Aquecimento central a água, através de panéis solares.

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: Aquecimento central a água, através de panéis solares.

Mensagem por toze_feup »

pelo q tenho visto em termos de aqs para o solar fazendo uma transposição do comportamento para o aquecimento central tenho q concordar com o djgh por mt q me custe pois tb gostava de poder investir e tirar dividendos visiveis de inverno q é qd o gasto de aquecimento se faz sentir na carteira.

cumps!

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

em relação à substituição de radiadores por ventiloconvectores (não sei se gastarão menos, sei q aquecem mais rápido uma sala pelo simples facto q "sopram" o ar e q a tubagem de alimentação destes é de maior diametro daí q também gastem mais calor, mas n tem a constante termica do metal do radiador passivo q fica a emitir calor mt depois da água ter parado de circular daí n saber se são realmente menos gastadores) ter em atenção q estes ventiloconvectores fazem sempre barulho pois o ar a deslocar-se provoca sempre ruido por mt bom q seja o ventiloconvector(tem tendencia a fazer + barulho com os anos falo por experiencia própria), por isso eu qd instalei a minha caldeira apenas usei os ventiloconvectores na parte social da casa, cozinha, sala da tv e salão da cave pois são areas mt mt grandes. todos os corredores de acesso aos quartos ou à zona privada da casa, sala de jantar/estar, escritórios, quartos e casas de banho possuem toalheiros e radiadores passivos exactamente para se poder dormir ou descansar sem qq tipo de ruido.

cumps!

ps: nos 10 anos q tenho a caldeira reduzi o meu aluguer da edp de 20kva, no 1º ano para 13,8 depois para 6.9kva onde está agora são menos uns cobres grandes ao fim do ano q dão para o gasto de gasoleo para aqs e ainda sobra! 6.9kva paga-se à volta de 10€ penso eu e o de 20kva à volta de 30€...são 20€/mês de diferença só em aluguer sem falar nos consumos q se teria com uma cena a electricidade...só em aluguer dá 240€/ano de diferença num custo fixo q só se vai aproveitar de inverno q é qd mais se puxa pela linha. eu gasto à volta de 120-150€/ano de gasoleo para aqs já a fazer a conta com a subida do gasoleo deste ano transacto...claro q a redução de potencia foi à custa de algumas coisas, mudei de frigorifico pq o q tinha era de 1952 e avariou e gastava mt, o fogão tinha 30 anos foi trocado por uma placa de indução e um forno bosch q gastam substancialmente menos, e deixei de usar a máquina de secar roupa pelo simples facto que uso os toalheiros do aquecimento central para secar a roupa de inverno, não só não encurrilha tanto como na máquina pois a roupa seca estendida como também se poupa na electricidade...de qq forma a maior parcela foi por ter instalado a caldeira e ter deixado completamente de depender da electricidade para aqs e aquecimento de inverno.

ps2: notar outra coisa que muita gente não fala/pensa, é que assim como um sistema de bomba de calor se abate em mt menos tempo por usar piso radiante também uma caldeira se for alimentar um piso ou chão radiante gasta substancialmente menos pois tem que aquecer a água a uma temperatura mt mais baixa, por isso qd comparamos os 2 sistemas n podemos dizer q se abate rápido se for piso radiante pois uma caldeira com piso radiante também gasta substancialmente menos...a caldeira q o jeanuc fala na serra da estrela deve estar minimamente bem montada, apenas a zona é mt mais fria do q a minha e n sei o tamanho da casa/isolamento, sei que o ano passado gastei contas redondas 920l de gasoleo (para o ano todo de aqs e aquecimento) q dão para 0.62cent/litro q foi o preço q meti em 2006(para gastar em 2007) 570€...no ano de 2007 meti +/-900l em abril a 0,67centimos (603€), n sei a qt vou meter este ano ainda, mas em termos de litragem nc muda muito apenas o preço muda (0.75cent*900l=675€ para 2008/2009)...de qq forma este consumo com um chão radiante seria substancialmente mais reduzido para numeros mais amigáveis...

