tenho lido neste forum, diferentes opinioes sobre a legalização das alternativas, eolicas ou fotovoltaicas.
para uma instalacão particular,por exemplo de 2kw que vai alimentar parte das necessidades de consumo de uma habitaçao,(sem intencão de vender à rede), é necessario um registo/autorizaçao na d,g,e. ?.
no caso de nao obrigar a este registo, qual o limite maximo de uma istalação domestica ?
obrigado pelo esclarecimento.
Legalizar Eolicas
-
joao filomeno
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: quinta mai 29, 2008 12:14 am
Legalizar Eolicas
Joao (o cabeça de Vento )
-
lvsat
- Membro

- Registado: terça jan 13, 2009 7:27 pm
Re: Legalizar Eolicas
boas, estou com a mesma dúvida, será que alguem nos pode dar umas luzes.joao filomeno Escreveu:tenho lido neste forum, diferentes opinioes sobre a legalização das alternativas, eolicas ou fotovoltaicas.
para uma instalacão particular,por exemplo de 2kw que vai alimentar parte das necessidades de consumo de uma habitaçao,(sem intencão de vender à rede), é necessario um registo/autorizaçao na d,g,e. ?.
no caso de nao obrigar a este registo, qual o limite maximo de uma istalação domestica ?
obrigado pelo esclarecimento.
obrigado, lvsat
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
não sou licenciado em nenhuma das areas em questão, mas, desde que não injectes electricidade na rede, podes ter o que quizeres em casa, é o que eu acho/penso!
provavelmente tens que arranjar circuitos independentes, um para utilizar energia da rede e outro para energia gerada, ou então ligas um interruptor!
no que respeita à energia eólica, penso que se fizeres uma torre muito alta, terás que ter um seguro de responsabilidade civil e uma autorização da junta de freguesia!
provavelmente tens que arranjar circuitos independentes, um para utilizar energia da rede e outro para energia gerada, ou então ligas um interruptor!
no que respeita à energia eólica, penso que se fizeres uma torre muito alta, terás que ter um seguro de responsabilidade civil e uma autorização da junta de freguesia!
sergiomms
-
lvsat
- Membro

- Registado: terça jan 13, 2009 7:27 pm
boas, desde já o meu obrigado.
será, que alguem sabe se hexiste algum decreto de lei e qual é, para que eu possa consultar?
cumps, lvsat
será, que alguem sabe se hexiste algum decreto de lei e qual é, para que eu possa consultar?
cumps, lvsat
-
helios.eolo
- Membro

- Registado: terça ago 26, 2008 10:51 pm
bom dia.
respostas baseadas em pura convicção ou senso comum não resolvem o problema de quem tenciona investir 25 000€ num sistema eólico off-grid.
algume me sabe informar se existe legislação que condicione a altura da torre ou o diâmetro do rotor?
respostas baseadas em pura convicção ou senso comum não resolvem o problema de quem tenciona investir 25 000€ num sistema eólico off-grid.
algume me sabe informar se existe legislação que condicione a altura da torre ou o diâmetro do rotor?
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
já li aqui algures no forum, que, para teres uma altura total superior a 12m (torre e pás) tens que ter licença especifica, tal e qual como as torres de iluminação, que para alturas superiores a 12m têm que ter licença.
informa-te na junta de freguesia.
aqui tens um gráfico que dá para perceber as diferenças da velocidade em relação às alturas (desde que não hajam obstáculos, claro)
informa-te na junta de freguesia.
aqui tens um gráfico que dá para perceber as diferenças da velocidade em relação às alturas (desde que não hajam obstáculos, claro)
sergiomms