Uma bereco do dia a dia!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Uma bereco do dia a dia!

Mensagem por Njay »

se bem me lembro a e-max tinha uma tecnologia de baterias diferente, qualquer coisa como "baterias de silício".

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

njay Escreveu:se bem me lembro a e-max tinha uma tecnologia de baterias diferente, qualquer coisa como "baterias de silício".

é possivel mas no site diz "bateria: 4x12v/40ah chumbo/silicone"
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

então é isso, era silicone e não silicío. portanto não são puramente de chumbo.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

silicone? não me parece.

rataoratao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 18, 2007 5:34 pm

Mensagem por rataoratao »

cax: essa carga de 1/2 hora que faz durante o almoço, pode limitar o tempo de vida das baterias.

a e-max também tem baterias de litium, no entanto parece que não vem para cá para já.

tudo isto é mais ou menos recente no nosso tempo actual("recente" apesar já ser muito antiga a ideia de ve), dada a necessidade de alternativas ao petróleo, logo será normal que para já os primeiros ve da nosso geração possam não ter a qualidade pretendida e desejada, com velocidades e autonomias interessantes, no entanto a concorrência começa a surgir e todos os factores teram de ser melhorados e no meu ponto de vista parece que estamos a caminhar num bom ritmo para obtermos um bom produto.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

rataoratao Escreveu:cax: essa carga de 1/2 hora que faz durante o almoço, pode limitar o tempo de vida das baterias.

a e-max também tem baterias de litium, no entanto parece que não vem para cá para já.

tudo isto é mais ou menos recente no nosso tempo actual("recente" apesar já ser muito antiga a ideia de ve), dada a necessidade de alternativas ao petróleo, logo será normal que para já os primeiros ve da nosso geração possam não ter a qualidade pretendida e desejada, com velocidades e autonomias interessantes, no entanto a concorrência começa a surgir e todos os factores teram de ser melhorados e no meu ponto de vista parece que estamos a caminhar num bom ritmo para obtermos um bom produto.

a ideia do ve é mais antiga que os não alternativos ou motor a combustão, e a tecnologia e qualidade para produzir neste momento ve é muito mais sofisticada que qualquer outra, o problema está na economia, as marcas e os governos que não querem ver os ve de maneira nenhuma, talvez daqui a algumas decádas se comece a ver então, pra já penso que será practicamente impossível ver ve a circular nas estradas. pra já penso que os híbridos sejam os mais têm a ganhar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

caros srs,

nas emax's (modelos 90s e 110s) as baterias são do mesmo tipo que na bereco: chumbo/silicone. o fabricante não é o mesmo, mas o tipo é o mesmo.
sobre viciarem, as baterias pode ser carregadas da maneira que vos der mais jeito, tanto na bereco como emax: 1h, 30min, etc.
não se viciam.... apenas a temperatura ambiente vai influenciar no desempenho das baterias. são baterias preparadas para "deep cycle".

por exemplo na última quinta-feira teve um dia de calor. conseguimos fazer 55km com a bereco com subidas e descidas.

os modelos "l" da emax ainda estão em faze de prototipo. não existem versões comerciais ainda, prontas para entrarem no mercado.
as versões "s" da emax, estão sim quase prontas pra entrar no mercado. dêm mais umas semanas e estaremos em condições de ver a emax a funcionar.

eduardo rodrigues
ecomotores.com

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

edupatorod Escreveu:caros srs,

nas emax's (modelos 90s e 110s) as baterias são do mesmo tipo que na bereco: chumbo/silicone. o fabricante não é o mesmo, mas o tipo é o mesmo.
sobre viciarem, as baterias pode ser carregadas da maneira que vos der mais jeito, tanto na bereco como emax: 1h, 30min, etc.
não se viciam.... apenas a temperatura ambiente vai influenciar no desempenho das baterias. são baterias preparadas para "deep cycle".

por exemplo na última quinta-feira teve um dia de calor. conseguimos fazer 55km com a bereco com subidas e descidas.

eduardo rodrigues
ecomotores.com

realmente desde que fiz uma base de dados notei que nos dias de mais frio não passo dos 50km, com este tempo mais ameno consigo mais um pouco com o mesmo trajecto!
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

qual é a diferença entre os modelos "l" e "s"? estamos a falar de "large" "small"?

