instalar painel solar em sistema já existente
-
j_r_m_c
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm
instalar painel solar em sistema já existente
tenho uma caldeira da beretta com aquecimento de águas sanitárias e aquecimento
quero instalar um painel neste sistema, mas como utilizo para aquecimento??
alguem já instalou algum??
quero instalar um painel neste sistema, mas como utilizo para aquecimento??
alguem já instalou algum??
-
biscas
- Membro

- Registado: terça jun 10, 2008 9:10 pm
Re: instalar painel solar em sistema já existente
estou com o mesmo problema. ja montei o painel ja fiz uma serie de ligações mas nao sei se estou a tirar algum rendimento.
-
pumpdown
- Membro Dedicado

- Registado: quarta mar 12, 2008 4:24 pm
não sabe o consumo da caldeira antes de ter aplicado o painel solar termico?
daquilo que conheço não me parece que obtenha qualquer tipo de resultado favoravel.
mesmo com paineis solares em tubo de vacuo, o rendimento é pouco ou nenhum.
cumprimentos
daquilo que conheço não me parece que obtenha qualquer tipo de resultado favoravel.
mesmo com paineis solares em tubo de vacuo, o rendimento é pouco ou nenhum.
cumprimentos
-
Enerefficiency
- Membro

- Registado: terça jun 24, 2008 10:50 am
boas
para aquecimento da habitação através de painéis solares é complicado. seria necessária uma grande quantidade de agua quente (+ de 1000lt) para fazer a circulação pela habitação. e para aquecer tanta agua seriam necessários varios painéis e um deposito de grandes dimensões, encarecendo bastante o sistema.
há é a possibilidade de ter os painéis para aqs, deixar a caldeira para o aquecimento da habitação e colocar a caldeira como apoio ao solar (com um deposito de 2 serpentinas).
cumprimentos
joão pratas
para aquecimento da habitação através de painéis solares é complicado. seria necessária uma grande quantidade de agua quente (+ de 1000lt) para fazer a circulação pela habitação. e para aquecer tanta agua seriam necessários varios painéis e um deposito de grandes dimensões, encarecendo bastante o sistema.
há é a possibilidade de ter os painéis para aqs, deixar a caldeira para o aquecimento da habitação e colocar a caldeira como apoio ao solar (com um deposito de 2 serpentinas).
cumprimentos
joão pratas
-
xicofixas
- Membro Dedicado

- Registado: domingo jun 29, 2008 9:39 pm
ja fiz varias instalaçoes de paineis solares e posso dizer que é muito errado mesmo...o que pode fazer é usar a caldeira para aquecimento centrar e o painel para aguas sanitarias..
-
box8389
- Membro Dedicado

- Registado: domingo jul 06, 2008 10:46 pm
boas tardes
espero que ajude: tenho caldeira a gasoleo e painel solar sendo este usado para
preaquecer a aqs antes de entrar na caldeira com bons resultados.
a resistencia de origem do painel solar foi desligada. nos ultimos 7 meses o
consumo da caldeira decresceu para 22 % do mesmo periodo do ano passado.
em relação a usar o painel para aquecimento da casa a minha opinião é que se
trata de uma opção possivel mas inviavel pelas dimesões e investimento necessários.
cumprimentos
marc
espero que ajude: tenho caldeira a gasoleo e painel solar sendo este usado para
preaquecer a aqs antes de entrar na caldeira com bons resultados.
a resistencia de origem do painel solar foi desligada. nos ultimos 7 meses o
consumo da caldeira decresceu para 22 % do mesmo periodo do ano passado.
em relação a usar o painel para aquecimento da casa a minha opinião é que se
trata de uma opção possivel mas inviavel pelas dimesões e investimento necessários.
cumprimentos
marc
-
toze_feup
- Membro Silver

- Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm
viva! a experiência q tens é com instalações de piso radiante ou radiadores passivos? disseram-me q era possivel akecer grande parte das necessidades da casa com paineis solares em tubo de vácuo desde q fosse usado piso radiante, tens alguma experiencia nesse aspecto?é q tenho essa duvida se alguém tiver uma instalação do genero e q viva pra cima de aveiro q se pronuncie sobre o seu sistema e o q acha dele em termos de rendimento sobre a contribuição do painel solar para diminuição da conta final de energia de aquecimentoxicofixas Escreveu:ja fiz varias instalaçoes de paineis solares e posso dizer que é muito errado mesmo...o que pode fazer é usar a caldeira para aquecimento centrar e o painel para aguas sanitarias..
cumps!
-
xicofixas
- Membro Dedicado

