O que é o Raps Metyl Ester?

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
CJSR
Membro
Membro
Registado: quinta abr 27, 2006 9:41 am

O que é o Raps Metyl Ester?

Mensagem por CJSR »

como não tenho condições para produzir biodiesel em casa. devo de começar a abastecer o meu carro com b15 da rede de postos de abastecimento prio.

contactei o representante da marca sobre o aconselhamento da utilização de biodiesel no automóvel e a resposta foi:

quando se menciona de bio-combustibel num veículo a diesel, refere-se á mistura do raps metyl ester ao diesel. o valor desta percentagem não pode ser superior a 5%. actualmente existem petrolíferas, que estão adicionar este produto rme ao gasóleo.

o valor máximo de 5% é recomendado por quase todas as marcas de automóvel…qualquer outro tipo de combustível trará graves problemas ao motor

alguém sabe as caracteristicas do b15 da prio?
Cumprimentos, CJSR

Toyota Starlet 1.5D B15
Volvo V40DCR

Gbotelho
Membro
Membro
Registado: sábado mai 10, 2008 12:53 am

Re: O que é o Raps Metyl Ester?

Mensagem por Gbotelho »

ola a todoa

rape é o que se designa por colza, uma das matérias-primas mais utilizada para produzir biodiesel. quando se fala em metyl ester ou etyl ester esta relacionado com o tipo de alccol que se utiliza. se for metanol, designa-se metyl ester (uma vez que biodiesel é um ester quimicamente), se for etanol é etyl.

e se for bd produzido por girassol ou soja não podes meter??

Autor do tópico
CJSR
Membro
Membro

Mensagem por CJSR »

gbotelho Escreveu:ola a todoa

rape é o que se designa por colza, uma das matérias-primas mais utilizada para produzir biodiesel. quando se fala em metyl ester ou etyl ester esta relacionado com o tipo de alccol que se utiliza. se for metanol, designa-se metyl ester (uma vez que biodiesel é um ester quimicamente), se for etanol é etyl.

e se for bd produzido por girassol ou soja não podes meter??
não sei! o b15 da prio é produzido, segundo eles, com sementes de girassol ou soja. vou ver se dou um salto ao posto de pedrouços maia para tirar mais dúvidas, entretanto vou pesquisando.
Cumprimentos, CJSR

Toyota Starlet 1.5D B15
Volvo V40DCR

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

olá cjsr

podemos saber a raça e o ano do animal?

abraços.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
CJSR
Membro
Membro

Mensagem por CJSR »

fry Escreveu:olá cjsr

podemos saber a raça e o ano do animal?

abraços.
sim

estamos a falar de uma volvo v40 1.9d cr (importada da alemanha) de 2001

o outro (que é o que menos me preocupa) é o toyota starlet 1.5d de 10/1991
Cumprimentos, CJSR

Toyota Starlet 1.5D B15
Volvo V40DCR

PRAP
Membro
Membro
Registado: terça jun 24, 2008 1:41 pm

Mensagem por PRAP »

eu creio que podes abastecer o b15 sem problemas.
até porque o b15 da prio é de qualidade certificada e tem aditivos para prevenir os principais problemas decorrentes da sua utilização. vê isto, é sobre o biodiesel em portugal http://www.ageneal.pt/direscrita/upload ... a_prio.pdf
eu se fosse a ti usava, até porque o carro já não deve estar dentro da garantia. podes sempre usar uma vez para experimentar, não é por isso que vai estragar alguma coisa.
eu tenho um mercedes e270 cdi e no livro de instruções diz que só pode levar b5; tenho usado o b15 há já mais de 5000 km e para já tudo perfeito.

boa sorte

gravedigger
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 22, 2008 3:52 pm

Mensagem por gravedigger »

eu utilizo combustiveis da prio numa carrinha bmw320d, e numa peugeot expert 2.0hdi ambas de 2004, há mais de 10000kms em cada um dos carros e por enquanto ainda não notei nada de anormal.

Responder

Voltar para “BioDiesel”