Iluminação 12V através de paineis e acumuladores

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Re: Iluminação 12V através de paineis e acumuladores

Mensagem por lopesviii »

tavares Escreveu:acho que já venho um pouco tarde a responder a este tópico que já foi respondido e bem por alguns users, mesmo assim venho frizar que essa instalação nunca será uma instalação segura, a começar por misturar correntes fracas com correntes fortes num quadro ( a não ser que coloque 2 quadros separados ) , a questão das correntes é muito pertinente e poucas pessoas ligam devido aos led´s consumirem pouco as pessoas vão sempre acrescentando e depois começam os problemas , nunca se esqueçam o ponto mais fraco duma instalação não são os cabos nem os disjuntores , são os isolamentos , estes são os que ardem os que pegam fogo.

um colega falou que um led facilmente pode consumir 1a pois basta 10 desses para ultrapassar a corrente máxima admissivel num cabo de 1,5mm2.

depois parece ainda que no mesmo candeeiro quer misturar 12v com 230v .............................. perigo
numa mesma instalação eléctrica não pode haver duas fontes de energia.

essa instalação é um perigo, e há leis para isso , antes de fazer alguma coisa convem ver a legislação existente .

o pessoal da certiel não é embirrento eles estão cá para evitar perigos como os que quer por na sua casa , isso é um barril de polvora.

ainda assim querendo utilizar paines , a melhor solução é mesmo utilizar um inversor
sim! o que seria portugal sem certificações!
mas muitos embirram só porque pensam que são autoridade superior, muita das vezes com conhecimento técnico, antigo, incompleto, ou inexistente.

a instalação da iluminação com led será feita depois da obra estar concluida, apenas a tubagem vai estar embutida e separada dos 230v. nem o quadro é o mesmo.
vai ficar um sistema de domotica para controlar as varias luzes da casa atravez de uma central, até para simular presença em tempos de férias. bastante útil.
não esquecer que grande parte do mercado, os led estão a 12v, por isso é complicado andar com os 24v.
Imagem

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

lopesviii Escreveu: vai ficar um sistema de domotica para controlar as varias luzes da casa atravez de uma central, até para simular presença em tempos de férias. bastante útil.
não esquecer que grande parte do mercado, os led estão a 12v, por isso é complicado andar com os 24v.

sim , para 24v há algumas coisas mas raras.

eu já tenho feito instalações novas com led´s mas sempre de 220v , e acabei por ter que os trocar quase todos , os leds são bons mas para corredores , zonas de passagem e halls exteriores , para cozinhas , salas , wcs e quartos não aconselho.

numa sala de 48m2 coloquei 29 focos de leds gu10 de 3w cor branco frio , tive que os tirar e colocar halogeneo porque os donos não gostaram e eu sinceramente também não gostei, por enquanto para mim instalações com leds não fazem parte dos planos.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

eu como estou a pensar fazer instalação de "lampadas" "custom", os 24v não são um problema... na verdade o que eu queria fazer na sala era instalar 250 leds brancos de alto brilho (equivalente a umas 2 lampadas incandescentes de 40w) distribuídos igualmente pelo tecto todo, mas como isso vai dar trabalho pa caraças, acho que vou ter que seguir outra aproximação, usar leds de potência (tipo cree) de 1w a 3w. podem comprar-se, baratinhos, "controladores" para estes leds que são alimentados com tensões entre uns 8v e 40v.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

elav
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 30, 2009 2:10 am

Mensagem por elav »

e essas lampadas 230v led de 3w, equivalem a que potencia de iluminação nas lâmpadas convencionais

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

lopesviii Escreveu:boas,

surgiu uma ideia que acho bem útil.
na construção de uma casa, pensei em colocar um circuito de iluminação todo a 12v, led.
no entanto este não será ligado à rede de distribuição.
terá acumuladores de lifepo4 no sotão, que estará ligado a um painel fotovoltaico que as carregará.
no entanto este tipo de células de baterias não podem atingir certos níveis de tensão, tanto superior como inferior.
expus a minha ideia, para os utilizadores me darem opiniões acerca deste projecto

sds
a melhor solução para quem já tem instalação feita é simplesmente utilizar o circuito de iluminação que já tem... substitui as lampadas, e utiliza um relé para dar prioridade a energia que vem das baterias/paineis/inversor.
resumindo... com1 ou 2 paineis solares consoante 12v ou 24v, 1 regulador solar (que dá para 12/24v automaticamente caso seja steca), 1 ou 2 baterias e um inversor 12/24vdc/230vac de baixa potencia (250 ou 300watt) , tem iluminação suficiente... eu tenho essa solução e resulta.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Mensagem por lopesviii »

eu estou a pensar nas duas opções, e até mais tarde colocar as tomadas mais fracas a funcionar através de baterias durante o dia
Imagem

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

pnunes Escreveu: a melhor solução para quem já tem instalação feita é simplesmente utilizar o circuito de iluminação que já tem... substitui as lampadas, e utiliza um relé para dar prioridade a energia que vem das baterias/paineis/inversor.
que tipo de relé é esse? comercialmente, como se chama?
pode-se utilizar a mesma instalação solar e da rede nos mesmos fios?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

mauri Escreveu:
pnunes Escreveu: a melhor solução para quem já tem instalação feita é simplesmente utilizar o circuito de iluminação que já tem... substitui as lampadas, e utiliza um relé para dar prioridade a energia que vem das baterias/paineis/inversor.
que tipo de relé é esse? comercialmente, como se chama?
pode-se utilizar a mesma instalação solar e da rede nos mesmos fios?
é um simples comutador que "comuta" entre a energia da edp e a vinda do inversor solar.
por exemplo quando acaba a bateria o inversor desliga e o relé comuta automaticamente para a edp. é barato e simples
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

mauri Escreveu:se é a todo a 12v não poderia entrar na rede.
mesmo a 12v como se faria com as máquinas de lavar, frigoríficos, tv, pc e tudo o que requer 220v?
irei seguir atentamente este tópico porque acho de bastante interesse para mim.
neste caso terse-a que utilizar um inversor que eleva a tensão para 220vac e a instalação /cabos serão os mesmos,
apenas se utiliza um comutador para comutar entre redes.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”