indicar um caminho tecnológico é que queremos por aqui, através do debate de idéias.eu sei, mas como tava farto de repetir a mesma coisa, pensei em por em letra grande. não pretendia desrespeitar ninguém.
como bem escreveu o serges, ativar o capslock equivale a gritar, o que fica ruim quando estamos conversando e alguém levanta o tom. parece que perde a razão e deseja ganhar no "grito".
talvez não tenha percebido, mas não consegui ler nos posts anteriores qual é a quantidade de lixo radioativo produzido por 1 mw de energia nuclear...
com esses dados, podemos dimensionar a quantidade de resíduo radioativo que teremos que armazenar durante 10.000 anos. e à cada ano, o depósito aumenta, visto que é gerado resíduo permanentemente e a sua liberação só vai dar-se em 10 mil anos.
isso se considerarmos existir tanto urânio e por tanto tempo.
apesar de simpatizar com as energias alternativas, não sou fanático em querer somente 1 tipo de energia que abasteça todo o mundo. acho sim que sistemas híbridos podem conviver harmoniosamente.
por exemplo: se podemos aquecer as águas sanitárias com o uso da energia solar, durante quase todo o dia, necessitaremos da energia elétrica em apenas parte do dia. ao invés de consumirmos numa residência 30 kwh em um dia, num sistema híbrido solar-elétrico, passaremos a gastar talvez 10kwh, uma economia de 66%. isso faz com que lá na outra ponta, não tenhamos que ter tantas usinas assim para gerar eletricidade.
claro que você vai falar-me da necessidade de energia pesada, para fazer movimentar motores potentes. a energia elétrica pode ser utilizada para isso, enquanto não inventam baterias e painéis solares de alto rendimento. à isso chamo de sistema híbrido: convívio de varios tipos de energia, utilizando a não renovável quando a oriunda de renováveis deixa de funcionar ( noite, falta de vento, calmarias das marés ).
o que mais me apavora na nuclear é o seu armazenamento. sabemos que temos governos corruptos, que vão desviar o dinheiro do fundo mundial para armazenamento de resíduos radioativos, ( o famoso fmarr, um imposto que será pago por todos visando o correto armazenamento dos resíduos... ) tornando altamente vulnerável todo o sistema e a própria segurança mundial.