Eolicamania ( Duvida )

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
joao filomeno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 29, 2008 12:14 am

Eolicamania ( Duvida )

Mensagem por joao filomeno »

alguem me pode ajudar ?
== se eu comprar um gerador eolico, de 1000 ou 2000w
para instalar no meu quintal, para produzir energia e utilizar essa energia, separada da rede publica, precisa ter alguma autorização da edp ou direção geral de energia ?
é que ainda não houvi nada de concreto sobre isto.
obrigado.
Joao (o cabeça de Vento )

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm

Re: Eolicamania ( Duvida )

Mensagem por Nezocas »

eu penso q não..

sempre gostava de ver, alguém entrar no seu quintal, e interpela-lo sobre a dita torre... estando no que é seu

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

joao filomeno Escreveu:alguem me pode ajudar ?
para instalar no meu quintal, para produzir energia e utilizar essa energia, separada da rede publica, precisa ter alguma autorização da edp ou direção geral de energia ?
obrigado.
se houvesse a necessidade de tal autorização (o que seria um absurdo !), todos nós já saberíamos.
mas já que você teve esta idéia, deixa eu lhe contar a minha experiência:
já instalei em cima da minha casa, dentro da cidade, pois aqui no meu bairro bate um bom vento, uma pequena turbina que estava testando. demorei mais ou menos um mês com ela trabalhando lá em cima, e de vez em quando eu subia lá para fazer uns ajustes. logo tive que tirá-la de lá, pois se espalhou um boato na vizinhança que eu estava com problemas mentais. já estavam parando carros com freqüência para observar o objeto exótico. desde então, pelo menos aqui na minha cidade, acho que não é boa idéia. continuo fazendo a montagem aqui mesmo no quintal de casa, mas para testar sempre levo para o sítio, afastado da cidade, e mesmo lá os vizinhos também não deixam de fazer piadas, mas pelo menos eu não escuto, devido à distância ser maior.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

josenir Escreveu:
obrigado.
se houvesse a necessidade de tal autorização (o que seria um absurdo !), todos nós já saberíamos.
mas já que você teve esta idéia, deixa eu lhe contar a minha experiência:
já instalei em cima da minha casa, dentro da cidade, pois aqui no meu bairro bate um bom vento, uma pequena turbina que estava testando. demorei mais ou menos um mês com ela trabalhando lá em cima, e de vez em quando eu subia lá para fazer uns ajustes. logo tive que tirá-la de lá, pois se espalhou um boato na vizinhança que eu estava com problemas mentais. já estavam parando carros com freqüência para observar o objeto exótico. desde então, pelo menos aqui na minha cidade, acho que não é boa idéia. continuo fazendo a montagem aqui mesmo no quintal de casa, mas para testar sempre levo para o sítio, afastado da cidade, e mesmo lá os vizinhos também não deixam de fazer piadas, mas pelo menos eu não escuto, devido à distância ser maior.

pois claro, se em vez disso estivesses alterando o teu carro para fazer mais barulho, dar menos velocidade e consumir mais, ai sim já havia pessoal a apoiar te . não penses mais nisso em portugal também é assim, aqui quem tem um moinho eólico e uns paineis em cima do telhado da casa é considerado maluco, quem tem um carro que consome muito e faz mais barulho ainda é uma pessoa inteligente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Mensagem por BE-COOL »

que parvoíce.

eu acho que fizeste mal em desistir, eu pelo menos estou a pensar em montar 1/2/3 geradores eólicos na minha casa, já que sai mais barato do que comprar painéis solares para a mesma quantidade de energia.

cumps.
PushEVs.com

zefmota
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta set 17, 2008 8:00 pm

Mensagem por zefmota »

boas..
eu já instalei um gerador no meu quintal! não pedi nada a ninguém,nem vou pedir.teho aquilo ligado directamente à instalação da casa.
gerador:1kw-48v
inversor:windmaster-input-40-150v dc-8a max
output-230v-2,25a nom (ac)
e fraquinho,mas penso que poderei tirar mais proveito se optar por carregar baterias.
avança! se o teu quintal ha vento não hesites aqui podemos troca experiencias.
mota
...empurra q´ele mexe...

