procurei nos posts antigos e encontrei uma materia do rui de carvalho. este é ou era o gerente de uma usina de biodiesel, que chegou a organizar uma visita às instalações, mas talvez por ter extrapolados seus limites de permissão, teve de declinar. à principio, por um problema mecânico. mas fazem quase 2 meses e nem mesmo no forum ele tem aparecido.
de qualquer forma, nesse mundo em que muitos não revelam seus segredos, temos que nos contentar com as "migalhas" escritas sem poder.
vejam:
posteriormente o engº rui de carvalho, fala de que essa glicerina, com 10% de metanol, era vendido à uma fábrica de rações.rui de carvalho Escreveu:o metanol só é toxico para nós e alguns outros primatas
para os porcos é apenas mais uma bebida como o vinho do porto é para nós.
se quiserem posso explicar porque isso acontece. mas o que é importante é que dar de comer a glicerina bruta aos porcos não faz mal, mas temos de ver várias coisas. primeiro a glicerina bruta tem:
glicerina - não toxica, doce, e com alto valor calorico. contudo é hidroscopica, logo não pode ser consumida muito concentrada, visto provocar problemas de estomago, provoca desidratação do estomago, o que não é bom.
metanol - toxico em altas quantidades (identico ao etanol), mortal para primatas superiores (entre eles os humanos, somos mesmo fracos, porrá)
existe em 10%, pelo menos na minha glicerina, se não houver recuperação do metanol é muito mais. nesta comcentração é tão toxico para os porcos como o vinho do porto para nós.
soda - corrusivo, provoca queimaduras graves. o ph da glicerina varia mas de uma forma geral vai de 8-12. o ph basico seria neutralizado pala acidez do estomago, contudo em grandes quantidades o estomago sofre danos graves, já sem falar da boca, farige, esofago, e tudo por onde a soda passe. assim é importante neutralizar a glicerina antes de a fornecer aos porcos, acido cloridrico ou simplesmente vinagre dá perfeitamente. o vinagre tem a vantagem que é mais seguro, mas o acido cloridrico tem a vantagem de salgar o que é bom.
biodiesel- não toxico dr50 para 60kg - é de 4 litros por ingestão. o que esta muito longe de ser um problema, porrá eu tenho 85 kg logo sou mais pesado do que os 60 kg, logo mais resistente, e se beber 4 litros de água e não cair para o lado seria um milagre. portanto não será o biodiesel muito mais perigoso que a água.
sabão - nocivo, muito mau sabor. o sabão não deve ser ingerido, contudo uma simples neutalização dá cabo dele, passado para ffa, logo uma forma de gordura perfeitamente digerivel e com alto valor nutricional.
outros contaminantes - estes contaminantes são os que são neutros a reacção de transterificação, e logo já existiam no óleo original. bem sei que hoje em dia comemos muita porcaria, mas dai a ser perigosa para os porcos vai uma grande distancia. bem, temos de ver que o unico problema cardiovasculares que os porcos chegam a ter tempo de desenvolver, chama-se matador. por isso não é mesmo um problema.
e com isto espero que tenha explicado o porque que estou sempre na brincadeira sobre este assunto. é que esta mistela que nós produzimos é literalmente um vinho do porto de alta qualidade para os porquinhos. tendo apenas de ser neutralizado e diluido com o resto da ração.
imagino que as fabricas de rações só colocariam esse subproduto se realmente existem condições técnicas para isso.
se eu fosse dar aos meus animais, antes enviaria uma amostra para fazer uma análise quimica e qualitativa da glicerina, para saber extamente que existe dentro.
mas tenham a certeza de que nenhuma empresa colocaria em suas rações um material toxico, que proporcionaria a morte de animais.
ou estaria o rui de carvalho à blefar, e a nos induzir ao erro ?
nada que uma análise não esclareça.
sds
luciano