Bereco EVO na estrada...
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Re: Bereco EVO na estrada...
eheh...já fiz o test-drive...
assim que tiver tempo escrevo aqui a minha opinião...
vruuuuuuuuuummmm...
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Re: Bereco EVO na estrada...
acho que é mais zuuuummmrufus Escreveu:eheh...já fiz o test-drive...
assim que tiver tempo escrevo aqui a minha opinião...
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Re: Bereco EVO na estrada...
relativamente aos a gasolina é mais " ______"
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Re: Bereco EVO na estrada...
topoman,
diz-me já andas-te na vectrix?
qual a diferença entre o binário maximo da evo e o binário na vectrix...? consegues-me descrever isso?
alguem aqui no forum consegue descrever-me as diferenças de binário para a vectrix?
eduardo
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diz-me já andas-te na vectrix?
qual a diferença entre o binário maximo da evo e o binário na vectrix...? consegues-me descrever isso?
alguem aqui no forum consegue descrever-me as diferenças de binário para a vectrix?
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Re: Bereco EVO na estrada...
boas!
não, ainda não experimentei a vetrix... mas gostava de o fazer! se me surgir essa oportunidade depois comento diferenças para a evo.
cumps
não, ainda não experimentei a vetrix... mas gostava de o fazer! se me surgir essa oportunidade depois comento diferenças para a evo.
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Hugo Silva
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Re: Bereco EVO na estrada...
já experimentei a vectrix no ano paasado na fil, creio que foi o ano passado, ou a dois anos...
falta a evo, só a cheirei até agora!
mas isso depois vê se interessa é que mais gente a veja e a monte!
é bom existir concorrência!
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Re: Bereco EVO na estrada...
bom mais um teste de autonomia da evo....
a mota foi carregada na 2ª feira para a ida para o test-drive do rufus e acabou agora a vida útil desta carga, ao fim de 67,5kms percorridos.
é certo que não andei nos limites a maioria do tempo, mas também é certo que no test-drive a mota andou a fundo (literalmente) durante bastante tempo. os arranques também então foram experimentados, para ver o poder dela, portanto estes (não muitos) kms não deram nenhuma vida às baterias...
claro que depois de mais uma descarga completa só podia estar contente com a mota. até aos 60kms a mota andou à vontade, sem qualquer problema. aos 61kms reduziu a velocidade e o resto foi feito para acabar, a testar percursos perto da minha casa, por onde andar no caso de alguma vez acabar as baterias a caminho, fizeram 6kms neste estado, e sim, andar a 30km/h é um bocado secante, mas dá a certeza de chegar a um ponto de carga!!! (casa própria, ou em último caso, um amigo...). também deu para perceber que caso esteja as baterias a acabar, é inteligente parar 5min, pois isso recuperará um pouco a força e permitirá andar melhor!
grande mota!!!
cumps
a mota foi carregada na 2ª feira para a ida para o test-drive do rufus e acabou agora a vida útil desta carga, ao fim de 67,5kms percorridos.
é certo que não andei nos limites a maioria do tempo, mas também é certo que no test-drive a mota andou a fundo (literalmente) durante bastante tempo. os arranques também então foram experimentados, para ver o poder dela, portanto estes (não muitos) kms não deram nenhuma vida às baterias...
claro que depois de mais uma descarga completa só podia estar contente com a mota. até aos 60kms a mota andou à vontade, sem qualquer problema. aos 61kms reduziu a velocidade e o resto foi feito para acabar, a testar percursos perto da minha casa, por onde andar no caso de alguma vez acabar as baterias a caminho, fizeram 6kms neste estado, e sim, andar a 30km/h é um bocado secante, mas dá a certeza de chegar a um ponto de carga!!! (casa própria, ou em último caso, um amigo...). também deu para perceber que caso esteja as baterias a acabar, é inteligente parar 5min, pois isso recuperará um pouco a força e permitirá andar melhor!
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Re: Bereco EVO na estrada...
pronto,
esses 5-6km até parar mesmo, acho que até são úteis. quando começa a chegar ao fim tens sempre uns 5km mais em que podes tentar pensar em arranjar um ponto de carga (eheheh), tipo casa dos amigos, um café (ó chefe deixe-me aí abastecer... enquando tomo um carioca de limão) ou mesmo ver se dá pra chegar a casa.
eduardo
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esses 5-6km até parar mesmo, acho que até são úteis. quando começa a chegar ao fim tens sempre uns 5km mais em que podes tentar pensar em arranjar um ponto de carga (eheheh), tipo casa dos amigos, um café (ó chefe deixe-me aí abastecer... enquando tomo um carioca de limão) ou mesmo ver se dá pra chegar a casa.