Autor do tópico
joao filomeno
Membro Dedicado
Membro Dedicado

eu tambem ja montei o meu gerador eolico, 500w-24v, mas no meu local tem havido pouco vento . eu ja começava a ficar desanimado, mas depois de descobrir no site do instituto de meteorologia os mapas semanais dos ventos vi que os ventos teem sido muito fracos nesta altura do ano. ( medias de 5 km/hora) .
tambem tenho em funcionamento desde ha 3 anos paineis fotovoltaicos ( 300w) que têem prtoduzido energia em perfeitas condições.é pena que a energia fotovoltaica fique 3 vezes mais cara que a eolica.

joao ( o cabeça de vento)

zefmota
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta set 17, 2008 8:00 pm

Mensagem por zefmota »

joao filomeno Escreveu:eu tambem ja montei o meu gerador eolico, 500w-24v, mas no meu local tem havido pouco vento . eu ja começava a ficar desanimado, mas depois de descobrir no site do instituto de meteorologia os mapas semanais dos ventos vi que os ventos teem sido muito fracos nesta altura do ano. ( medias de 5 km/hora) .
tambem tenho em funcionamento desde ha 3 anos paineis fotovoltaicos ( 300w) que têem prtoduzido energia em perfeitas condições.é pena que a energia fotovoltaica fique 3 vezes mais cara que a eolica.

joao ( o cabeça de vento)

olá.
como tens o teu sistema éolico e fofovoltaico a foncionar?
a carregar baterias? ou directamente ao circuito da tua casa?
eu tenho o meu está ligado á casa,mas não estou convencido.
mota
...empurra q´ele mexe...

Autor do tópico
joao filomeno
Membro Dedicado
Membro Dedicado

o meu gerador eolico de 500w foi montado, segundo as informaçoes tecnicas de origem. ligado ao controlador e
atravez deste a 2 baterias de 12v em serie , o que dá os 24 v. depois na saida tenho o inversor para 230 ac.
mas como a força dos ventos tem sido muito baixa, na maior parte do tempo,(5 a 7km/hora) a tensao que me chega do gerador anda pelos 16 a 24v. ja pensei por as baterias em paralelo para as carregar em 12v. tenho tido receio em experimentar não vá danificar as mesmas, mas penso que iriam carregar muito mais depressa,e poderia utilizar uma maior quantidade de energia.
o que me podem aconselhar ? .

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

joao filomeno Escreveu:o meu gerador eolico de 500w foi montado, segundo as informaçoes tecnicas de origem. ligado ao controlador e
atravez deste a 2 baterias de 12v em serie , o que dá os 24 v. depois na saida tenho o inversor para 230 ac.
mas como a força dos ventos tem sido muito baixa, na maior parte do tempo,(5 a 7km/hora) a tensao que me chega do gerador anda pelos 16 a 24v. ja pensei por as baterias em paralelo para as carregar em 12v. tenho tido receio em experimentar não vá danificar as mesmas, mas penso que iriam carregar muito mais depressa,e poderia utilizar uma maior quantidade de energia.
o que me podem aconselhar ? .
infelizmente, os fabricantes de geradores eólicos comerciais fazem uma falsa especificação de potência que lesa o consumidor. aqui no brasil existe o procon, que é um órgão de defesa do consumidor, e que funciona na prática. quando os geradores eólicos tiverem seu uso mais difundido, fatalmente os fabricantes nacionais cairão no procon e terão que se adequar e respeitar o direito de quem compra um aparelho destes. e os fabricantes estrangeiros terão seus aerogeradores impedidos de entrar no país se não atenderem à norma nacional, que no caso, será determinada pela abnt, órgão encarregado de definir normas técnicas.
quando o fabricante do seu aerogerador diz que a potência do aparelho é de 500w, o que ele quer dizer em português claro é que para gerar 500w precisa antes o mundo acabar !
isso mesmo, pois eles especificam a potência do gerador para ventos acima de 12 m/s, alguns até 16 m/s. ora 16 m/s de vento são 57,6 km/h ! quando seu aerogerador atingir a potência máxima a sua casa não tem mais telhado !

no seu caso o vento está em torno de 5 km/h, logo seu aerogerador vai render menos de 5%, no máximo 25w. talvez você pense que se tem 10% da velocidade de vento para a máxima potência, terá 10% dessa potência, mas infelizmente não é assim, pois a potência gerada aumenta com o quadrado da velocidade do vento, logo o gráfico da potência gerada mostra um curva exponencial e não linear.
se ele poduzisse 500w, isso significaria 10,4 ampères em 48v. vamos considerar que com 5 km/h ele produza 24w, o que é pouco provável, em 48v isso significa 0,5 ampère, em 24v 1a. se você usasse um regulador de tensão como aquele que publiquei poderia usar este pouco para carregar as baterias, mas talvez nem compense, pois é muito pouco mesmo, especialmente para quem pagou por 500w.

veja abaixo a pouca vergonha do gráfico da potência de uma turbina eólica comercial e confirme o que estou dizendo.
Graf_turbina.JPG
Graf_turbina.JPG (43.26 KiB) Visto 4581 vezes

zelito
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda set 24, 2007 2:09 am

Mensagem por zelito »

josenir Escreveu:
joao filomeno Escreveu:...mas infelizmente não é assim, pois a potência gerada aumenta com o quadrado da velocidade do vento, logo o gráfico da potência gerada mostra um curva exponencial e não linear.
graf_turbina.jpg
aumenta exponencialmente com o cubo da velocidade do vento, p=1/2*ro*u^3*s

só para manter a coerência de uma explicacão tão boa.

um abraco.