se o eduardo colabora-se, seria bom uma revolta nacional e importar as motas sem baterias, depois adqueriam-se os packs de baterias litio à parte. seria possivel ? talvez fosse altura de parar com a imposiçao de que para portugueses meio-carapau basta, e o que nao se vende lá fora tem de ser vendido por cá. sao coisas como estas que nos deixam mal vistos, e se calhar ainda pagamos mais...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

voltando a bereco

€uros gastos no abastecimento 1,241 €
km feitos 297
total kwh 11,08

palavras para quê, tem perto de 40 dias de utilização!
Mapa dos pontos de carga

easy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Mensagem por easy »

esta mensagem é especialmente para os cépticos que pensam que os veículos eléctricos apenas vêm trocar os canos de escape pelas chaminés das centrais eléctricas.
cada kwh de energia produzido pela edp representa uma emissão média de 450 gramas de co2.

in visão, nº 781, 21 fevereiro de 2008, pág. 58, artigo sobre microgeração
vamos então a umas pequenas contas de merceeiro para fazer o calculo das emissões indirectas da bereco do serges:

11,08 kwh * 450 g = 4986 g

4986g / 297 km = 16,79 g/km

comparando com uma scooter equivalente 50cc a gasolina, que consuma 2,5 l/100km emitirá cerca de 60 g/km. conclusão: a bereco apresenta 72% menos de emissões. mais uma para o veículo eléctrico.
tenho dito

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

easy Escreveu:esta mensagem é especialmente para os cépticos que pensam que os veículos eléctricos apenas vêm trocar os canos de escape pelas chaminés das centrais eléctricas.
cada kwh de energia produzido pela edp representa uma emissão média de 450 gramas de co2.

vamos então a umas pequenas contas de merceeiro para fazer o calculo das emissões indirectas da bereco do serges:

comparando com uma scooter equivalente 50cc a gasolina, que consuma 2,5 l/100km emitirá cerca de 60 g/km. conclusão: a bereco apresenta 72% menos de emissões. mais uma para o veículo eléctrico.
tenho dito
exactamente, a diferença na eficiência é tremenda.
Cumps Inovadores

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

caros srs,

sobre as emissões de co2:
a maneira como a edp obtem os kwh, é problema dela. se emite mais ou menos co2 para obter cada kwh isso já é com o governo e entidades regulatoras que permitem isso. nós apenas ligamos à ficha os carregadores e não vemos emissão nenhuma de co2 nem ruído.

nós estamos a fazer a nossa parte. utilizando veículos eléctricos emitimos zero co2 pra atmosfera. a maneira como os kwh são obtidos não temos culpa, só a edp pode responder por isso. que construa mais parques fotovoltaicos ou eólicos.

sobre a emax:
"s" - silicone
"l" - lithium

eduardo
ecomotores.com

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

easy Escreveu:esta mensagem é especialmente para os cépticos que pensam que os veículos eléctricos apenas vêm trocar os canos de escape pelas chaminés das centrais eléctricas.

tenho dito

nem mais, mas atenção consumos de 2.5lt nunca encontrei nenhuma!!

participo num fórum de 50cc e outras e nenhum utilizador garante tal valor no mínimo 3,5 lt em dias bons!
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

mais uns pózitos ... e se o carregamento da bereco for feito com paineis fotovoltaicos, onde estão as emissoes de co2? ah, ok, no processo de fabrico dos paineis foi usada energia de uma central termoelectrica. mas ... e se a fabrica tiver instalados paineis fotovoltaicos para seu consumo ... não, que falta de imaginação! digamos aerogeradores, está melhor? então onde estão os gases de estufa? ah, no fabrico dos aerogeradores ... ah, perai, os funcionarios veem para a fabrica em carros a gasolina e diesel, tomaram banho com esquentadores a gás e ... portanto, imaginando que estás na praia a comer um gelado, tecnicamente estás a libertar uma quantidade incrivel de dioxido de carbono...portanto logo que te assentas na bereco e pões o capacete e as luvas já estas a libertar co2 devido ao seu fabrico, ora se olhares para o chão ves o asfalto, logo mais umas toneladas de co2 enviados para a atmosfera... és um criminoso! ficas deprimido, sais da mota e voltas para o sofa para ver o canal panda, mas ao pores o dedo no botao da tv...perai! isto gasta electricidade....lá vamos nós outra vez... #

eduardo, vai-me dando novidade da e-max l #

short silicone

long litium
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jcsa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 09, 2008 5:26 pm

Mensagem por jcsa »

boas pessoal

gostava de saber se alguém sabe se é possivel aplicar baterias de litium na bereco? eu pessoalmente não me importava de investir numas baterias que lhe dessem maior autonomia, assim já puderia utilizar-la nas minhas deslocações para o trabalho.

