Aquecimento eléctrico do combustivel.

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por xptosempre »

tive a desenhar um circuito no pc, não testei mas é capaz de funcionar, não usa pwm usa ppm, para usar pwm tinha que usar um 556 e um circuito um pouco mais complexo.

r6 será a resistência de aquecimento

Imagem

datasheats:

http://www.irf.com/product-info/datashe ... rf540n.pdf

http://www.fairchildsemi.com/ds/lm/lm555.pdf

rt1 será o semsor, uma ntc de 20k

o q acham??

um abraço

ps:
o moc é um tiristor não pode ser usado em dc, só ac

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

bem, eu não me atrevo a comentar o esquema porque de coisas dessas eu sou um zero à esquerda. deixo essa parte para outros utilizadores aqui do forum, entre eles o red baron ou o klintzer. pois já vi posts deles que pelo menos davam a entender conhecer desse assunto...

o que me traz aqui é mais um complemento à ideia que o red baron teve sobre aquecimento do combustivel pela parte electrica, o tal "charuto"... não tenho intenção de a desenvolver pelo menos para já, mas pode haver algém que queira pegar nela.
-a minha casa quando foi contruída, nas canalizações foi utilizado um material que tanto serve para água fria como quente. o nome de momento não lembro mas posso saber isso com facilidade. esse material é unido aos acessórios a quente com uma maquina própria, (curvas, "ts", ponteiras roscadas), uma espécie de soldadura.
ora voltando ao "charuto", pode ser aproveitada esta ideia colocando uma ponteira em cada expremidade com uma rosca de 1/2 polgada, ou 3/8 se houver. essa rosca mesmo que seja em latão fica oculta com a rosca macho de um record de hidráulica...
como esse material é isolante pode muito bem suportar uma resistencia dentro ligada entre os dois records, ficando mergulhada no combustivel...
em minha casa também tenho caldeira na lareira, e pelas vezes que ferveu água, posso adientar que difilmente dará problemas no que toca a temperaturas...

tal como disse é apenas uma ideia...

abraço...

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

xptosempre Escreveu:tive a desenhar um circuito no pc, não testei mas é capaz de funcionar, não usa pwm usa ppm, para usar pwm tinha que usar um 556 e um circuito um pouco mais complexo.

r6 será a resistência de aquecimento

Imagem

datasheats:

http://www.irf.com/product-info/datashe ... rf540n.pdf

http://www.fairchildsemi.com/ds/lm/lm555.pdf

rt1 será o semsor, uma ntc de 20k

o q acham??

um abraço

ps:
o moc é um tiristor não pode ser usado em dc, só ac
ola
o circuito parece simples muito embora em não seja nenhum as na eletronica .
mas se possível explica um cadito melhor o funcionamento (como eu há de haver mais).
já agira seria possível criar uma coisa deste tipo mas com uma saída de 0v a 10v em que a tenção mais alta corresponda a maior temperatura ?
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

viva!
estive a analisar o esquema apresentado pelo xptosempre e é de facto um dos circuitos mais simples de controlo de temperatura.
é muito parecido com um circuito de controlo de velocidade para ventoinhas de arrefecimento, de dissipadores por exemplo.
o termistor nt1, ligado directamente no 555 sem qualquer amplificação, prévia faz com que o circuito tenha uma sensibilidade pequena, disto resulta que o intervalo de temperatura, que é sentido pelo termistor nt1 (ntc) é muito alargado para ir da situação de entrega da potência máxima na resistência r6 e o corte da referida potência, ou seja, a temperatura não é mantida num intervalo muito apertado como é conveniente.
este problema pode ser resolvido colocando um transístor ou mesmo um amplificador operacional entre o termistor e a entrada inversora do comparador interno do 555 (pino 5).

a imagem seguinte é um esquema de um termostáto com saída por relé.
pode se aproveitar a saída do primeiro ou do segundo ampop (amplificador operacional) para ligar no pino 5 do 555.
therm.gif
therm.gif (0 Bytes) Visto 13513 vezes
esta montagem responde tambem à pergunta do eléctrico, é uma montagem que dá uma saida de 0 a 12v na bobine do relé com uma pequena variação de temperatura.