Autor do tópico
joao filomeno
Membro Dedicado
Membro Dedicado

obrigado pelos esclarecimentos.
na verdade estamos numa epoca de excepção, entre o verão e inverno, em que temos os ventos mais fracos.de todo o ano.
por exemplo: para hoje o instituto de meteorologia, indica ventos para a minha zona de apenas 2,5km/hora .
eu tenho outro gerador de 1kw para montar, mas vou esperar, ver o rendimento deste primeiro.
voltarei com este tema quando tiver, e puder partilhar mais informações

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

zelito Escreveu: aumenta exponencialmente com o cubo da velocidade do vento, p=1/2*ro*u^3*s
só para manter a coerência de uma explicacão tão boa.
um abraco.
realmente, foi apenas um pequeno lapso. agradeço a correção, isso é sinal de que tem gente atenta por aqui.

Nascimento Lemos
Membro
Membro
Registado: sexta mai 16, 2008 10:44 pm

Mensagem por Nascimento Lemos »

hoje vi na zona de estarreja uma moradia que tinha uma ventoinha (muito techo ) que produz energia para a casa.
gostaria de saber onde se pode comprar um gerador destes, se são vendidos em kit e se são dispendiosos?

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

nascimento lemos Escreveu:hoje vi na zona de estarreja uma moradia que tinha uma ventoinha (muito techo ) que produz energia para a casa.
gostaria de saber onde se pode comprar um gerador destes, se são vendidos em kit e se são dispendiosos?

porque não construir tu mesmo!!!

mais em conta e muito melhor para o animo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

paixoesfortes
Membro
Membro
Registado: terça out 07, 2008 12:26 am

Mensagem por paixoesfortes »

joao filomeno Escreveu:obrigado pelos esclarecimentos.
na verdade estamos numa epoca de excepção, entre o verão e inverno, em que temos os ventos mais fracos.de todo o ano.
por exemplo: para hoje o instituto de meteorologia, indica ventos para a minha zona de apenas 2,5km/hora .
eu tenho outro gerador de 1kw para montar, mas vou esperar, ver o rendimento deste primeiro.
voltarei com este tema quando tiver, e puder partilhar mais informações
amigo boa tarde ,posso não estar a dar uma informação o mais correta, mas depedendo da altura da tua torre ,se tiveres vizinhos proximos ,e se algum dia ,por algum motivo a torre cai, e provoque danos a treceiros como é que fazes ? já li qualquer coisa que devemos ter seguro , porque acho eu que isso tem regras com distancias devido às alturas que algumas torres tem de ter ,mas de qualquer modo informa-te bem para não teres disabores.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am

Mensagem por Fendel »

só para erquer a torre, já é necessário um projeto e autorização da prefeitura...
aí começa... na prefeitura... nunca viram, e vão estudar o caso...
gerar energia independente da rede, é mais fácil burocraticamente, mas é mais difícil tecnicamente.
um gerador residencial ligado à rede, pode ser 20 vezes menor, pois qualquer fração pode ser aproveitada.
uma máquina bem bolada é essa:
www.windpowerenergiaeolica.com (desculpem, ainda não aprendi a colar link aqui...)
nesta, o inversor de frequencia é regenerativo, coisa ainda rara para pequena potência.
energias descentralizadas e definitivas.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Deixa o rapaz ser feliz...

Mensagem por Josenir »

fendel Escreveu:só para erquer a torre, já é necessário um projeto e autorização da prefeitura...
aí começa... na prefeitura... nunca viram, e vão estudar o caso...
deixa o rapaz ser feliz com o catavento dele no quintal de casa... não fique colocando coisas na cabeça dele como pedir licença da prefeitura de uma coisa que a prefeitura nem sabe que existe, e nem sabe como proceder.
a gente não se casa já pensando no divórcio e nem entra num avião pensando que ele vai cair. todos nós estamos sujeitos a adversidades, é claro que temos que nos precaver e agir com cautela para dar menos chance ao azar, mas se ainda assim ele vier, isso é o destino, é o tempero da vida.
tudo o que o governo quer é regular ainda mais a nossa vida, se nós ainda ajudamos a inventar mais regras que nem existem ainda, em breve seremos reféns dentro de nossa própria casa. é importante que o cidadão busque a auto-afirmação de seus direitos sobre as suas propriedades e suas liberdades individuais e que o governo saiba que deve trabalhar para o cidadão e não o contrário.

ALEX
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 05, 2006 6:00 pm

Mensagem por ALEX »

obrigado.
até ao 25 de abril dava direito a multa e cadeia, mas felizmente que as coisas mudaram
Imagem

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

alex Escreveu: até ao 25 de abril dava direito a multa e cadeia, mas felizmente que as coisas mudaram
como assim ? onde ?

Responder

Voltar para “Energia Eólica”