piso radiante solar? ai ta algo que nunca ouvi falar. nunca instalei nenhum painel solar termico para aquecimento pois é uma opçao que nao conpença, e a instalaçao que fazia nao usava radiadores simplesmente se ligava o aumulador as aguas sanitarias, agora quanto ao piso radiante\refrescante nao estou muito familiarizado mas penso que nao ha nenhuma opçao que envolva paineis solares, o piso é composto por um tubo que nele dependendo dos sistemas passa um gaz ou agua penso eu...toze_feup Escreveu:viva! a experiência q tens é com instalações de piso radiante ou radiadores passivos? disseram-me q era possivel akecer grande parte das necessidades da casa com paineis solares em tubo de vácuo desde q fosse usado piso radiante, tens alguma experiencia nesse aspecto?é q tenho essa duvida se alguém tiver uma instalação do genero e q viva pra cima de aveiro q se pronuncie sobre o seu sistema e o q acha dele em termos de rendimento sobre a contribuição do painel solar para diminuição da conta final de energia de aquecimentoxicofixas Escreveu:ja fiz varias instalaçoes de paineis solares e posso dizer que é muito errado mesmo...o que pode fazer é usar a caldeira para aquecimento centrar e o painel para aguas sanitarias..
cumps!
-
toze_feup
- Membro Silver

opa pensei q estavas a dizer q era errado usar paineis solares para aquecimento da casa por experiência própria. o normal é usar-se para aqs obviamente...xicofixas Escreveu: piso radiante solar? ai ta algo que nunca ouvi falar. nunca instalei nenhum painel solar termico para aquecimento pois é uma opçao que nao conpença, e a instalaçao que fazia nao usava radiadores simplesmente se ligava o aumulador as aguas sanitarias, agora quanto ao piso radiante\refrescante nao estou muito familiarizado mas penso que nao ha nenhuma opçao que envolva paineis solares, o piso é composto por um tubo que nele dependendo dos sistemas passa um gaz ou agua penso eu...
para a água de aquecimento central usando radiadores passivos dificilmente dará qq contributo um sistema solar, para piso radiante dará algum contributo embora claro q não a 100% mas as necessidades de temp da água são muito mais baixas do q com radiadores...
informa-te pois é possivel de ser usado e existem inclusivé utilizadores do forum com esse sistema! é piso radiante normal por água quente, apenas essa água quente é aquecida por um sistema de paineis e tem como backup normalmente uma caldeira para utilização quando o solar não debitar calor suficiente para o piso (ou para noite).
cumps!
-
xicofixas
- Membro Dedicado

as minhas razoes para que o aqs nao deva ser usado atravez de paineis sao que, o sol n funciona de noite portanto se para aqs sera preciso varios paineis e o que faz com que haja um maior circuito e por sua vez mais perdas de temperatura e depois mais tempo a utilizar a resistencia, e se todas as noites se usar a resistencia ou caldeira para dar apoio nao é rentavel... é simplesmente a minha opiniao e a opiniao de pessoas com que trabalheitoze_feup Escreveu:opa pensei q estavas a dizer q era errado usar paineis solares para aquecimento da casa por experiência própria. o normal é usar-se para aqs obviamente...xicofixas Escreveu: piso radiante solar? ai ta algo que nunca ouvi falar. nunca instalei nenhum painel solar termico para aquecimento pois é uma opçao que nao conpença, e a instalaçao que fazia nao usava radiadores simplesmente se ligava o aumulador as aguas sanitarias, agora quanto ao piso radiante\refrescante nao estou muito familiarizado mas penso que nao ha nenhuma opçao que envolva paineis solares, o piso é composto por um tubo que nele dependendo dos sistemas passa um gaz ou agua penso eu...
para a água de aquecimento central usando radiadores passivos dificilmente dará qq contributo um sistema solar, para piso radiante dará algum contributo embora claro q não a 100% mas as necessidades de temp da água são muito mais baixas do q com radiadores...
informa-te pois é possivel de ser usado e existem inclusivé utilizadores do forum com esse sistema! é piso radiante normal por água quente, apenas essa água quente é aquecida por um sistema de paineis e tem como backup normalmente uma caldeira para utilização quando o solar não debitar calor suficiente para o piso (ou para noite).
cumps!
-
toze_feup
- Membro Silver