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

red baron Escreveu: esta montagem responde tambem à pergunta do eléctrico, é uma montagem que dá uma saida de 0 a 12v na bobine do relé com uma pequena variação de temperatura.
ola
red o que queria dizer era que por exemplo a 0v deve corresponder 0º e a 10v deve corresponder 100º.era esta a ideia da questão,era isso que tinhas em mente?
a ser assim como se calibra o máximo e mínimo se temperatura e através da resistencia regulável?
este tipo de circuito podia-me dar algum jeito no meu kit
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

olá.
electrico, a principal utilidade de um circuito desses seria para fazer um termómetro com um voltímetro, era esse o teu interesse?
seria fácil fazer um circuito desses se o sensor fosse linear, isto é se a resistência variasse linearmente com a temperatura mas infelizmente não é assim.

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

red baron Escreveu:olá.
electrico, a principal utilidade de um circuito desses seria para fazer um termómetro com um voltímetro, era esse o teu interesse?
seria fácil fazer um circuito desses se o sensor fosse linear, isto é se a resistência variasse linearmente com a temperatura mas infelizmente não é assim.
ola
sim a ideia básica era mais ao menos essa porem não para um voltimetro mas para o automato que tenho instalado no carro.
embora não sendo linear desde que se saiba a correspondência ºc/v pode na mesma ser útil
se tivesses forma de quantificar essa correspondência poderia analisar da sua utilidade.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

Autor do tópico
xptosempre
Membro Silver
Membro Silver

red baron Escreveu:viva!
estive a analisar o esquema apresentado pelo xptosempre e é de facto um dos circuitos mais simples de controlo de temperatura.
é muito parecido com um circuito de controlo de velocidade para ventoinhas de arrefecimento, de dissipadores por exemplo.
o termistor nt1, ligado directamente no 555 sem qualquer amplificação, prévia faz com que o circuito tenha uma sensibilidade pequena, disto resulta que o intervalo de temperatura, que é sentido pelo termistor nt1 (ntc) é muito alargado para ir da situação de entrega da potência máxima na resistência r6 e o corte da referida potência, ou seja, a temperatura não é mantida num intervalo muito apertado como é conveniente.
este problema pode ser resolvido colocando um transístor ou mesmo um amplificador operacional entre o termistor e a entrada inversora do comparador interno do 555 (pino 5).

a imagem seguinte é um esquema de um termostáto com saída por relé.
pode se aproveitar a saída do primeiro ou do segundo ampop (amplificador operacional) para ligar no pino 5 do 555.
therm.gif
esta montagem responde tambem à pergunta do eléctrico, é uma montagem que dá uma saida de 0 a 12v na bobine do relé com uma pequena variação de temperatura.

exactamente, já fiz um circuito melhor mas estava com problemas nessa parte, agora vou alterar o circuito para pwm (dois 555) e po-lo mais sensível com ampop's, vou por também uma protecção para descarga profunda da bateria, é mais ou menos quando chegar aos 10v desliga-se.

vou dar noticias
um abraço

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

vejam se conseguem transferir toda esta conversa ou toda a discussão deste tema para este tópico...

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=6278

fivava melhor lá...

porque pode haver alguma confusão na interpretação desta sugestão do flamingo, devo esclarecer que este post estava no tópico "aquecimento do combustivel".
o flamingo sugeriu, e bem a meu ver, que este tema não fosse discutido lá onde se encontrava. criei um tópico novo só dedicado a estes temas e, ao fundir as ,mensagens, o post veio aqui parar tambem.

