" um diesel é muito mais complexo que um híbrido devido é sua complexa mecânica e electrónica para o motor diesel "
bem aqui digam o que disserem está errado.
um diesel tem electrónica semelhante a um carro a gasolina, tal como um híbrido tem no seu motor a gasolina ou diesel, para não falar na electrónica do motor eléctrico.
quanto à parte mecânica tb é mais complexa.
um diesel actual nunca puderá ter uma electronica semelhante a um gasolina, nem que estejamos a falar de turbinados, pois o diesel tem controlo do turbo, da pressurização do combustivel e da sua injecção, tudo isto a pressões altissimas (o que altera completamente a sua mecanica também), todo este processo torna-se muito mais complexo do que o controlo de um motor otto em que a unica preocupação do sistema é a auto detonação da gasolina.
falando de um hibrido em relação a um diesel, basta ver os indices de fiabilidade de cada um para se ter uma ideia, o sistema electrico garante uma maior longevidade do motor termico, pois nos momentos de maior desgaste (subidas de regime) tem o apoio do outro, já no caso dos diesel é precisamente o oposto, todos os sistemas de apoio (turbo, intercooler, injecção de alta pressão,...) funcionam ao contrário, fazem baixar a sua fiabilidade devido ao constante "forçar" da mecanica. aqui podem ver que nas marcas que têm hibridos, são eles que ocupam o topo de fiabilidade.
e concordo que o preconceito da palavra hibrido fará muita gente recuar na altura de comprar, se tirassem a palavra hibrido desses carros e apenas dissessem que eram motores economicos apenas, talvez vendessem mais.