Petição a favor dos EV

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Petição a favor dos EV

Mensagem por Bluesky »

podes perfeitamente fazer 500 ou 3000km no ev.
o sistema de motricidade electrico ainda não é perfeito e intocavel, mas se procurarmos um candidato futuro a um sistema com essas caracteristicas será ele um sistema electrico, com toda a certeza e nenhum outro.

penso que tem existido aqui alguns problemas de definição que julgo serem criticos e que levam a grandes confusões.

por exemplo dizer que um carro anda a hidrogenio é dizer pouco ou nada, estamos a falar de um carro cuja motricidade é electrica ou a explosao interna? no primeiro caso temos um veiculo electrico que usa as celulas de combustivel a hidrogenio, limpo e eficiente. no segundo caso temos um veiculo que usa um motor de explosao interna convencional, limpo mas ineficiente.

o mesmo se passa com a definiçao de hibrido. dizer que um veiculo é hibrido significa pouco ou é pouco esclarecedor, pois temos o hibrido electrico que utiliza um grupo electrogénio para reabastecer o bloco de baterias, que eu chamo de hibrido em serie, temos os hibridos em que a motricidade electrica e a motricidade da explosao interna é integrada num unico motor que eu chamo de hibrido em paralelo, e finalmente o hibrido classico porque utiliza um sistema de admissao especial que pode aceitar diferentes combustiveis à entrada quando o veiculo em si é essencialmente um veiculo de explosao interna convencional. hibrido em serie, hibrido em paralelo e hibrido classico. corrijam-me se eu estiver errado #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
Zamith
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mai 24, 2008 6:53 pm

Mensagem por Zamith »

boas as todos,

realmente isto de fazer um apanhado de prós e contras é complicado e suscita não só o interesse, mas também a entrega de todos, as suas opiniões mais ou menos informadas, com mais ou menos conhecimento científico.

o meu objectivo com este tópico, é obter a informação mais líquida possível para escrever um texto para uma petição.

embora leia as opiniões de todos com o máximo de interesse, são os factos que procuro.

ajudem-me a construir um raciocínio simples e eficaz, não se esqueça que o público alvo desta petição sentasse nas cadeiras da assembleia da república. temos que ser "mordazmente" óbvios se queremos combater os interesses instalados e promover um ambiente onde os ev possa ganhar terreno na nossa sociedade.

obrigado a todos.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

caro zamith, todas as opinioes, em geral, têm sido acompanhadas com argumentos que, embora não estatisticos, numeraveis ou formalmente cientificos, transmitem uma realidade de facil consulta e confirmação.

alem disso penso que será possivel arranjar neste forum interessados que façam estudos estatisticos e estudos numeráveis/contabilisticos. penso tambem que já foram feitos estudos cientificos que provam esmagadoramente a necessidade de recorrer à motricidade electrica para obter uma eficiencia maximal.

os estudos cientificos de maior credibilidade alertam igualmente para uma futura crise climática com o subsequente aquecimento global, assunto este que não deva ser tratado com leveza ou desinteresse. neste tópico mais uma vez as viaturas electricas sao altamente recomendáveis.

as três grandes recomendações centram-se nas vantagens economicas (varias vertentes), nas vantagens ecologicas (varias vertentes) e nas vantagens tecnologicas (tambem varias vertentes).

poderia ajudar a escrever uma petição porque tenho ideias claras sobre o assunto, mas darei prioridade em discuti-las com o nucleo em primeiro lugar para amadureçe-las e então mais tarde talvez seja possivel que tenhamos algo mais sólido.

recomendo neste assunto prudencia e paciencia, pois considero este um dos assuntos mais importantes na nossa sociedade - a grande escolha #

Autor do tópico
Zamith
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mai 24, 2008 6:53 pm

Mensagem por Zamith »

bluesky Escreveu:caro zamith, todas as opinioes, em geral, têm sido acompanhadas com argumentos que, embora não estatisticos, numeraveis ou formalmente cientificos, transmitem uma realidade de facil consulta e confirmação.

alem disso penso que será possivel arranjar neste forum interessados que façam estudos estatisticos e estudos numeráveis/contabilisticos. penso tambem que já foram feitos estudos cientificos que provam esmagadoramente a necessidade de recorrer à motricidade electrica para obter uma eficiencia maximal.

os estudos cientificos de maior credibilidade alertam igualmente para uma futura crise climática com o subsequente aquecimento global, assunto este que não deva ser tratado com leveza ou desinteresse. neste tópico mais uma vez as viaturas electricas sao altamente recomendáveis.

as três grandes recomendações centram-se nas vantagens economicas (varias vertentes), nas vantagens ecologicas (varias vertentes) e nas vantagens tecnologicas (tambem varias vertentes).

poderia ajudar a escrever uma petição porque tenho ideias claras sobre o assunto, mas darei prioridade em discuti-las com o nucleo em primeiro lugar para amadureçe-las e então mais tarde talvez seja possivel que tenhamos algo mais sólido.