Gaspar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jan 05, 2008 11:09 am

Mensagem por Gaspar »

toze_feup Escreveu:em relação à substituição de radiadores por ventiloconvectores (não sei se gastarão menos, sei q aquecem mais rápido uma sala pelo simples facto q "sopram" o ar e q a tubagem de alimentação destes é de maior diametro daí q também gastem mais calor, mas n tem a constante termica do metal do radiador passivo q fica a emitir calor mt depois da água ter parado de circular daí n saber se são realmente menos gastadores) ter em atenção q estes ventiloconvectores fazem sempre barulho pois o ar a deslocar-se provoca sempre ruido por mt bom q seja o ventiloconvector(tem tendencia a fazer + barulho com os anos falo por experiencia própria), por isso eu qd instalei a minha caldeira apenas usei os ventiloconvectores na parte social da casa, cozinha, sala da tv e salão da cave pois são areas mt mt grandes. todos os corredores de acesso aos quartos ou à zona privada da casa, sala de jantar/estar, escritórios, quartos e casas de banho possuem toalheiros e radiadores passivos exactamente para se poder dormir ou descansar sem qq tipo de ruido.
boas.
em relação aos ventilo-convectores, existem os convectores (sem ventilação) que têem um melhor rendimento em relação aos radiadores convencionais e não têem o inconveniente do ruído nos ventilados. claro que não terão o mesmo tamanho, mas acho que não deixa de ser uma boa opção. além disso os convectores não têem um maior diâmetro de tubagem na alimentação, mas sim um diâmetro consideravelmente inferior. na minha opinião, a desvantagem dos convectores é mesmo a conta a pagar por uns que sejam jeitosos
quando diz que o radiador passivo fica a emitir calor durante mais tempo, então o melhor seria voltarmos aos radiadores em ferro fundido.

cumprimentos

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

ps2: notar outra coisa que muita gente não fala/pensa, é que assim como um sistema de bomba de calor se abate em mt menos tempo por usar piso radiante também uma caldeira se for alimentar um piso ou chão radiante gasta substancialmente menos pois tem que aquecer a água a uma temperatura mt mais baixa, por isso qd comparamos os 2 sistemas n podemos dizer q se abate rápido se for piso radiante pois uma caldeira com piso radiante também gasta substancialmente menos
atenção! o quantidade de energia que tem que entrar numa casa para a manter a uma determinada temperatura é a mesma qualquer que seja o sistema utilizado, embora variem alguns factores como a eficiência do próprio sistema. a razão porque defendo a utilização de um piso radiante sobre os radiadores ou os convectores num sistema solar com painéis térmicos tradicionais tem a ver com outros factores. o 1º é o facto de a temperatura da água que circula ser de metade da dos radiadores (isto num sistema solar pode ser a diferença entre aquecer ou não aquecer nada, ou ser a diferença entre ligar ou não a caldeira de apoio) daqui resulta que o acréscimo de energia necessário para o aquecimento ser apenas o do consumo das bombas de circulação. o 2º prende-se com a inercia térmica do piso radiante. 6 cm de betão com a toda a área interior da casa fornecem uma forte inércia que leva algumas horas a aquecer, mas também leva algumas horas a arrefecer. isto num sistema que fornece energia apenas nas poucas horas de dia que temos durante o inverno, pode fazer toda a diferença (a casa está quente ao fim do dia e a temperatura baixa muito pouco até à manhã seguinte), também este factor (inércia) faz com que o recurso ao apoio seja pouco utilizado.
de qualquer forma a perspectiva mais importante deve ser a de que o uso do solar baixa o valor das facturas dos sistemas de aquecimento tradicional, sendo que de março a outubro não será necessário usar esquentador para os duches. e se pensarem na quantidade de duches que se tomam entre março e outubro....
Porreiro, pá!