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Re: Bereco EVO na estrada...
penso que fizes-te esse teste para teres uma ideia da autonomia, mas não precisas de descarregar a mota para voltar a carregar, em qualquer altura podes carregar.topoman Escreveu:bom mais um teste de autonomia da evo....
a mota foi carregada na 2ª feira para a ida para o test-drive do rufus e acabou agora a vida útil desta carga, ao fim de 67,5kms percorridos.
é certo que não andei nos limites a maioria do tempo, mas também é certo que no test-drive a mota andou a fundo (literalmente) durante bastante tempo. os arranques também então foram experimentados, para ver o poder dela, portanto estes (não muitos) kms não deram nenhuma vida às baterias...
claro que depois de mais uma descarga completa só podia estar contente com a mota. até aos 60kms a mota andou à vontade, sem qualquer problema. aos 61kms reduziu a velocidade e o resto foi feito para acabar, a testar percursos perto da minha casa, por onde andar no caso de alguma vez acabar as baterias a caminho, fizeram 6kms neste estado, e sim, andar a 30km/h é um bocado secante, mas dá a certeza de chegar a um ponto de carga!!! (casa própria, ou em último caso, um amigo...). também deu para perceber que caso esteja as baterias a acabar, é inteligente parar 5min, pois isso recuperará um pouco a força e permitirá andar melhor!
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Re: Bereco EVO na estrada...
sim sim, foi para ter ideia da autonomia...não tenho necessidade nenhuma de a descarregar por completo! a maioria das vezes carregarei por volta dos 50kms...jmal Escreveu: penso que fizes-te esse teste para teres uma ideia da autonomia, mas não precisas de descarregar a mota para voltar a carregar, em qualquer altura podes carregar.
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Hugo Silva
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Re: Bereco EVO na estrada...
carga completa da mota:
tempo: 8h (penso que às 7h já estava carregada, mas deixei um pouco mais porque pareceu-me que 2leds ainda não estavam acesos - com o brilho dos outros todos, às vezes torna-se difícil distinguir...)
gasto: 1,15kw
sim, estão mesmo a ver bem: 1,15kw... também eu pensei que estava a ver mal mas é a verdade, começou a carregar a gastar cerca de 0,95a (potência de cerca de 210w) e acabou nos 0,4a (potência de cerca de 90w) - isto tirado do contador de energia comprado no lidl a semana passada (e este está bom, porque já o testei com vários outros equipamentos!!!)
cumps
tempo: 8h (penso que às 7h já estava carregada, mas deixei um pouco mais porque pareceu-me que 2leds ainda não estavam acesos - com o brilho dos outros todos, às vezes torna-se difícil distinguir...)
gasto: 1,15kw
sim, estão mesmo a ver bem: 1,15kw... também eu pensei que estava a ver mal mas é a verdade, começou a carregar a gastar cerca de 0,95a (potência de cerca de 210w) e acabou nos 0,4a (potência de cerca de 90w) - isto tirado do contador de energia comprado no lidl a semana passada (e este está bom, porque já o testei com vários outros equipamentos!!!)
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Re: Bereco EVO na estrada...
topoman,
tens a certesa que esse contador está certo?
olha que aqui medimos cerca de 2amp aos 230vac a carregar (isto são à volta de 500w) e com um contador da edp (mais rigoroso que da edp é impossível) durante 8h. o consumo de uma carga deu cerca de 3kwh. nós deixamos o carregador estar a carregar aí umas 10h por isso é que ele conssumiu mais...
estou a estranhar porque um pack de 64v x 40ah dá 2.5kwh que é a energia que as bats têm capacidade para armazenar.
há sempre perdas no carregador e as bats não armazenam rigorozamenre sempre a mesma energia, por isso o consumo medido devia ser sempre mais de 2.5kwh.
