Circuito de eolica

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am

Circuito de eolica

Mensagem por jorge_barbosah »

bem, ja fiz este cicuito em anexo

agora quero melhorar umas coisitas... quero que quando o motor estiver parado, o brilho dos leds seja maximo! neste momento so com uma pequena rotaçao com as maos, os leds mantem-se ligados durante 3 min mas este brilho é minino para o que desejo...como faço para obter o brilho maximo nos leds com o motor parado ( energia armazenada)?com um regulador de 9v? ou um condensador mais forte?
Anexos
Circuito
Circuito
DSC03330.JPG (75.41 KiB) Visto 6549 vezes
Circuito
Circuito
DSC03343.JPG (76.86 KiB) Visto 6549 vezes
Circuito
Circuito
Reg2.JPG (18.08 KiB) Visto 6546 vezes
Jorge Barbosa

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Re: Circuito de eolica

Mensagem por Ferra »

parece-me que so esta a aproveitar metade dos ciclos. e que tal baixar o valor das resistencias?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver

hum.... acha que se eu reduzir o valor das resistencias obtenho maior intensidade de brilho?
Jorge Barbosa

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

troca o 2º condensador por outro de maior valor, ou adiciona mais condensadores em paralelo com esse. quanto maior o valor, mais tempo vão ficar os leds acesos. condensadores em paralelo equivale a ter 1 único condensador com a soma dos valores de todos.

p.s. ligar os leds dessa forma, 2 directamente em paralelo, não é garantido que funciona sempre.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver

obrigado pela ideia njay, mas optei por comprar uma resistencia de menor valor

tinha resistencias de 100 ohms, e hoje comprei uma de 47 ohms, e ja tem mais brilho!

agora em breve, vou fazer outra alteraçao

vou utilizar a sua ideia de comprar um condensador com maior valor, e uma resistencia ainda menor de 47 ohms. agora tenho uma duvida! :s

a tua ideia dos trocar o 2º condensador por dois de maior valor em paralelo, eu conclui que o 1ºcondensador fica onde esta sem alteraçao, e no sitio do 2º, 2 ligados, (negativo negativo e positivo positivo) e o circuito continua nas duas "pernas" do ultimo condensador, é isso?

obrigado
Jorge Barbosa

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

jorge_barbosah Escreveu:obrigado pela ideia njay, mas optei por comprar uma resistencia de menor valor

tinha resistencias de 100 ohms, e hoje comprei uma de 47 ohms, e ja tem mais brilho!
se eles queimarem daqui a algum tempo não te admires!
jorge_barbosah Escreveu:agora em breve, vou fazer outra alteraçao

vou utilizar a sua ideia de comprar um condensador com maior valor, e uma resistencia ainda menor de 47 ohms. agora tenho uma duvida! :s

a tua ideia dos trocar o 2º condensador por dois de maior valor em paralelo, eu conclui que o 1ºcondensador fica onde esta sem alteraçao, e no sitio do 2º, 2 ligados, (negativo negativo e positivo positivo) e o circuito continua nas duas "pernas" do ultimo condensador, é isso?
sim. mas não precisas de tirar o condensador que já lá está, basta adicionar outro em paralelo, ou seja, ligas as 2 patas de outro condensador às 2 patas daquele que já lá está, sem mexer em mais nada do circuito. tem apenas o cuidado de ligar a pata "+" do novo condensador à pata "+" daquele que já lá está e o mesmo para a outra pata (a "-").
Aprilia RS125e

correiars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 18, 2008 11:25 am

Mensagem por correiars »

jorge_barbosah Escreveu:tinha resistencias de 100 ohms, e hoje comprei uma de 47 ohms, e ja tem mais brilho!
tens como confirmar os valores de "v" e "ma" dos leds? assim punha-se isso a funcionar tudo à maneira