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

gaspar Escreveu: boas.
em relação aos ventilo-convectores, existem os convectores (sem ventilação) que têem um melhor rendimento em relação aos radiadores convencionais e não têem o inconveniente do ruído nos ventilados. claro que não terão o mesmo tamanho, mas acho que não deixa de ser uma boa opção. além disso os convectores não têem um maior diâmetro de tubagem na alimentação, mas sim um diâmetro consideravelmente inferior. na minha opinião, a desvantagem dos convectores é mesmo a conta a pagar por uns que sejam jeitosos
quando diz que o radiador passivo fica a emitir calor durante mais tempo, então o melhor seria voltarmos aos radiadores em ferro fundido.

cumprimentos
é assim em minha casa os ventiloconvectores tem maior diâmetro de tubagem que os radiadores passivos, não sei se também não será por culpa das divisões a aquecer por estes serem maiores, mas pelas outras instalações q tenho visto de pessoas amigas os ventiloconvectores da ferroli q são da mm marca q a caldeira tem tendencia a terem maior caudal de água quente do q os passivos, mas n sei se será alguma "mania" do instalador ou experiencia do mesmo. opa qt ao ferro fundido...se fosse para poupar energia e nos dar mais conforto sem se detriorarem mais rapidamente por mim são bem vindos! siga! acho q percebeste o q quis dizer

cumps!

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

manuelcar Escreveu: atenção! o quantidade de energia que tem que entrar numa casa para a manter a uma determinada temperatura é a mesma qualquer que seja o sistema utilizado, embora variem alguns factores como a eficiência do próprio sistema. a razão porque defendo a utilização de um piso radiante sobre os radiadores ou os convectores num sistema solar com painéis térmicos tradicionais tem a ver com outros factores. o 1º é o facto de a temperatura da água que circula ser de metade da dos radiadores (isto num sistema solar pode ser a diferença entre aquecer ou não aquecer nada, ou ser a diferença entre ligar ou não a caldeira de apoio) daqui resulta que o acréscimo de energia necessário para o aquecimento ser apenas o do consumo das bombas de circulação. o 2º prende-se com a inercia térmica do piso radiante. 6 cm de betão com a toda a área interior da casa fornecem uma forte inércia que leva algumas horas a aquecer, mas também leva algumas horas a arrefecer. isto num sistema que fornece energia apenas nas poucas horas de dia que temos durante o inverno, pode fazer toda a diferença (a casa está quente ao fim do dia e a temperatura baixa muito pouco até à manhã seguinte), também este factor (inércia) faz com que o recurso ao apoio seja pouco utilizado.
de qualquer forma a perspectiva mais importante deve ser a de que o uso do solar baixa o valor das facturas dos sistemas de aquecimento tradicional, sendo que de março a outubro não será necessário usar esquentador para os duches. e se pensarem na quantidade de duches que se tomam entre março e outubro....
o que dizes sobre a quantidade de energia gasta para manter uma casa à temperatura x é verdade e é 1 lei imutavel do nosso universo e estou farto de falar nela aqui no forum. agora convenhamos é q pela mesma lei se aqueces a água a menor temperatura demorarás mais tempo a aquecer a casa para a temperatura x se estivessemos a falar no mesmo sistema de aquecimento...ou seja ou ligas o sistema mais cedo para teres o conforto ou tentas manter o sistema sempre ligado a manter a temperatura. no entanto pelo q tenho visto, aquilo que me parece é q segundo os entendidos é + eficiente aquecer por piso radiante do q por radiadores, e esta é a principal razão das economias penso eu e daí se conseguir aquecer a casa até à temp x com menor temperatura da água(só assim pode ser explicado penso eu). no entanto a minha questão é q uma caldeira a gas/gasoleo a aquecer este sistema e sendo o piso radiante uma forma mais eficiente de aquecer a casa do q com radiadores também terá menor consumo de combustivel, daí termos q levar isso em conta nas contas a calcular os retornos económicos em relação a outros sistemas.
o dizes sobre o sistema solar (a parte de fazer toda a diferença o sistema de radiação q se usa é verdade), pois com 40º nos radiadores n aquecerás nada de jeito e no piso radiante dá para fazer umas flores desde q seja durante umas boas horas essa temperatura. para este tipo de sistemas acredito q o solar baixe a factura com numeros q se vejam, mas também baixaria a conta do gasoleo mudar de radiadores para piso radiante só por si. quanto aos duches, eu n sei se falo só por mim, mas a factura de duches é completamente insignificante qd comparada com a de aquecimento central. não chegando por vezes a 150€/ano com a caldeira (se fosse a gás propano e esquentador se calhar n chegava aos 100€, q dava 1 garrafa de 45kg-70€, mais um metade de outra 30-35€), daí que investir 2000€ num solar para aqs para 4-5 pessoas ainda me faça uma certa confusão sobre quando é q eu vou abater esse investimento tendo em conta q só vou tirar grande partido de março a outubro como dizes ou seja 3/4 do ano...se desse para o ano todo seriam 13 anos para abater o investimento, considerando q só usas 3/4 do ano seriam 16 anos a passar sem contar o € q gastarias no 1/4 do ano em q tinhas q usar qq tipo de backup...

