olá a todos
gostaria de saber se existe algum programa que possa fazer o calculo do numero de radiadores a colocar numa habitação. ou se existe alguma formula para fazer o calculo manual.
estou com urgencia e gostaria de obter uma resposta o mais rapido possivel.
cumprimentos
Calculo de radiadores numa habitação
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quarta abr 09, 2008 10:55 pm
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
Re: Calculo de radiadores numa habitação
boas.
isso é relativo.
são precisos mais dados.
para que tipo de radiadores é?
se forem acumuladores térmicos, fica aqui um site
http://www.ventilnorte.com/calculo_acumulador.html
para radiadores de aquecimento central, pode-se fazer as contas. cada elemento de radiador tem aprox 0,2kw.
para uma casa com isolamento médio/alto e vidro duplo, andará pelos 80w/m2. para isolamentos mais fracos, uns 100/120w/m2. isto para zonas muito frias. para zonas mais quentes (tipo litoral, podes tirar 20w aos valores por m2 acima)
atenção que para aquecimento central não se podem fazer cálculos isolados. é preciso pensar o sistema todo num conjunto, pois uns podem roubar caudal a outros e devem sempre ser +/- equilibrados.
sobredimensionar o sistema é tão mau como subdimensionar, por isso os cálculos devem ser bem feitos e de preferência deixados a um profissional (que eu não sou).
espero ter ajudado
isso é relativo.
são precisos mais dados.
para que tipo de radiadores é?
se forem acumuladores térmicos, fica aqui um site
http://www.ventilnorte.com/calculo_acumulador.html
para radiadores de aquecimento central, pode-se fazer as contas. cada elemento de radiador tem aprox 0,2kw.
para uma casa com isolamento médio/alto e vidro duplo, andará pelos 80w/m2. para isolamentos mais fracos, uns 100/120w/m2. isto para zonas muito frias. para zonas mais quentes (tipo litoral, podes tirar 20w aos valores por m2 acima)
atenção que para aquecimento central não se podem fazer cálculos isolados. é preciso pensar o sistema todo num conjunto, pois uns podem roubar caudal a outros e devem sempre ser +/- equilibrados.
sobredimensionar o sistema é tão mau como subdimensionar, por isso os cálculos devem ser bem feitos e de preferência deixados a um profissional (que eu não sou).
espero ter ajudado
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quarta abr 09, 2008 10:55 pm
boas itisixado
a tua resposta ajudou em alguma coisa , mas mesmo assim precisava de saber em media 1m2 quantos elementos de radiador corespondem.`é disto que eu preciso.
fico a aguardar resposta.
obrigado mais uma vez.
a tua resposta ajudou em alguma coisa , mas mesmo assim precisava de saber em media 1m2 quantos elementos de radiador corespondem.`é disto que eu preciso.
obrigado mais uma vez.
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
bem, pelas minhas contas, cada elemento dará para cerca de 2,5 m2 (200w), isto aplicando os 80w por m2.golf v Escreveu:boas itisixado
obrigado mais uma vez.
espero ter ajudado.
abraço