Calculo de radiadores numa habitação

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Golf V
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta abr 09, 2008 10:55 pm

Calculo de radiadores numa habitação

Mensagem por Golf V »

olá a todos

gostaria de saber se existe algum programa que possa fazer o calculo do numero de radiadores a colocar numa habitação. ou se existe alguma formula para fazer o calculo manual.

estou com urgencia e gostaria de obter uma resposta o mais rapido possivel.

cumprimentos

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Calculo de radiadores numa habitação

Mensagem por itisix »

boas.

isso é relativo.

são precisos mais dados.

para que tipo de radiadores é?

se forem acumuladores térmicos, fica aqui um site

http://www.ventilnorte.com/calculo_acumulador.html

para radiadores de aquecimento central, pode-se fazer as contas. cada elemento de radiador tem aprox 0,2kw.

para uma casa com isolamento médio/alto e vidro duplo, andará pelos 80w/m2. para isolamentos mais fracos, uns 100/120w/m2. isto para zonas muito frias. para zonas mais quentes (tipo litoral, podes tirar 20w aos valores por m2 acima)

atenção que para aquecimento central não se podem fazer cálculos isolados. é preciso pensar o sistema todo num conjunto, pois uns podem roubar caudal a outros e devem sempre ser +/- equilibrados.

sobredimensionar o sistema é tão mau como subdimensionar, por isso os cálculos devem ser bem feitos e de preferência deixados a um profissional (que eu não sou).

espero ter ajudado

Autor do tópico
Golf V
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta abr 09, 2008 10:55 pm

Mensagem por Golf V »

boas itisixado

a tua resposta ajudou em alguma coisa , mas mesmo assim precisava de saber em media 1m2 quantos elementos de radiador corespondem.`é disto que eu preciso.
fico a aguardar resposta.

obrigado mais uma vez.

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

golf v Escreveu:boas itisixado

a tua resposta ajudou em alguma coisa , mas mesmo assim precisava de saber em media 1m2 quantos elementos de radiador corespondem.`é disto que eu preciso.
fico a aguardar resposta.

obrigado mais uma vez.
bem, pelas minhas contas, cada elemento dará para cerca de 2,5 m2 (200w), isto aplicando os 80w por m2.

espero ter ajudado.

abraço

Responder

Voltar para “Geral”