1.5kwh não parece correcto.
eduardo
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tens a certesa que esse contador está certo?
olha que aqui medimos cerca de 2amp aos 230vac a carregar (isto são à volta de 500w) e com um contador da edp (mais rigoroso que da edp é impossível) durante 8h. o consumo de uma carga deu cerca de 3kwh. nós deixamos o carregador estar a carregar aí umas 10h por isso é que ele conssumiu mais...
estou a estranhar porque um pack de 64v x 40ah dá 2.5kwh que é a energia que as bats têm capacidade para armazenar.
há sempre perdas no carregador e as bats não armazenam rigorozamenre sempre a mesma energia, por isso o consumo medido devia ser sempre mais de 2.5kwh.
1.5kwh não parece correcto.
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Re: Bereco EVO na estrada...
eu tenho 1 medidor desses do lidl e também já fiquei a olhar para ele com cara de parvo, estive o pc todo o dia ligado com 1 consumo de 110w, e ao fim de 12 horas tinha apenas 800 wh.
ainda não tive tempo de ver como funciona, mas ele tem lá um factor de potência, e pode ser que esteja desconfigurado.
ainda não tive tempo de ver como funciona, mas ele tem lá um factor de potência, e pode ser que esteja desconfigurado.
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Re: Bereco EVO na estrada...
o meu contador não é do lidl, mas é do mesmo género... foi comprado na alemanha. e apresenta valores também abaixos do esperado durante os carregamentos... o que me levou a pensar que o carregador poderia estar meio avariado, por consumir tão pouco!
consome 180w a 1.4a!
fica aqui o testemunho do meu contador.
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Re: Bereco EVO na estrada...
ddesculpem enganei-me nos valores... 180w foi um pico máximo, normal anda nos 140w.
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Re: Bereco EVO na estrada...
certeza absoluta não tenho! mas todas as outras medições que fiz com o contador, este esteve certo - medindo potências e correntes em equipamentos que tinha a certeza absoluta das medições que iria ter de fazer!edupatorod Escreveu:topoman,
tens a certesa que esse contador está certo?
o facto de potência não é configurável, ele é colocado lá pelo próprio contador, mediante o equipamento... neste caso o factor de potência não sei ao certo quanto estava, sei que estava abaixo de 1 a cerca de 0.8 (o factor de potência é sempre algo entre '0' e '1').jmal Escreveu:eu tenho 1 medidor desses do lidl e também já fiquei a olhar para ele com cara de parvo, estive o pc todo o dia ligado com 1 consumo de 110w, e ao fim de 12 horas tinha apenas 800 wh.
ainda não tive tempo de ver como funciona, mas ele tem lá um factor de potência, e pode ser que esteja desconfigurado.
supondo fp (factor de potência) = 0.8 e sendo que fp = p / s :
s (potência aparente) = p / fp -> s = 1.15 / 0.8 -> s = 1.5 kva/h (digo kva pois a potência aparente é medida em volt x ampere)
como sabem as pessoas desta área, o que nós pagamos é apenas o p (potência activa) e não o s (potência aparente), mas mesmo esta é demasiado baixa para o que se esperava... não percebo porquê, o contador como já disse experimentado com outros equipamentos dá valores correctos!
como o marcoluz já fez, quem mais tiver este contador, que diga o que o dele conta! eheh já agora...
com que factor de potência obtens esses valores??? :s (será 0.55??? fp = p / u x i -> fp = 180 / 230 x 1.4)marcoluz Escreveu:ddesculpem enganei-me nos valores... 180w foi um pico máximo, normal anda nos 140w.
cumps
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Re: Bereco EVO na estrada...
o meu a medir w está certo, o que acho que não está certo é o total de wh.
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Re: Bereco EVO na estrada...
bom depois de fazer aqui umas contas rápidas e sem grandes precisões... permita-me que discorde totalmente dessas contas e que deixe aqui uma razão para pensar que o contador até está bom... explicando-me:edupatorod Escreveu:estou a estranhar porque um pack de 64v x 40ah dá 2.5kwh que é a energia que as bats têm capacidade para armazenar.
há sempre perdas no carregador e as bats não armazenam rigorozamenre sempre a mesma energia, por isso o consumo medido devia ser sempre mais de 2.5kwh.
