AQS recentemente montado...!!!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

PDivulg
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta nov 27, 2008 12:18 pm

Re: AQS recentemente montado...!!!

Mensagem por PDivulg »

há 1 semana que não aparece o sol qual a temperatura que tens agora??

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm

Mensagem por Nezocas »

boas,

o amigo gaspar tem bom olho não tem 50º de inclinação mas tem nem mais nem menos que 47º medido hoje.

é pena que o link do ist não esteja funcionando, mas podem-me dizer qual é a inclinação média utilizada nos paineis de aqs na zona centro do pais (fátima):please:

colega pdivulg, hoje não fiz qualquer tipo de medição, pois não tinha comigo o meu multimetro, mas pode ser que ainda hoje lá para as 9/10 da noite lá vá medir e poste aqui ainda hoje a temperatura da àgua.

quanto à montagem do meu, espero falar melhor com o instalador, quero respeitar os graus de inclinação, mas queria obter o melhor aproveitamento possivel (graus inclinação)nos meses mais frios, que são os que teem menos horas de sol, nos restantes é certo que o sol anda mais alto, mas também existem muito mais horas de sol.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

se fosse para tirar o máximo proveito em dezembro, no início do inverno, a inclinação deveria ser de 70º. resta saber se vale a pena. nessa altura do ano, o sol aquece pouco e isto se não estiver a chover. por isso uma solução de compromisso de 60º ou 50º não estará pior.

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

intressante

eu só pergunto isto porque, grande parte dos que se veem por aí instalados, é directamente no telhado, com inclinações que variam entre os 20º e os 30º (consuante o telhado).

julgo que montando um sistema destes como o do meu pai, não seria mau de todo optar por uns 40/45º no maximo pelo que se tem visto no caso dele aqueçe àgua suficientemente bem, só não tenho é dados para comparar valores em relação ao verão (o sistema tem um mês no maximo).

eu só não queria cometer nenhuma calinada nos graus de inclinação dos paineis

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o linque está funcionando perfeitamente, e vale mesmo a pena perder uma horita ou duas para responder ás questões que colocaste.
o declive ideal teórico corresponde à latitude do local, isto é, a superfície dos colectores deve ser perpendicular à direcção dos raios solares ao meio-dia dos equinócios (ângulo de elevação solar ou altura do sol). na prática há algumas diferenças e embora pareça razoável tentar optimizar a produção de inverno aumentando a inclinação (o que produz uma muito aceitável diminuição no verão) a verdade é que o sistema deve ser calculado e dimensionado para a melhor prestação anual (onde a fracção solar será maior e a amortização do investimento seja ideal). portanto é com as médias que nos preocupamos. é verdade que a factura energética convencional no inverno será sempre maior mas isso é uma inevitabilidade, e de pouca importância se comparares com o fardo de pagares um custo financeiro elevado (amortização dos equipamentos dimensionados para o inverno) durante os meses do ano em que o sol brilha muito e durante muitas horas.

aqui fica a opinião dos investigadores:
"a orientação da instalação solar, tem por resultado diferentes níveis de irradiação. em portugal, a
orientação óptima de uma instalação é a direcção sul, com um ângulo de 35º de inclinação. neste caso,
o nível de irradiação é quinze por cento maior do que numa área horizontal (ângulo de inclinação:
Porreiro, pá!

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

manuelcar muito obrigado

era mesmo isso que queria ouvir 35º como sendo a orientação mais ajustada a um bom rendimento tanto de inverno como de verão.

essa de o link estar a funcionar estranho...mas vou lá de certeza....todas as ideias, opiniões e estatisticas são de elevada importância nesta fase de implementação.

agradeçido

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

aqui fica a opinião dos investigadores:

"a orientação da instalação solar, tem por resultado diferentes níveis de irradiação. em portugal, a
orientação óptima de uma instalação é a direcção sul, com um ângulo de 35º de inclinação. neste caso,
o nível de irradiação é quinze por cento maior do que numa área horizontal (ângulo de inclinação: = 0).
a construção de instalações solares em telhados inclinados, com orientações diferentes à da posição
óptima, traduz-se numa menor produção de energia devido à redução da radiação. uma orientação para
sudoeste ou sudeste dos telhados, ou uma inclinação entre 20º e 50º, implicam uma redução máxima
da energia produzida de dez por cento. os telhados com uma orientação que varie ainda mais da
posição óptima, podem também ser explorados, mas nesta situação a menor irradiação deverá ser
equacionada."

já acordamos aqui na pertinencia de obrigar os instaladores a referir a orientação e inclinação dos colectores, nas suas propostas. penso que podemos agora defender também como boa prática perder uma horitas a estudar os manuais antes de tomar uma decisão. uma poupança de umas horas num dia pode custar duas décadas de muitos kw/h perdidos todos os dias. não é assim?
Porreiro, pá!

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

resta saber qual o ângulo de que se está a falar. obviamente que há relação com a latitude. eu considerei o ângilo medido a partir da horozontal para sul. obviamente que 60º medidos assim correspondem a 30º medidos a partir da vertical, porque são ângulos complementares. 45º são óptimos para a primavera. na maior parte dos casos em que painéis são assentes directamente no telhado vai haver excesso de calor no verão que não pode ser aproveitada e défice no inverno. portanto a tal montagem de 45 ou 50ªº graus é a tal situação de compromisso que falei há pouco, admitindo que mesmo numa montagem de inverno, o sol só por si não pode fornecer toda a energia.
além disso, estes valores baseiam-se em dois pressupostos teóricos que raramente se verificam: que os painéis estão mesmo apontados para sul e que o sol estaria idealmente sempre nessa posição, o que só acontece uma vez no dia.

