CO2 em Gasoleo e Gasolina

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Re: CO2 em Gasoleo e Gasolina

Mensagem por civic »

isso é porque estás a comparar carros com consumos diferentes, podes exprimentar o clio por exemplo, em que o diesel consome +\- o mesmo do gasolina.
como disse não fui eu que inventei os numeros, estão aí para quem quiser comparar.
embora o cheiro seja do enxofre, nada tem a ver com o co2,...... é muito pior
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

easy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Mensagem por easy »

civic Escreveu:é claro que é assim, não fui eu que inventei os numeros, basta pesquisares um pouco na net que verás que assim é.
é dito que os veículos diesel libertam menos co2 devido a estes consumirem menos que os veículos a gasolina, mas uma unidade de gasoleo liberta mais co2 que a mesma unidade de gasolina, é facil de ver, pois um litro de gasoleo tem mais energia do que um litro de gasolina.
dou-te um exercicio para fazeres, pegas nos valores declarados pelas marcas tanto de emissões de co2 como de consumo combinado e verás se tenho ou não razão.
dou-te 2 exemplos:
audi a3 2.0 tdi 140cv emite 143 g\km e consome 5,4l\100, isto dá 26,4 g\litro
audi a3 1.4 tfsi 125cv emite 140 g\km e consome 5,9\100, isto dá 23,7 g\litro

renault megane 1.5dci 105cv emite 120 g\km e consome 4,5l\100, isto dá 26,6 g\litro
renault megane 1.4 16v 100cv emite 165 g\km e consome 6,9l\100, isto dá 23,9 g\litro

como podes ver o diesel anda na casa dos 26 g\litro e o gasolinas na casa dos 23, as diferenças das decimas são os arredondamentos das marcas, ou seja, o co2 emitido por litro tem a ver com o combustivel e não com os motores.
como podes ver no caso desses audi's embora o gasolina gaste mais, emite menos co2, poderás fazer para todos os carros e marcas que verás que o 23 para o gasolina e o 26 para o gasoleo serão sempre uma constante.
há aí um erro nas contas. divides g/km por l/100km e queres obter g/l ? nunca na vida.

estás a obter sim o resultado em: g*100/l ou hg/l

para obteres o resultado em g/l tens de multiplicar por 100

demonstrando com os teus exemplos:
renault megane 1.5dci 105cv emite 120 g/km e consome 4,5l/100, isto dá 2666 g/litro
renault megane 1.4 16v 100cv emite 165 g/km e consome 6,9l/100, isto dá 2391 g/litro

são mais ou menos os valores que já constavam do tópico.

ps: não sei o que este tópico está a fazer nos veículos eléctricos

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

certo, a virgula pode estar mal posicionada mas a ideia é a mesma, o gasoleo liberta mais co2 do que a gasolina e as porporções são as mesmas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

easy Escreveu:ps: não sei o que este tópico está a fazer nos veículos eléctricos
a idéia era providenciar informação ao interessado em adquirir um veiculo eléctrico, o quanto poderia deixar de emitir em co2 para a atmosfera.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

as contas são facil, num veículo diesel multiplas o consumo por 26 e no veículo a gasolina por 23,5.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

easy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Mensagem por easy »

civic Escreveu:certo, a virgula pode estar mal posicionada mas a ideia é a mesma, o gasoleo liberta mais co2 do que a gasolina e as porporções são as mesmas.
cuidado com isso. uma virgula mal posicionada põe em causa o resultado e as conclusões que dele podes retirar.
quando a pergunta era: alguém sabe quanto co2 é emitido por litro de gasóleo e de gasolina? dizer que emite 23g/l ou 2300g/l é completamente diferente.
claro que em proporção entre emissões por litro de gasóleo vs gasolina se mantinham uma vez que a formula usada era a mesma.
civic Escreveu:as contas são facil, num veículo diesel multiplas o consumo por 26 e no veículo a gasolina por 23,5.
novamente errado. continuas a cometer o mesmo erro.
jmap Escreveu: a idéia era providenciar informação ao interessado em adquirir um veiculo eléctrico, o quanto poderia deixar de emitir em co2 para a atmosfera.
então ainda te falta subtrair as emissões necessárias para a produção de cada kwh de energia eléctrica em portugal.
os números que tenho são de 2007 ,ano em que tivemos quase 40% de origem renovável e que dificilmente será igualado em 2008 devido à quebra que houve na grande hídrica.
os números revelam uma média de 450g de co2 por cada kwh.

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

sim, continuo na mesma tecla

é 2350g\litro para a gasolina
e 2600g\litro para o gasoleo
é só multiplicar pelo consumo.
quanto à electricidade tinha ideia de um valor de 700g\kwh.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

easy Escreveu:
jmap Escreveu: a idéia era providenciar informação ao interessado em adquirir um veiculo eléctrico, o quanto poderia deixar de emitir em co2 para a atmosfera.
então ainda te falta subtrair as emissões necessárias para a produção de cada kwh de energia eléctrica em portugal.
os números que tenho são de 2007 ,ano em que tivemos quase 40% de origem renovável e que dificilmente será igualado em 2008 devido à quebra que houve na grande hídrica.
os números revelam uma média de 450g de co2 por cada kwh.
para ser realmente preciso sim mas eu não quero considerar esses valores e explico porquê. para mim como a electricidade é produzida é da responsabilidade de quem a produz e isso é politica que me foge ao controle. sob controle tenho quanto co2 eu produzo directamente e já estou a fazer muito mais do que muitos que por aí andam ao me deslocar sempre que possível num veiculo eléctrico. se me perguntassem tipo: queres desta "electricidade eólica" ou desta do "carvão"? aí poderia optar, assim faço o melhor que posso pois não me são dadas hipóteses de escolha. portanto os dados que apresento são limitados à minha acção directa.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

jmap

permita-me que meta aqui uma "colherada". só esta vez.