recomendo neste assunto prudencia e paciencia, pois considero este um dos assuntos mais importantes na nossa sociedade - a grande escolha #

concordo,

obrigado pela tua objectividade.

tiroliro
Membro
Membro
Registado: quarta jun 04, 2008 11:48 am

Mensagem por tiroliro »

e que tal elaborar uma petição bem feitinha, recolher o maior numero de assinaturas possível, nem que para isso tenha que levar meses, e remeter para: partidos com assento na a.r., ministério da economia e inovação, gabinete do sr. 1º ministro (ele que gosta tanto de tecnologias), direcção-geral da energia e transportes da união europeia (podem ver a página em http://ec.europa.eu/transport/clean/index_en.htm), e sobretudo aos principais fabricantes de automóveis, os principais interessados em lucro financeiro. tenho a certeza que no dia que as marcas de automóveis se aperceberem de que existem de facto milhares de pessoas interessadas em veículos saídos da sua casa mãe movidos a electricidade, irão considerar a hipótese de viabilizar a sua produção. eu assino por baixo. ou por cima. ou ao lado. o que for preciso.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

tiroliro Escreveu:e que tal elaborar uma petição bem feitinha, recolher o maior numero de assinaturas possível, nem que para isso tenha que levar meses, e remeter para: partidos com assento na a.r., ministério da economia e inovação, gabinete do sr. 1º ministro (ele que gosta tanto de tecnologias), direcção-geral da energia e transportes da união europeia (podem ver a página em http://ec.europa.eu/transport/clean/index_en.htm), e sobretudo aos principais fabricantes de automóveis, os principais interessados em lucro financeiro. tenho a certeza que no dia que as marcas de automóveis se aperceberem de que existem de facto milhares de pessoas interessadas em veículos saídos da sua casa mãe movidos a electricidade, irão considerar a hipótese de viabilizar a sua produção. eu assino por baixo. ou por cima. ou ao lado. o que for preciso.

olá bem vindo, essa situação já está a ser equacionada e vamos fazer uma reunião de forma a acertar as posições!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

marte
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm

Mensagem por marte »

serges Escreveu:
tiroliro Escreveu:e que tal elaborar uma petição bem feitinha, recolher o maior numero de assinaturas possível, nem que para isso tenha que levar meses, e remeter para: partidos com assento na a.r., ministério da economia e inovação, gabinete do sr. 1º ministro (ele que gosta tanto de tecnologias), direcção-geral da energia e transportes da união europeia (podem ver a página em http://ec.europa.eu/transport/clean/index_en.htm), e sobretudo aos principais fabricantes de automóveis, os principais interessados em lucro financeiro. tenho a certeza que no dia que as marcas de automóveis se aperceberem de que existem de facto milhares de pessoas interessadas em veículos saídos da sua casa mãe movidos a electricidade, irão considerar a hipótese de viabilizar a sua produção. eu assino por baixo. ou por cima. ou ao lado. o que for preciso.

olá bem vindo, essa situação já está a ser equacionada e vamos fazer uma reunião de forma a acertar as posições!
não quero ser desmancha prazeres, mas confesso que não acredito em petições... abaixo assinados... essas coisas. não conheço nenhuma causa que vingasse por essa via.
ou se consegue convencer algum visionário que tenha poder para influenciar alguma coisa, ou é andar a correr para aquecer.

vale mais perder tempo com um estudo de mercado, com numeros, gráficos... um powerpoint... e pedir uma reunião com quem de direito.

outra hipotese é rezar para o barril chegar aos 200 ou 300 dollars o mais rápido possivel. nessa altura as vendas de veiculos irão cair tanto que até a autoeuropa vai produzir evs e serão feitas 1500 leis a esse respeito em 15 dias

cumps,
marte

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

marte Escreveu:
serges Escreveu:

não quero ser desmancha prazeres, mas confesso que não acredito em petições... abaixo assinados... essas coisas. não conheço nenhuma causa que vingasse por essa via.
ou se consegue convencer algum visionário que tenha poder para influenciar alguma coisa, ou é andar a correr para aquecer.

vale mais perder tempo com um estudo de mercado, com numeros, gráficos... um powerpoint... e pedir uma reunião com quem de direito.

outra hipotese é rezar para o barril chegar aos 200 ou 300 dollars o mais rápido possivel. nessa altura as vendas de veiculos irão cair tanto que até a autoeuropa vai produzir evs e serão feitas 1500 leis a esse respeito em 15 dias

cumps,
marte

já somos 2 a desejar o mesmo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

confesso que tou um pouco perdido... afinal a petição quer que se faça exactamente o quê? é pa convencer as pessoas que os evs são bons? é para convencer o estado a forçar a malta a comprar evs? é para fazer os construtores fabricarem/comercializarem evs em portugal? é para quê?...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

tens razão njay a ideia ainda está verde e ainda falta discutir o seu objectivo e se vai para a frente, pois existem varias vertentes como disses te e bem, a minha ideia era o iva ser mais baixo, como é o caso das renováveis mas existem outras ideias !
Mapa dos pontos de carga

