Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...
fendel Escreveu:eu tirei essa informação do +/- 3 mm daquele vídeo e texto em alemão, do cara que fez um gerador a vapor com motor horizontal de cortador de grama...
ele também colocou um grande volante no motor...
claro que colocou..um dos principios básicos aplicados no desenho de qualquer motor é o dimensionamento do volante-motor*..quanto menor for o numero de cilindros num motor mais pesado e/ou maior será o seu volante..que mais não é que um acumulador de energia..

abraços
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Josenir
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

luciano kaefer Escreveu:o meu cilindro de acumulação de ar, é regulado para manter dentro dele 100 libras. conforme vou usando ( se não ligar o compressor ), vai diminuindo a força do ar que sai, até que chegue em "zero", ou seja, acabou o ar. no início, nem dá pra perceber, mas o manômetro está lá acusando: 90 libras, 80 libras, 70 e assim por diante. isso deve afetar a força do motor, não ?
considerando que existem perdas, é possível que à partir de um determinado momento, o motor não gire mais por falta de força e não por falta de ar.
josenir, não lhe ocorre de acontecer o mesmo com o seu ? com a caldeira seria diferente, pois a pressão manteria-se constante.
o meu compressor de ar mantém a pressão entre 80 e 120 libras e possui duas saídas de ar, uma direta no reservatório e outra com pressão regulada. como penso em usar a caldeira com aproximadamente 60 libras, estou usando a saída regulada ajusta para 50 libras. logo o motor só funciona com menos do que isso quando eu desligo o compressor e a pressão do reservatório cai abaixo disso. se eu deixar o compressor ligado, o motor do compressor é ligado com 80 libras e mantém a pressão acima das 50 libras na saída regulada. é claro que se eu usar uma pressão maior que 50 libras, o consumo de ar aumenta e o compressor só consegue manter no máximo entre 40 a 50 libras, com o consumo de ar deste motor.

não está aí o problema. aliás eu já estou convencido de que o rendimento deste motor já está no limite. não vai ser possível tirar mais rendimento do que ele está dando. vou fazer mais alguns testes nos próximos dias até o final de semana, quando aprontar a caldeira e já vou partir para o motor de fusca.

já identifiquei alguns gargalos que seguram o rendimento deste motor:
1) o primeiro é a mola da válvula de admissão que é fraca.
2) o segundo é a engrenagem do eixo de comando que recebe a tração do virabrequin para abrir as válvulas: ela é de um material parecido com baquelite e não vai resistir a uma mola com muito peso.
3) as válvulas não possuem guia nem retentor. elas se movimentam por um furo direto no bloco do motor, que é de alumínio, e este furo apresenta muito desgaste. a válvula de admissão balança para os lados. como o ar entra pelas costas da válvula, logo com ela fechada o ar entra para o bloco do motor pelo furo onde deveria ter a guia de válvula e o retentor de válvula. uma vez dentro do bloco do motor, o ar vaza pelo suspiro. se eu fecho o suspiro, consigo economizar esse ar de vaza, mas crio uma pressão dentro do bloco, que causa resistência à descida do pistão. na verdade o motor funciona bem com o suspiro fechado, mas o ar acaba fugindo em parte, quando a válvula de escape abre.

isso não significa que este tipo de motor esteja descartado, de forma alguma. apenas ele vai ser classificado como "motor de baixo rendimento", mas perfeitamente viável na prática. não se esqueçam que quando o combustível realmente tem custo próximo de zero, qualquer mínimo rendimento de venha a fazer trabalho útil pode ser considerado como próximo de 100%. ademais este é um motor importado de procedência duvidosa, que mesmo para a finalidade para a qual foi construído já possui baixo rendimento, pois a camisa é de alumínio e a taxa de compressão é muito baixa. podem ter certeza que um motor similar de frabricação brasileira não possui esses defeitos.

num motor automotivo qualquer, em primeiro lugar não teremos esses problemas. em segundo lugar se existirem serão mais fáceis de serem contornados.

mas se alguém ainda tiver alguma sugestão para ele, eu estou à disposição.

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Josenir
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

fendel Escreveu:eu tirei essa informação do +/- 3 mm daquele vídeo e texto em alemão, do cara que fez um gerador a vapor com motor horizontal de cortador de grama...
ele também colocou um grande volante no motor...
sobre o fechamento da válvula de admissão acontecer logo após o pms, a 10% do curso, talvez, já foi esclarecido que seria para aproveitar a expansão do ar ou vapor.

mas sobre a abertura da admissão antes do pms, qual a explicação para isso ? qual seria então o ganho na prática ? além da perda de força pelo atrito da compressão ?

alguém saberia dizer ?

