lubrificação dificiente cria graves problemas na mecânica do carro e claro, também na lubrificação dos rolamentos do turbo, que como já reparou, tem um tubo de óleo vindo do motor (suponho que diretamente do filtro) especialmente para o lubrificar. é por isso recomendável que use o lubrificante indicado pela marca, que suponho seja o 15w40(???).
segundo aqui relatou, tem usado percentagens de ov relativamente altas sem o aquecimento eficaz, nem a tal importante mistura de gasolina, levando a que o ov tenha uma combustão dificiente e por consequencia passando muito ser ser queimado para o carter, principalmente quando o motor está ainda frio. ora esse ov que passa para o carter (que certamente estará a passar em quantidades consideráveis sem que se aperceba...) vai contaminar o oleo lubrificante, levando a que se formem pequenas gomas tipo as miolas de gelatina que se come de sobremesa lá em casa, impedindo e dificultando a circulação e a lubrificação do motor e seus componentes, entre os quais o turbo, que é um dos componentes do motor onde a lubrificação é um dos pontos extremamente importante, mas para melhor se aperceber dos riscos consulte o seguinte link...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201
depois de ler atentamente o link e observar as fotos que nele constam consulte o proximo e siga à risca as indicações que nele constam.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3200
ainda sobre o óleo do carter, é importante que passe a fazer as mudas em espaços de tempo mais curtos. metade do que fazia antes.
mas novamente aconselho a ler atentamente este forum. vejo que tem muita falta de informação que nele consta e que possivelmente lhe podia ter evitado esta despeza.
um abraço...

não tem muita qualidade mas à noite não consegui melhor...

ora uma lubrificação dificiente cria graves problemas na mecânica do carro e claro, também na lubrificação dos rolamentos do turbo, que como já reparou, tem um tubo de óleo vindo do motor (suponho que diretamente do filtro) especialmente para o lubrificar. é por isso recomendável que use o lubrificante indicado pela marca, que suponho seja o 15w40(???).
segundo aqui relatou, tem usado percentagens de ov relativamente altas sem o aquecimento eficaz, nem a tal importante mistura de gasolina, levando a que o ov tenha uma combustão dificiente e por consequencia passando muito ser ser queimado para o carter, principalmente quando o motor está ainda frio. ora esse ov que passa para o carter (que certamente estará a passar em quantidades consideráveis sem que se aperceba...) vai contaminar o oleo lubrificante, levando a que se formem pequenas gomas tipo as miolas de gelatina que se come de sobremesa lá em casa, impedindo e dificultando a circulação e a lubrificação do motor e seus componentes, entre os quais o turbo, que é um dos componentes do motor onde a lubrificação é um dos pontos extremamente importante, mas para melhor se aperceber dos riscos consulte o seguinte link...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201
depois de ler atentamente o link e observar as fotos que nele constam consulte o proximo e siga à risca as indicações que nele constam.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3200
ainda sobre o óleo do carter, é importante que passe a fazer as mudas em espaços de tempo mais curtos. metade do que fazia antes.
mas novamente aconselho a ler atentamente este forum. vejo que tem muita falta de informação que nele consta e que possivelmente lhe podia ter evitado esta despeza.
um abraço...