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

boas,

já consegui entrar, e pelo que tenho estado a ler, podemos afirmar que:

valores em relação à superficie receptora

a irradiação optima fazendo a média anual, encontra-se nos 30º e virado a sul
de abril a setembro são os meses com mais irradiação
nestes meses um desvio do alinhamento (sul) optimo pode ser tolerado sem grandes perdas
o angulo de inclinação optimo de outubro a março será de 50º
nestes meses, qualquer desvio minimo do sul vai provocar perdas significativas (mau aproveitamento da irradiação solar)

excelente link com informação muito completa e precisa

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

Porreiro, pá!

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am

Mensagem por FranzLiszt »

a inclinação do painel é menos importante do q aquilo q parece. mesmo q coloquemos o painel com uma inclinação mt diferente da óptima, as perdas energéticas anuais daí resultantes serão mínimas.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

que link é esse que falas ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

boas,

o link que li foi este: depois de fazer o download

http://www.greenpro.de/po/index.html

hoje de manhã lá fui medir a temperatura, já que ontem à noite não tive possiblidade. hoje às 9.00 ela estava nos 30.3º ontem já ninguém a usou para tomar banho à noite e o dia foi de chuva

Joaquim Gomes
Membro
Membro
Registado: domingo jun 15, 2008 4:54 pm

Mensagem por Joaquim Gomes »

boas

2500€ termossifão de 300 litros e 4m2 de painel selectivo? (foi o que me pareceu ler na etiqueta)

bem bom...

o melhor orçamento que já tive foi de 2600€ mas painel não selectivo. (de outra marca) .. ah incluia válvula termoestática.. mas mesmo assim acho que tá bom preço..

já agora sabe a espessura do isolamento do depósito?

vivo na zona de aveiro.. e sempre ouvi dizer que para este clima não vale a pena investir em paineis selectivos... até por causa das elevadas temperaturas atingidas no verão..

o meu telhado tem um desvio para de sul para sudeste de 33 graus... ao contactar a marca do painel, informaram que no meu caso não fazia grande mal porque o sistema já estava sobredimensionado para o nosso uso (somos 3 pessoas para um termossifão de 300litros com 4m2 de painel)... dai o desvio ir compensar o sobredimensionamento... agora relativamente à inclinação aconselharam a que ficasse com o valor correcto para a zona (entre 35 a 40)

já agora também gostava de uma segunda opinião vossa..
Cumprimentos
Joaquim Gomes

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

mesmo q coloquemos o painel com uma inclinação mt diferente da óptima, as perdas energéticas anuais daí resultantes serão mínimas.
o meu telhado tem um desvio para de sul para sudeste de 33 graus... ao contactar a marca do painel, informaram que no meu caso não fazia grande mal
a construção de instalações solares em telhados inclinados, com orientações diferentes à da posição
óptima, traduz-se numa menor produção de energia devido à redução da radiação. uma orientação para
sudoeste ou sudeste dos telhados, ou uma inclinação entre 20º e 50º, implicam uma redução máxima
da energia produzida de dez por cento.
nada a acrescentar. por mim prefiro não desperdiçar nada, embora reconheça que razões estéticas possam determinar que seja aceitável um rendimento inferior (a paisagem é património de todos, deve ser respeitada). agora, uma redução de 10% é imensa quando pensamos no investimento e no prazo de amortização.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

também acho,

nem que se tenha de pagar um pouco mais, numa estrutura adequada para compensar esses 33º de desvio do sul, é sempre melhor, pois podem e vão existir dias em que essa perca se vai sentir

já assentei os pontos com o instalador sobre a inclinação que os meus paineis vão ter: 40 a 45º, digo isto porque antes quero perder um pouco de verão, onde não falta sol,nem dias grandes, nem a àgua precisa de estar tão quente. e aproveitar ao máximo no inverno que todos sabemos como é

quanto à expessura do depósito, eu não sei, e julgo que o velhote também não, mas assim que o meu começar a ser instalado eu facilito essa informação por aqui

bem haja

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

pois...afinal sempre tenho razão quanto à inclinação.

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

boas novamente pessoal,

só para o ano que vem (primeira ou segunda semana) é que o meu sistema será montado tudo devido à falta de suportes de telhado com a inclinação necessária para o meu caso.

mas, entretanto, e como vos quero detalhar o mais possivel o meu sistema, aqui ficam desde já as fotos do local onde será instalado
1- cozinha
2- despensa (onde está o esquentador)
3- sala de acesso aos quartos e arrumos do sotão
Imagem

uma foto com a inclinação do telhado
Imagem

e um desenho explicativo da instalação em causa.
1- paineis aqs
2- esquentador que se encontra na despensa
3- arrumos do sotão
4- quarto do sotão
5- tecto falso e logo por cima a placa em alvenaria
Imagem

até breve

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

acho a inclinação excessiva. no inverno não ganhas muitos kw porque o rendimento é sempre baixo, mas no resto do ano perdes muito porque o rendimento será bastante mais elevado.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

eu estou a pensar em colocar os paineis com uma inclinação de 45º em relação a um plano horizontal (ou vertical que vai dar ao mesmo)

os do meu velho estão assentes numa estrutura de terraço, julgo que os técnicos ao fazerem essa estrutura, teriam-na feito com um anglo diferente (tipo 30º, que é a melhor média anual)

vamos ver, espero não estar à espera de ter o melhor aproveitamento de inverno e arrepender-me no verão

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”