Circuito de eolica
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Circuito de eolica
bem, ja fiz este cicuito em anexo
agora quero melhorar umas coisitas... quero que quando o motor estiver parado, o brilho dos leds seja maximo! neste momento so com uma pequena rotaçao com as maos, os leds mantem-se ligados durante 3 min mas este brilho é minino para o que desejo...como faço para obter o brilho maximo nos leds com o motor parado ( energia armazenada)?com um regulador de 9v? ou um condensador mais forte?
agora quero melhorar umas coisitas... quero que quando o motor estiver parado, o brilho dos leds seja maximo! neste momento so com uma pequena rotaçao com as maos, os leds mantem-se ligados durante 3 min mas este brilho é minino para o que desejo...como faço para obter o brilho maximo nos leds com o motor parado ( energia armazenada)?com um regulador de 9v? ou um condensador mais forte?
- Anexos
-
- Circuito
- DSC03330.JPG (75.41 KiB) Visto 6550 vezes
-
- Circuito
- DSC03343.JPG (76.86 KiB) Visto 6550 vezes
-
- Circuito
- Reg2.JPG (18.08 KiB) Visto 6547 vezes
Jorge Barbosa
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Re: Circuito de eolica
parece-me que so esta a aproveitar metade dos ciclos. e que tal baixar o valor das resistencias?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
hum.... acha que se eu reduzir o valor das resistencias obtenho maior intensidade de brilho?
Jorge Barbosa
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
troca o 2º condensador por outro de maior valor, ou adiciona mais condensadores em paralelo com esse. quanto maior o valor, mais tempo vão ficar os leds acesos. condensadores em paralelo equivale a ter 1 único condensador com a soma dos valores de todos.
p.s. ligar os leds dessa forma, 2 directamente em paralelo, não é garantido que funciona sempre.
p.s. ligar os leds dessa forma, 2 directamente em paralelo, não é garantido que funciona sempre.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
obrigado pela ideia njay, mas optei por comprar uma resistencia de menor valor
tinha resistencias de 100 ohms, e hoje comprei uma de 47 ohms, e ja tem mais brilho!
agora em breve, vou fazer outra alteraçao
vou utilizar a sua ideia de comprar um condensador com maior valor, e uma resistencia ainda menor de 47 ohms. agora tenho uma duvida! :s
a tua ideia dos trocar o 2º condensador por dois de maior valor em paralelo, eu conclui que o 1ºcondensador fica onde esta sem alteraçao, e no sitio do 2º, 2 ligados, (negativo negativo e positivo positivo) e o circuito continua nas duas "pernas" do ultimo condensador, é isso?
obrigado
tinha resistencias de 100 ohms, e hoje comprei uma de 47 ohms, e ja tem mais brilho!
agora em breve, vou fazer outra alteraçao
vou utilizar a sua ideia de comprar um condensador com maior valor, e uma resistencia ainda menor de 47 ohms. agora tenho uma duvida! :s
a tua ideia dos trocar o 2º condensador por dois de maior valor em paralelo, eu conclui que o 1ºcondensador fica onde esta sem alteraçao, e no sitio do 2º, 2 ligados, (negativo negativo e positivo positivo) e o circuito continua nas duas "pernas" do ultimo condensador, é isso?
obrigado
Jorge Barbosa
-
- Membro Gold
se eles queimarem daqui a algum tempo não te admires!jorge_barbosah Escreveu:obrigado pela ideia njay, mas optei por comprar uma resistencia de menor valor
sim. mas não precisas de tirar o condensador que já lá está, basta adicionar outro em paralelo, ou seja, ligas as 2 patas de outro condensador às 2 patas daquele que já lá está, sem mexer em mais nada do circuito. tem apenas o cuidado de ligar a pata "+" do novo condensador à pata "+" daquele que já lá está e o mesmo para a outra pata (a "-").jorge_barbosah Escreveu:agora em breve, vou fazer outra alteraçao
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça nov 18, 2008 11:25 am
tens como confirmar os valores de "v" e "ma" dos leds? assim punha-se isso a funcionar tudo à maneirajorge_barbosah Escreveu:tinha resistencias de 100 ohms, e hoje comprei uma de 47 ohms, e ja tem mais brilho!
