Uma bereco do dia a dia!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

cax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 03, 2008 11:16 pm

Re: Uma bereco do dia a dia!

Mensagem por cax »

edupatorod Escreveu:cax:

sobre a humidade relativa que aparece no manual da scooter.
como podes ver no site da meteorologia nacional: http://www.meteo.pt
70% é a humidade quando está a chuver.
100% é quando tens a scooter mergulhada em agua.

portanto a bereco tem um comportamento identico às scooters a combustão.
mergulhadas em agua páram e deixam de funcionar.
com chuva normal aguentam.

eduardo
ecomotores.com
orbis Escreveu:quando está a chover a humidade relativa é quase sempre superior a 90%.
é muito relativo (como o próprio nome indica), pode chover com humidades de 50%, por exemplo em dias de aguaceiros, pode cair uma valente granizada e o ar estar relativamente seco, e pode não chover com humidade de 100%, por exemplo quando está nevoeiro denso.
para a bereco não é recomendada humidade superior a (cerca) de 70%, o que também é relativo mas significa que ela não se dá muito bem com humidade elevada.
de facto, o problema que tive deveu-se a água que entrou no electrónico dos piscas (donde vem o tic tic), felizmente não se inutilizou e desde que o tenho mantido sempre (relativamente) seco funciona na perfeição.
como deixo a bereco estacionada ao relento durante o dia, as duas vezes que isso aconteceu choveu de facto bastante e a desgraçada aguentou com a chuva directamente em cima o dia todo que eu só montei quando parou (acho que sou mais sensível à humidade que a bereco).
esta semana, como sou bereco addicted (e ter de pegar no carro ou ir de autocarro é um transtorno), arrisquei mesmo com ameaça de chuva e circulei em dias bastante húmidos, mas sem chuva. zero problemas.
continuo a fazer a carga de 1/2 hora ao almoço, sei que as baterias querem carga máxima sempre que possível, mas será que cargas incompletas diminuem o tempo de vida das baterias?
outra coisa, alguém aqui disse que havia postes para carregamento no colombo em lisboa. será que me podiam arranjar umas fotos para ver se consigo convencer a câmara aqui de viana a pôr nos muitos parques do sítio?
serges, és uma estrela!!!

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

sábado tiro foto e posto, mas não tem nada que saber... é uma tomada normal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

pantspanana
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mar 26, 2008 1:35 am

Mensagem por pantspanana »

olá pessoal

voltei então para guimarães na quinta-feira passada e como sai da póvoa de varzim um pouco antes do almoço fiz um pit-stop em famalicão para recarregar baterias tanto as minhas como as da verdinha...
ironia das ironias quando eu resolvo perguntar numa bomba de gasolina para "atestar" a verdinha enquanto ia almoçar num restaurante ali ao lado...
pois foi tal a surpresa do empregado da bomba que, quando dei por mim tinha se criado um aglomerado de curiosos ali á volta quando regressei do meu farto repasto...
tudo quanto era gente queria experimentar a verdinha, mas quem teve a sorte de a testar foi o empregado da bomba que muito gentilmente acedeu ao meu pedido...
depois de todo aquele alarido lá parti eu para guimarães todo contente e de barriga cheia...

um abraço ao pessoal

ricardo faria

p.s.: já fiz 280km na verdinha

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

faz como eu cobra as voltinhas a 1€ e já me dá para mais de 200km de electricidade paga, ou em alguns casos, caixotes de lixo!
Mapa dos pontos de carga

irinachaves
Membro
Membro
Registado: sexta fev 22, 2008 8:41 pm

Mensagem por irinachaves »

olá pantspanana, e também aplicou a lei seca á sua barriguinha?
eu não acredito, e mais em guimarães com tão bom verdinho, olhe que lá por ser mulher não me furto aos nectares do norte sempre que por aí passo, tentações percebe?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

eu disse que quando está a chover a humidade relativa é normalmente superior a 90%. pode haver excepções mas são raras. e a humidade relativa não tem esse nome por ser um conceito relativo como quer fazer crer edupatorod.
hr= ha/psx100 em que ha é a humidade absoluta expressa em g/m^3 e ps é o ponto de saturação para uma determinada temperatura, também expresso em g/m^3. como vê, isto é bem claro e objectivo.

cax
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por cax »

orbis Escreveu:eu disse que quando está a chover a humidade relativa é normalmente superior a 90%. pode haver excepções mas são raras. e a humidade relativa não tem esse nome por ser um conceito relativo como quer fazer crer edupatorod.
hr= ha/psx100 em que ha é a humidade absoluta expressa em g/m^3 e ps é o ponto de saturação para uma determinada temperatura, também expresso em g/m^3. como vê, isto é bem claro e objectivo.
fui eu e não o edupatorod que escrevi nesses termos, mas a ideia não é que a humidade relativa é uma medida não concreta mas, usando a expressão como pleonasmo, que estar 70%, 80%, ou 100% de humidade atmosférica relativamente ao respectivo ponto de saturação, não significa estar necessariamente a chover, ou que, isso sim escrito pelo edupatorod, 100% de humidade relativa não significa estar emerso em água, significa simplesmente a % de saturação de humidade do ar atmosférico em dado momento.

voltando ao essencial, no manual de instruções da bereco não é aconselhada a utilização com humidade superior a 70%. no meu caso tive alguns problemas já postados relacionados com humidade e da, experiência que vou tendo, concluo que muito embora circule sem problemas com humidade elevada (+ de 70%), o problema maior prende-se com a estanquicidade, quer do painel de instrumentos, quer do compartimento das baterias, principalmente quando exposta à chuva.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

tens razão, quem colocou o post não foi o edupatorod.

