Medidas a tomar para não ser enganado

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
taranta
Membro
Membro
Registado: segunda nov 03, 2008 12:42 pm

Medidas a tomar para não ser enganado

Mensagem por taranta »

estou em negociacoes com uma empresa para a aquisicao de um sistema solar termico e outro sistema de microgeração. o valor do negocio será cerca de 24000,00.
mas não sei nada da empresa em questão. ora eles pedem 25% do valor, com a confirmação da encomenda. que precauções devo tomar para não ser enganado?

Bruno Pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mar 06, 2008 4:42 pm

Re: Medidas a tomar para não ser enganado

Mensagem por Bruno Pereira »

viva

tenta ser mais especifico. quanto te vai ficar só o solar termico? e o fotovoltaico?
já agora vais comprar 1 painel com deposito de 150l ou dois paineis com 250l.

nel890
Membro
Membro
Registado: segunda mar 16, 2009 10:24 pm

Mensagem por nel890 »

em 1º lugar o melhor é investigar a empresa na net ou por outros meios.
cumps

toffee
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado fev 02, 2008 10:58 pm

Mensagem por toffee »

pede projectos de referência e uma visita à projectos realizados com a possibilidade de falar com o dono da instalação.

na visita verifique se a instalação é mesmo ligada à rede, que existem mesmo dois contadores, um de entrada e outro de saida e que trabalham. no caso de uma instalação bem realizada os donos gostam normalmente partilhar as suas experiências.

o orçamento devia ser detalhado e especificar os productos previstos.

também devia ser acompanhado de um estudo de sombras, no caso da existência de chaminés, antenas ou outros objectos que projectam sombras sobre os painéis. os painés que recebem sombras devem ser ligados em strings diferentes para ser eficiente. duvide de empresas que não necessitam estes estudos.
Anexos
exemplo de uma imagem tirado de um estudo de sombras
exemplo de uma imagem tirado de um estudo de sombras
Boa Vista FV_somb12-02_17h_kl.jpg (17.36 KiB) Visto 3590 vezes

sbend
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta mar 19, 2009 2:19 pm

Mensagem por sbend »

aproveitando este topico...gostaria de saber qual a perca de produção que um telhado direccionado a sudeste podera ter em relação ao sul.
alguem me pode dizer se é mesmo verdade que os paineis amorfos não necessitam de luz directa para produzir ao contrario dos mono e policristalinos.

Lagafe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm

Mensagem por Lagafe »

sbend Escreveu:aproveitando este topico...gostaria de saber qual a perca de produção que um telhado direccionado a sudeste podera ter em relação ao sul.
alguem me pode dizer se é mesmo verdade que os paineis amorfos não necessitam de luz directa para produzir ao contrario dos mono e policristalinos.

é falso.
os módulos amorfos precisam de radiação, ou luz, directa. a diferença é que aproveitam melhor a radiação difusa do que os mono e policristalinos. em países de altas latitudes a diferença é mensurável, em portugal tenho as minhas dúvidas.

Lagafe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm

Mensagem por Lagafe »

lbvp Escreveu:amofos dao bons redimentos em portugal, e com pouco sol são superiores aos mono e poli. mas devem ser colocados pra sul como qualquer outro painel.
a premissa de orientação a sul é evidente.
eu nunca disse que davam maus rendimentos.
poderão ser superiores com pouca luz mas na radiação global diária duvido muito que possam bater os mono ou poli.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”