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

pois, porque quando sugeri para baixar resistencia nao era para exagerar...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver

correiars Escreveu:
jorge_barbosah Escreveu:tinha resistencias de 100 ohms, e hoje comprei uma de 47 ohms, e ja tem mais brilho!
tens como confirmar os valores de "v" e "ma" dos leds? assim punha-se isso a funcionar tudo à maneira
acho que sim!
ferra Escreveu:pois, porque quando sugeri para baixar resistencia nao era para exagerar...
nao exagerei, apenas tive a ousadia de diminuir bastante para ver o resultado
Jorge Barbosa

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

correiars Escreveu:
é melhor fazer as contas antes para não correr o risco de queimar os leds. as contas são simples. tenha em mente que para leds coloridos em geral a corrente recomendada é de 20 ma, ou 0,020 a.
sabendo a tensão máxima de saída, que no caso de usar o ci 7805 é de 5v o cálculo é simples:
a = v / r, onde a é a corrente no led, v é a tensão (5v para o 7805) e r é a resistência que será usada.
a = 5 / 100
a = 0,050
se você usar um resistor de 100 ohms estará fornecendo uma corrente de 50 ma, o que já oferece perigo de queimar um led, a menos que seja um led branco ou azul ou que aceite a recomendação que eu fiz no esquema do regulador que fornecí, de usar dois leds para cada resistor de 100r, assim a corrente será dividida pelos dois, ficando cada um com mais ou menos 25 ma.

se você usar um resistor de 47 ohms:
a = 5 / 47
a= 106
neste caso fatalmente os leds irão queimar, a não ser que o seu gerador não tenha capacidade para fornecer esta corrente.
Última edição por Josenir em segunda fev 23, 2009 8:12 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver

o meu gerador é um motor de passo. la diz 20 ohms... .
Jorge Barbosa

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jorge_barbosah Escreveu:o meu gerador é um motor de passo. la diz 20 ohms... .
isso não nos diz praticamente nada sobre o rendimento dele como gerador. você precisa fazer um teste prático para medir a capacidade dele.
use um multímetro ligado na escala de ampères em série com o motor e uma lâmpada de 12v automotiva e ponha ele para girar a uma velocidade aproximada a que ele vai trabalhar na turbina. aí você aproveita também para medir a tensão máxima que ele fornece.

sabendo a tensão e a corrente, facilmente você calcula a potência que ele vai poder gerar. mas conhecendo a corrente já é bastante coisa.
para calcular a potência:
p = v x a

se o gerador fornece 15v por 100 ma, então
p = 15 x 0,100
p = 1,5w

se ele produz 1,5w em 15, logo vai produzir 300 ma em 5v, desprezando-se as perdas no regulador.
a = p / v
a = 1,5w / 5v
a = 0,300

sabendo que o gerador fornece 300 ma, então precisamos dimensionar os resistores para manter a corrente em um valor que não exceda a corrente suportada pelos leds. ademais não sabemos quando vai ocorrer um excesso de vento que faça o gerador produzir mais do que 300 ma.

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

josenir Escreveu:se ele produz 1,5w em 15, logo vai produzir 300 ma em 5v, desprezando-se as perdas no regulador.
a = p / v
a = 1,5w / 5v
a = 0,300
neste caso as perdas são muitas, não dá para desprezar -> (15v - 5v) x 0.3a = 3w o que quer dizer que ele nunca daria 0.3a a 5v.
josenir Escreveu:sabendo que o gerador fornece 300 ma, então precisamos dimensionar os resistores para manter a corrente em um valor que não exceda a corrente suportada pelos leds. ademais não sabemos quando vai ocorrer um excesso de vento que faça o gerador produzir mais do que 300 ma.
o perigo que há não é esse. a corrente neste circuito é controlada exclusivamente pelas resistências dos leds, e não é o gerador que "decide" quanta corrente vai passar no circuito. o perigo que há com excesso de energia vinda do gerador é a tensão ir acima de um valor que o 7805 aguente (~30v máximo) e consiga dissipar em calor.

