ola pessoal, sou novo no forum, me desculpa se as perguntas já foram respondidas, eu procurei mas tem muita coisa solta e algumas informações que eu num achei.
bem vamos lá eu estou em mente com dois projetos:
o primeiro é um gerador éolico utilizando motores de impressora que tenho aqui em casa
segue a foto dos motores em anexo, eu penso que o motor de passo deve gerar muito masi energia que um motor continuo, partindo do principio que ele possui engranagens que a cada volta do eixo é multiplicada para os passos.
gostarai de saber sobre as ligações para faze-lo carregar baterias.
e tambem estava pensando em fazer uma macanica de correia para poder utilizar 1 catavento com 2 motores (idênticos) girando ao mesmo tempo, penso que assim poderia economizar espaço e ganahr em rendimento, estou errado??
bom é o seguinte vejo muitos tópicos sobre controlador de carga, banco de baterias mas tenho alguams duvidas
se eu pegar um no-break, é possivel adapta-lo para ser alimentado diretamente pelo gerador éolico?? no lugar da tomada?.....se for possivel acho qeu é uma otima solução já qeu todos os cirquitos estão prontos.
meu segundo projeto e montar uma turbina com imãns de hd, é uma turbina somente, pois ainda não decidi a fonte de força, já vih varios projetos sobre isso porem todos ficavam grandes e com baixo rendimento, e os que tinham bom rendimento eram com imãs comprados de formato triangular.
minas duvidas saum, é possivel fazer um gerador com imas deste formato (imagem em anexo)??.
outra duvida que tenho e sobre as bobinas, eles devem ser sempre triangulares?, qual o tamanho idéal baseado nos magnetos?, qual a quantidade de bobinas idéal baseada na quantidade de magnetos? ou depende to formato do magneto, se depender do formato qual o melhor formato para os meus magnetos???
bom acho que é só isso agradeço a todos que me ajudarem e desculpe se fiz alguam besteira pode me chamar atenção
Algumas duvidas para realizar projetos
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: sábado fev 07, 2009 3:47 pm
Algumas duvidas para realizar projetos
- Anexos
-
- Imãs retirados de HD todos os que eu encontro são deste formato =]
- Imag048.jpg (36.77 KiB) Visto 2046 vezes
-
- Motores de passo retirados de impressora
- Imag043.jpg (54.04 KiB) Visto 2045 vezes
-
Re: Algumas duvidas para realizar projetos
estava procurando informassoes sobre um dos motores de passo que estão na foto (o maior)
e encontrei essas informações se for ajudar:
motor size pm55l-048
number of steps per rotation 48(7.5/step)
drive method 2-2 phase
#drive circuit unipolar const. volt.
drive voltage 24[v]
coil resistance/phase 30[ohms]
#drive circuit bipolar chopper
drive voltage 24[v]
coil resistance/phase 5.5[ohms]
fiquei empolgado e tambem meio desaponstado.rsrs.
bom pelo que eu vih, se eu não estiver errado fazendo uma ligação unipollar (não sei como faz isso =]), irei ter uma média de 0,8a, o que acho pouco..rsrs
a = 24 / 30
a= 800 ma
mas fazendo essa ligação bipolar chopper (mas uma vez não sei como se faz rs), eu teria
a= 24 / 5,5
a= 4,36 a
estou certo????
obs: o motor possui 5 fios.
vlw
e encontrei essas informações se for ajudar:
motor size pm55l-048
number of steps per rotation 48(7.5/step)
drive method 2-2 phase
#drive circuit unipolar const. volt.
drive voltage 24[v]
coil resistance/phase 30[ohms]
#drive circuit bipolar chopper
drive voltage 24[v]
coil resistance/phase 5.5[ohms]
fiquei empolgado e tambem meio desaponstado.rsrs.
bom pelo que eu vih, se eu não estiver errado fazendo uma ligação unipollar (não sei como faz isso =]), irei ter uma média de 0,8a, o que acho pouco..rsrs
a = 24 / 30
a= 800 ma
mas fazendo essa ligação bipolar chopper (mas uma vez não sei como se faz rs), eu teria
a= 24 / 5,5
a= 4,36 a
estou certo????
obs: o motor possui 5 fios.
vlw
-
bom galera, já comprei os materiais pra construir a ventoinha, será que vc´s podem me ajudar, pois eu nnão sei o formato das bobinas que eu faço, com esses ians dá para fazer....
agradeço desde já
agradeço desde já
-
- Membro
- Registado: segunda fev 09, 2009 11:15 am
boas n sou nenhum expert nesta tematica, apenas um curioso que tenta inventar por gostar de o fazer, apesar de eu n saber ao certo fazer as bobines nem as ligações de um aerogerador "dinamo".
deixo te este link pensso que te ajuda.
http://www.windstuffnow.com/main/microw ... erator.htm
tens inclusive um post neste forum com algo mt parecido, do user "vergaranunes"
cumps
deixo te este link pensso que te ajuda.
http://www.windstuffnow.com/main/microw ... erator.htm
tens inclusive um post neste forum com algo mt parecido, do user "vergaranunes"
cumps
-
- Membro
- Registado: domingo mar 15, 2009 9:08 pm
ola eu sou do curso técnico de energias renovaveis
para começares era melhor construir um aerogerador por draives de disquetes é muto melhor para começares a ficar a conhecer alguma coisa de eletronica foi como eu comessei e ate agora eu e os meus colegas d meu curso vamos começar a contruir um aerogerador com alternadores de carros e de autocarros
para começares era melhor construir um aerogerador por draives de disquetes é muto melhor para começares a ficar a conhecer alguma coisa de eletronica foi como eu comessei e ate agora eu e os meus colegas d meu curso vamos começar a contruir um aerogerador com alternadores de carros e de autocarros