usar a resistencia para apoio a um sist de aquecimento central é obviamente descabido. usam-se sim caldeiras (sejam a gás, gasoleo ou a lenha) ou bombas de calor...
qualquer q seja o sistema usado no piso radiante o sistema solar dará um bom contributo pelo menos durante o dia. se compensa o investimento em termos de economia de combustivel isso já é outra história...depende da utilização, zona do país, sistema usado (tubos ou colector plano), etc etc etc.
já ouvi 2 pessoas que mesmo com colectores planos estão contentes o manuelcar deste forum é um exemplo disso e conheço outra pessoa na guarda com tubos de vácuo embora não conheça nenhuma das pessoas pessoalmente nem as respectivas instalações, acredito q funcionem. mas como n sou profissional da area não posso afirmar com certeza só quando estiver a utilizar um sistema desses ou alguém mt proximo de mim com quem tenha contacto e seja idonea para fazer a contabilização é q poderei afirmar a 100% mas q para piso radiante tem lógica tem.
cumps!
qualquer q seja o sistema usado no piso radiante o sistema solar dará um bom contributo pelo menos durante o dia. se compensa o investimento em termos de economia de combustivel isso já é outra história...depende da utilização, zona do país, sistema usado (tubos ou colector plano), etc etc etc.
já ouvi 2 pessoas que mesmo com colectores planos estão contentes o manuelcar deste forum é um exemplo disso e conheço outra pessoa na guarda com tubos de vácuo embora não conheça nenhuma das pessoas pessoalmente nem as respectivas instalações, acredito q funcionem. mas como n sou profissional da area não posso afirmar com certeza só quando estiver a utilizar um sistema desses ou alguém mt proximo de mim com quem tenha contacto e seja idonea para fazer a contabilização é q poderei afirmar a 100% mas q para piso radiante tem lógica tem.
cumps!
-
xicofixas
- Membro Dedicado

os colectores planos tem uma efeciencia muito menor ao tubos de vacuo, mas a grande diferença nota-se no inverno, no entanto o cliente pode nem notar a diferença pois os acumuladores trazem uma resistencia progamavel pra trabalhar de x em x horas e quando baixa para xº de temperatura, isso de utilizar aquecimento central com caldeiras e solar nao é rentavel na minha opiniao, tem de se pagar a instalaçao da caldeira, a instalaçao dos paineis, e pagar o que alimentar a caldeira, eu penso para aquecimento de uma casa neste momento é utilizar a electricidade, é o mais rentavel....toze_feup Escreveu:usar a resistencia para apoio a um sist de aquecimento central é obviamente descabido. usam-se sim caldeiras (sejam a gás, gasoleo ou a lenha) ou bombas de calor...
cumps!
-
FranzLiszt
- Membro Silver

- Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
rentável não é, a não ser que o cliente tenha uma piscina onde possa aproveitar o calor de verão captado pelos colectoresxicofixas Escreveu:isso de utilizar aquecimento central com caldeiras e solar nao é rentavel na minha opiniao,
-
toze_feup
- Membro Silver

opa isso não é bem assim porque os clientes hoje em dia já são informados e já querem ter maneira de verificar quando é q a resistencia está ou não a funcionar e ter um override manual (um simples disjuntor no quadro q a desliga), a malta já não é ceguinha como há uns tempos atrás até porque a energia está cada vez mais cara e a electricidade nc foi barata!xicofixas Escreveu: os colectores planos tem uma efeciencia muito menor ao tubos de vacuo, mas a grande diferença nota-se no inverno, no entanto o cliente pode nem notar a diferença pois os acumuladores trazem uma resistencia progamavel pra trabalhar de x em x horas e quando baixa para xº de temperatura, isso de utilizar aquecimento central com caldeiras e solar nao é rentavel na minha opiniao, tem de se pagar a instalaçao da caldeira, a instalaçao dos paineis, e pagar o que alimentar a caldeira, eu penso para aquecimento de uma casa neste momento é utilizar a electricidade, é o mais rentavel....
quando dizes q é mais rentavel aquecer a casa a electricidade referes-te a q tipo de sistema?
cumps!
-
xicofixas
- Membro Dedicado

