testes e medidas

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
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hynek
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Mensagem por hynek »

se for leve e branco - alumínio

se for branco (ou ligeiramente amarelado) e mais pesado que alumínio - deve ser aço galvanizado - estas coisas costumam usar-se na hidráulica (óleos)
Um abraço
Hynek
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jossef
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Mensagem por jossef »

aquilo é pesado por isso deve ser aço.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

muito bem, dispositivo montado e ensaio realizado.
resultados concludentes, em medições feitas no topo do filtro, quando se recircula o combustivel, a temperatura aumenta mais de 10º em pouco tempo. quando se reverte para a configuração original, o sistema purga a uma velocidade alucinante. amanhã, testes mais precisos para quantificar o ganho em temperatura, depois, isolamento do filtro para diminuir as perdas.
passo seguinte, instalação do permutador, cuja construção se encontra práticamente concluida. no final comparamos os resultados todos.
saúde da boa!


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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

querido diário
hoje isolei o filtro de combustivel. utilizei espuma e fita autocolante de aluminio. espero que a variação de temperatura enquanto circulo e estou parado, seja inferior. vamos a ver. agora, um cafézito na zambujeira do mar. à ida, vai com a torneira fechada, à vinda vem com ela aberta. vamos comparar as medições para aferir o aumento de energia conseguido com a recirculação do retorno.
saúde da boa!


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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

é dificil contabilizar a temperatura, varia demasiado com o regime do motor e a velocidade do carro. mas a melhor leitura que fiz deu-me 10º de diferença no topo do filtro, e acresce ainda a vantagem de a bomba não ter de enviar litros e litros de combustivel para o deposito e de volta, mais frio, para o motor. estou bastante convencido que a minha bomba de tranferencia faz muito menos esporço assim.
teste concludente, portanto, mas talvez seja mais fácil, para quem o quiser fazer, ligar o retorno de forma definitiva através de um tê, e intercalar uma bomba manual, para poder purgar o ar quando necessário.

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ANCCO
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Mensagem por ANCCO »

manuelcar,

fiquei curioso quanto à purga de ar: ao instalar o retorno do ov diretamente à entrada da bomba de transferência ocorre a formação de ar no retorno? se ocorre, creio ser devido à utilização dos bicos injetores, porém nunca parei para pensar a respeito. não sei se é válido afirmar que as bi rotativas purgam automaticamente o ar, pois quando substituo o filtro de diesel não tenho problemas para purgar o ar do sistema, porém o retorno é para o tanque: com ov e retorno para a bomba de transferência é possível a formação de ar no circuito?
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO


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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

não. o teu raciocinio está correcto.
o que se passa aqui é que o sistema usa o retorno ao deposito para se livrar de qualquer bolha de ar. ao remeter o retorno para a alimentação, essas bolhas são recirculadas, o que é prejudicial. como o meu sistema não tem uma bomba manual para ajudar a purgar, a purga só se realiza com o movimento do motor. por isso eu tenho necessidade de reactivar o retorno ao depósito. outra razão para eu ter procedido desta maneira é realizar a purga rápida de ov do sistema quando parar ao fim do dia. se não levava algum tempo depois de ter comutado para gasoleo, até todo o ov ter sido queimado. com a capacidade de desfazer esta alteração posso mandar o ov rápidamente para o respectivo tanque.

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EnergiaDiesel
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Mensagem por EnergiaDiesel »

em termos de puro consumo as vossas máquinas consomem menos por km´s ou a média de consumo mantêm-se igual ao uso de gasóleo

em termos de poupança de combustível alternativo aí a poupança penso ser óbvia e em termos ambientais igualmente.


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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

de consumo não sei dizer, o meu conta-quilometros deu o berro há muito tempo....
quanto ao aspecto ambiental é evidente, é muito reconfortante não estar a queimar o carbono absorvido por plantas hà milhões de anos.

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EnergiaDiesel
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Mensagem por EnergiaDiesel »

manuelcar Escreveu:de consumo não sei dizer, o meu conta-quilometros deu o berro há muito tempo....
quanto ao aspecto ambiental é evidente, *é muito reconfortante não estar a queimar o carbono absorvido por plantas hà milhões de anos.
ok , mas qual a tua percepção em relação ao consumo manuelcar igual, melhor, pior

*esta é a melhor parte da er


manuel
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Mensagem por manuel »

eu não me apercebo de uma diferença de consumo significativa, talvez um nadinha superior, mas isso também talvez se deva ao facto de o carro puxar melhor, e eu pisar um bocado mais.

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EnergiaDiesel
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Mensagem por EnergiaDiesel »

manuel Escreveu:eu não me apercebo de uma diferença de consumo significativa, talvez um nadinha superior, mas isso também talvez se deva ao facto de o carro puxar melhor, e eu pisar um bocado mais.
ok manuel.


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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

ok , mas qual a tua percepção em relação ao consumo manuelcar igual, melhor, pior
sei là. já ando a ov há tanto tempo que nem sei...

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