Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por RJSC »

jmal Escreveu:
rjsc Escreveu:ai não que não anda...
rebenta com qualquer ci enquanto houver bateria...
o pior é a bateria durar
pois, se os ve fossem perfeitos não havia ci's, algumas são mais ce's.
acho que havia. há sempre os adeptos ferrenhos da combustão.

no aeromodelismo os aviões eléctricos com motor brushless e baterias lipo já ultrapassam as performances dos de combustão interna e estão a ser usados pelos recentes campeões mundiais de vôo acrobático, no entanto quando vou para a pista estão lá sempre os adeptos ferrenhos da ci porque "os electricos não fazem barulho" e porque "os ci é que são abiões à home!"

no aeromodelismo já não existe desculpa para voar a combustão interna, com 3 packs lipo ou 2 a123 consegue-se estar a voar enquanto a outra bateria está a carregar e passar menos tempo "nas boxes" que os ci a encher o depósito, mas a maioria dos aeromodelistas continua agarrada aos motores de combustão.
e ainda por cima quando as autonomias dos modelos a combustão e dos eléctricos estão equiparadas, com a excepção dos helicópteros de "grande porte" e os "pylon racers" (pelo custo das baterias que suportam descargas de correntes extremamente elevadas).

parece-me que este caso será uma boa amostra do que se poderá passar com os automóveis assim que os preços dos ve's ficarem acessíveis.
e basta também comparar as vendas de scooters ci com as vendas de scooters electricas e infelizmente também se deverá constatar que se vendem mais ci apesar de nos ciclomotores as performances, necessidades de autonomia e preços estarem ela por ela.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:o ve não anda, mas o pneu fica bem marcado, se repararem ela tem-se deitado bem.
tenho que te mostrar uma foto do pneu da minha depois fazer as curvas da arrabida.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

sobre a scooter continua a rolar, já conta com 805 kms, é pouco porque trabalho alguns dias da semana no meu escritório, nesses dias utilizo na mesma mas em curtas distancias, mesmo assim ando a fazer uma média de 100 kms semanais, noto que ela ficou mais solta, a velocidade máxima também aumentou um pouco tal como o arranque, isso deve a vários factores, a mecânica, os discos e pastilhas acamaram, e as baterias ainda não estão no seu máximo, segundo o fabricante e alguns testemunhos só aos 100 ciclos de carga terei a capacidade máxima dela, ora isso só deve acontecer entre os 5000 e 7000 kms.

fiz um pequeno mod, como sou programador, desenhei um pequeno circuito com um micro controlador que permite seleccionar 3 modos diferentes de velocidade, esses modos são seleccionados com o botão vermelho que tem do lado direito do guiador, de origem vem com a buzina tal como o do outro lado, nas 2500w é o boost, os 3 modos são

1 - velocidade máxima 45-50 kmh
2 - velocidade máxima 70-75 kmh
3 - sem controle

portanto os modos 1 e 2 limitam a sua velocidade, o modo 3 é sem controle ou seja, como de origem.
esta scooter é muito agressiva no arranque, quem já testou sabe do que estou a falar, logo qualquer toque no acelerador ela dá um valente solavanco, o que se torna desconfortável em andamentos lentos, o modo 1 permite um aceleramento progressivo muito mais suave. o modo 2 serve para as deslocações em estranhas não muito lisas, que é o caso daqui da região, além disso aumenta a autonomia porque está numa velocidade que se torna económica, e sem este modo é difícil manter essa velocidade. o modo 3 para estradas lisas, de salientar que em qualquer dos modos a força dela não é afectada, ou seja, numa subida bastante íngreme onde subia a 45 kmh, no modo 1 continua a fazer o mesmo, ou seja, não é controlada a força, mas sim a velocidade máxima com o punho enrolado, digamos que em cada modo tenho disponivel a velocidade de 0 - xx kmh. o que é interessante é ir no modo 1 e passar para o modo 2, e do 2 para o 3, parece que vamos a meter mudanças automáticas.

para saber em qual modo está tem um led no painel que indica por piscar mais lento ou mais rápido o modo seleccionado, quando se desliga a chave e volta a ligar, o modo 1 fica seleccionado.

foto com o tal led no painel.
Imagem 056.jpg
Imagem 056.jpg (94.5 KiB) Visto 4402 vezes
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

ora aí está uma ideia interessante.

assim à primeira, e sem ter experimentado, parece que será bastante útil, porque como dizes a evo é mesmo muito bruta.
mas a meu ver há 2 coisas em que tenho algumas dúvidas:
1) três modos não será demais? eu penso que 2 seria o suficiente (uma coisa intermédia entre o 1º e o 2º) e o normal.
2) se o "problema" dela é o coiçe e coiçe para mim quer dizer força e não velocidade, como é que limitando a velocidade resolves o "problema" da força?
mas claro que isto são opiniões de que ainda não testou...
um dia destes tenho que te fazer uma visita para ver isso...

