eu não sei muito de electrónica, mas tenho alguma experiência com mosfet's, quanto a este circuito a resistência r6 deve ser mais baixa, tipo 47 ohm sendo que este circuito trabalha a 12v e o condensador c2 acho desnecessário e até prejudicial ao mosfet, vai fazer com que o dito aqueça e até talvez queime, atenção que na maior parte das vezes que os mosfet's queimam entram em curto-circuito.
quanto ao valor da da resistência estou de acordo, mas o condensador pus-lo lá para fazer exactamente o contrario, ele vai ajudar o conjunto a ter um menor tempo de subida e de descida, porque é que achas o contrario? talvez ponha lá um ampop para ajudar, ele vai sobrar-me do circuito de protecção da bateria, não sei, dêem-me a vossa opinião
já agora aproveito para dizer que o primeiro circuito não vai funcionar, quase de certeza, se funcionar não vai ser nada eficiente, acho que o podia alterar para aquecimento por indutância, acho que era muito melhor.
fico contente por ver a vossa abrangência também no mundo da electrónica que foi uma paixão/hobby na minha adolescência...
não querendo desviar o tema mas ainda na área da electrónica, suspeito que um autómato programável seja óptimo para o controlo dos diferentes passos lógicos dos sistemas aqs ou ac.
nunca brinquei com isso, será que alguem sabe me dizer se as linguagens dos siemens e dos omron são as mesmas e onde posso encontrar material didáctico ? estou com este interesse na minha cabeça já á algum tempo e sei que só vai passar quando aprender a programar
acho que sim mas fazendo um circuito podes ocupar muito menos espaço, se eu usa-se um um integrado programado tipo pic 12c617 (da microchip) ficaria muito mais simples, mas teria que o programar que me levaria muito tempo, ando com outros projectos com estes integrados e não pretendo mistura-los, da uma vista de olhos na revista elektor do mês passado e deste, podes começar por ai, atenção que são matérias que tens de ter um certo background.
ola
para o efeito que eu queria não era necessário essa protecção pois tenho o sistema equipado com uma espécie de ups a 12v (por causa da queda de tenção do arranque,conseguída com a ajuda do red baron e do hynek). em todo o caso qualquer circuito que me de sinal de 0 a 10vdc em função da temperatura pode ser util desde que se saiba a correspondência entre ºc e vdc so e preciso uma tabela.nem e preciso que seja grau a grau basta de 5 em 5 por exemplo.
fico a aguardar por noticias.
cumprimentos
tens este circuito:
podes começar por aqui
se alguém quer proteger uma bateria não a a deve deixar chegar a 10v. muitos antes disso já ela está tecnicamente completamente descarregada (10,8 v). uma bateria de chumbo para não ter uma vida encurtada não dever ter descargas abaixo de 20% a 30% da sua capacidade. 30% de descarga corresponde a cerca de 12,6 v. portanto, para trabalharmos com números de fácil memorização, sempre que uma bateria chege aos 12,5 v deve ser recarregada.
10v é para um caso extremo, quando tentas por o carro a trabalhar, e esta há muito tempo parado, pode ter a bateria muito baixa, isto é para sobrar qqr coisa para o motor de arranque, e como a tenção da bateria depende um pouco da carga e este circuito representa uma carga muito grande para a bateria, mesmo com alguma energia pode baixar até aos 10 (acho eu) no entanto posso por para os 11.