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

muito bem pessoal,tenho andado esquecido aqui do fórum, mas estou de volta, com vontade de aprender e ensinar alguma coisita. a sccoter eléctrica tá bem fixe, é pena ter ainda pouca autonomia, se eu tivesse mais uns euritos até comprava uma para dar as voltitas mais curtas, que o raio do petróleo não para de subir. a minha área é mecânica, quanto ao resto só um pouco de cada coisa.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

bons dados serges!

é com factos que avaliamos melhor a situação e osteus são indesmentíveis. há que começar por algum lado e pelos veículos eléctricos é óptimo. esperemos que se desenvolvam e aperfeiçoem rápida e completamente.
já agora faço votos (acredito que assim será) que os produtores de ee prossigam, pelo menos como até aqui, na substituição de centrais produtoras poluentes por centrais tão verdes que façam inveja ao sporting.
as tuas contas estarão erradas pois os kwh serão ainda mais verdes e portanto com menos kg de co2
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jcsa Escreveu:boas pessoal

gostava de saber se alguém sabe se é possivel aplicar baterias de litium na bereco? eu pessoalmente não me importava de investir numas baterias que lhe dessem maior autonomia, assim já puderia utilizar-la nas minhas deslocações para o trabalho.
claro que sim, a única coisa que é preciso fazer é a troca das baterias, troca do carregador, e programar o controlador para o corte de tensão para as novas baterias. já foi falado neste tópico este assunto, e estou a tratar disso, porque estou em contacto com o fabricante que fornece as que disponibilizo por cá, mas neste caso para as scooters. eles têm uma nova célula que disponibiliza 3.3v nominais e cerca de 10 ah, pesa pouco mais de 300 gramas e pode ser carregada em 5 minutos até aos 90%, e até aos 100% em 10 minutos. em relação á potência podem fazer descargas até 100c, ou seja, esta pequena bateria de 3.3v e 10ah pode suportar descargas até 1000 ah, neste caso a descarga dura apenas 36 segundos. .
quanto á vida útil, estas novas células duplicam em relação ás anteriores que é agora de 3000 ciclos, dependendo da utilização, quando for alcançado este numero de ciclos as células ficam com 80 a 90% da capacidade, relembro que as baterias de chumbo quando são novas já só têm 80% de capacidade útil.

um pack destas células para a bereco ficaria com 46.3 v nominais e 30 ah ou 14s3p ( 14 células em série e 3 em paralelo), ficaria a pesar entre 12 a 14 kilos já com o sistema gerenciador de carga, em relação ás descargas máximas não passaria dos 2c e portanto a vida útil seria sempre superior a 3000 ciclos. só falta mesmo saber o preço.

em relação ao espaço estas células medem 3.2 cm de diametro e 11.3 de comprimento, ou seja no espaço de um bateria de 12v 40 ah cabem 25 células destas, ou seja o pack ocuparia o mesmo que 2 baterias de 12v 40ah.

quando houver novidades sobre os meus contactos volto a informar, claro.

ajosemor Escreveu:bons dados serges!

é com factos que avaliamos melhor a situação e osteus são indesmentíveis. há que começar por algum lado e pelos veículos eléctricos é óptimo. esperemos que se desenvolvam e aperfeiçoem rápida e completamente.
já agora faço votos (acredito que assim será) que os produtores de ee prossigam, pelo menos como até aqui, na substituição de centrais produtoras poluentes por centrais tão verdes que façam inveja ao sporting.
as tuas contas estarão erradas pois os kwh serão ainda mais verdes e portanto com menos kg de co2
também acho que sim, achei esse valor de 450 g por kwh muito elevado, á uns bons anos esse valor era menor que esse, portanto duvido que tenha aumentado
Cumps Inovadores

jcsa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 09, 2008 5:26 pm

Mensagem por jcsa »

isso parece-me ser uma super bateria, só falta saber o investimento necessário para ver se compensa.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”