acrescento que ligar 2 leds directamente em paralelo é um erro como já referi noutras alturas, e que para calcular a corrente no led é (5v - vled) / r, ou seja, se for um led vermelho que tem tipicamente vled ~ 1.8v e se usar uma resistência de 100 ohm, a corrente será (5 - 1. / 100 = 32ma, que já excede largamente o máximo recomendado. como o josenir disse e bem, se for um led branco ou azul (vled > 3.1) não há problema com resistências de 100 ohm, pois (5 - 3.1) / 100 = 19ma, mas com elas de 47 já há, pois (5 - 3.1) / 47 ~ 40.4ma.

com algum excesso de corrente o led não queima necessariamente logo, mas eventualmente, ou com pouca sorte, acaba por acontecer. quando é atravessado por demasiada corrente, o led começa a aquecer, a uma velocidade que depende do excesso. pode aquecer e queimar numa fracção de segundo, ou pode aquecer tão devagar que demora largas horas a queimar. quando o led aquece, a sua tensão (vled) baixa, e isto faz aumentar a corrente; como a corrente aumenta, o led aquece ainda mais, e assim sucessivamente até queimar.
Aprilia RS125e

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

a minha sugestão não é calcular com precisão a corrente no led. o que eu estou propondo é uma forma simples para um leigo em eletrônica limitar a corrente que é fornecida ao led, para que fique dentro de um valor que possa acendê-lo com uma certeza de não queimá-lo.
se já conhecemos a tensão de trabalho (5v) e a corrente que o led suporta (25 ma, por exemplo), só falta dimensionar um resistor que não deixe a corrente ultrapassar o valor máximo.
r = v / a
r = 5 / 0,025
r = 200 ohms

logo se ligarmos um resistor de 200r para alimentar o led teremos a certeza de que a corrente não vai exceder 25 ma. e com isso teremos a certeza de que este led não vai queimar. se ao invés disso usarmos apenas um resistor de 100r, como sugeri antes, para alimentar dois leds, economizamos um resistor, e mesmo sabendo que existem diferenças de fabricação entre um led e outro, ainda é perfeitamente seguro, desde que sejam usados dois leds da mesma marca e cor, é claro. é somente isso que eu pretendia explicar.
njay Escreveu:
josenir Escreveu:se ele produz 1,5w em 15, logo vai produzir 300 ma em 5v, desprezando-se as perdas no regulador.
a = p / v
a = 1,5w / 5v
a = 0,300
neste caso as perdas são muitas, não dá para desprezar -> (15v - 5v) x 0.3a = 3w o que quer dizer que ele nunca daria 0.3a a 5v.
é claro que esta conta da perda está totalmente errada. se o gerador fornece 1,5w em 15v e depois de passar pelo regulador tivéssemos uma perda de 3w, então além de perder totalmente os 1,5w que o gerador forneceu perderíamos mais 1,5w de onde ?

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

eu compreendo o teu "atalho", mas com leds brancos e azuis esse método vai dar uma diferença de luminosidade muito grande, 20ma versus menos de 7ma.
josenir Escreveu:
njay Escreveu:
a = p / v
a = 1,5w / 5v
a = 0,300
é claro que esta conta da perda está totalmente errada. se o gerador fornece 1,5w em 15v e depois de passar pelo regulador tivéssemos uma perda de 3w, então além de perder totalmente os 1,5w que o gerador forneceu perderíamos mais 1,5w de onde ?
exactamente, de lado nenhum, por isso essas perdas não podem ser desprezadas. a conta não está errada, faz parte da demonstração.
Aprilia RS125e

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver

estou a gostar desta "discussao" de ideias!

acho que ja podemos retirar conclusoes!

digam-me o que é melhor entao para este circuito ter mais brilho e boa duraçao!
Jorge Barbosa

