como não tenho condições para produzir biodiesel em casa. devo de começar a abastecer o meu carro com b15 da rede de postos de abastecimento prio.
contactei o representante da marca sobre o aconselhamento da utilização de biodiesel no automóvel e a resposta foi:
quando se menciona de bio-combustibel num veículo a diesel, refere-se á mistura do raps metyl ester ao diesel. o valor desta percentagem não pode ser superior a 5%. actualmente existem petrolíferas, que estão adicionar este produto rme ao gasóleo.
o valor máximo de 5% é recomendado por quase todas as marcas de automóvel…qualquer outro tipo de combustível trará graves problemas ao motor
alguém sabe as caracteristicas do b15 da prio?
O que é o Raps Metyl Ester?
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta abr 27, 2006 9:41 am
O que é o Raps Metyl Ester?
Cumprimentos, CJSR
Toyota Starlet 1.5D B15
Volvo V40DCR
Toyota Starlet 1.5D B15
Volvo V40DCR
-
- Membro
- Registado: sábado mai 10, 2008 12:53 am
Re: O que é o Raps Metyl Ester?
ola a todoa
rape é o que se designa por colza, uma das matérias-primas mais utilizada para produzir biodiesel. quando se fala em metyl ester ou etyl ester esta relacionado com o tipo de alccol que se utiliza. se for metanol, designa-se metyl ester (uma vez que biodiesel é um ester quimicamente), se for etanol é etyl.
e se for bd produzido por girassol ou soja não podes meter??
rape é o que se designa por colza, uma das matérias-primas mais utilizada para produzir biodiesel. quando se fala em metyl ester ou etyl ester esta relacionado com o tipo de alccol que se utiliza. se for metanol, designa-se metyl ester (uma vez que biodiesel é um ester quimicamente), se for etanol é etyl.
-
Autor do tópico - Membro
não sei! o b15 da prio é produzido, segundo eles, com sementes de girassol ou soja. vou ver se dou um salto ao posto de pedrouços maia para tirar mais dúvidas, entretanto vou pesquisando.gbotelho Escreveu:ola a todoa
Cumprimentos, CJSR
Toyota Starlet 1.5D B15
Volvo V40DCR
Toyota Starlet 1.5D B15
Volvo V40DCR
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
olá cjsr
podemos saber a raça e o ano do animal?
abraços.
abraços.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
-
Autor do tópico - Membro
simfry Escreveu:olá cjsr
abraços.
estamos a falar de uma volvo v40 1.9d cr (importada da alemanha) de 2001
o outro (que é o que menos me preocupa) é o toyota starlet 1.5d de 10/1991
Cumprimentos, CJSR
Toyota Starlet 1.5D B15
Volvo V40DCR
Toyota Starlet 1.5D B15
Volvo V40DCR
-
- Membro
- Registado: terça jun 24, 2008 1:41 pm
eu creio que podes abastecer o b15 sem problemas.
até porque o b15 da prio é de qualidade certificada e tem aditivos para prevenir os principais problemas decorrentes da sua utilização. vê isto, é sobre o biodiesel em portugal http://www.ageneal.pt/direscrita/upload ... a_prio.pdf
eu se fosse a ti usava, até porque o carro já não deve estar dentro da garantia. podes sempre usar uma vez para experimentar, não é por isso que vai estragar alguma coisa.
eu tenho um mercedes e270 cdi e no livro de instruções diz que só pode levar b5; tenho usado o b15 há já mais de 5000 km e para já tudo perfeito.
boa sorte
até porque o b15 da prio é de qualidade certificada e tem aditivos para prevenir os principais problemas decorrentes da sua utilização. vê isto, é sobre o biodiesel em portugal http://www.ageneal.pt/direscrita/upload ... a_prio.pdf
eu se fosse a ti usava, até porque o carro já não deve estar dentro da garantia. podes sempre usar uma vez para experimentar, não é por isso que vai estragar alguma coisa.
eu tenho um mercedes e270 cdi e no livro de instruções diz que só pode levar b5; tenho usado o b15 há já mais de 5000 km e para já tudo perfeito.
boa sorte
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta mai 22, 2008 3:52 pm
eu utilizo combustiveis da prio numa carrinha bmw320d, e numa peugeot expert 2.0hdi ambas de 2004, há mais de 10000kms em cada um dos carros e por enquanto ainda não notei nada de anormal.