
[justify]a palavra “bússola” vem do italiano do sul bussola, que significa “pequena caixa”. é composta por uma agulha magnética na horizontal suspensa pelo centro de gravidade, e aponta sempre para o eixo norte-sul, ao seguir a direcção do centro magnético da terra, ou seja, indica o pólo. atribui-se a descoberta da orientação natural dos ímanes aos chineses, por volta do ano 2000 a.c., e por consequência, a invenção da bússola. foi introduzida na europa pelos árabes, e foi flávio gioia que introduziu também o desenho da rosa-dos-ventos na bússola. data pelo menos do século xv o conhecimento da declinação magnética, quer dizer, da diferença entre o norte magnético, indicado pela agulha, e o norte verdadeiro e, possivelmente, foi descoberta pelos portugueses. a declinação era verificada pelo confronto com a observação da estrela polar, quando no hemisfério norte, ou da estrela pé do cruzeiro, quando no hemisfério sul, e a direcção apontada pela bússola.
principais componentes das bússolas:
- base: é transparente e de plástico, normalmente marcada com uma régua de escala e com uma (ou mais) réguas laterais.
- cápsula: contém uma agulha magnética, é preenchida por um líquido que em geral é um óleo pouco viscoso, que tem como finalidade dar estabilidade à agulha. a agulha tem também o pólo norte sempre colorido de vermelho.
- disco de leitura: tem uma escala em graus que fica em volta da cápsula, que serve para ser girada manualmente de modo a obter o rumo em graus.
- portão: faixa preta e vermelha pintada numa lâmina ou na cápsula. serve para alinhar a agulha, move-se junto com a cápsula e as linhas de norte e tem o lado norte pintado de vermelho. em algumas bússolas o portão pode ser movido independentemente.
- linhas de norte: são sem série, e servem para alinhar a bússola com os meridianos inseridos no mapa. movem-se juntamente com o disco de leitura, e são finas, pretas e paralelas ficando geralmente no fundo da cápsula ou numa lâmina transparente.
uma bússola pode ser qualquer dispositivo magnético que usa uma agulha para indicar a direcção do norte magnético da magnetosfera do planeta. qualquer instrumento com uma barra magnetizada ou agulha girando livremente sobre um pivot e apontando para o norte e o sul pode ser considerada uma bússola.[/justify]
como construir uma bússola simples:
experiência
você vai precisar de:
- 1 agulha de costura grande;
- 1 íman;
- 1 clipe de papel de metal;
- 1 rolha;
- 1 copo com água não muito grande nem alto;
como proceder:
- magnetize a agulha de costura colocando-a sobre a mesa e esfregando apenas um dos pólos do íman ao longo da agulha, sempre no mesmo sentido. esfregue pelo menos umas vinte vezes;
- aproxime a agulha do clipe de papel, para ver se ela o atrai. em caso positivo, ela já está magnetizada. caso não, esfregue mais algumas vezes, sempre com o mesmo pólo do íman e sempre no mesmo sentido;
- recorte a rolha em forma de um cubo de cerca de 5 cm de lado. espete a agulha nesse cubo, atravessando-a de lado a lado;
- coloque o pedaço de cortiça para flutuar dentro do copo cheio de água;
o que vai acontecer:
- a rolha vai oscilar e depois parar. verifique se ela está indicando o sentido norte-sul. você pode fazer isso orientando-se pelo nascer do sol, na sua casa. lembre-se de que ele nasce a leste.

fonte