quando o mesmo se encontra a gerar energia oferece muita resistencia ao giro... acham que devia fazer desmultiplicações? em caso afirmativo como faze-las?
aguardo resposta
cumprimentos
seguem-se algumas fotos:

fernando pereira Escreveu:boas.
pseudominus e restantes gostava de perguntar-lhe uma coisa.
comprei um motor desses de um fiat uno. com um berbequim a 2000/3000 rotações deu 10/11 volts e 10 amp. a 500 rotações deu 1.5 v e 1,1 amp.
se toda a produção do gerador, independentemente da potencia gerada, é aproveitada para carregar a bateria?? – ou seja qual o mínimo de voltagem que a bateria aceita como carga???
no caso da utilização de um regulador de tensão qual a voltagem mínima que o regulador aceita??
obrigado
pois, a que tenho custou-me quase 5€ no aki mas é mesmo básica, não tem basicamente nenhuma electrónica e as pilhas que tem não são recarregáveis.fernando pereira Escreveu:a melhor, mais resistente, comprei no estabelecimento de mat. de const. de um tal belmiro que tem muitas superfícies comerciais. custou 10 euros, mas agora até é capaz de estar mais barata.
referes-te a que baterias? às dessas lanternas? elas têm baterias recarregáveis de 0.5ah?se arranjar baterias iguais, são de 3,6 v, e recarregáveis podia dar para fazer uma bateria de 12 v, embora de 0,500 amperes??
não há uma resposta simples a essa pergunta, mesmo tendo em conta o contexto. as baterias têm preferências sobre a forma como são carregadas, e isto refere-se essencialmente à corrente de carga. se aplicares 17v directamente a uma bateria de 12v para a carregar, vais avariá-la, e esta avaria pode ser de forma catastrófica num periodo de mais ou menos tempo, dependendo da quimica da bateria... mas se os 17v vierem de uma fonte com "alta impedância" de saída, na prática os 17v podem baixar quando ligados à bateria... mais uma vez, como disse, não há uma resposta simples à tua pergunta, pelo menos não sem discutirmos teoria de electricidade e baterias! é responsabilidade do circuito carregador garantir que uma bateria é carregada em condições de segurança.já agora voltando a insistir, se de facto elas forem recarregáveis terão uma maior amplitude em termos de carga?? – ou seja 1 volt poderá carregá-as assim como 17 volts??
medir exactamente o quê? 9€ o multímetro?vou tentar medir com o meu multimetro, assim que tiver tempo mas, duvido de que consiga valores crediveis, não é grande coisa só custou 9,00??
fernando pereira Escreveu:(…)referes-te a que baterias? às dessas lanternas? elas têm baterias recarregáveis de 0.5ah?(…) - hipoteticamente, ainda não as medi, mais como exemplo, se arranja-se 4 a pilhas destas e colocandoas num tubo uma por cima das outras (+-+-) e se cada uma tiver 0.500/0.200 amp. no total tenho 12v e 0.500/0.200amp.= 6w/2.4w. mais ainda, se depois liga-se 20 desses tubos/grupos de 4 pilhas de forma +-+-+-+-+-, seria possível obter 240 v com 120w/48w com o problema de ser corrente continua e precisar de um controlador de carga de 12v por grupo. vou tentar perguntar á chinesa se me arranja destas pilhas recarregáveis e a que preço, podem ter algumas aplicações em pequenas brincadeiras.
ehh, parece um gerador valente!(…)medir exactamente o quê? 9€ o multímetro?(…) – o multimetro custou nove euros e medi a saída directa do “gerador”, penso que com uma lâmpada ligada, deu 0,7 amperes de 15/17 volts = cerca de 10w e acendendo o máximo uma lâmpada de automóvel de 12v/5w