Autor do tópico
xptosempre
Membro Silver
Membro Silver

flamingo Escreveu:vejam se conseguem transferir toda esta conversa ou toda a discussão deste tema para este tópico...

fivava melhor lá...
ok mas o que estamos a fazer inda não "existe", eu acho que não, se algum dia funcionar acho que sim, não posso por este circuito porque inda nem testei, percebeste? embora se laguem achar que sim vamos nessa.

voltando ao circuito, através da imagem seguinte podemos ver o comportamento da potencia dada a resistência de aquecimento perto da temperatura pretendida, o risco amarelo esta invertido devido a montagem inversora do ampop, assim, caso um fio do sensor parta não haverá problema pois o circuito ficara a debitar a potencia mínima.

Imagem

na imagem seguinte temos o circuito, onde rt1 é a ntc (sensor de temperatura), rv1 configura a temperatura, r10 configura a sensibilidade (pode ser substituido por um reóstato) e rl é a resistência de aquecimento.

Imagem

ps.

ja vi dois erros mas desculpem hoje ja não mudo a imagem, so mudei no circuito e o post, c3 tem de ser 1/4 de c1, ou seja, c1=20uf e c3=2.5uf, o outro é que o pino de u1 tem de estar ligado entre r3 e c1.

a frequência de trabalho ronda os 20hz.
a protecção da bateria inda não foi implementada, fica para amanha, se tiver tempo

um abraço a todos e comentem

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

xptosempre Escreveu: vou por também uma protecção para descarga profunda da bateria, é mais ou menos quando chegar aos 10v desliga-se.
ola
para o efeito que eu queria não era necessário essa protecção pois tenho o sistema equipado com uma espécie de ups a 12v (por causa da queda de tenção do arranque,conseguída com a ajuda do red baron e do hynek). em todo o caso qualquer circuito que me de sinal de 0 a 10vdc em função da temperatura pode ser util desde que se saiba a correspondência entre ºc e vdc so e preciso uma tabela.nem e preciso que seja grau a grau basta de 5 em 5 por exemplo.
fico a aguardar por noticias.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Aquecimento eléctrico do combustivel.

Mensagem por RED BARON »

viva!
no evoluir da discussão sobre o aquecimento do combustível, verificou-se que o aquecimento eléctrico, com os respectivos circuitos de controlo de potência ( pwm,ppm ) e temperatura, tem matéria suficiente para originar a abertura de um tópico só para estes assuntos.
deste modo abro este tópico para ser dedicado essencialmente à discussão de assuntos relacionados com o aquecimento eléctrico do combustível, seja resistivo ou por indução, e circuitos de controlo de potência e temperatura relacionados.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Re: Aquecimento eléctrico do combustivel.

Mensagem por orbis »

se alguém quer proteger uma bateria não a a deve deixar chegar a 10v. muitos antes disso já ela está tecnicamente completamente descarregada (10,8 v). uma bateria de chumbo para não ter uma vida encurtada não dever ter descargas abaixo de 20% a 30% da sua capacidade. 30% de descarga corresponde a cerca de 12,6 v. portanto, para trabalharmos com números de fácil memorização, sempre que uma bateria chege aos 12,5 v deve ser recarregada.

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

orbis Escreveu:se alguém quer proteger uma bateria não a a deve deixar chegar a 10v. muitos antes disso já ela está tecnicamente completamente descarregada (10,8 v). uma bateria de chumbo para não ter uma vida encurtada não dever ter descargas abaixo de 20% a 30% da sua capacidade. 30% de descarga corresponde a cerca de 12,6 v. portanto, para trabalharmos com números de fácil memorização, sempre que uma bateria chege aos 12,5 v deve ser recarregada.
tens toda razão, mas o eléctrico está-se referir à gama de funcionamento do autómato que tem no carro. este trabalha com tensão de 0 a 10 v. por isso tem de adaptar os sinais de entrada para que com 14,5 v da bateria o sinal seja 10 v (100%) e com 12,6 v seja outra tensão que corresponderá a 70%.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

xptosempre Escreveu:
flamingo Escreveu:vejam se conseguem transferir toda esta conversa ou toda a discussão deste tema para este tópico...