cumps!

ps: a inercia q falas depende de sobremaneira do isolamento da habitação, em minha casa acontece mt isso pois a caldeira deixa de manter a temp nos 20-21º ás 00 tds os dias só se ligando entre as 00 e as 7h caso a temp baixe dos 17.5º e desde q meti isolamento em casa, a temperatura mesmo nos dias com temp exterior perto dos zero graus, ás 7h da manha qd a caldeira liga estão dentro de casa 17.8º(foi o minimo este ano dia 15 de dez, normalmente anda nos 18.3-18.2) ou seja menos de meio grau por hora q a casa perdeu com temperaturas de entre os 0 e os 4 graus cá fora!ajuda o facto da caldeira "desligar" ás 00, mas circular a água ainda quente até chegar perto dos 45-50º nos tubos, q são mais 20-30min de circulação, e depois o facto dos radiadores ainda ficarem quentes e a irradiar calor durante mais alguns minutos depois da água já não estar à temperatura ideal...depois ás 7 da manhã liga-se para subir a temp para os 20º como tenho sp gente em casa e depois durante o dia (depois do arranque matinal) liga-se pouquissimo pois se perde menos de meio grau com temps abaixo dos 5 graus, durante o dia com temps de 13-14º menos perderá ou seja se ela demorar 1h de manhã a meter a casa dos 18 para os 20º depois durante o dia trab mt pouco para manter a temp nesse patamar pois as perdas de temp são mt pequenas e esse é o segredo para a economia é não ter degraus mt elevados para por a caldeira a recuperar e diminuir as perdas ao minimo de forma a manter a casa o mais tempo possivel na temp desejada...se fizer como mt boa gente q eu vejo a desligar completamente a caldeira ás 23h/meia noite e a ligar só depois ás 18h do outro dia qd chega a casa e a temp desceu para os 10º-11º dentro de casa e querem por a casa a 20 graus logo a seguir, fazer este exercicio todos os dias é equivalente a gastar um depósito por mês ou de 2 em 2 meses...é a diferença entre ir num carro fazer 100km nas calmas ou fazer 100km de gás colado...fizeste na mesma os 100km mas no fim das contas de consumo dá 1 diferença abismal...isto somado todos os dias durante os meses de frio faz toda a diferença...

Bomba_de_Calor??
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jan 21, 2008 2:20 pm

Mensagem por Bomba_de_Calor?? »

amigos
olá a todos.
a discussão está interessante, mas para aquecer uma casa com recursos mais ou menos renováveis é cerca de 3 vezes mais caro que uma caldeira ou um ac. acredito, claro que ao fim de uns anos possa compensar. o problema é ter dinheiro para o investimento inicial. obviamente é uma questão de fazer contas
deixo aqui duas sugestões...
1. não pensem em caldeiras a gasóleo... em três anos o preço do combustível subiu para o dobro. em 2004 era 40 cêntimos e no final de 2007 o preço já era 83,5 cêntimos e a tendência é para continuar. além disso a minha máquina (roca) já teve "n" problemas. agora aqueço a minha moradia com ac. estou contentíssimo. só me resta resolver o problema do aqueimento das águas.
2. vi alternativas ao aquecimento de moradias utilizando energia geotérmica ou mesmo bombas de calor. vai por exemplo ao site http://www.certitempo.pt ou http://www.dimplex.de. o contacto do importador em portugal é 212 274 045/6. experimenta falar com eles.
já agora alguém tem opinião sobre a bomba de calor da dimplex só para aquecimento de águas? (família de 4 pessoas)

