clrocha Escreveu:boas,
nao sei se chegaram a falar disto aqui, mas para fazer ligação à rede tens de garantir o sincronismo entre a rede eléctrica e os geradores. o meu projecto final de curso foi simular um sistema eólico sem banco de baterias. liguei-o ao quadro da habitaçao mas com disjuntor para o caso de falhas. penso que só faz sentido utilizar monofasicos nos predios, uma vez que desta forma podem ser ligados directamente à alimentaçao das casas. quanto à quantidade, depende da qualidade do controlo do sistema inversor que tiver. tens de conseguir detectar quando a rede electrica se desliga para poderes deixar de fornecer energia para a rede.
cump's
a sincronização é realizada, apartir da onda de tensão que o inversor recebe da rede. a onda da corrente que vai produzir e fornecer à rede terá de ter uma forma idêntica à tensão. em relação às interrupções, o que fiz foi, estaelecer limites de tensão, e quando a tensão eficaz desce abaixo desses limites, desliga-se a unidade de microgeração. penso que não deve fugir muito ao que acontece na realidade.
em relação ao que disses-te do inversor, é precisamente isso, a qualidade e quantidade dependem do sistema de controlo dos inversores, contudo são todos muito identicos. os catálogos que tenho todos eles estabelecem como limite máximo 3% de thd.
obrigado pelo teu post!
cumprimentos,
filipe