fivava melhor lá...
ok mas o que estamos a fazer inda não "existe", eu acho que não, se algum dia funcionar acho que sim, não posso por este circuito porque inda nem testei, percebeste? embora se laguem achar que sim vamos nessa.

voltando ao circuito, através da imagem seguinte podemos ver o comportamento da potencia dada a resistência de aquecimento perto da temperatura pretendida, o risco amarelo esta invertido devido a montagem inversora do ampop, assim, caso um fio do sensor parta não haverá problema pois o circuito ficara a debitar a potencia mínima.

Imagem

na imagem seguinte temos o circuito, onde rt1 é a ntc (sensor de temperatura), rv1 configura a temperatura, r10 configura a sensibilidade (pode ser substituido por um reóstato) e rl é a resistência de aquecimento.

Imagem

ps.

ja vi dois erros mas desculpem hoje ja não mudo a imagem, so mudei no circuito e o post, c3 tem de ser 1/4 de c1, ou seja, c1=20uf e c3=2.5uf, o outro é que o pino de u1 tem de estar ligado entre r3 e c1.

a frequência de trabalho ronda os 20hz.
a protecção da bateria inda não foi implementada, fica para amanha, se tiver tempo

um abraço a todos e comentem
eu não sei muito de electrónica, mas tenho alguma experiência com mosfet's, quanto a este circuito a resistência r6 deve ser mais baixa, tipo 47 ohm sendo que este circuito trabalha a 12v e o condensador c2 acho desnecessário e até prejudicial ao mosfet, vai fazer com que o dito aqueça e até talvez queime, atenção que na maior parte das vezes que os mosfet's queimam entram em curto-circuito.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Mensagem por Laranjeiro »

fico contente por ver a vossa abrangência também no mundo da electrónica que foi uma paixão/hobby na minha adolescência...
não querendo desviar o tema mas ainda na área da electrónica, suspeito que um autómato programável seja óptimo para o controlo dos diferentes passos lógicos dos sistemas aqs ou ac.
nunca brinquei com isso, será que alguem sabe me dizer se as linguagens dos siemens e dos omron são as mesmas e onde posso encontrar material didáctico ? estou com este interesse na minha cabeça já á algum tempo e sei que só vai passar quando aprender a programar
Chernobyl corria Windows

Autor do tópico
xptosempre
Membro Silver
Membro Silver

eu não sei muito de electrónica, mas tenho alguma experiência com mosfet's, quanto a este circuito a resistência r6 deve ser mais baixa, tipo 47 ohm sendo que este circuito trabalha a 12v e o condensador c2 acho desnecessário e até prejudicial ao mosfet, vai fazer com que o dito aqueça e até talvez queime, atenção que na maior parte das vezes que os mosfet's queimam entram em curto-circuito.
quanto ao valor da da resistência estou de acordo, mas o condensador pus-lo lá para fazer exactamente o contrario, ele vai ajudar o conjunto a ter um menor tempo de subida e de descida, porque é que achas o contrario? talvez ponha lá um ampop para ajudar, ele vai sobrar-me do circuito de protecção da bateria, não sei, dêem-me a vossa opinião