espero ter sido útil
obrigado

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

o grande problema eu n acho q seja a aquisição do sistema em si, o maior problema q eu vejo é q se as pessoas q conheço com aqs solar, nos meses em que ligo o aquecimento (novembro a abril/março) usam de sobremaneira o backup, daí me deixar na duvida a instalação de um sistema destes para aquecimento exactamente nos meses em q sabemos q o rendimento é mt baixo. para além disso obrigar-me-ia a 2 investimentos, os paineis mais mudar toda a instalação de casa e meter piso radiante para tirar algum partido do solar (com radiadores duvido mt q note alguma coisa), que concerteza toda a gente concorda q tem bastantes inconvenientes, pois por exemplo no meu caso a aspiração central tem tubagem a atravessar os chãos, bem como algumas canalizações de água.
para não falar q eu n sei quais são os limites de peso do piso radiante também e como tenho alguns armários em madeiras nobres e com marmores, bem como armários de biblioteca de cima abaixo cheios de livros e mt pesados tenho q ter isso em consideração também penso eu...estar a picar tijoleira da cozinha, da sala, do salão da cave etc para fazer essas mudanças todas ainda torna o abatimento mais complicado.
e mesmo numa casa nova não sei meteria o piso radiante pois custa-me um bocado se tiver qq problema ter q picar um chão todo em granito preto ou q seja em tijoleira...é o preço da mão de obra, do material q fica estragado ao ser picado/levantado, do material novo q é preciso meter mais o lixo e incómodo q é...
quem tiver piso radiante q se pronuncie sobre as soluções apresentadas pelos instaladores para resolver estes problemas de peso e de manutenção/reparação qd existe qq problema (q por mt fiável q seja mais dia ou mais tarde vai ter q existir, eu tenho granitos e marmores no chão com 30 anos e ainda duram mais outro tanto apenas foram polidos o ano passado para ficarem como novos!).

cumps!

ps: quanto ao aquecimento da moradia com a/c ja´te fiz a pergunta noutro topico mas volto a perguntar: consegues aquecer as divisões todas como fazias com a caldeira ou só aqueces 1 ou 2 divisões?

ps: manuelcar lembra-te q o litoral alentejano é mt diferente do litoral norte(onde moro) em termos de exposição solar, humidade e temperatura do ar, aqui os aquecimentos estão ligados desde novembro até março para se ter conforto não é tão curto como isso e se no alentejo tens 35º de inverno na água do solar concerteza aqui no norte n terás nem de longe nem de perto isso qd mais precisas de te aquecer

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

mas para aquecer uma casa com recursos mais ou menos renováveis é cerca de 3 vezes mais caro que uma caldeira ou um ac
a perspectiva tem que ser a de reduzir os custos do aquecimento com recurso ao solar. e mesmo assim temos que fazer muitas contas. o número de horas de insolação e a sua distribuição ao longo do ano não é igual em todo o lado, mas também é necessário considerar que quanto mais dias por ano precisamos de aquecer, mais vantajoso é o recurso ao solar.
não tenho dúvidas nenhuma que na alemanha o solar é grande não porque tenham muito sol mas porque têm que aquecer muito durante a maior parte do ano. daí que qualquer apoio que venha se torna muito utilizado, logo muito rentável. 2000€ por um painel com um tanque é um preço brutal.
o meu sistema foi desenhado para a minha situação concreta e por isso tenho que tirar o maior partido possível dele. se o instalasse agora, em vez de um tanque de 500 litros utilizaria apenas um de 200 e colocava o resto da energia recolhida directamente no chão uma vez atingida a temperatura programada. o tanque é o dispositivo mais caro do sistema.
Porreiro, pá!

