Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Mensagem por rastaparta »

ccarvalho Escreveu:cblfreitas;

sim, tenho um módulo (misturadora) que está montado debaixo da caldeira. esse módulo faz a mistura de água fria aos 45º.
no entanto, se deixar a água quente a correr na torneira sem misturar fria, pode crer que escalda. isso é má regulação? essa parte já n percebo e se acharem que sim, então digam-me para chamar o técnico.
aí vai a foto do módulo.

tlicas;
obrigado pela dica. é bem pensado! até pq n sei se é prejudicial para a caldeira tê-la desligada agora...desligada daqui a pouco...ligada novamente depois.......
ccarvalho, essa misturadora já estava incluida no kit solar, ou tiveste q pagar á parte, ao instalador?
tens um óptimo sistema solar, não concordo é que ponham os apoios muito longe do deposito (termossifão, no teu caso), o apoio vai ligar sempre durante uns segundos pra aquecer a agua q ta parada na tubagem, a meu ver é um desperdicio de energia. a caldeira deve estar desligada nos meses de maior calor, fizeste bem!

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 16, 2009 6:04 pm

Mensagem por ccarvalho »

rastaparta;

o módulo já faz parte do sistema.
sim...é um facto que a água demora um pouco a sair quente das torneiras, mas n noto a mínima diferença de tempo quando n tinha o sistema solar e a água aquecia pela caldeira.
são sempre uns 20 segundos que tenho q esperar. o que esperava antes...é o que espero agora.
cmpts

miguelmf
Membro
Membro
Registado: terça mai 05, 2009 4:04 pm

Mensagem por miguelmf »

já são 7 marcas diferentes, qual a melhor? alguém tem sugestões?

energie, norquente, openplus, rigsun, solargus, vulcano, wikora

Imagem

documento fornecido hoje num balcão do bcp.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

o tal prometido sistema milagroso de 50 euros ainda nao saiu da toca... hummmm.

aguardemos.

ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Mensagem por ffbento »

ora vivam,

já recebi (na quinta-feira passada) a visita do instalador para verificar da possibilidade da instalação.
fui hoje contactado e marcaram a instalação para dia 20...pelos vistos estão cheios de trabalho...
confesso que estava à espera que a coisa corresse mais depressa. de qualquer forma não sendo um prazo obsceno vou aguardar pacientemente. espero é que fique bem feito.
durante a visita o técnico perguntou-me se tinha a certeza de que o kit/módulo estava incluido, ao que respondi que sim dado que foi isso que li na nota de encomenda (ts200l da vulcano).

o meu próximo passo será a micro-geração pelo que o sucesso e satisfação desta instalação estará directamente relaccionado com as hipóteses que o instalador terá de estar no "concurso"

acerca da energie no sistema de circulação forçada, alguém sabe de que tipo de sistema se trata? estaremos a falar de bomba de calor?

cumps,

ffb

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

boas.

continuo sem perceber a fixação na marca vulcano, como sendo de top.

no caso da solução 300l de termossifão, o rendimento dos painéis da vulcano são fkb (semi-selectivos) e não conseguem os redimentos anunciados na tabela comparativa cedida pela pme-link. apenas os painéis termossifão de 200l e circulação forçada de 300l são fkc (selectivos).

o sistema termossifão de 300l tem painéis fkb com apenas 64,8% de redimento e não os 77% anunciados na tabela. este rendimento de 77% é apenas aplicável aos painéis fkc.

este rendimento dos painéis da vulcano no termossifão de 300l é muito inferior, mesmo aos painéis da norquente (solução muito mais barata) - 73,1%
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

mbg
Membro
Membro
Registado: terça mar 03, 2009 7:59 pm

Mensagem por mbg »

magma Escreveu:boas.

continuo sem perceber a fixação na marca vulcano, como sendo de top.

no caso da solução 300l de termossifão, o rendimento dos painéis da vulcano são fkb (semi-selectivos) e não conseguem os redimentos anunciados na tabela comparativa cedida pela pme-link. apenas os painéis termossifão de 200l e circulação forçada de 300l são fkc (selectivos).

o sistema termossifão de 300l tem painéis fkb com apenas 64,8% de redimento e não os 77% anunciados na tabela. este rendimento de 77% é apenas aplicável aos painéis fkc.

este rendimento dos painéis da vulcano no termossifão de 300l é muito inferior, mesmo aos painéis da norquente (solução muito mais barata) - 73,1%

eu não queria desmoralizar quem comprou ou pensa em comprar vulcano.

mas os colectores solares planos estão completamente obsoletos.

