Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por borllock »

Provavelmente tens razão, foi a ideia que fiquei quando li o decreto, mas realmente só fala que deve ser apenas 1 tecnologia na UPP.


fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por fsaraiva »

Queria fazer o registo, mas o meu inversor grid tie é chines, como posso saber se está certificado para o efeito?
Tem o símbolo CE mas todos sabemos que isso em produtos China não quer dizer nada.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Inversor Certificado?

Mensagem por Quintas2 »

fsaraiva Escreveu:Queria fazer o registo, mas o meu inversor grid tie é chines, como posso saber se está certificado para o efeito?
Tem o símbolo CE mas todos sabemos que isso em produtos China não quer dizer nada.
Conforme podes ler num post meu atrás, a DGEG não exige marcas de inversores, etc., para a comunicação prévia. MAS, isto foi-me dito por telefone. Perguntei isso pelo site da Renováveis na Hora, e recebi uma resposta da CERTIEL que diz

"Na sequência do mesmo, cumpre-nos informar que a informação solicitada está fora do âmbito das competências atualmente atribuídas à CERTIEL.
Sugerimos que remeta este pedido de informação à Direcção Geral de Energia e Geologia, através do endereço de email [email protected]."

Mandei um e-mail à DGEG e nunca recebi resposta.

Mas também será de bom senso que, sendo gri tie seja, no mínimo, de onda pura e desconecte da rede quando houver falhas de energia na rede pública, senão corres o risco de fritar um desgraçado que esteja a fazer trabalhos na rede, tenha desligado a corrente para fazer esses trabalhos e fica lá agarrrado porque afinal havia uns quantos autoconsumos a injetar para lá tensão.

Por outro lado, se queres fazer registo e não comunicação prévia, devem exigir-te mais.

Vê o post seguinte.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Recebi uma informação alegadamente vinda da EDP que diz que é intenção da EDP substituir os contadores de autoconsumo por contadores bidirecionais, à medida que se justificar e a empresa puder. Bye-bye contadores de rodinha a andar para trás.

A mesma pessoa disse-me que a DGED vai fazer outra portaria com aspetos técnicos para o autoconsumo.

Ou seja, instalamos agora e amanhã dizem-nos que afinal não pode ser com fizemos? :twisted:
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois :/ intenção...

Isso mais parece uma brincadeira de miúdos :?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por fsaraiva »

Pois o meu receio é mesmo que depois de me registar via serup, por comunicacao previa para uma instalação inferior a 1500w que me venham dizer que o meu inversor não serve e que tenho de alterar. Por outro lado gostava de saber que se me registar, quanto tempo demora a colocação do contador bidirecional.
É por demais evidente que tive o cuidado de escolher um inversor que se desliga automaticamente quando falha a energia da rede, não o fazer é criminoso. Mesmo depois de o comprar tive o cuidado de experimentar se estava a funcionar correctamente, porque além de quem está na rua, até a nossa família fica em risco.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

fsaraiva Escreveu:Queria fazer o registo, mas o meu inversor grid tie é chines, como posso saber se está certificado para o efeito?
Tem o símbolo CE mas todos sabemos que isso em produtos China não quer dizer nada.
provavelmente esse CE quer dizer China Export!, foi a nova forma de "enganar o parolo" com material rasca.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por fsaraiva »

visitante1 Escreveu:
fsaraiva Escreveu:Queria fazer o registo, mas o meu inversor grid tie é chines, como posso saber se está certificado para o efeito?
Tem o símbolo CE mas todos sabemos que isso em produtos China não quer dizer nada.
provavelmente esse CE quer dizer China Export!, foi a nova forma de "enganar o parolo" com material rasca.
é provável, mas já agora, qual a tua interpretação para o logo Rohs que vem abaixo?
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

Eu não tenho interpretação, limito-me a ler a diretiva que exige o seguinte:

"Os produtos não contenham chumbo, mercúrio, cromo hexavalente, bifenilos polibromados (PBB) e éteres difenílicos polibromados (PBDE) acima de 0,1% e cádmio acima de 0,01% de material homogéneo em equipamentos eléctricos e electrónicos selecionados."

Resumindo, para material barato, e outro que só não é barato porque o intermediario inflaciona em 300,400 ou 500%, são apenas etiquetas...
Eles colocam milhares de crianças a separar resíduos e sucata que vai da Europa em contentores. Muitas dessas etiquetas são reaproveitadas assim como os componentes separados e usados em novos equipamentos.

Não é por nada que por cada equipamento vendido cá o intermediário tem direito a outro para que se existir uma avaria seja substituído de imediato... reparações! nunca ou quase nunca.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

fsaraiva Escreveu:Queria fazer o registo, mas o meu inversor grid tie é chines, como posso saber se está certificado para o efeito?
Tem o símbolo CE mas todos sabemos que isso em produtos China não quer dizer nada.
Eu ando de olho nuns módulos chineses que não conheço de lado algum e também têm a marcação CE. Tanto quanto percebi, a marcação CE é conseguida desde que o produto seja certificado nesse sentido por um laboratório acreditado para o efeito. No site do fabricante dos módulos diz que eles foram certificados pela TUV Nord. Mandei um e-mail para a TUV Nord com o n.º do certificado, nome do fabricante e até cópia do certificado (o fabricante exibe-o na sua página da net) e pedi-lhes que me confirmem se o certificado é verdadeiro. Aguardo a resposta.