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Fendel
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

o cara utilizou outra válvula para a admissão... imagino que foi uma 10 vezes menor...
(ou seja, se utilizar a original... esta precisa abrir só 10% do curso... e só 10% do tempo... ou seja total = 1%)
portanto se teu ressalto original é de 4 mm... pode passar a ser de 0,4mm e bem curtinho (bicudo)
em velocidade este adiantamento de 3 mm deve ser o que no motor convencional é feito com o platinado centrífugo...
então pode ser que em baixa rotação e na partida não funciona o 3 mm adiantado...
mas em regime de uso...
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

fendel Escreveu:o cara utilizou outra válvula para a admissão... imagino que foi uma 10 vezes menor...
(ou seja, se utilizar a original... esta precisa abrir só 10% do curso... e só 10% do tempo... ou seja total = 1%)
portanto se teu ressalto original é de 4 mm... pode passar a ser de 0,4mm e bem curtinho (bicudo)
em velocidade este adiantamento de 3 mm deve ser o que no motor convencional é feito com o platinado centrífugo...
então pode ser que em baixa rotação e na partida não funciona o 3 mm adiantado...
mas em regime de uso...
muito bom, realmente faz sentido. então concluo que este ajuste será muito útil para um motor que vai funcionar em alta rotação, o que, em princípio não está nos meus planos, mas com certeza eu vou querer ver isso na prática.

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Luciano Kaefer
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

e eu também!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

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vivam ...
josenir Escreveu:
fendel Escreveu:eu tirei essa informação do +/- 3 mm daquele vídeo e texto em alemão, do cara que fez um gerador a vapor com motor horizontal de cortador de grama...
ele também colocou um grande volante no motor...
sobre o fechamento da válvula de admissão acontecer logo após o pms, a 10% do curso, talvez, já foi esclarecido que seria para aproveitar a expansão do ar ou vapor.

mas sobre a abertura da admissão antes do pms, qual a explicação para isso ? qual seria então o ganho na prática ? além da perda de força pelo atrito da compressão ?

alguém saberia dizer ?
não te garanto que saiba (nunca desenhei um motor)..mas tenho uma boa ideia sobre isso..

nos motores de aplicação automovel existe um componente (o tal volante) que dada a sua caracteristica especifica de acumular energia e para além dessa tem uma caracteristica "congénita"..que é a de se "entusiasmar" e se esse entusiasmo não fosse contido a condução de um motor seria no minimo desconfortavel..

uma das formas de conciliar/equilibrar o beneficio especifico versus "entusiasmo" do volante é encontrada através da geometria do comando de valvulas..

no caso presente uma das razões para a necessidade da existencia do volante..a explosão/combustão..referida aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/volante_do_motor .. não existe..pelo que o "embalo/entusiasmo" do mesmo poderá ser regulado..entre outras opções.. pela simples alteração da quantidade de tempo que a pressão do vapor é aplicada ao cilindro..

e para aquilatar da veracidade deste conceito basta verificar e/ou saber que é exponencialmente superior a força para iniciar o movimento de um qualquer objecto (lei(s) da inercia) que a força para manter o seu movimento..

abraços
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Fendel
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

se teu motor conseguir trabalhar com 3000 rpm ao invés de 300... ele será quase 10 vezes mais potente...

e o volante poderá ser 10 vezes menor... para a mesma estabilidade...
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

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vivam ...
fendel Escreveu:o cara utilizou outra válvula para a admissão... imagino que foi uma 10 vezes menor...
(ou seja, se utilizar a original... esta precisa abrir só 10% do curso... e só 10% do tempo... ou seja total = 1%)
portanto se teu ressalto original é de 4 mm... pode passar a ser de 0,4mm e bem curtinho (bicudo)
em velocidade este adiantamento de 3 mm deve ser o que no motor convencional é feito com o platinado centrífugo...
então pode ser que em baixa rotação e na partida não funciona o 3 mm adiantado...
mas em regime de uso...
mas além dos teus vastissimos conhecimentos técnicos tambem tens o de premonição ???!!!..
é que estava a escrever a intervenção anterior e ás tantas lembrei-me disso mesmo..mas com essa teoria aplicada ás forças (ou quantidade/tempo de aplicação delas) para manutenção do movimento..