é como os paineis solares convencionais, estão fora do que se faz de mais avançado no mundo solar.

mbg

mbg
Membro
Membro

Mensagem por mbg »

quem instalou vulcano, foi você não o forum !!!

i da maneira que conta, é coincidência o teu vizinho ter tb vulcano, exatamente na mesma área do telhado, e igualzinho ao seu; é só coincidencia ?!?!? cara, acredita ?!?!?

tá vendo, o instalador é tão bom; que nem sequer se deu ao trabalho de temperar a água com o regulardor que sai escaldando com temperatura solar de 15 graus, em 3 a 4 horas (segundo a tua fonte)

esta é a verdade escrita por você (c.car****) o serviço é totalmente de 3ª categoria. ou seja miseráveu !!!!

aí vocês lembram à 2 semanas, atrás ; eu coloquei no forum que se iria comprar termosifão de 200 litros, por apenas 49,99 euros, já com o disconto do governo portugues !?!?!?

aí tão as marcas aparecendo , e como me trataram ( palermoide ) ingratidão só de alguns que se sentem mal; porque pagaram 2225 euros por um vulcano,(mal instalado) e agora tão fazendo figurinha de

serve de exemplo para a restante galera, cuidado com os vulcanos ...

termosifão por 49,99 euros com solar keymark

tá saindo fresquinho, para a galera [/quote]

ventura brasil, esta pergunta é para ti, camarada:

as chefias do bpi, que comem peixe fresco, ai no teu restaurante; são mesmo administradores, ou são directores de filial ??

sabes sou construtor e necessito de umas cunhas para o credito habitação, se não houve umas cunhas não há vendas de fracções autonomas.

obrigado

mbg

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

deixo uma pergunta no ar que considero pertinente, pois é a idéia com que fico depois de ler tantos comentários:

90% das pessoas que aqui andam são contra a vulcano.
no entanto, desse pessoal, nenhum deles enaltece a norquente ou a openplus.

cabe-me concluir 2 coisas:

1ª - este programa do governo é uma verdadeira palhaçada e mais uma vez cheira a "loby"
ou
2ª - este forum está carregadinho de instaladores que estão-se a ver aflitos com esta medida do governo pois não têm como combater os preços...independentemente da marca.

em suma: eu aderi, foi vulcano 300l termossifão e até ao momento não posso estar mais contente.

um conselho: não dêm muita atenção aos comentários depreciativos. dêm-se ao trabalho, se vos for possível, de se aconselharem com um instalador. muita gente que aqui anda n percebe quase nada do assunto. acho que o maior exemplo foi um "chico esperto" que aqui apareceu a dizer (pelas palavras inseridas num determinado contexto) que a pmelink era um instalador.
pelo amor da santa!!

se alguém quiser responder...

cmpts

mbg
Membro
Membro

Mensagem por mbg »

muita gente que aqui anda n percebe quase nada do assunto. acho que o maior exemplo foi um "chico esperto" que aqui apareceu a dizer (pelas palavras inseridas num determinado contexto) que a pmelink era um instalador.
pelo amor da santa!!

se alguém quiser responder...

cmpts[/quote]

c.corvalho já vi que tens pouca capacidade para aceitar a opinião diferente dos outros, é um defeito teu, eu tambem tenho muitos defeitos sabes.

cheira-me que és um instalador da vulcano, da maneira conflituosa que respondes, quando os outros pôem em causa a qualidade dessa marca.

mas foi o teu instalador magnifico que se esqueceu de temperar com o controlador a água que saí a escaldar do teu vulcano.

agora apetece-me por este macacos

não venhas crispar a malta, ok ...

mbg

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

mas mbg,

nao queres abrir um topico a explicar/debater a tecnologia dos concorrentes deste programa.
assim ficavamos todos mais elucidados

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

mbg;

leia novamente os meus posts antes de dizer o que acabou de dizer. é que ler faz parte de um forum. agora...ler somente aquilo que lhe apetece...aí já é diferente...e parece-me que esse é o seu caso.
além disso é tão inteligente...que se vem dizer que o meu instalador n soube temperar a água...como pode achar que eu devo ser um instalador?? adiante...

ainda antes sequer de pensar em ir ao banco, registei-me neste espaço à procura de informações acerca de painéis, pois n percebia nada do assunto. até um determinado momento, fiquei tão bem esclarecido...a pontos de ir ao então ao banco e aderir ao programa. partilhei aqui todo o meu processo. a curiosidade e necessidade de informação era tanta que graças a alguns relatos meus criaram este capítulo no forum sobre: quem é que já instalou solar termico atraves do apoio.

a partir daí, o discurso dos intervenientes mudou radicalmente pois no meu caso correu tudo muito bem e repito novamente: aconselho vivamente esta oportunidade que o governo dá. começaram a aparecer os críticos a dizer isto e aquilo do governo, isto e aquilo dos painéis, etc etc etc. só me cabe concluir que os instaladores andam por aqui.