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

cax,

sim o que tens é um problema de estanquisicade.
entra água para o relé dos piscas, analisando a scooter com calma isso será de resolução fácil.

eduardo
ecomotores.com

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

noticias das boas pró pessoas.
ontem dia 30 de março, fui há chamada feira de março a aveiro, e sabem pessoal dei uma voltinha numa bereco, foi bem bom, no pavilhão estavam algumas pessoas que impediam de eu acelerar mais, mas já fui muito bom. se tiverem oportunidade passem por lá até ao dia 25 de abril.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

josé luís cabete Escreveu:noticias das boas pró pessoas.
ontem dia 30 de março, fui há chamada feira de março a aveiro, e sabem pessoal dei uma voltinha numa bereco, foi bem bom, no pavilhão estavam algumas pessoas que impediam de eu acelerar mais, mas já fui muito bom. se tiverem oportunidade passem por lá até ao dia 25 de abril.

é sortudo, andaste numa bereco e numa emax, então e as diferenças ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver

jmal escreveu
é sortudo, andaste numa bereco e numa emax, então e as diferenças ?[/quote]

sortudo eu? fiz por isso, convidei um amigo e lá formos nós, dei uma voltinha na bereco e na emax, o amigo que foi comigo também experimentou, mas deu uma volta mais pequena, pois apareceu o segurança e disse que não podia andar ali, enfim compreende-se. quanto ás diferenças, são bem patentes em termos de estética, a bereco tem uma boa apresentação na parte frontal, mas na traseira deixa um pouco a desejar, a emax tem uma aparência arrojada, pneus maiores, estrutura com outra elegância, enfim made in germany, só não gostei muito da zona entre o banco e a coluna de direcção, muito cheia, mas enfim compreende-se, as baterias tinham que estar em algum lado para se deixar espaço onde é mais necessário.

ps. gostarão da reportagem?

cax
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por cax »

josé luís cabete Escreveu:ps. gostarão da reportagem?
queremos saber +. potência, autonomia, velocidade, preço, etc...???

easy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Mensagem por easy »

cax Escreveu:queremos saber +. potência, autonomia, velocidade, preço, etc...???
podes ver no tópico deste fórum sobre a e-max:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=6389

ou na página:
http://www.e-max-ltd.com/products/index.php

preço: 3200€ -> http://www.ecomotores.com

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver

como podem ver o fórum é esta pequena maravilha, pergunta feita, aparece logo quem responda.

irinachaves
Membro
Membro
Registado: sexta fev 22, 2008 8:41 pm

Mensagem por irinachaves »

josé luís cabete Escreveu:
ps. gostarão da reportagem?
gostarão ou gostaram?

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

easy Escreveu:
cax Escreveu:queremos saber +. potência, autonomia, velocidade, preço, etc...???
podes ver no tópico deste fórum sobre a e-max:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=6389

ou na página:
http://www.e-max-ltd.com/products/index.php

preço: 3200€ -> http://www.ecomotores.com
realmente, é mais cara que a bereco mas temos de analisar melhor para percebermos as diferenças...

motor mais potente.
talvez melhores acabamentos e realmente o mini computador de bordo parece me muito bem!

vamos aguardar por outros modelos pois o primeiro, 90s deixa muito a desejar para o que se precisa!
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

vamos aguardar por outros modelos pois o primeiro, 90s deixa muito a desejar para o que se precisa!
pois, é tambem essa a minha opiniao, temo é que vá haver uma grande diferença de preços da serie s (silicone-chumbo) para a serie l (litio), nao so por causa das baterias como tambem do novo gestor bms. mas os resultados finais tambem sao bastante diferentes, assim temos um outro produto com uma designaçao bastante identica.
the electronic control:
e-max scooters have a digital controller which controls the motor and was especially designed for the needs of an electric scooter. the e-max developed software can be customized to our customers' needs. the lithium ion version has an innovative battery management system (bms) with automotive approval. the bms has an integrated black box which monitors and records the condition of the battery, motor and track.

the battery:
e-max offers customers a choice: the long lasting and cost-effective silicon batteries with 40 ah and 60 ah based on a 48 v system or the extremely light weight lithium batteries which allow a range of up to 150 km and a charging time of less than 2 hours. lithium can be recharged to a minimum of 1000 full cycles; this means more than 100,000 km can be driven. both battery systems have no memory effect, so you can charge them whenever you want without problems.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

serges, se eu fosse a ti ficava sossegadito agora com a bereco que serve as tuas necessidades, e ao mesmo tempo ficava de olho nesse rapaz que disse por aí (não me lembro o nome e admito que não tou com energia para ir procurar, o tópico já vai enorme) que propôs como trabalho final do seu curso desenvolver um controlador com travagem regenerativa pá bereco.
a tecnologia tá sempre a avançar, e não há à partida grande razão para não manter o chassis e ir trocando o controlador, as baterias, o motor, ...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

a tecnologia tá sempre a avançar, e não há à partida grande razão para não manter o chassis e ir trocando o controlador, as baterias, o motor, ...
é bem verdade njay, basta ver as emax, só muda o recheio excepto no ultimo modelo em que o motor passa de 4kw para 7kw #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”