já agora aproveito para dizer que o primeiro circuito não vai funcionar, quase de certeza, se funcionar não vai ser nada eficiente, acho que o podia alterar para aquecimento por indutância, acho que era muito melhor.
fico contente por ver a vossa abrangência também no mundo da electrónica que foi uma paixão/hobby na minha adolescência...
não querendo desviar o tema mas ainda na área da electrónica, suspeito que um autómato programável seja óptimo para o controlo dos diferentes passos lógicos dos sistemas aqs ou ac.
nunca brinquei com isso, será que alguem sabe me dizer se as linguagens dos siemens e dos omron são as mesmas e onde posso encontrar material didáctico ? estou com este interesse na minha cabeça já á algum tempo e sei que só vai passar quando aprender a programar
acho que sim mas fazendo um circuito podes ocupar muito menos espaço, se eu usa-se um um integrado programado tipo pic 12c617 (da microchip) ficaria muito mais simples, mas teria que o programar que me levaria muito tempo, ando com outros projectos com estes integrados e não pretendo mistura-los, da uma vista de olhos na revista elektor do mês passado e deste, podes começar por ai, atenção que são matérias que tens de ter um certo background.
ola
para o efeito que eu queria não era necessário essa protecção pois tenho o sistema equipado com uma espécie de ups a 12v (por causa da queda de tenção do arranque,conseguída com a ajuda do red baron e do hynek). em todo o caso qualquer circuito que me de sinal de 0 a 10vdc em função da temperatura pode ser util desde que se saiba a correspondência entre ºc e vdc so e preciso uma tabela.nem e preciso que seja grau a grau basta de 5 em 5 por exemplo.
fico a aguardar por noticias.
cumprimentos
tens este circuito:

Imagem

podes começar por aqui
se alguém quer proteger uma bateria não a a deve deixar chegar a 10v. muitos antes disso já ela está tecnicamente completamente descarregada (10,8 v). uma bateria de chumbo para não ter uma vida encurtada não dever ter descargas abaixo de 20% a 30% da sua capacidade. 30% de descarga corresponde a cerca de 12,6 v. portanto, para trabalharmos com números de fácil memorização, sempre que uma bateria chege aos 12,5 v deve ser recarregada.
10v é para um caso extremo, quando tentas por o carro a trabalhar, e esta há muito tempo parado, pode ter a bateria muito baixa, isto é para sobrar qqr coisa para o motor de arranque, e como a tenção da bateria depende um pouco da carga e este circuito representa uma carga muito grande para a bateria, mesmo com alguma energia pode baixar até aos 10 (acho eu) no entanto posso por para os 11.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

xptosempre

o gate do mosfet é um condensador, repara no seu símbolo, esse condensador vai aumentar a impedância no gate e vai fazer com que a subida seja mais lenta e a descida também, como sabes os mosfet's estão ligados ou desligados, portanto quanto mais rápida for a subida ou descida melhor. em baixo o esquema de um driver simples e funcional. estou aqui á procura de um circuito que até já postei no fórum, estava desenhado para controlador de motor dc, e tinha uma cena importante que esse não tem, controle de corrente, e era ajustável, o controle de corrente é importante para limitar a corrente no mosfet.
DRIVER_MOSFET.JPG
DRIVER_MOSFET.JPG (14.68 KiB) Visto 13303 vezes

atenção neste caso o pwm é invertido, portanto para inverter novamente basta adicionar 1 transistor npn.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

laranjeiro Escreveu:fico contente por ver a vossa abrangência também no mundo da electrónica que foi uma paixão/hobby na minha adolescência...
ola
as linguagens de programação são difrentes muito embora com algumas parecenças.
o automato que tenho instalado e da telemecanique e so usei este por causa do lcd ser grande pois dentro deste segmento e o maior e como o uso para dar informações do sobre o decorrer do processo (estado da bateria,tempo de trabalho a diesel e a o.v.,e opções de trabalho como aquecimento do filtro e detecção de regime urbano entre outras coisas)
com respeito a material didatico so procurando nas casas de material eletrico pois as veses fasem companhas com o automato cabo para pc e software e assim fica mais em conta mas para isso sempre p+odes contar com pelo menos 150€ a 200€.
se tiveres dificuldade de encontrar pergunta que pode dar-se uma ajuda.
comprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

Autor do tópico
xptosempre
Membro Silver
Membro Silver

jmal eu sei, e c2 é para minimizar esse efeito, eles não estão em paralelo, estão em serie, condensadores em serie não se somam

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”