já agora e para acabar, pois isto já é paleio a mais para si: já tem o seu sistema? se ainda não o tem...então n critique quem já o tem. ou simplesmente se n gosta da vulcano, n opte por ela. ou vc acha que eu ía dar 2000,00 euros por um sistema sem saber o que cá estava a pôr? se vc brinca com o seu $ eu não brinco com o meu. e pode ter a certeza que para pôr cá isto...é pq sei o que fiz e as informações que recolhi. o resto é conversa...sua...e de mais meia dúzia como vc que por aqui andam. leia o que está para trás amigo...leia e depois então responda.

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

não sou entendido nesta matéria, nem tenho pretensões de o ser.

a análise que fiz, relativamente ao sistema termossifão de 300l da vulcano, foi baseada na análise de tabelas e gráficos, tanto dos documentos da pme-link e nas páginas dos diferentes fabricantes aderentes ao projecto.

já estive inclinado para instalar o sistema termossifão da norquente. na minha qualidade de leigo na matéria, baseando-me apenas nos documentos referidos, considero que esta solução, para além de significativamente mais barata, apresenta valores melhores ao nível da eficiência que a vulcano (de 300l), tendo, no entanto um maior indice de perdas, mas tem a vantagem de ter três painéis. ao nível da construção tem tabém mais vantagens pois utiliza preferencialmente materiais mais resistentes - inox no exterior contra o aço galvanizado das concorrentes, muito mais susceptível de corrosão, no interior do depósito utiliza cobre estanhado, mais uma vez metais não suceptíveis de corrosão, comparativamente ao aço esmaltado dos concorrentes (lembram-se do aspecto das banheiras antigas ao fim de alguns anos).

mais uma vez, reforço que são apenas opiniões de leigo nas matéria, mas que têm que temos de reconhecer que têm algum fundamento.

no momento, face aos novos desenvolvimentos, estou muito seduzido pela opção de circulação forçada da energie, pois sabendo que têm consumos energéticos (da bomba de calor), estes são equivalentes ao de um frigorífico. tem no entanto vantagens pelo facto de fluido circular a uma temperatura de -20ºc e conseguir retirar temperatura do exterior mesmo no inverno (0ºc é maior do que -20ºc).

mas a grande vantagem deste sistema é o preço. para um sistema de circulação forçada custa pouco mais do que o termossifão de 300l vulcano ou solargus.

se tiverem opiniões diferentes, por favor façam os vossos comentários pois estou aqui para aprender.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

2970713
Membro
Membro
Registado: terça abr 21, 2009 11:35 pm

Mensagem por 2970713 »

realmente não me tinha apercebido que o sistema da energie é termodinâmico.

para a minha construção já não serve, pois tenho a obrigatoriedade de instalar 2 paineis solares (t3) e segundo um instalador (de sistemas termodinamicos) que me disse que por causa do rccte só posso optar por paineis solares e não termodinamicos.

a norma alterou-se? (acho estranho terem inserido um sistema termodinâmico neste programa)

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

magma Escreveu:não sou entendido nesta matéria, nem tenho pretensões de o ser.

a análise que fiz, relativamente ao sistema termossifão de 300l da vulcano, foi baseada na análise de tabelas e gráficos, tanto dos documentos da pme-link e nas páginas dos diferentes fabricantes aderentes ao projecto.

já estive inclinado para instalar o sistema termossifão da norquente. na minha qualidade de leigo na matéria, baseando-me apenas nos documentos referidos, considero que esta solução, para além de significativamente mais barata, apresenta valores melhores ao nível da eficiência que a vulcano (de 300l), tendo, no entanto um maior indice de perdas, mas tem a vantagem de ter três painéis. ao nível da construção tem tabém mais vantagens pois utiliza preferencialmente materiais mais resistentes - inox no exterior contra o aço galvanizado das concorrentes, muito mais susceptível de corrosão, no interior do depósito utiliza cobre estanhado, mais uma vez metais não suceptíveis de corrosão, comparativamente ao aço esmaltado dos concorrentes (lembram-se do aspecto das banheiras antigas ao fim de alguns anos).

mais uma vez, reforço que são apenas opiniões de leigo nas matéria, mas que têm que temos de reconhecer que têm algum fundamento.

no momento, face aos novos desenvolvimentos, estou muito seduzido pela opção de circulação forçada da energie, pois sabendo que têm consumos energéticos (da bomba de calor), estes são equivalentes ao de um frigorífico. tem no entanto vantagens pelo facto de fluido circular a uma temperatura de -20ºc e conseguir retirar temperatura do exterior mesmo no inverno (0ºc é maior do que -20ºc).

mas a grande vantagem deste sistema é o preço. para um sistema de circulação forçada custa pouco mais do que o termossifão de 300l vulcano ou solargus.

se tiverem opiniões diferentes, por favor façam os vossos comentários pois estou aqui para aprender.