bons kms e bons comentários
nunio

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:ora aí está uma ideia interessante.

assim à primeira, e sem ter experimentado, parece que será bastante útil, porque como dizes a evo é mesmo muito bruta.
1) três modos não será demais? eu penso que 2 seria o suficiente (uma coisa intermédia entre o 1º e o 2º) e o normal.
2) se o "problema" dela é o coiçe e coiçe para mim quer dizer força e não velocidade, como é que limitando a velocidade resolves o "problema" da força?

nunio

oi nuno, ideias são sempre bem vindas, a ideia inicial era apenas 2 modos, 1º até aos 50 kmh, e o 2 o resto, mas quando estava a programar o microcontrolador lembrei-me que ficava bem os 3 modos da maneira como está.
o controlador da evo é diferente, trata-se de um controlador que se chama de "close loop" na linguagem de controladores, ou seja, o acelerador não controla a força, mas sim a velocidade, a qualquer velocidade ela tem a força máxima, dai os "coices".
digamos que agora os "coices" são menos sentidos porque o acelerador é menos sensível, ou seja, antes o acelerador regulava dos 0 à velocidade máxima, e agora regula dos 0 ao máximo do modo.
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

faltam 3 modos...

1 - velocidade máxima 45-50 kmh
2 - velocidade máxima 70-75 kmh
3 - sem controle
4 - sem controlo até 150 hmh
5 - sem controlo sem travoes velocidade maxima 200kmh-250kmh
6 - ilimitado e sem controlo, independentemente da velocidade

agora a sério, pareçe-me bem e devia vir de fabrica, como aconteçe com o i-miev, que tem opçao travagem regenerativa e opçao conduçao economica.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am

Mensagem por marcoluz »

jmal Escreveu:
nunio Escreveu:ora aí está uma ideia interessante.

nunio

oi nuno, ideias são sempre bem vindas, a ideia inicial era apenas 2 modos, 1º até aos 50 kmh, e o 2 o resto, mas quando estava a programar o microcontrolador lembrei-me que ficava bem os 3 modos da maneira como está.
o controlador da evo é diferente, trata-se de um controlador que se chama de "close loop" na linguagem de controladores, ou seja, o acelerador não controla a força, mas sim a velocidade, a qualquer velocidade ela tem a força máxima, dai os "coices".
digamos que agora os "coices" são menos sentidos porque o acelerador é menos sensível, ou seja, antes o acelerador regulava dos 0 à velocidade máxima, e agora regula dos 0 ao máximo do modo.
é curioso, tb noto na minha por ex. quando vou a subir uma rua e vou a 35km/h quando chego ao final da subida e se mantiver o punho exactamente na mesma posição ela mantém os 35 km/h na recta... não aumenta de vel. com a mesma posição de punho de quando ia a subir.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

mais uma novidade, neste preciso momento a evo está a carregar com energia solar dos meus paineis, não sei se estão em quantidade suficiente, penso que não, mas de qualquer modo tenho muitos mais para instalar.

tá a carregar com 8 paineis de 30 watts,e outro 8 de 20 watts, portanto totalizando um máximo de 400watts, não vai ser suficiente porque o carregador é de +- a mesma potência.

depois relato os resultados se realmente a consegui carregar, ela não está descarregada, está +- a meia carga, portanto se correr bem daqui a 3-4 horas está carregada.
Cumps Inovadores

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

jmal Escreveu:oi nuno, ideias são sempre bem vindas, a ideia inicial era apenas 2 modos, 1º até aos 50 kmh, e o 2 o resto, mas quando estava a programar o microcontrolador lembrei-me que ficava bem os 3 modos da maneira como está.
obrigado pela explicação, jmal.

de facto depois de pensar um pouco, lembrei-me que deveria ser isso. o aceleredor fica menos sensivel.
quanto ao número de modos, eu penso (sem saber muito bem o que digo porque ainda não experimentei) que 2 modos seria o ideal, para ser mais simples. mas claro que cada um vai ter uma opinião diferente da minha, consoante os trajectos diários...
na realidade só depois de experimentar é que se pode ter uma opinião válida, e como tu foste o único até agora que já experimentou... se calhar a opção certa é mesmo como está.

tal como o bluesky, também acho que essa opção deveria vir de fábrica... mas quem sou eu para achar alguma coisa...