radiadores electricos deste genero http://habiecologica.com/site/shopping/?id=10 , sim normalmente os sistemas com resistencia trazem um dijuntor com opçao manual, automatico e ligado e um relogio para controlar o funcionamento. quando eu disse que o cliente nao nota a diferençao nao era no sentido de nao saber. e a electricidade em comparaçao com o gazolio, gaz e outros combustiveis fosseis esta mais barata.toze_feup Escreveu:opa isso não é bem assim porque os clientes hoje em dia já são informados e já querem ter maneira de verificar quando é q a resistencia está ou não a funcionar e ter um override manual (um simples disjuntor no quadro q a desliga), a malta já não é ceguinha como há uns tempos atrás até porque a energia está cada vez mais cara e a electricidade nc foi barata!xicofixas Escreveu: os colectores planos tem uma efeciencia muito menor ao tubos de vacuo, mas a grande diferença nota-se no inverno, no entanto o cliente pode nem notar a diferença pois os acumuladores trazem uma resistencia progamavel pra trabalhar de x em x horas e quando baixa para xº de temperatura, isso de utilizar aquecimento central com caldeiras e solar nao é rentavel na minha opiniao, tem de se pagar a instalaçao da caldeira, a instalaçao dos paineis, e pagar o que alimentar a caldeira, eu penso para aquecimento de uma casa neste momento é utilizar a electricidade, é o mais rentavel....
quando dizes q é mais rentavel aquecer a casa a electricidade referes-te a q tipo de sistema?
cumps!
-
toze_feup
- Membro Silver

opa permite-me discordar parcialmente do q disseste atrás pois mt gente concordará que não tem lógica.
repara tu disseste q a electricidade está mais barata q o gasoleo isso é mt relativo.
um radiador desses que falaste custa nos hipers à entre os 250 e os 600€ dependendo da potencia em causa.
eu possuo uma casa com 450m2 e tenho 22 radiadores e uma caldeira diesel de 40kw, se fosse pra aquecer a casa com esse sistema concerteza concordavas q não seria viável a electricidade...achas q é preciso fazer as contas? começa q pelo preço dos radiadores electricos comprava a caldeira e radiadores a agua e pagava a mão de obra de instalação de tudo e ainda sobrava para pagar uns anos de gasoleo! e depois a potencia contratada teria q ser reforçada bem como se calhar a cablagem da casa para a potencia q estavamos a falar (não é só ligar e está a andar qd falamos de mts radiadores...)
concerteza para apartamentos ou casas pequenas será viavel, mas tens q ter em conta que para teres vários desses rádiadores ligados simultaneamente (q pode acontecer de se ligarem) convém teres uma potencia contratada maior do q a necessária de verão e tudo isso tem custos extras...se juntares o custo de aquisição dos radiadores mais a electricidade q eles vão gastar mesmo q o gasoleo suba mt duvido q compense para casas de tamanho médio/grande!eu conheço quem tem apenas 4 radiadores desses grandes no piso da cave de uma moradia o piso terá tipo 130m2 e gasta perto de 100€ a mais por mês em electricidade de inverno em relação ao verão, ora eu com 900l de gasoleo aqueço uma casa grande o ano todo para aqs e aquecimento central...dará perto de 150€/mês para uma area 3x superior...parece-te descabido? não...apenas cada sistema tem o seu lugar...conforme o contexto em q vai ser usado.
cumps!
repara tu disseste q a electricidade está mais barata q o gasoleo isso é mt relativo.
um radiador desses que falaste custa nos hipers à entre os 250 e os 600€ dependendo da potencia em causa.
eu possuo uma casa com 450m2 e tenho 22 radiadores e uma caldeira diesel de 40kw, se fosse pra aquecer a casa com esse sistema concerteza concordavas q não seria viável a electricidade...achas q é preciso fazer as contas? começa q pelo preço dos radiadores electricos comprava a caldeira e radiadores a agua e pagava a mão de obra de instalação de tudo e ainda sobrava para pagar uns anos de gasoleo! e depois a potencia contratada teria q ser reforçada bem como se calhar a cablagem da casa para a potencia q estavamos a falar (não é só ligar e está a andar qd falamos de mts radiadores...)
concerteza para apartamentos ou casas pequenas será viavel, mas tens q ter em conta que para teres vários desses rádiadores ligados simultaneamente (q pode acontecer de se ligarem) convém teres uma potencia contratada maior do q a necessária de verão e tudo isso tem custos extras...se juntares o custo de aquisição dos radiadores mais a electricidade q eles vão gastar mesmo q o gasoleo suba mt duvido q compense para casas de tamanho médio/grande!eu conheço quem tem apenas 4 radiadores desses grandes no piso da cave de uma moradia o piso terá tipo 130m2 e gasta perto de 100€ a mais por mês em electricidade de inverno em relação ao verão, ora eu com 900l de gasoleo aqueço uma casa grande o ano todo para aqs e aquecimento central...dará perto de 150€/mês para uma area 3x superior...parece-te descabido? não...apenas cada sistema tem o seu lugar...conforme o contexto em q vai ser usado.
cumps!
-
xicofixas
- Membro Dedicado