-------------------------------------------------------------------------------------

boa comparação técnica amigo!

isso mesmo, na verdade o norquente e melhor do que vulcano!!!!!
o deposito esmaltado da vulcano nao vai durar mais de dez anos em comparação com o da norquente que e inox ao qual pode durar mais de 20 anos.
nos paineis nem vou comparar, logo porque a norquente tem 3 paineis,de longe se pode comparar o rendimento com o vulcano que so tem dois.

sietemas solares exposto ao tempo ( na rua) com depósitos esmaltados não podem durar muito tempo, eu não os quero, deposito em cobre ou inox sim.

na vulcano so se compra a marca!!!!

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

2970713 Escreveu:realmente não me tinha apercebido que o sistema da energie é termodinâmico.

para a minha construção já não serve, pois tenho a obrigatoriedade de instalar 2 paineis solares (t3) e segundo um instalador (de sistemas termodinamicos) que me disse que por causa do rccte só posso optar por paineis solares e não termodinamicos.

a norma alterou-se? (acho estranho terem inserido um sistema termodinâmico neste programa)
........................................................................................................

cuidado com os sistemas termodinâmicos , aumenta a classificação energética, na construção o na venda!!!!!!

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

peço desculpa!
não seria suposto que este tópico fosse sobre a instalação de paineis solares através do programa do governo e respectivo feedback?
se sim, porque raio vêm para aqui discutir se o material é bom, mau ... assim e assado. têm outro tópico onde podem discutir isso. deixem as pessoas discutir aqui realmente o que se deve discutir e que simplesmente é: quem é que já instalou solar térmico através do apoio? (è preciso repetir?) então ouçam bem: quem é que já instalou solar térmico através do apoio?

pré-requesito para o tópico: ter instalado ou vir pensar a instalar um sistema solar térmico pelo apoio concedido pelo governo.

deixem de produzir ruido de fundo! nós já percebemos que a mama acabou ... que há muita gente a perder dinheiro. mas, por favor, srs. instaladores se vocês querem realmente discutir isso criem um tópico somente para isso. qualquer coisa do tipo: os lucros perdidos com o programa do governo ou então, como sobreviver à crise criada pelos incentivos do governo.

é que já não há pachorra!!!!!!!!!!!
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

infravermelho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 29, 2008 10:54 pm

Mensagem por infravermelho »

estou a pensar em instalar também um ts de 300l vulcano. gostaria de fazer alguns questoes a quem já instalou:
1 - qual a diferença de temperatura da água entre a noite e a manha do dia seguinte.
2 - o kit ts da vulcano tem algum controlador de temperatura para se poder ver qual a temperatura da água?
3 - em dias encobertos como hoje, qual o comportamento do painel?

obrigado

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

infravermelho;

tenho esses sistema instalado desde o dia 30 de abril.

1 - qual a diferença de temperatura da água entre a noite e a manha do dia seguinte.
r: nenhuma. a água que tenho de manhã está tão quente como a água que tenho na véspera à hora que o sol se põe.

2 - o kit ts da vulcano tem algum controlador de temperatura para se poder ver qual a temperatura da água?
r: não...não consegue ver a temperatura actual da água. no entanto, o instalador tem regulações pré-definidas e que podem ser alteradas mediante pedido do cliente. comigo foi assim. no dia isso tudo será devidamente explicado.

3 - em dias encobertos como hoje, qual o comportamento do painel?
r: boa pergunta. desde o dia que os tenho que o tempo tem estado sempre excelente. só amanhã é que lhe consigo dar uma resposta mais concreta.

cmpts;
ccarvalho

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

ccarvalho Escreveu:infravermelho;

tenho esses sistema instalado desde o dia 30 de abril.

r: nenhuma. a água que tenho de manhã está tão quente como a água que tenho na véspera à hora que o sol se põe.
amigo ccarvalho... eu acho que deve existir diferença... mas não notas por causa da válvula termostática que tens instalada.
ccarvalho Escreveu: 2 - o kit ts da vulcano tem algum controlador de temperatura para se poder ver qual a temperatura da água?
r: não...não consegue ver a temperatura actual da água. no entanto, o instalador tem regulações pré-definidas e que podem ser alteradas mediante pedido do cliente. comigo foi assim. no dia isso tudo será devidamente explicado.
mas isso é facilmente feito, com um porta-sondas e um multimetro....

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”