Aquecimento de águas: melhor Eléctrico ou a gás?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Re: Aquecimento de águas: melhor Eléctrico ou a gás?

Mensagem por ajosemor »

njay disse:
manguela escreveu:
a verdade é que ao consumirmos a energia eléctrica não produzimos co2... correcto?

Código: Selecionar todos

depende de como é produzida.
com o que concordo plenamente.
a produção de electricidade é sempre poluente. mesmo quando produzida directamente a partir de fontes renováveis há que contar com o co2 (e outros poluentes) produzidos quando da fabricação dos aparelhos, ou máquinas, de conversão.
a produção de energia eléctrica em centrais termoeléctricas, por ex., é altamente poluente pois o rendimento de transformação é de cerca de 30%.
ou seja se transformássemos em calor, o carvão, gás, ou fuel, obteríamos aprox. 3 vezes mais calor.
no entanto, como em portugal cerca de 40% da energia eléctrica produzida provem de fontes alternativas (hidráulica e eólica principalmente) o impacto negativo de poluição atenua-se.

jmal disse:
olá, quanto ao preço das energias não sei como comparam o preço, mas eu fiz umas contas à uns meses atrás antes destes aumentos necessários do petróleo, e cheguei à conclusão que nessa altura a electricidade era a energia mais cara no momento, neste momento será a gasolina segundo os meus cálculos que se baseiam sobre a a potência de cada uma
nunca fiz as contas mas parece-me que estarão correctas sob o ponto de vista de custo para o utilizador. mas se considerarmos os custos de produção a partir das energias de base, ou primárias, julgo que o custo da electricidade será bem mais alto. isto é, quando comparado com os das energias que servem para a sua produção (gás natural, fuel e carvão).
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

ajosemor Escreveu:njay disse:
manguela escreveu:
a verdade é que ao consumirmos a energia eléctrica não produzimos co2... correcto?

Código: Selecionar todos

depende de como é produzida.
com o que concordo plenamente.
a produção de electricidade é sempre poluente. mesmo quando produzida directamente a partir de fontes renováveis há que contar com o co2 (e outros poluentes) produzidos quando da fabricação dos aparelhos, ou máquinas, de conversão.
a produção de energia eléctrica em centrais termoeléctricas, por ex., é altamente poluente pois o rendimento de transformação é de cerca de 30%.
ou seja se transformássemos em calor, o carvão, gás, ou fuel, obteríamos aprox. 3 vezes mais calor.
no entanto, como em portugal cerca de 40% da energia eléctrica produzida provem de fontes alternativas (hidráulica e eólica principalmente) o impacto negativo de poluição atenua-se.

jmal disse:
olá, quanto ao preço das energias não sei como comparam o preço, mas eu fiz umas contas à uns meses atrás antes destes aumentos necessários do petróleo, e cheguei à conclusão que nessa altura a electricidade era a energia mais cara no momento, neste momento será a gasolina segundo os meus cálculos que se baseiam sobre a a potência de cada uma
nunca fiz as contas mas parece-me que estarão correctas sob o ponto de vista de custo para o utilizador. mas se considerarmos os custos de produção a partir das energias de base, ou primárias, julgo que o custo da electricidade será bem mais alto. isto é, quando comparado com os das energias que servem para a sua produção (gás natural, fuel e carvão).
não concordo é com o rendimento que referes, pelo que sei e tenho lido o rendimento das centrais termo-eléctricas andam acima de 55%.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

parece-me ser um valor um bocado empolado.
não esqueçamos que o rendimento global da central é igual ao produto de vários rendimentos em que embora alguns sejam elevados (transformador elevador e mesmo o alternador) outros são bem mais baixos como a caldeira e mesmo a turbina. à falta de uma referência mais técnica a wikipédia versão em inglês indica um intervalo entre 33 e 48%.
http://en.wikipedia.org/wiki/thermal_po ... efficiency
concordamos com estes?
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ajosemor Escreveu:parece-me ser um valor um bocado empolado.
não esqueçamos que o rendimento global da central é igual ao produto de vários rendimentos em que embora alguns sejam elevados (transformador elevador e mesmo o alternador) outros são bem mais baixos como a caldeira e mesmo a turbina. à falta de uma referência mais técnica a wikipédia versão em inglês indica um intervalo entre 33 e 48%.
http://en.wikipedia.org/wiki/thermal_po ... efficiency
concordamos com estes?
ficava mais contente se fosse 100 %, mas isso é quase impossível, vou ver se consigo ver mais alguma informação sobre esta mesma eficiência. não é que seja importante para nós, mas por vezes o pessoal diz que produzir electricidade e usa-la no carro é igual ao carro consumir combustiveis fósseis que também são usados para produzir a electricidade, a grande diferença será esta eficiência que falamos.
Cumps Inovadores