é simplesmente a minha opiniãotoze_feup Escreveu:opa permite-me discordar parcialmente do q disseste atrás pois mt gente concordará que não tem lógica.
eu possuo uma casa com 450m2 e tenho 22 radiadores e uma caldeira diesel de 40kw, se fosse pra aquecer a casa com esse sistema concerteza concordavas q não seria viável a electricidade...achas q é preciso fazer as contas?
concerteza para apartamentos ou casas pequenas será viavel, mas tens q ter em conta que para teres vários desses rádiadores ligados simultaneamente (q pode acontecer de se ligarem) convém teres uma potencia contratada maior do q a necessária de verão e tudo isso tem custos...se juntares o custo de aquisição dos radiadores mais a electricidade q eles vão gastar mesmo q o gasoleo suba mt duvido q compense para casas de tamanho médio/grande!
cumps!
-
box8389
- Membro Dedicado

acrescento os meus 2 cêntimos para a discussão:
disponho de aquecimento por piso radiante e aquando do seu projecto e calculo que fiz com apoio
da wirsbo ( espero que não seja considerado publicidade.. ) fiz também um exercício que consistiu na utilização
de paineis solares para aquecimento tendo concluido que necessitaria o equivalente a aproximadamente
1/3 da área a aquecer como área de captação dos paineis solares mais um dispositivo de acumulação na casa
dos 1500l. este tipo de investimento é ,no meu entender,inviável até porque só garantiria 80% das necessidades
apenas durante 4 meses do ano e necessitaria sempre de um sistema de apoio. já agora: a vantagem do
piso radiante nestes sistemas é que como a temperatura da agua necessária para o seu funcionamento é baixa
é possível , mesmo em inverno , os painéis a atingirem em grande parte do tempo. usualmente estes painéis
preaquecem ( via dispositivo de acumulação ) o retorno do chão radiante antes de entrar na caldeira e voltar
ao piso.
em relação a quem é mais económico se gasóleo, gás, electricidade ect, ect gostaria de recordar que o
importante não é apenas o poder calorifico "per si" do combustivel a dividir pelo seu custo mas que deverá ser
incluido também o rendimento e envolvente dos dispositivos que o utilizam. em termos teoricos uma péssima
caldeira a gasoleo numa instalação mal regulada poderá acabar por ser mais dispendiosa que um aquecedor
eléctrico correctamenete instalado e utilizado.
denoto das diversas discussões pouca atenção a este facto que, na minha opinião de apenas curioso na matéria,
explica a grande variabilidade em termos de "performance" das diversas instalações de aquecimento que são citadas
deverá existir assim algum sentido crítico do projectista/instalador para a adequação das opções existentes ao caso particular entre mãos e não o seu projecto partindo de "receitas" e ideias preconcebidas
assim, voltando a discussão havida, é bem possível que em determinadas situações a resistência
eléctrica de suporte conjugada com tarifa bi-horária seja uma opção económica no aquecimento de água (sobretudo
se incluirmos os custos de aquisição) em determinada instalação assim como pode ser a pior das soluções se
for ligada no horário incorrecto numa outra instalação com débitos importantes e extremamente irregulares de água.
penso que se deveria centrar a discussão nas correcta utilização de cada combustível e tecnologia sem fazer juizos de
valor sobre cada uma. portanto, como já foi frisado, e embora seja importante não é correcto a escolha de uma solução de aquecimento apenas baseado no preço do combustível.
por ultimo para que o posto não fique no abstracto dou o meu caso: na minha analise feita em 2002 ( quando implementei
o sistema de aquecimento que utilizo) a forma mais económica de fazer o aquecimento central hidronico
era gás natural canalizado, seguida de gasóleo e depois seguida de longe pela electricidade.
no entanto optei por gasóleo porque a diferença para gás era reduzida, não necessitava de pagar mais um
contador e devido aos depósitos necessários podia ficar independente vários meses de variações de preços e podia
instalar a caldeira na cave ( o que não é permitido com gás ) - ou seja tudo razões que pouco tem a ver apenas com
o seu preço por litro. já agora: na mesma altura conclui que o sistema mais económico de aquecer o ambiente consiste
em ar pulsado e bomba de calor ( ou seja: ar condicionado ) e é por isso que se usa tanto em instalações comerciais e industriais. não o escolhi por não ter os padrões de conforto que pretendia para utilização domestica