quem utiliza um veiculo eléctrico defendendo que é para ser + green e polui menos deve preocupar-se se no balanço final. digo isto porque embora não seja da sua responsabilidade, pode estar a provocar uma reacção contrária no sistema, e este sistema "aguentar" porque lhe fica mais barato ou não tem solução.

é apenas um reparo, dirigido a todos os leitores, não estou a dizer que seja o seu caso.

no caso de poluição a nivél de co2, se verificarem um litro de gasóleo polui mais que um litro de gasolina, mas um carro a diesel polui menos.
não é preciso fazer contas para comparar diesel/gasolina, porque os fabricantes são obrigados a apresentar os valores de emissão em gramas por cada km, em condições bem definidas na norma.
assim gramas de co2 / km, são já o termo de comparação final entre duas viaturas em termos de emissões, sem ter em conta a tecnologia, e as caracteristicas própias de cada viatura.

cumpts

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

eu preocupo-me... gostaria que toda a electricidade que consumo fosse de origem eólica por exemplo, mas está fora do meu controlo. eu contribuo na medida do possível mas não posso "dar em doido" a fazer contas de todos os poluentes emitidos no processo de fabricação dos veiculos eléctricos e ci, e nas tabelas da proviniência da electricidade, etc. eu faço o que me é possível em prol da natureza mas na minha escala. esperemos que quem tenha poderes enormes em mãos siga também os melhores caminhos...

acho que ninguém pode dizer exactamente quanto co2 foi emitido na fabricação de um carro ou de uma mota, seja qual a tecnologia, mas contas aproximadas parece-me que os veiculos eléctricos desde o seu nascimento até à sua morte são muito menos poluentes (já considerando tudo). gostaria de ter a mota ligada a um gerador eólico, mas não o tenho... por isso tenho de fazer aquilo que me é possível e parece-me que se toda a gente contribuisse o mesmo que eu isto estava bastante melhor. e não me venham com a paranóia usual do cenário de todos os ves de um país terem que ser carregados diáriamente... dizem que se teria de recorrer muito ao petroleo... porque esse cenário não é sequer admissível na próxima decada e muito mudará entretanto. o futuro passa pela distribuição de vários tipos de energias. é a unica maneira de combater monopólios.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

ps: não sei o que este tópico está a fazer nos veículos eléctricos
muito importante, pois muita gente desconheçe as toneladas de co2 que ja enviou para a atmosfera. este conhecimento vai alerta-las o quanto benefico seria passarem a usar um veiculo electrico.
eu preocupo-me... gostaria que toda a electricidade que consumo fosse de origem eólica por exemplo, mas está fora do meu controlo
concerteza que tu sozinho nao mudáras o mundo, nem és responsavel por todo o mal que por lá se faz. mas todos nós reconheçemos que o mundo começou a mudar em ti e é isto que tens que te lembrar: eu contribui nessa mudança e não cruzei os braços! e continuar a dar o exemplo...

claro que está sob o teu controlo...quando tiveres disponibilidade! instalas uns concentradores fotovoltaicos e um aerogerador, abastecendo a casa e os teus veiculos electricos. estarás a contribuir para o começo da justiça neste mundo dependente. j
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

no caso de poluição a nivél de co2, se verificarem um litro de gasóleo polui mais que um litro de gasolina, mas um carro a diesel polui menos.
mesmo só considerando o co2 dou-te dezenas de exemplos do contrário.
aqui vai um:

audi a3 2.0 tdi emite 143 g\km e consome 5,4l\100, isto dá 26,4 g\litro
audi a3 1.4 tfsi emite 140 g\km e consome 5,9\100, isto dá 23,7 g\litro
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

boas,

vou colocar este tema no geral!
quanto ao dito temos de concordar que os portugueses na sua maioria não estão preocupados com o co2 mas sim com quanto é ao fim do mês de combustivel e qual o mais económico nesse campo os a diesel estão a frente esquecem se talvez é da manutenção mas...

cada caso é um caso!!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Mensagem por mafgod »

para todos os que se preocupam como a energia eléctrica é produzida podem escolher a edp 5d verde:
http://www.edp5d.pt/particulares.php

tarifa verde
como cliente edp5d poderá participar, com a edp, na construção de um ambiente mais equilibrado e sustentável. para tal, tem à sua disposição o tarifário edp5d verde. ao aderir a este tarifário, comprometemo-nos a que seja introduzida na rede uma quantidade de energia equivalente ao seu consumo anual, proveniente de fontes ambientalmente limpas (hídrica, eólica ou solar).

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

os valores que tenho aproximadamente é 2,25 kg/l para a gasolina e 2,7 para o gasóleo.

Responder

Voltar para “Geral”