com o que concordo plenamente.manguela escreveu:
a verdade é que ao consumirmos a energia eléctrica não produzimos co2... correcto?Código: Selecionar todos
depende de como é produzida.
a produção de electricidade é sempre poluente. mesmo quando produzida directamente a partir de fontes renováveis há que contar com o co2 (e outros poluentes) produzidos quando da fabricação dos aparelhos, ou máquinas, de conversão.
a produção de energia eléctrica em centrais termoeléctricas, por ex., é altamente poluente pois o rendimento de transformação é de cerca de 30%.
ou seja se transformássemos em calor, o carvão, gás, ou fuel, obteríamos aprox. 3 vezes mais calor.
no entanto, como em portugal cerca de 40% da energia eléctrica produzida provem de fontes alternativas (hidráulica e eólica principalmente) o impacto negativo de poluição atenua-se.
jmal disse:
nunca fiz as contas mas parece-me que estarão correctas sob o ponto de vista de custo para o utilizador. mas se considerarmos os custos de produção a partir das energias de base, ou primárias, julgo que o custo da electricidade será bem mais alto. isto é, quando comparado com os das energias que servem para a sua produção (gás natural, fuel e carvão).olá, quanto ao preço das energias não sei como comparam o preço, mas eu fiz umas contas à uns meses atrás antes destes aumentos necessários do petróleo, e cheguei à conclusão que nessa altura a electricidade era a energia mais cara no momento, neste momento será a gasolina segundo os meus cálculos que se baseiam sobre a a potência de cada uma