Podes ver se encontras o teu produto no site do fabricante e se eles dizem que laboratório é que o certificou pelos critérios CE e contactar esse Lab. Também podes perguntar diretamente ao fabricante e até pedir-lhe cópia do certificado e depois confirmar com o Lab.. Cá para mim, Quem Não Deve Não Teme, pelo que se eles não te responderem ...
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

visitante1 Escreveu:
fsaraiva Escreveu:Queria fazer o registo, mas o meu inversor grid tie é chines, como posso saber se está certificado para o efeito?
Tem o símbolo CE mas todos sabemos que isso em produtos China não quer dizer nada.
provavelmente esse CE quer dizer China Export!, foi a nova forma de "enganar o parolo" com material rasca.
Até parece de propósito, recebi um e-mail sobre este assunto e fui investigar.

A marcação CE obedece a critérios próprios. As letras têm que ser arredondadas, com certas dimensões e o E vem afastado do C.

MARCAÇÃO CERTA: 2 Anexos do fim

MARCAÇÕES FALSAS: 1.º Anexo


Informação na página da Comissão Europeia: http://ec.europa.eu/enterprise/policies ... dex_en.htm

IMPORTANTE: Os chineses passaram a usar uma marcação CE que criaram com o significado de China Export, para nos enganar. Encontrei info. no site da Comissão Europeia a dizer que a União Europeia ia tornar o sìmbolo CE numa marca registada (já em 2008), para evitar esses abusos, mas não encontrei referência se isso já está feito.

A Comissão Europeia também diz ter conhecimento do vulgarmente conhecido China Export, mas não conhece nenhum processo de certificação chinês que dê origem a esse tipo de marcação com o significado de China Export. Acrescenta também que provavelmente isso partiu de fabricantes chineses que, não tendo os seus produtos certificados para exibir a marcação CE genuína, alteraram essa marcação, para poderem alegar ser uma exportação chinesa e nada ter a ver com CE - Conformidade Europeia.
Diz ainda que há produtos com marcação certa que não cumprem as normas europeias, mas também há produtos com marcação errada e que cumprem essas normas.
Anexos
CE 3.JPG
CE 3.JPG (40.13 KiB) Visto 5933 vezes
CE.jpg
CE.jpg (8.6 KiB) Visto 5933 vezes
CE  .jpg
CE .jpg (25.79 KiB) Visto 5933 vezes
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Tenho confirmação de irem sair Normas Técnicas da DGEG para as instalações de Autoconsumo.

Talvez seja melhor algum compasso de espera até ver como páram as modas.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Quintas2 Escreveu:A mesma pessoa disse-me que a DGED vai fazer outra portaria com aspetos técnicos para o autoconsumo.

Ou seja, instalamos agora e amanhã dizem-nos que afinal não pode ser com fizemos? :twisted:
Tenho confirmação de irem sair Normas Técnicas da DGEG para as instalações de Autoconsumo.

Aspetos como a necessidade de ligar a produção a Quadro elétrico e não a uma tomada, mecanismos de proteção, classes de proteção, contadores bidirecionais, etc. etc., tudo deverá ser regulamentado.

Talvez seja melhor algum compasso de espera até ver como páram as modas.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Explorando um pouco mais o assunto, fico na dúvida se essas normas não serão só para instalações superiores a 1,5kW. Tentarei ver melhor.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por CrOhN »

Quintas2 Escreveu: Tenho confirmação de irem sair Normas Técnicas da DGEG para as instalações de Autoconsumo.

Aspetos como a necessidade de ligar a produção a Quadro elétrico e não a uma tomada, mecanismos de proteção, classes de proteção, contadores bidirecionais, etc. etc., tudo deverá ser regulamentado.

Talvez seja melhor algum compasso de espera até ver como páram as modas.
Tipica legislação portuguesa! Primeiro, há que proteger os interesses instalados, depois, pensa-se nas especificidades técnicas!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Afinal, na página da DGEG, Página Inicial/Áreas Setoriais/Energia Elétrica/Registo de Unidades de Produção (SERUP) (no retângulo verde à esquerda) já há informação nova disponível, a saber:

Esquemas Tipo Relativos às Unidades de Produção em Autoconsumo (ver anexo)

Lista de Registos UPAC concluídos e rejeitados no mês de Março (ver anexo)

Também estão lá os esquemas para Micro e Miniprodução (UPP's).
Anexos
DGEG Registos UPAC.pdf
(391.65 KiB) Transferido 138 vezes
Autoconsumo DGEG.pdf
Esquemas de UPAC's
(1.71 MiB) Transferido 160 vezes
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Esta dos chineses não sabia... :?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

As coisas que eu vos ensino!!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por MRider »

visitante1 Escreveu:As coisas que eu vos ensino!!!!
" Estuda até a morte e serás um cadáver culto "

:-)
Live long and prosper!


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Respostas a perguntas frequentes

Mensagem por borllock »

A DGEG lançou no passado dia 12 um ficheiro de perguntas e respostas a respeito do Autoconsumo (Ficheiro em anexo).
Fiquei com sem perceber o ponto 16.
Não se pode ter uma UPAC a injectar o excedente na rede se não se quiser vender? :shock:
Tem que ser garantida a não injecção? Como?
Diz para ver os esquemas tipo, fui ver e não vejo nada que confirme isto.
Podem-me elucidar? :?
Anexos
Respostas a perguntas frequentes.pdf
(458.13 KiB) Transferido 114 vezes

Responder

Voltar para “Autoconsumo”