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
pois, porque quando sugeri para baixar resistencia nao era para exagerar...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
acho que sim!correiars Escreveu:tens como confirmar os valores de "v" e "ma" dos leds? assim punha-se isso a funcionar tudo à maneirajorge_barbosah Escreveu:tinha resistencias de 100 ohms, e hoje comprei uma de 47 ohms, e ja tem mais brilho!
nao exagerei, apenas tive a ousadia de diminuir bastante para ver o resultadoferra Escreveu:pois, porque quando sugeri para baixar resistencia nao era para exagerar...
Jorge Barbosa
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
é melhor fazer as contas antes para não correr o risco de queimar os leds. as contas são simples. tenha em mente que para leds coloridos em geral a corrente recomendada é de 20 ma, ou 0,020 a.correiars Escreveu:tens como confirmar os valores de "v" e "ma" dos leds? assim punha-se isso a funcionar tudo à maneirajorge_barbosah Escreveu:tinha resistencias de 100 ohms, e hoje comprei uma de 47 ohms, e ja tem mais brilho!
sabendo a tensão máxima de saída, que no caso de usar o ci 7805 é de 5v o cálculo é simples:
a = v / r, onde a é a corrente no led, v é a tensão (5v para o 7805) e r é a resistência que será usada.
a = 5 / 100
a = 0,050
se você usar um resistor de 100 ohms estará fornecendo uma corrente de 50 ma, o que já oferece perigo de queimar um led, a menos que seja um led branco ou azul ou que aceite a recomendação que eu fiz no esquema do regulador que fornecí, de usar dois leds para cada resistor de 100r, assim a corrente será dividida pelos dois, ficando cada um com mais ou menos 25 ma.
se você usar um resistor de 47 ohms:
a = 5 / 47
a= 106
neste caso fatalmente os leds irão queimar, a não ser que o seu gerador não tenha capacidade para fornecer esta corrente.
Última edição por Josenir em segunda fev 23, 2009 8:12 pm, editado 1 vez no total.
-
-
- Colaborador
isso não nos diz praticamente nada sobre o rendimento dele como gerador. você precisa fazer um teste prático para medir a capacidade dele.jorge_barbosah Escreveu:o meu gerador é um motor de passo. la diz 20 ohms... .
use um multímetro ligado na escala de ampères em série com o motor e uma lâmpada de 12v automotiva e ponha ele para girar a uma velocidade aproximada a que ele vai trabalhar na turbina. aí você aproveita também para medir a tensão máxima que ele fornece.
sabendo a tensão e a corrente, facilmente você calcula a potência que ele vai poder gerar. mas conhecendo a corrente já é bastante coisa.
para calcular a potência:
p = v x a
se o gerador fornece 15v por 100 ma, então
p = 15 x 0,100
p = 1,5w
se ele produz 1,5w em 15, logo vai produzir 300 ma em 5v, desprezando-se as perdas no regulador.
a = p / v
a = 1,5w / 5v
a = 0,300
sabendo que o gerador fornece 300 ma, então precisamos dimensionar os resistores para manter a corrente em um valor que não exceda a corrente suportada pelos leds. ademais não sabemos quando vai ocorrer um excesso de vento que faça o gerador produzir mais do que 300 ma.
-
- Membro Gold
neste caso as perdas são muitas, não dá para desprezar -> (15v - 5v) x 0.3a = 3w o que quer dizer que ele nunca daria 0.3a a 5v.josenir Escreveu:se ele produz 1,5w em 15, logo vai produzir 300 ma em 5v, desprezando-se as perdas no regulador.
a = p / v
a = 1,5w / 5v
a = 0,300
o perigo que há não é esse. a corrente neste circuito é controlada exclusivamente pelas resistências dos leds, e não é o gerador que "decide" quanta corrente vai passar no circuito. o perigo que há com excesso de energia vinda do gerador é a tensão ir acima de um valor que o 7805 aguente (~30v máximo) e consiga dissipar em calor.josenir Escreveu:sabendo que o gerador fornece 300 ma, então precisamos dimensionar os resistores para manter a corrente em um valor que não exceda a corrente suportada pelos leds. ademais não sabemos quando vai ocorrer um excesso de vento que faça o gerador produzir mais do que 300 ma.
acrescento que ligar 2 leds directamente em paralelo é um erro como já referi noutras alturas, e que para calcular a corrente no led é (5v - vled) / r, ou seja, se for um led vermelho que tem tipicamente vled ~ 1.8v e se usar uma resistência de 100 ohm, a corrente será (5 - 1. / 100 = 32ma, que já excede largamente o máximo recomendado. como o josenir disse e bem, se for um led branco ou azul (vled > 3.1) não há problema com resistências de 100 ohm, pois (5 - 3.1) / 100 = 19ma, mas com elas de 47 já há, pois (5 - 3.1) / 47 ~ 40.4ma.