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baterias: pack de 64v x 40ah... até aqui tudo certo... (são 20 baterias de 3.2v x 40ah)
agora uma grande dúvida... qual a tensão para a qual se considera uma bateria descarregada??? decerto não é 0v!!!
ora pondo aqui números que não faço ideia se são os reais, supomos que consideramos um máximo de descarga quando uma bateria individual de 3.2v atinge os 2v. nesse momento carregamos a mota. obtemos:
situação antes de carregar: 20 baterias com 2v x 40ah
situação depois de carregar: 20 baterias com 3.2v x 40ah
situação de carga: 20 baterias que tinham 2v e passaram a ter 3.2v!!! diferença: 1.2v
energia para as carregar: (1.2v x 40ah) x 20 (porque são 20 baterias!!!!) -> energia gasta: 960wh!!!
bem, o carregador tem algumas perdas... digamos que temos 100w de perda total no carregador... 960 + 100 = 1060wh
aproximadamente 1.1kwh!!!
estes são os valores que obti no meu carregamento!!!
agora a questão ao sr. eduardo... estou certo ou não? a tensão nas baterias quando se vai carregar nunca será 0... quem criou a mota sabe que tensão aproximada lá estará, a energia que necessitamos na carga... é a que falta e não a energia total que uma bateria consegue armazenar!!! corrijam-me no que estiver a pensar mal...
cumps
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Re: Bereco EVO na estrada...
boas, o meu medidor também é do lidl, apenas sei o valor quando o ponho a carregar, anda entre os 280w e os 295w e quando o desligo na manhã do dia a seguir que se encontra pelos 3 a 4w(com os leds todos verdes).
no total de carregamento tenho uma média de 1kw por 25 a 30km dependendo do trajecto que fiz e se andei ou não com pendura!
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Re: Bereco EVO na estrada...
topoman Escreveu:bom depois de fazer aqui umas contas rápidas e sem grandes precisões... permita-me que discorde totalmente dessas contas e que deixe aqui uma razão para pensar que o contador até está bom... explicando-me:edupatorod Escreveu:estou a estranhar porque um pack de 64v x 40ah dá 2.5kwh que é a energia que as bats têm capacidade para armazenar.
há sempre perdas no carregador e as bats não armazenam rigorozamenre sempre a mesma energia, por isso o consumo medido devia ser sempre mais de 2.5kwh.
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baterias: pack de 64v x 40ah... até aqui tudo certo... (são 20 baterias de 3.2v x 40ah)
agora uma grande dúvida... qual a tensão para a qual se considera uma bateria descarregada??? decerto não é 0v!!!
ora pondo aqui números que não faço ideia se são os reais, supomos que consideramos um máximo de descarga quando uma bateria individual de 3.2v atinge os 2v. nesse momento carregamos a mota. obtemos:
situação antes de carregar: 20 baterias com 2v x 40ah
situação depois de carregar: 20 baterias com 3.2v x 40ah
situação de carga: 20 baterias que tinham 2v e passaram a ter 3.2v!!! diferença: 1.2v
energia para as carregar: (1.2v x 40ah) x 20 (porque são 20 baterias!!!!) -> energia gasta: 960wh!!!
bem, o carregador tem algumas perdas... digamos que temos 100w de perda total no carregador... 960 + 100 = 1060wh
aproximadamente 1.1kwh!!!
estes são os valores que obti no meu carregamento!!!
agora a questão ao sr. eduardo... estou certo ou não? a tensão nas baterias quando se vai carregar nunca será 0... quem criou a mota sabe que tensão aproximada lá estará, a energia que necessitamos na carga... é a que falta e não a energia total que uma bateria consegue armazenar!!! corrijam-me no que estiver a pensar mal...
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nâo é bem assim topoman, as baterias mesmo com 0% de carga têm sempre 2.5 volts, não podes fazer a conta pela diferença de volts entre carregada e descarregada, a tua mota quando descarregada as baterias têm cerca de 2.8-2.9 volts cada uma, e quando carregada têm 3.6 vols, portanto não é pela diferença de tensão, esse contador e o meu estão incorrectos, eu estive a carregar uma bereco 2500w que estava completamente sem carga e no fim de carregar, o medidor indicou cerca de 900w, o que está completamente errado em relação á contagem, quando meti a carregar ele indicava cerca de 250w de carga e esteve quase 8 horas nos 250w, portanto nunca dava os 900w. tem de haver algo de errado neste tipo de contador, ainda não tive oportunidade de verificar mas é certo que o total de kwh que ele indica está incorrecto.
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