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am

Mensagem por Arieira »

viva!
já á muito que não paro por cá mas venho relatar o que estou acabar de construir um painel com 28m2 onde eu lhe chamo um multifunções!
em dias de neve vai aquecer 200lt de água e injectar ar exterior a partir de 30graus onde posso injectar 500m3 por hora.
quando não precisar de aquecimento vai ser ligado mais 300li em acumuladores ou seja vou acumular 500lt de água sanitária em três acumuladores ligados em serie e quando o ultimo acumulador estiver ai a 60graus o sistema é desviado para aquecer água da piscina
Cumprimentos de Rafael Arieira

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

não tou a perceber o conceito.
onde vais buscar 500m3 de ar exterior a 30º em dias de neve?
28m2 para aquecer 200lts para aqs, certo?
qual é a parte de aquecimento solar da casa de inverno? é o deposito de 300l q reutilizas no verão?
não vais meter no circuito de aqs a água do circuito de aquecimento q esteve a recircular todo o inverno, pois não? n me parece nada higiénico nem aconselhável.

cumps!

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

que grande confusão!
sim o painel tem 28m2,
função de inverno: tem entrada de ar exterior onde vai aquecer e é injectado para dentro de casa a partir de 30 graus logo activa ventilador com capacidade de 500m3 hora onde este não para pois a chapa anda pelos 70 a 85 graus , ou seja a casa é aquecida directamente com o ar aquecido no painel, onde renovo o ar em dias de inverno “neve”
no mesmo painel tem um colector onde está aquecer um acumulador de a.q.s. de 200li, isto atenção nada de misturas de agua sanitária com agua de aquecimento?
função de verão: o ventilador é desactivado e é ligado um circuito onde vai aquecer, mais 300litros de aguas sanitárias, quando estes três acumuladores estiverem a cima dos 60 graus activa uma circuladora onde vai fazer aquecer agua da piscina,

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re:

Mensagem por itisix »

netcruiser Escreveu:bom, comparando os preço de uma caldeira a gasóleo ou keimador de pellets, tenho uma questão a fazer:

alguém tem noção dos preços???? é que tenho de começar a pensar no assunto, e em cima da mesa estão:

as excluidas:
caldeira a gás, nem pensar €€€ upa upa raios partam o gás e o co2

caldeira a gasóleo, menos trabalhosa, mas poluidora e gastadora

as preferidas:
caldeira a lenha, obriga a ter que estar sempre a atestar, durante o uso.

queimador de pellets, menos, mas tb deve obrigar a atestar o deposito durante o uso.

qual o preço médio de um keimador de pellets???

abraço
boas,

uma caldeira a pellets and sempre pelos 4000 euros, segundo me disse um técnico um dia destes. o funcionamento é igual ao resto.

a gás, se for de depósito/botija, esqueçam

a diesel tb não é lá muito barato (mas tenho uma para vender )
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=5323

uma boa solução é mesmo gás natural, para quem o tem.

as caldeiras a lenha, além de serem trabalhosas (mas tb não morre niguém), podem ficar mais baratas, mas se tiverem de comprar a lenha tb não estou a ver grande vantagem. e sempre precisa de mais algum espaço para isso.

usar um sistema solar podia ser bom negócio, mas os painés são caros como tudo infelizmente. para usar em aquecimento não é fácil, mas impossível não é. falta saber se é viável economicamente.

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

cá vai uma foto do meu painel neste ponto ainda estava por acabar!
Imagem

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

viva!
engraçado que ninguem tem curiosidade em grande! bem nem devem imaginar a potencia.....
eu simplesmente partilhei algo que fiz artesanalmente e se há alguem que diz que o sol nao pode servir para aquecimeto central ... bem esses srs. devem ter as casas muito mal, mas muito mal isoladas....

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

a relação a mim nunca leu nada a dizer que os paineis solares não serviam para aquecimento solar. é uma ideia que tenho desde miudo. agora que sou graúdo só me falta o tostanito.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Leandro Martins
Novo membro
Novo membro
Registado: terça abr 22, 2008 4:55 pm

Mensagem por Leandro Martins »

boas,

tenho uma dúvida que gostaria de ver esclarecida por alguém entendido na matéria. a questão é a seguinte: dentro de alguns meses vou mudar de residência e tenho vindo a informar-me sobre os vários sistemas de climatização e os seus rendimentos. pelo que li, o sistema movido a energia geotérmica é o mais eficiente, mas como a área de instalação deste no solo é por volta de 1,5 vezes superior ao da área a climatizar da casa, foi riscado do mapa. passo então à minha questão.