acho que está suficientemente claro que a pressão que dá inicio ao movimento será sempre comparativamente superior á necessaria para o manter ou mesmo acelera-lo..ou seja..á medida que o motor adquire rotação na mesma proporção será necessaria menor quantidade de energia..isto pode ser verificado em qualquer motor..em qualquer aplicação..

abraços
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

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vivam ...
fendel Escreveu:se teu motor conseguir trabalhar com 3000 rpm ao invés de 300... ele será quase 10 vezes mais potente...

e o volante poderá ser 10 vezes menor... para a mesma estabilidade...
se fora apenas a circunstancia da estabilidade..poderia sim..mas mesmo assim teria de ter um apoio extra..(a interferencia/influencia das massas em movimento sincrono geram ? )...

abraços
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

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vivam ...
fendel Escreveu:o cara utilizou outra válvula para a admissão... imagino que foi uma 10 vezes menor...
(ou seja, se utilizar a original... esta precisa abrir só 10% do curso... e só 10% do tempo... ou seja total = 1%)
portanto se teu ressalto original é de 4 mm... pode passar a ser de 0,4mm e bem curtinho (bicudo)
em velocidade este adiantamento de 3 mm deve ser o que no motor convencional é feito com o platinado centrífugo...
então pode ser que em baixa rotação e na partida não funciona o 3 mm adiantado...
mas em regime de uso...
acredita que fiquei em congeminação sobre o que li no que afirmaste no que reaçei a vermelho..e de facto bem aplicadinho um platinado "centrifugo" pode muito bem comandar o momento de abertura de por exemplo uma valvula solenoide que fornece o vapor á pressão regulada para mover o motor..está bem visto..era isso ?..

abraços
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

[***************] Escreveu:vivam ...
fendel Escreveu:se teu motor conseguir trabalhar com 3000 rpm ao invés de 300... ele será quase 10 vezes mais potente...
e o volante poderá ser 10 vezes menor... para a mesma estabilidade...
se fora apenas a circunstancia da estabilidade..poderia sim..mas mesmo assim teria de ter um apoio extra..(a interferencia/influencia das massas em movimento sincrono geram ? )...
abraços
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... mas se não fosse o "porém", o que seria do "entretanto", ein ?
ora pois, se não fossem os contrapesos do virabrequim, o que seria do volante ? é provável que o motor não funcionasse nem aos solavancos. e o volante seria apenas mais um peso morto a impedir o seu movimento rotativo.

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Fendel
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

o torres já quer fazer um motor common-rail a vapor...

e não seria uma má idéia... já que o josenir é especialista em eletrônica...
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

fendel Escreveu:o torres já quer fazer um motor common-rail a vapor...
e não seria uma má idéia... já que o josenir é especialista em eletrônica...
fendel,
espero que você não se aborreça comigo, mas eu já venho pensando nisso há tempos. e alguém já tinha sugerido, anteriormente. e ontem, depois de concluir que a válvula de admissão do meu motor não tem guia nem retentor, pensei novamente. pensei que poderia usar o furo da vela para pôr um solenóide de ar de caminhão, que é mais barato do que um bico injetor de carro, e simplesmente isolar a válvula de admissão. na verdade seria só tirar o came de admissão, nada mais.

neste caso faríamos a injeção de vapor no tempo que quisermos, sem nos preocuparmos com qualquer alteração mecânica. apenas a válvula de escape receberia um came a mais, como já está no meu motor. o eletrônico seria super simples. e a afinação seria mais simples ainda porque o eletrônico teria dois ajustes: o ponto exato da injeção e a duração do jato, com uma precisão muito maior do que qualquer regulagem mecânica de válvulas.

isso resolveria o problema mesmo para este motor de baixo rendimento, que passaria a ter o rendimento igual a qulquer outro. estaria resolvido o principal problema: o vazamento devido à válvula de admissão receber o ar pelas costas.

vamos amadurecer mais a idéia... mas não pode deixar ela cair do pé ... eh eh eh !


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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...
fendel Escreveu:o torres já quer fazer um motor common-rail a vapor...

e não seria uma má idéia... já que o josenir é especialista em eletrônica...
mas tu lês pensamentos ou quê ?...

por acaso em construir não..mas que estou a teorizar a ideia inspirado pelo platinado centrifugo..estou..

certamente que um equipamento com esse tipo de injecção de vapor..recorrendo a solenoides como os referidos pelo josenir..seria de uma eficacia tremenda..

mas ainda me falta o mais importante para me entusiasmar a preparar um motor para funcionar com vapor...tenho montes de motores de 4 cilindros que foram substituidos por razões diversas..e alguns deles bastante faceis de converter de acordo com ideias já granjeadas aqui...mas continua a faltar-me o mais importante..o gerador de vapor (a caldeira)..

abraços
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

há meio ano vendi duas caldeiras velhas grandes pro ferro-velho... que pena... uma de 6 e outra de 10 toneladas de vapor por hora...
aliás um corpo de caldeira ainda está aqui... o cara não veio pegar ainda...
e de alguns destes tubos de 100 mm fiz 2 torres eólicas... uma de 45 m e outra de 55 m de altura... ambas articuladas...