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jorge_barbosah Escreveu:estou a gostar desta "discussao" de ideias!
acho que ja podemos retirar conclusoes!
digam-me o que é melhor entao para este circuito ter mais brilho e boa duraçao!
em primeiro lugar é necessário que o gerador tenha capacidade de sobra para que o excesso de potência seja armazenado em capacitores (ou baterias) e em segundo lugar que as pás sejam capazes de dar boa rotação ao gerador com pouco vento.
tendo isso e o circuito regulador de tensão simplificado que foi proposto, apenas acrescente mais capacitores antes e depois do regulador. atente para o detalhe de que os capacitores de entrada devem ter tensão de trabalho de pelo menos 25v e os de saída, como recebem a tensão regulada em 5v, podem ser de 6,3v. sendo que estes últimos são mais baratos e ocupam menos espaço físico.

outra questão a ser considerada é que se você quer um funcionamento por período mais longo, é conveniente diminuir o brilho dos leds, para economizar energia. são duas coisas difíceis de conciliar: alto brilho e longa duração. para ter alto brilho vai ter maior consumo, e com maior consumo a duração da carga vai ser menor.

talvez acabe por ter que usar uma pequena bateria, mas aí o circuito já complica um pouco mais devido a ter que controlar a carga da bateria e ter que prever uma segurança para que a bateria não seja descarregada completamente.

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver

josenir Escreveu:em primeiro lugar é necessário que o gerador tenha capacidade de sobra para que o excesso de potência seja armazenado em capacitores (ou baterias) e em segundo lugar que as pás sejam capazes de dar boa rotação ao gerador com pouco vento.
tendo isso e o circuito regulador de tensão simplificado que foi proposto, apenas acrescente mais capacitores antes e depois do regulador. atente para o detalhe de que os capacitores de entrada devem ter tensão de trabalho de pelo menos 25v e os de saída, como recebem a tensão regulada em 5v, podem ser de 6,3v. sendo que estes últimos são mais baratos e ocupam menos espaço físico.
bem, quanto as pás, tem 55 cm de comprimento cada uma, o que da, a volta de 1.10m de diametro, e como sao de pvc facilmente começam a rotaçao. quanto aos capacitores, acho que é mesmo uma boa opcçao e que eu vou ponderar!
josenir Escreveu:outra questão a ser considerada é que se você quer um funcionamento por período mais longo, é conveniente diminuir o brilho dos leds, para economizar energia. são duas coisas difíceis de conciliar: alto brilho e longa duração. para ter alto brilho vai ter maior consumo, e com maior consumo a duração da carga vai ser menor.
claro, acho que toda a gente percebe isto!
mas a minha ideia neste momento é tentar fazer " 50% de duraçao, e 50% de brilho" sei que é muito dificil, mas neste momento vou apostar em um maior brilho e deixando mais para tras a ideia da duração!
josenir Escreveu:talvez acabe por ter que usar uma pequena bateria, mas aí o circuito já complica um pouco mais devido a ter que controlar a carga da bateria e ter que prever uma segurança para que a bateria não seja descarregada completamente.
bem, aqui as coisas complicam! eu nao percebo ainda "nada" destas coisas, e prefiro nao partir ja para um processo avançado e sofrer uma decepçao que leva a uma grande desmotivação!

concluindo, agradeço a vossa colaboração, e em breve darei noticias!
Jorge Barbosa

romluom
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 03, 2008 3:07 am

Mensagem por romluom »

salve jorge e todos do forum

construir esse seu circuito por curiosidade, mais nao consegui fazer ele segurar a carga nem por meio segundo
sera que eu montei alguma coisa errada ? a unica alteracao foi no diodo nao encontrei o 4001 entao usei o 4007.
a ideia era liga 3 led brancos de 10mm
segue a foto da montagem
Anexos
DSC_0434M.jpg
DSC_0434M.jpg (89.75 KiB) Visto 5869 vezes
quando o humano vai se tornar gente ?

correiars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 18, 2008 11:25 am

Mensagem por correiars »

o diodo que usaste, suporta 1000v em vez dos 50v (1n4001). nao sei que implicações electricas isto poderá trazer.

no led, os de 10mm pedem aí uns 80ma (contra os +/-20ma dos que usou o jorge)

acho que por isso a carga se esgota tao rapido nesse caso.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”