cumprimentos
marc
disponho de aquecimento por piso radiante e aquando do seu projecto e calculo que fiz com apoio
da wirsbo ( espero que não seja considerado publicidade.. ) fiz também um exercício que consistiu na utilização
de paineis solares para aquecimento tendo concluido que necessitaria o equivalente a aproximadamente
1/3 da área a aquecer como área de captação dos paineis solares mais um dispositivo de acumulação na casa
dos 1500l. este tipo de investimento é ,no meu entender,inviável até porque só garantiria 80% das necessidades
apenas durante 4 meses do ano e necessitaria sempre de um sistema de apoio. já agora: a vantagem do
piso radiante nestes sistemas é que como a temperatura da agua necessária para o seu funcionamento é baixa
é possível , mesmo em inverno , os painéis a atingirem em grande parte do tempo. usualmente estes painéis
preaquecem ( via dispositivo de acumulação ) o retorno do chão radiante antes de entrar na caldeira e voltar
ao piso.
em relação a quem é mais económico se gasóleo, gás, electricidade ect, ect gostaria de recordar que o
importante não é apenas o poder calorifico "per si" do combustivel a dividir pelo seu custo mas que deverá ser
incluido também o rendimento e envolvente dos dispositivos que o utilizam. em termos teoricos uma péssima
caldeira a gasoleo numa instalação mal regulada poderá acabar por ser mais dispendiosa que um aquecedor
eléctrico correctamenete instalado e utilizado.
denoto das diversas discussões pouca atenção a este facto que, na minha opinião de apenas curioso na matéria,
explica a grande variabilidade em termos de "performance" das diversas instalações de aquecimento que são citadas
deverá existir assim algum sentido crítico do projectista/instalador para a adequação das opções existentes ao caso particular entre mãos e não o seu projecto partindo de "receitas" e ideias preconcebidas
assim, voltando a discussão havida, é bem possível que em determinadas situações a resistência
eléctrica de suporte conjugada com tarifa bi-horária seja uma opção económica no aquecimento de água (sobretudo
se incluirmos os custos de aquisição) em determinada instalação assim como pode ser a pior das soluções se
for ligada no horário incorrecto numa outra instalação com débitos importantes e extremamente irregulares de água.
penso que se deveria centrar a discussão nas correcta utilização de cada combustível e tecnologia sem fazer juizos de
valor sobre cada uma. portanto, como já foi frisado, e embora seja importante não é correcto a escolha de uma solução de aquecimento apenas baseado no preço do combustível.
por ultimo para que o posto não fique no abstracto dou o meu caso: na minha analise feita em 2002 ( quando implementei
o sistema de aquecimento que utilizo) a forma mais económica de fazer o aquecimento central hidronico
era gás natural canalizado, seguida de gasóleo e depois seguida de longe pela electricidade.
no entanto optei por gasóleo porque a diferença para gás era reduzida, não necessitava de pagar mais um
contador e devido aos depósitos necessários podia ficar independente vários meses de variações de preços e podia
instalar a caldeira na cave ( o que não é permitido com gás ) - ou seja tudo razões que pouco tem a ver apenas com
o seu preço por litro. já agora: na mesma altura conclui que o sistema mais económico de aquecer o ambiente consiste
em ar pulsado e bomba de calor ( ou seja: ar condicionado ) e é por isso que se usa tanto em instalações comerciais e industriais. não o escolhi por não ter os padrões de conforto que pretendia para utilização domestica
cumprimentos
marc
-
j_r_m_c
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm
como é que fizeste a montagem??biscas Escreveu:estou com o mesmo problema. ja montei o painel ja fiz uma serie de ligações mas nao sei se estou a tirar algum rendimento.
-
box8389
- Membro Dedicado

em relação ao rendimento instalei na minha beretta um relógio totalizador ligado a activação do queimadorj_r_m_c Escreveu:como é que fizeste a montagem??biscas Escreveu:estou com o mesmo problema. ja montei o painel ja fiz uma serie de ligações mas nao sei se estou a tirar algum rendimento.
depois é só manter um historico de horas de funcionamento. o consumo é facil de determinar porque o
queimador gasta 2,9 l por hora. posso dizer qual é o relógio e onde foi comprado se não for violar as regras
sobre publicidade do forum
cumprimentos
marc