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

pelo menos que exista algumas leis e regulamentos para a conversão de carros para eléctricos, tal como existe por exemplo para o gpl, que está regulamentado e existe um processo a seguir.

no caso de conversões para eléctrico não existe nada, o que faz teres de pedir uma homologação especial à antiga dgv , e isso ai é quase como jogar roleta....

cumprimentos

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

celsomenaia Escreveu:pelo menos que exista algumas leis e regulamentos para a conversão de carros para eléctricos, tal como existe por exemplo para o gpl, que está regulamentado e existe um processo a seguir.

no caso de conversões para eléctrico não existe nada, o que faz teres de pedir uma homologação especial à antiga dgv , e isso ai é quase como jogar roleta....

cumprimentos
essa era uma ideia excelente! mas guarda se para o convívio, acho esta mais realista que todas as outras!
Mapa dos pontos de carga

marte
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm

Mensagem por marte »

serges Escreveu:
celsomenaia Escreveu:pelo menos que exista algumas leis e regulamentos para a conversão de carros para eléctricos, tal como existe por exemplo para o gpl, que está regulamentado e existe um processo a seguir.

cumprimentos
essa era uma ideia excelente! mas guarda se para o convívio, acho esta mais realista que todas as outras!
esse é o ponto em que como já referi noutra secção estou a ver se consigo alguma coisa a curto/medio prazo com o sr. jorge seguro. embora não resolva o verdadeiro problema global, pelo menos já resolve o nosso

cumps,
marte

tiroliro
Membro
Membro

Mensagem por tiroliro »

cumprimentos

eu acho que essa é uma matéria que pode ser incluída na petição. o que está em causa é convencer as entidades competentes a promover os veículos eléctricos, independentemente de consistir em fabrico ou conversão. porque vejamos, relativamente ao fabrico, estamos dependentes das marcas de automóveis. relativamente à conversão, já existe quem o faça, e acredito que num futuro próximo essa possa ser uma prática corrente. é preciso apenas que exista legislação para tal.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

a homologação, ou seja, a legalização é vital. depois disso penso que os proprios veiculos electricos convertidos passarão a ser embaixadores da causa e os factos falarão por si proprios. depois disso a desinformação cessará e o interesse crescerá de tal forma que os fabricantes inteligentes introduziram o veiculo electrico no circuito comercial, com a vantagem de projectarem de raiz esses veiculos como aconteçeu com o mal amado ev-1 #

tiroliro
Membro
Membro

Mensagem por tiroliro »

descobri que o fabricante do vince (desportivo português), tem um projecto na forja para contrução de um v.e. em 2009. (http://www.retroconcept.com/). esse é um dos construtores que deveria receber a nossa petição e apoio. afinal trata-se de um construtor português.

tiroliro
Membro
Membro

Petição a favor dos EV

Mensagem por tiroliro »

ontem no debate quinzenal o nosso primeiro ministro falou muito fugazmente que é necessário que a indústria automóvel promova o veículo eléctrico. mais do que nunca faz todo o sentido o envio de uma petição à assembleia da república, a todos os partidos com assento parlamentar e ao gabinete do sr. socras. eles só precisam de um empurrãozinho (e algumas xicotadas).

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

vamos a isso, mas também existe outro eléctrico e lusitano o futi e vem aí também o lusimotores! acho que é assim!
Mapa dos pontos de carga

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm

Mensagem por renateves »

viva

por acaso alguém viu o programa que dá na sic todas as sextas-feiras designado por "sair é o melhor remédio"?
pois bem, hoje esteve a dar uma reportagem sobre o "parque de natureza de noudar". não conhecia e fiquei agradado com o que vi, especialmente na parte onde a repórter andava com um daqueles carrinhos de golf... pois é, era um eléctrico
e digamos que a recepção ao carro pareceu-me ser bastante positiva por parte da repórter, que chegou a frisar esse pormenor.

Código: Selecionar todos

"a partir de agora, pode passear pelo parque utilizando os noucar, viaturas eléctricas todo-o-terreno que o levam a descobrir os encantos e surpresas que o pnn tem para si. "
Imagem

aos poucos e poucos, isto vai andando
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

renateves, vais-me desculpar, mas confundir um verdadeiro veiculo electrico com um golf kart, ou um tt kart ou um brinquedo para crianças electrico é um erro popular que nada trouxe de positivo à nossa causa. estes veiculos publicitam um carro electrico limitado, lento, improprio para andar em estradas, de fraco gozo, ridiculo na sua essencia, desajeitado na sua forma e por vezes demasiado pesado por causa do ....chumbo. mas nada disto representa um autentico ev como possivelmente ja sabes. um abraço #

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”