com algum excesso de corrente o led não queima necessariamente logo, mas eventualmente, ou com pouca sorte, acaba por acontecer. quando é atravessado por demasiada corrente, o led começa a aquecer, a uma velocidade que depende do excesso. pode aquecer e queimar numa fracção de segundo, ou pode aquecer tão devagar que demora largas horas a queimar. quando o led aquece, a sua tensão (vled) baixa, e isto faz aumentar a corrente; como a corrente aumenta, o led aquece ainda mais, e assim sucessivamente até queimar.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Colaborador
a minha sugestão não é calcular com precisão a corrente no led. o que eu estou propondo é uma forma simples para um leigo em eletrônica limitar a corrente que é fornecida ao led, para que fique dentro de um valor que possa acendê-lo com uma certeza de não queimá-lo.
se já conhecemos a tensão de trabalho (5v) e a corrente que o led suporta (25 ma, por exemplo), só falta dimensionar um resistor que não deixe a corrente ultrapassar o valor máximo.
r = v / a
r = 5 / 0,025
r = 200 ohms
logo se ligarmos um resistor de 200r para alimentar o led teremos a certeza de que a corrente não vai exceder 25 ma. e com isso teremos a certeza de que este led não vai queimar. se ao invés disso usarmos apenas um resistor de 100r, como sugeri antes, para alimentar dois leds, economizamos um resistor, e mesmo sabendo que existem diferenças de fabricação entre um led e outro, ainda é perfeitamente seguro, desde que sejam usados dois leds da mesma marca e cor, é claro. é somente isso que eu pretendia explicar.
se já conhecemos a tensão de trabalho (5v) e a corrente que o led suporta (25 ma, por exemplo), só falta dimensionar um resistor que não deixe a corrente ultrapassar o valor máximo.
r = v / a
r = 5 / 0,025
r = 200 ohms
logo se ligarmos um resistor de 200r para alimentar o led teremos a certeza de que a corrente não vai exceder 25 ma. e com isso teremos a certeza de que este led não vai queimar. se ao invés disso usarmos apenas um resistor de 100r, como sugeri antes, para alimentar dois leds, economizamos um resistor, e mesmo sabendo que existem diferenças de fabricação entre um led e outro, ainda é perfeitamente seguro, desde que sejam usados dois leds da mesma marca e cor, é claro. é somente isso que eu pretendia explicar.
é claro que esta conta da perda está totalmente errada. se o gerador fornece 1,5w em 15v e depois de passar pelo regulador tivéssemos uma perda de 3w, então além de perder totalmente os 1,5w que o gerador forneceu perderíamos mais 1,5w de onde ?njay Escreveu:neste caso as perdas são muitas, não dá para desprezar -> (15v - 5v) x 0.3a = 3w o que quer dizer que ele nunca daria 0.3a a 5v.josenir Escreveu:se ele produz 1,5w em 15, logo vai produzir 300 ma em 5v, desprezando-se as perdas no regulador.
a = p / v
a = 1,5w / 5v
a = 0,300
-
- Membro Gold
eu compreendo o teu "atalho", mas com leds brancos e azuis esse método vai dar uma diferença de luminosidade muito grande, 20ma versus menos de 7ma.
exactamente, de lado nenhum, por isso essas perdas não podem ser desprezadas. a conta não está errada, faz parte da demonstração.josenir Escreveu:é claro que esta conta da perda está totalmente errada. se o gerador fornece 1,5w em 15v e depois de passar pelo regulador tivéssemos uma perda de 3w, então além de perder totalmente os 1,5w que o gerador forneceu perderíamos mais 1,5w de onde ?njay Escreveu:neste caso as perdas são muitas, não dá para desprezar -> (15v - 5v) x 0.3a = 3w o que quer dizer que ele nunca daria 0.3a a 5v.josenir Escreveu:se ele produz 1,5w em 15, logo vai produzir 300 ma em 5v, desprezando-se as perdas no regulador.
a = p / v
a = 1,5w / 5v
a = 0,300
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
estou a gostar desta "discussao" de ideias!
acho que ja podemos retirar conclusoes!
digam-me o que é melhor entao para este circuito ter mais brilho e boa duraçao!