é sempre assim...
fiquei com estas caldeiras me incomodando uns 10 anos... e agora que vendi... aparece usuário...
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José Luís Cabete
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por José Luís Cabete »

puxa, como isto está evoluindo, motor a vapor com solenóides e gestão electrónica, muito bem, continuem que eu estou-a gostar.
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

para colocar na chaminé da caldeira... hehehé


calor do motor vira eletricidade com o dobro de eficiência
redação do site inovação tecnológica
17/11/2008

os materiais termoelétricos já são utilizados para aquecer e resfriar os bancos dos carros de luxo. mas os engenheiros querem usá-los de forma muito mais eficiente e gerar eletricidade que ajudará a movimentar os veículos com um menor gasto de combustível.

o calor gerado pelo motor é o sinal mais forte da ineficiência dos motores a combustão - o calor é, na verdade, a energia da queima dos combustíveis que não é aproveitada. quando os radiadores puderem ser trocados por materiais termoelétricos, em vez de lançar esse calor na atmosfera, ele poderá ser utilizado como fonte de eletricidade que ajudará a impulsionar o veículo.

transformando calor em eletricidade

agora, cientistas da universidade northwestern, nos estados unidos, descobriram um novo composto químico promissor que aumenta a eficiência desses materiais capazes de transformar calor em eletricidade.

os materiais termoelétricos atuais são fabricados principalmente com uma liga semicondutora de telureto de chumbo. a equipe do professor mercouri kanatzidis descobriu que a adição de mais chumbo e do elemento antimônio eleva o rendimento do material em 100%.

eficiência dos materiais termoelétricos

os materiais termoelétricos atuais têm uma eficiência típica - sua capacidade de converter o calor em eletricidade - entre 5 e 6%. esta nova geração de materiais está levando essa eficiência para uma faixa entre 11 e 14%.

os pesquisadores acreditam que os materiais termoelétricos serão largamente utilizados nos veículos, além de várias outras aplicações industriais e domésticas, quando eles atingirem rendimentos na faixa dos 20%.

"nós não conseguimos explicar esse aumento de 100%, mas ele nos dá um novo mecanismo - e provavelmente uma nova ciência - sobre o qual deveremos nos focar conforme tentamos aumentar a eficiência dos materiais termoelétricos," disse kanatzidis.

propriedades dos materiais termoelétricos

a descoberta da equipe do professor kanatzidis contém todas propriedades que se espera de um material termoelétrico ótimo. ele possui alta condutividade elétrica (para conduzir grandes quantidades de eletricidade), baixa condutividade termal (para manter a diferença de temperatura e evitar o equilíbrio térmico) e a capacidade de gerar tensões elevadas a partir de pequenas diferenças de temperatura.

"a condutividade termal não é tão baixa quanto em nossos resultados anteriores, mas nós descobrimos um ganho líquido na condutividade elétrica em temperaturas elevadas que nós não esperávamos," disse kanatzidis. "isto significa que nós tivemos um ganho líquido de potência vindo do material que nós não tínhamos visto antes. isto é muito surpreendente."
Anexos
!cid_87F10506-05A9-42A6-8DC1-65B4B59A1384.jpg
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Autor do tópico
sandro_ventania
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

ué...agora eu fiquei intrigado...voce não leram minhas mensagens anteriores não? pois voces estão escrevendo como se não tivessem lido!
até essa ideia de injetar o vapor pela abertura da vela e isolar a dmissão eu já tinha dito aqui...
a ideia de usar um solenoid de caminhão é muito boa josenir...não ei se eu cheguei a comentar em usar controle eletronico, mas é exatamente o que está em minhas teorizações...por dois motivos...um vc acabou de comentar...facilidade de ajuste e outra é que vc retira mais um esforço do motor (abrir a valvula), com isso melhora ainda mais o rendimento.
Nós somos a consequência do que pensamos.

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Autor do tópico
sandro_ventania
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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

luciano, acho que por um bom tempo vc não vai precisar irrigar seu arroz!!
como estão as chuvas por aí??
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