DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu: O Leaf a velocidades mais altas e com o A/C ainda por cima, já ia fazer rapidgate, sem dúvida,,, e desde quase o início, em todas as viagens tenho tentado seguir essa velocidade em AE...pois acho que a ideal para o Leaf....
Tendo em conta que é um carro do segmento C, deveria ser capaz de circular a 110km/h sem problemas...
Freddy_krueger Escreveu: se tivesse um carro com mais autonomia, provavelmente esticava aos 100kmh reais (105 kmh no quadrante), mas no Leaf melhor tomar mais conta dele...
Os ~240km de autonomia não são maus! O problema é mesmo a falta de refrigeração!

Um Hyundai Ioniq 28kWh faz menos quilómetros, mas permite circular a 110km/h sem que isso tenha impacto na velocidade de carregamento ou na degradação da bateria.
Freddy_krueger Escreveu: Mesmo no ICE antes do Leaf já costumava andar nos 100/110...
Eu acerto a velocidade em auto-estrada pelo conta-rotações, mas geralmente mantenho-me também nesse ritmo, principalmente quando são viagens usuais.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: terça mai 28, 2024 5:23 pm O LEAF tem muita carga escondida. Podes ver nos videos mais antigos do Bjorn. ;)
Sim, mas aí também era com pack novo.... será que esses +/- 5/10% escondidos se mantêm agora com carro com 6 anos?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

zeuz Escreveu: quarta mai 29, 2024 12:42 am
Os ~240km de autonomia não são maus! O problema é mesmo a falta de refrigeração!

Um Hyundai Ioniq 28kWh faz menos quilómetros, mas permite circular a 110km/h sem que isso tenha impacto na velocidade de carregamento ou na degradação da bateria.
pois mas os 240kms (no leaf 40kwh) são se andarmos apenas por nacionais, sem ac/aquecimento, e sem grandes elevações...senão dificil fazer esses kms. Em AE a 90 estimo autonomia máxima indo ao limite +/- 200/210kms.
"Freddy Krueger"

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu:
zeuz Escreveu: quarta mai 29, 2024 12:42 am

pois mas os 240kms (no leaf 40kwh) são se andarmos apenas por nacionais, sem ac/aquecimento, e sem grandes elevações...senão dificil fazer esses kms. Em AE a 90 estimo autonomia máxima indo ao limite +/- 200/210kms.
Tinha ideia que essa autonomia seria a 100km/h, por auto-estrada, com A/C ligado! Imagem

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: quarta mai 29, 2024 9:50 am
Sim, mas aí também era com pack novo.... será que esses +/- 5/10% escondidos se mantêm agora com carro com 6 anos?
Se a autonomia no geral não desceu muito diria que o buffer será igual ao resto da bateria, pois os limites da tensão da bateria são os mesmos. ele corta em cima e em baixo por tensão. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Autonomia, como no teu (se calhar agora exploro mais limites), continua +/- igual aliás em 2x este fdsemana que carreguei a 100% vi valores (em ECO que ando sempre assim) de 271 e 260kms... o normal depois dos 305kms de saída de stand.

Já agora, mais um fdsemana (e prolongado) e deu para meter mais uns kms no carro e que o levaram novamente aos limites... o raio do carro com mais uns 5-10kwh (com mesmo consumo) ficava TOP:

Quinta: Ovar-Leiria (+- 200kms efetuados com voltas): Saida 100%, A29+A25 até Aveiro onde fui fazer umas compras e entregar inversores solares que vendi. Restante caminho A17 até Leiria, chegada com 28%. Velocidade nos 90kmh velocimetro e A/C sempre ligado. Ida decathlon Leiria onde carreguei dos 22 aos 58%... até essa altura ainda estava nos 44/45kw...tenho ideia que no passado recente fazia throthling mais cedo, por volta dos 51% e que quando era novo o fazia nos 62%.... mas gostei...claro que bateria aqueceu a 1 ou 2 traços a seguir meio.... ida Batalha e regresso a Leiria, sem história.
Sexta: Leiria-Évora (+-220kms efectuados com voltas): Pôr carro a carregar dos 40 aos 100% em 6,6kw (3h às 7:30h), saída para Évora com caminho A1 até Santarém, AE até Almeirim e depois nacional via Coruche, montemor (para almoço) e Évora onde chegámos com 11%. AC sempre ligado. Carregar carro até 80% enquanto aproveitávamos piscina, depois ir jantar à cidade, e regresso hotel.
Sábado: Évora-Leiria (+-220kms efectuados com voltas): Pôr carro a carregar antes de checkout, ir para encontro familiar (uns 20 kms) e carro à tosta alentejana até 19h :( Saída de Évora, sem história mesmo sentido inverso via Nacional. Paragem em coruche para umas compras onde carreguei apenas 15% (5min) pois tinha receio das subidas serra d'aire e candeeiros... chegaria se não tivesse carregado com 3%.... cheguei com 18%. Assim, não tive logo que ir por a carregar e carro ficou a descansar em Leiria à noite.
Domingo: Leiria-Minde-Leiria-Ovar (220kms): Pôr carro a carregar de manhã para estar pronto após hora de almoço. Ida a Minde via serra por Nacional, e regresso... muitas subidas e ac sempre a bombar... perdi 24% bateria nuns 57kms.. Regresso a Ovar mas com um precalço, quando já tinhamos feito uns 10kms de regressar a Leiria por um esquecimento... tinha as contas todas perfeitas, e fiz percurso todo em "matemáticas" a ver se dava para "chegar" sem carregar. E deu, com algum nervosismo, mas deu.... chegada a casa com 2%, e carregou a 10amp até hoje de manhã.

Resumo: Viagens maiores fazem-se com o Leaf mas convém planear etapas até 220kms e com pontos de carregamento à chegada.... usar rápidos só "cheirinhos" quando necessário (pelo menos é a minha opinião). O calor, influencia, claro que sim, mas carro aguenta na boa em toadas calmas, em família.
O precalço no último dia, podia ter estragado um planeamento quase perfeito, mas nem isso....só causou (alguma) preocupação e matemáticas. No Leaf 40kwh podemos fazer quase como certo num uso normal de 2kms para cada 1% bateria.... ajuda nas contas. Normalmente até consegue um pouco mais, que serve para "backup/eventualidade"

Bem, já vai aqui um testamento...espero que novos utilizadores de leaf vejam estes nossos testemunhos pois dá ideia das potencialidades/limitações do carro.
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

É isso, usado com calma o LEAF cumpre, até podias ir mais alem em termos de temperatura, o problema mesmo é andar à procura de postos quando não os há, esse é o verdadeiro problema dos LEAF e da mobilidade elétrica em Portugal.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

civic Escreveu: terça jun 04, 2024 12:48 pm É isso, usado com calma o LEAF cumpre, até podias ir mais alem em termos de temperatura, o problema mesmo é andar à procura de postos quando não os há, esse é o verdadeiro problema dos LEAF e da mobilidade elétrica em Portugal.
Como eram viagens programadas, foi sem stress... mesmo alguns carregamentos nem precisavam ter sido feitos (como o da decathlon e de Coruche)....
Nesta viagem nunca tive nenhum stress com carregadores... mas no hotel em Évora (vilagalé com umas 4 tomadas), houve uma altura que estavam 2 ices (matricula espanhola) a ocupar lugar e eu a carregar...só ficou um lugar carregamento livre. Como não me afetava diretamente e até ia sair, nem me chateei de ir recepção reclamar....mas falta de civismo :(. O pior é que até tinha mais lugares no parking :( :(
"Freddy Krueger"

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Ah...esqueci-me de uma coisa no relato do fdsemana.

Tive de passar perto da Carby (antigo entreposto) Aveiro e nas traseiras num parque tipo mato tinham lá "abandonados" que tenha contado 15 Nissan Leaf's 2 (40 ou 60kwh).... até engoli em seco :| pois nem tenho leafspy para ir acompanhando minimamente evolução do pack.

É andando, esperando o melhor, e indo reservando algum para novo carro da familia (dentro de 2/4 anos) ficando este apenas para pequenos trajetos diarios (5-15kms/dia)
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: terça jun 04, 2024 2:07 pm Ah...esqueci-me de uma coisa no relato do fdsemana.

Tive de passar perto da Carby (antigo entreposto) Aveiro e nas traseiras num parque tipo mato tinham lá "abandonados" que tenha contado 15 Nissan Leaf's 2 (40 ou 60kwh).... até engoli em seco :| pois nem tenho leafspy para ir acompanhando minimamente evolução do pack.

