Legalizar Eolicas

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
joao filomeno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 29, 2008 12:14 am

Legalizar Eolicas

Mensagem por joao filomeno »

tenho lido neste forum, diferentes opinioes sobre a legalização das alternativas, eolicas ou fotovoltaicas.
para uma instalacão particular,por exemplo de 2kw que vai alimentar parte das necessidades de consumo de uma habitaçao,(sem intencão de vender à rede), é necessario um registo/autorizaçao na d,g,e. ?.
no caso de nao obrigar a este registo, qual o limite maximo de uma istalação domestica ?

obrigado pelo esclarecimento.
Joao (o cabeça de Vento )

lvsat
Membro
Membro
Registado: terça jan 13, 2009 7:27 pm

Re: Legalizar Eolicas

Mensagem por lvsat »

joao filomeno Escreveu:tenho lido neste forum, diferentes opinioes sobre a legalização das alternativas, eolicas ou fotovoltaicas.
para uma instalacão particular,por exemplo de 2kw que vai alimentar parte das necessidades de consumo de uma habitaçao,(sem intencão de vender à rede), é necessario um registo/autorizaçao na d,g,e. ?.
no caso de nao obrigar a este registo, qual o limite maximo de uma istalação domestica ?

obrigado pelo esclarecimento.
boas, estou com a mesma dúvida, será que alguem nos pode dar umas luzes.

obrigado, lvsat

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

não sou licenciado em nenhuma das areas em questão, mas, desde que não injectes electricidade na rede, podes ter o que quizeres em casa, é o que eu acho/penso!

provavelmente tens que arranjar circuitos independentes, um para utilizar energia da rede e outro para energia gerada, ou então ligas um interruptor!

no que respeita à energia eólica, penso que se fizeres uma torre muito alta, terás que ter um seguro de responsabilidade civil e uma autorização da junta de freguesia!
sergiomms

lvsat
Membro
Membro
Registado: terça jan 13, 2009 7:27 pm

Mensagem por lvsat »

boas, desde já o meu obrigado.

será, que alguem sabe se hexiste algum decreto de lei e qual é, para que eu possa consultar?

cumps, lvsat

helios.eolo
Membro
Membro
Registado: terça ago 26, 2008 10:51 pm

Mensagem por helios.eolo »

bom dia.

respostas baseadas em pura convicção ou senso comum não resolvem o problema de quem tenciona investir 25 000€ num sistema eólico off-grid.

algume me sabe informar se existe legislação que condicione a altura da torre ou o diâmetro do rotor?

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

já li aqui algures no forum, que, para teres uma altura total superior a 12m (torre e pás) tens que ter licença especifica, tal e qual como as torres de iluminação, que para alturas superiores a 12m têm que ter licença.
informa-te na junta de freguesia.
aqui tens um gráfico que dá para perceber as diferenças da velocidade em relação às alturas (desde que não hajam obstáculos, claro)
sergiomms

Responder

Voltar para “Energia Eólica”