Jorge Barbosa
-
- Colaborador
em primeiro lugar é necessário que o gerador tenha capacidade de sobra para que o excesso de potência seja armazenado em capacitores (ou baterias) e em segundo lugar que as pás sejam capazes de dar boa rotação ao gerador com pouco vento.jorge_barbosah Escreveu:estou a gostar desta "discussao" de ideias!
tendo isso e o circuito regulador de tensão simplificado que foi proposto, apenas acrescente mais capacitores antes e depois do regulador. atente para o detalhe de que os capacitores de entrada devem ter tensão de trabalho de pelo menos 25v e os de saída, como recebem a tensão regulada em 5v, podem ser de 6,3v. sendo que estes últimos são mais baratos e ocupam menos espaço físico.
outra questão a ser considerada é que se você quer um funcionamento por período mais longo, é conveniente diminuir o brilho dos leds, para economizar energia. são duas coisas difíceis de conciliar: alto brilho e longa duração. para ter alto brilho vai ter maior consumo, e com maior consumo a duração da carga vai ser menor.
talvez acabe por ter que usar uma pequena bateria, mas aí o circuito já complica um pouco mais devido a ter que controlar a carga da bateria e ter que prever uma segurança para que a bateria não seja descarregada completamente.
-
bem, quanto as pás, tem 55 cm de comprimento cada uma, o que da, a volta de 1.10m de diametro, e como sao de pvc facilmente começam a rotaçao. quanto aos capacitores, acho que é mesmo uma boa opcçao e que eu vou ponderar!josenir Escreveu:em primeiro lugar é necessário que o gerador tenha capacidade de sobra para que o excesso de potência seja armazenado em capacitores (ou baterias) e em segundo lugar que as pás sejam capazes de dar boa rotação ao gerador com pouco vento.
tendo isso e o circuito regulador de tensão simplificado que foi proposto, apenas acrescente mais capacitores antes e depois do regulador. atente para o detalhe de que os capacitores de entrada devem ter tensão de trabalho de pelo menos 25v e os de saída, como recebem a tensão regulada em 5v, podem ser de 6,3v. sendo que estes últimos são mais baratos e ocupam menos espaço físico.
claro, acho que toda a gente percebe isto!josenir Escreveu:outra questão a ser considerada é que se você quer um funcionamento por período mais longo, é conveniente diminuir o brilho dos leds, para economizar energia. são duas coisas difíceis de conciliar: alto brilho e longa duração. para ter alto brilho vai ter maior consumo, e com maior consumo a duração da carga vai ser menor.
mas a minha ideia neste momento é tentar fazer " 50% de duraçao, e 50% de brilho" sei que é muito dificil, mas neste momento vou apostar em um maior brilho e deixando mais para tras a ideia da duração!
bem, aqui as coisas complicam! eu nao percebo ainda "nada" destas coisas, e prefiro nao partir ja para um processo avançado e sofrer uma decepçao que leva a uma grande desmotivação!josenir Escreveu:talvez acabe por ter que usar uma pequena bateria, mas aí o circuito já complica um pouco mais devido a ter que controlar a carga da bateria e ter que prever uma segurança para que a bateria não seja descarregada completamente.
concluindo, agradeço a vossa colaboração, e em breve darei noticias!
Jorge Barbosa
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta dez 03, 2008 3:07 am
salve jorge e todos do forum
construir esse seu circuito por curiosidade, mais nao consegui fazer ele segurar a carga nem por meio segundo
sera que eu montei alguma coisa errada ? a unica alteracao foi no diodo nao encontrei o 4001 entao usei o 4007.
a ideia era liga 3 led brancos de 10mm
segue a foto da montagem
construir esse seu circuito por curiosidade, mais nao consegui fazer ele segurar a carga nem por meio segundo
sera que eu montei alguma coisa errada ? a unica alteracao foi no diodo nao encontrei o 4001 entao usei o 4007.
a ideia era liga 3 led brancos de 10mm
segue a foto da montagem
- Anexos
-
- DSC_0434M.jpg (89.75 KiB) Visto 5870 vezes
quando o humano vai se tornar gente ?
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça nov 18, 2008 11:25 am
o diodo que usaste, suporta 1000v em vez dos 50v (1n4001). nao sei que implicações electricas isto poderá trazer.
no led, os de 10mm pedem aí uns 80ma (contra os +/-20ma dos que usou o jorge)
acho que por isso a carga se esgota tao rapido nesse caso.
no led, os de 10mm pedem aí uns 80ma (contra os +/-20ma dos que usou o jorge)
acho que por isso a carga se esgota tao rapido nesse caso.