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

as centrais termicas a carvão tem um rendimento de cerca 33% , as centrais a gas de ciclo combinado já tem rendimentos muito superiores, 58% a da tapada do outeiro no norte perto do porto, a do carregado tem 59% , já vi noticias de uma nova turbina da siemens que já chega aos 62% (se não estou em erro).
isto são rendimentos globais, ou balanco da energia electrica produzida , e energia termica "consumida".
sempre temos as renováveis mas isso é outra história.

cumprimentos

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

celsomenaia Escreveu:as centrais termicas a carvão tem um rendimento de cerca 33% , as centrais a gas de ciclo combinado já tem rendimentos muito superiores, 58% a da tapada do outeiro no norte perto do porto, a do carregado tem 59% , já vi noticias de uma nova turbina da siemens que já chega aos 62% (se não estou em erro).
isto são rendimentos globais, ou balanco da energia electrica produzida , e energia termica "consumida".
sempre temos as renováveis mas isso é outra história.

cumprimentos
então é isso, as de carvão têm menos rendimento e as combinadas têm mais, dai ter dito que já tinha lido os tais cinquenta e muitos % de rendimento, quanto mais melhor.
Cumps Inovadores

manguela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 29, 2008 1:28 am

Mensagem por manguela »

mas a verdade é que os aparelhos que temos em casa a consumir energia electrica não produzem co2!
XANGO Elite - www.eumudei.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

manguela Escreveu:mas a verdade é que os aparelhos que temos em casa a consumir energia electrica não produzem co2!
pois claro, esqueci-me de uma coisa, produzir energia eléctrica através de energias fósseis produz co2, mas produzir combustiveis fósseis como a gasolina, gasóleo, etc, também se produz co2, ou seja a própria destilação destes combustiveis tem uma consumo enorme de energia.
Cumps Inovadores

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

jmal Escreveu:
manguela Escreveu:mas a verdade é que os aparelhos que temos em casa a consumir energia electrica não produzem co2!
pois claro, esqueci-me de uma coisa, produzir energia eléctrica através de energias fósseis produz co2, mas produzir combustiveis fósseis como a gasolina, gasóleo, etc, também se produz co2, ou seja a própria destilação destes combustiveis tem uma consumo enorme de energia.
creio que o gasoleo exige 25%...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Mensagem por Smamede »

Boa noite,
tenho as ideias confusas devido ao que já li e conversas que tive. Devido a tal venho pedir opinioes actualizadas sobre o tema. Vou mudar de casa, vou para um apartamento na zona de Fatima , novo e com isolamento nas paredes e no tecto, inclusivo este é falso. O predio tem gás natural canalisado.
O meu dilema continua . Aquecer as aguas sanitarias qual a forma mais economica tendo em contas as tarifas actuais?
Gas natural , ou electricidade? Vamos ser duas pessoas .
A confusão instalou-se ainda mais quando deparo que se optar pelo gás natural , vou ter uma factura de gás só para o esquentador, uma vez que o restante vai ser electrico (forno , Placa de indução , etc.) Se optar pelo gás tenho que pagar uma taxa de 175€ para vistoria do apartamento aquando a ligação do gás, certo?
Para o aquecimento ainda não decidi , uma vez que não vou colocar agora porque ainda não sei se vou precisar. Mas tenho já a pre instalação para aquecimento central e pre instalação para ar-condicionado( mais há frente novo dilema)
Se optar pela electricidade qual a potencia do quadro a contratar?
O que sugerem os utilizadores , analisando as vossas facturas e equipamentos usados.
Obg.

Cumprimentos,
BR

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

Boa noite
O que pedes é um pouco subjetivo mas como conheço Fátima eu optava pelo ar condicionado porque tem um clima parecido com o da serra. Logo se o gás é só para os banhos nunca o ia contratar, pois obriga a pagar uma taxa mesmo que não se tenha consumo. O valor dessa taxa era desviado para o aumento de potência disponivel que a eletricidade te vai obrigar.

Quanto a potência contratada posso-te dizer que com 15A normalmente podes ligar dois aparelhos grandes consumidores mas, vais ter o quadro a disparar muitas vezes pois o descuido vai acontecer de certeza (experiencia própria). Com 45A nunca mais o quadro disparou (cuidado com a instalação elétrica pois pode não estar dimensionada para isso) mas contas de 200€ no inverno são uma constante (aquecedor). Se tiveres aquecimento a gás também te pode aparecer esse valor. Os meus banhos são a gás de botija que dura 3 semanas no inverno.

PS: não tenho ar condicionado pois a ideia é mudar para uma casa (coisa que vai acontecer em breve) e era uma despesa a menos.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Geral”