nunio

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

eu vendo o equipamento.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

bolas pá, devia de vir de fabrica, e eu não tenho mérito nenhum, acham que os chinas tem capacidade para fazer isto.
Cumps Inovadores

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

jmal Escreveu:bolas pá, devia de vir de fabrica, e eu não tenho mérito nenhum, acham que os chinas tem capacidade para fazer isto.
nada disso...

tu percebeste bem o que eu quis dizer com "devia vir de fábrica".

nunio

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:
jmal Escreveu:bolas pá, devia de vir de fabrica, e eu não tenho mérito nenhum, acham que os chinas tem capacidade para fazer isto.
nada disso...

tu percebeste bem o que eu quis dizer com "devia vir de fábrica".

nunio
claro, estava na brinca. mas o eduardo está a ponderar equipa-las com isto.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

tal como eu previa, os painéis solares que estou a usar não são suficientes para dar energia suficiente para que o carregador não desligue, esteve a carregar bem até que apareceram umas nuvens, ainda assim carregou muito bem durante o tempo sem nuvens, depois o carregador desligava por falta de potência, porque não está preparado para este efeito, o sistema ideal não é este, isto porque estou a converter de 12v dc dos painéis para 220v ac para o carregador dela, o que é errado porque se perde energia nesses 2 passos.
vou elaborar um carregador que trabalhe os painéis, com estes a debitar perto de 80 volts dc, consegue-se metendo-os em série, e depois com uma pequena electrónica consegue-se desligar a carga assim que a tensão máxima das baterias seja atingida.
ou então uma segunda opção que será elaborar um conversor dc/dc de maneira a que eleve a tensão dos 12v dos painéis para 72v que é a tensão máxima de carga da evo, esta opção é óptima porque assim posso usar normalmente os painéis para a aplicação que já tenho, que é alimentar alguns aparelhos que tenho por aqui e até o pc, mas a primeira opção é mais correcta porque existem menos perdas.
Cumps Inovadores

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

caros,

sim, se os chinos não arranjarem maneira de reduzir um pouco o a força a 30-50km/h (seria muito simples, é apenas uma questão de software, mas claro que nunca vão ser capazes de fazer uma koisas dessas) vamos usar 2 modos...
um modo que o acelerador fica menos sensivel e a motá só acelera até 50km/h.
outro modo que fica como está, a moda tem o poder eléctrico de sempre, poderoso e descontrolado... eheh

assim a mota fica a consumir menos e conseguimos fazer mais autonomia. nos para/arranca no transito é muito mais confortavel do que andar a 30km/h aos soluços.. e as vezes a rerrapar ligeiramente...

eduardo
team bereco.pt

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

de qq maneira,

ainda estamos a avaliar a situação de colocar este sistema.

eduardo
team bereco

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

sobre o poderoso e descontrolado...nao sei se viram a concentraçao de faro e o que disse o el padre motocas sobre o padroeiro sao rafael, aplica-se tambem às electricas e reza: 50 kmh, 75 kmh ... etc até aos 100 kmh estamos por conta do santinho, a partir dessa velocidade estamos por nossa conta...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

edupatorod Escreveu:caros,

sim, se os chinos não arranjarem maneira de reduzir um pouco o a força a 30-50km/h (seria muito simples, é apenas uma questão de software, mas claro que nunca vão ser capazes de fazer uma koisas dessas) vamos usar 2 modos...
um modo que o acelerador fica menos sensivel e a motá só acelera até 50km/h.
outro modo que fica como está, a moda tem o poder eléctrico de sempre, poderoso e descontrolado... eheh

assim a mota fica a consumir menos e conseguimos fazer mais autonomia. nos para/arranca no transito é muito mais confortavel do que andar a 30km/h aos soluços.. e as vezes a rerrapar ligeiramente...

eduardo
team bereco.pt
por mim está aprovado!

arrancar e circular a baixas velocidades no meio do transito torna-se muito mais simples.
quem quiser arrancar com a força bruta, apenas tem que seleccionar o modo 2.

com 3 modos, penso que será útil em situações pontuais, mas torna-se algo confusa a selecção dos modos. necessita de habituação.

de qualquer das formas, eu prefiro com 2 modos. 1 até aos 50km/h e outro com a vel. máx.

nunio

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

e que tal esta bela imagem.
Imagem 061.jpg
Imagem 061.jpg (99.66 KiB) Visto 4006 vezes
pois é, já passa dos 1000 kms e a rolar, cada vez mais....
Cumps Inovadores

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:e que tal esta bela imagem.
(...)
pois é, já passa dos 1000 kms e a rolar, cada vez mais....
parabens!!!

olha eu a acrescentar um zero:

Link

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”