tenho uma ideia que é colocar um valor x de m2 de painéis solares sobre a cobertura da moradia com a intênção de estes gerarem energia suficiente para suportar energeticamente um sistem de aquecimento central eléctrico (nunca a combutível fóssil) a piso radiante ou por radiadores que por sua vez iria aquecer/arrefecer a casa e águas sanitárias e ainda converter a energia solar em energia eléctrica, ou seja, para iluminação e tudo o resto. basicamente, gostava de implementar um sistema de climatização eléctrico e sem depender da edp, gerar a minha própria energia sem olhar ao preço do investimento e sem qualquer despesa mensal em gás ou electricidade! tudo isto através de um número x de painéis solares. dado que resido em faro, algarve, será isto possível? se sim, com a ajuda de quantos m2 estimados de painéis solares?

nota: o piso radiante começava a interessar-me em detrimento dos radiadores que ao que parece são mais lentos a aquecer o espaço e menos eficientes na distribuição de calor ao longo da divisão. mas será que numa moradia em que o solo mais comum é o piso flutuante em madeira este sistema de piso radiante não se torna eneficaz, ou pelo menos, lento? dado que a madeira acumula muito calor antes de o libertar, se o calor tem de passar pela madeira até chegar ao interior da divisão... este processo pode aumentar o aquecimento/arrefecimento em algumas horas, será? e assim dar vantagem aos radiadores.

cumprimentos.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

leandro martins Escreveu:boas,

...tenho uma ideia que é colocar um valor x de m2 de painéis solares sobre a cobertura da moradia com a intênção de estes gerarem energia suficiente para suportar energeticamente um sistem de aquecimento central eléctrico (nunca a combutível fóssil) a piso radiante ou por radiadores que por sua vez iria aquecer/arrefecer a casa e águas sanitárias e ainda converter a energia solar em energia eléctrica, ou seja, para iluminação e tudo o resto. basicamente, gostava de implementar um sistema de climatização eléctrico e sem depender da edp, gerar a minha própria energia sem olhar ao preço do investimento e sem qualquer despesa mensal em gás ou electricidade! ...

sem olhar ao preço do investimento? está a falar a sério? e se lhe disser que a energia mais barata que pode obter é a energia da rede eléctrica do serviço público, e que nem que viva 100 anos, não consegue recuperar o investimento, ainda estará interessado?
DJGH

marsoa
Membro
Membro
Registado: segunda fev 11, 2008 9:55 pm

Mensagem por marsoa »

boas arieira.

já há algum tempo que ando apensar instalar paineis solares para águas sanitarias e apoio ao aquecimento. como o orçamento que me deram era brutal, (pelas minhas contas recuperava o investimento em 12 anos) tenho andado a pensar em construir um.

pelo que entendi do painel que construiste, o apoio ao aquecimento é através de ar quente e, como o painel é muito grande, no verão para dissipar toda a energia usas 3 acumuladores.
pela experiencia que tens já com o sistema a funcionar, achas que se o painel fosse mais pequeno iria afectar o aquecimento da casa no inverno? assim, no verão não era necessário os 3 acumuladores. com o peinel que tens, usas outro tipo de energia para aquecer a casa?

podes pôr um esquema para ver como funciona o aquecimento da agua e do ar no painel?

eu vivo a meio caminho, entre braga e gerês, as condiçoes climatéricas são identicas a vilar de mouros. daí o meu interesse.

melhores cumprimentos
mário soares

Leandro Martins
Novo membro
Novo membro
Registado: terça abr 22, 2008 4:55 pm

Mensagem por Leandro Martins »

boas.

1) piso radiante hidráulico (água) com apoio de bomba de calor geotérmico (furo vertical a x metros de profundidade, debaixo da moradia); aqs através de painéis solares termodinâmicos que captam energia solar durante dia e noite (segundo alguns sites).

viável?

2) é possível um número x de painéis solares termodinâmicos bem dimensionados efectuarem aqs à temperatura desejada para banhos? ou terá (sempre) de haver apoio de uma caldeira?

3) é possível o aquecimento/arrefecimento do piso radiante por parte da bomba de calor geotérmico sem recurso a uma caldeira de apoio (durante todo o ano)?

se possível, gostaria que alguém me respondesse. obrigado.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”