É andando, esperando o melhor, e indo reservando algum para novo carro da familia (dentro de 2/4 anos) ficando este apenas para pequenos trajetos diarios (5-15kms/dia)
Mas seriam novos ou usados? Pois continuo a ver novos à venda no concessionário, moro ao pé do concessionário Nissan em Viseu e vejo lá LEAFs da primeira geração encostados (1 ou 2), da segundo nem por isso.
Sendo usado a aguardar reparação na bateria não faz sentido estarem aí, pois em Aveiro não se reparam baterias do LEAF, existem muitos casos de TVDE que só quando "rebentaram" com a bateria é que leram que a garantia da bateria era diferente para eles, mas esses costumam ir para Agueda, para a EVolution, e depois são vendidos, coitados de quem os compra.
Continuo a achar que quem não abusa dele o LEAF é muito fiavel, não conheço casos de quem o faz que tenha tido problemas, ao contrario dos da primeira geração. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

Acabei de ver no Facebook o anúncio de um LEAF 40kWh, vermelho... fui espreitar o anúncio e pede 14.500€, com 55.000km e 3 QR's! Mas o mais surpreendente foi ver outros com valores a rondar os 13.000€! Os Renault ZOE 40kWh têm mais valor no mercado de usados!

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Um carro com 6 anos ter perdido cerca de 50% do valor é tão raro assim?
Vendo no OLX não vejo muitas diferenças para os Zoes,...Aliás, é o carro que vejo com mais desvalorização, pois eram bem mais caros na altura em que comprei o meu LEAF, vejo-os de 2019 a partir de 10 000€.

Aliás, é bem pior na Tesla, por exemplo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

civic Escreveu: quarta jun 05, 2024 9:10 am
Mas seriam novos ou usados? Pois continuo a ver novos à venda no concessionário, moro ao pé do concessionário Nissan em Viseu e vejo lá LEAFs da primeira geração encostados (1 ou 2), da segundo nem por isso.
Eram claramente usados (tinham matrícula).
Sendo usado a aguardar reparação na bateria não faz sentido estarem aí, pois em Aveiro não se reparam baterias do LEAF,
Sim, mas acho que fazem diagnóstico e substituições de baterias que têm técnicos alta voltagem - técnicos destes salvoerro para norte depois só no Porto se não estou em erro, pelo que mesmo carros de Viseu e assim devem ir para Aveiro (penso).
existem muitos casos de TVDE que só quando "rebentaram" com a bateria é que leram que a garantia da bateria era diferente para eles, mas esses costumam ir para Agueda, para a EVolution, e depois são vendidos, coitados de quem os compra.
Mesmo....meu como disse até tenho explorado bottom part do SOC e não tenho notado perdas de potência/autonomia.... espero que assim se mantenha
Continuo a achar que quem não abusa dele o LEAF é muito fiavel, não conheço casos de quem o faz que tenha tido problemas, ao contrario dos da primeira geração. ;)
Para já tendo a concordar...mas vamos esperar mais um ou dois anos para vermos se coisa não se espraia a utilizadores menos agressivos, com evelhecimento do pack.
"Freddy Krueger"

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

zeuz Escreveu: quinta jun 06, 2024 1:52 am Acabei de ver no Facebook o anúncio de um LEAF 40kWh, vermelho... fui espreitar o anúncio e pede 14.500€, com 55.000km e 3 QR's! Mas o mais surpreendente foi ver outros com valores a rondar os 13.000€! Os Renault ZOE 40kWh têm mais valor no mercado de usados! Imagem
A tesla no ano passado também já me dava só uns 12KEUR se não estou errado.... atenção que poucas QC's não são sinónimo per se de bom tratamento do carro.... basta fazer descargas grandes (muitas acelarações) ou velocidades elevadas em AE para pack poder se ressentir mais...
"Freddy Krueger"

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

civic Escreveu: quinta jun 06, 2024 9:07 am Aliás, é bem pior na Tesla, por exemplo.
Um tesla Model S 75 D de 2018 custa agora entre 25/35 KEUR e ainda tem 2 anos garantia motor e bateria... é grande a desvalorização sim (segundo database ev na Alemanha era 72KEUR) mas carros maiores (acima segmento D) normalmente também desvalorizam mais que um C ou D - para quem compra (se puder aguentar com os arranjos mais ou menos recorrentes - braços suspensão, puxadores exteriores), até fica com máquina jeitosa imho.
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: quinta jun 06, 2024 11:52 am
civic Escreveu: quinta jun 06, 2024 9:07 am Aliás, é bem pior na Tesla, por exemplo.
Um tesla Model S 75 D de 2018 custa agora entre 25/35 KEUR e ainda tem 2 anos garantia motor e bateria... é grande a desvalorização sim (segundo database ev na Alemanha era 72KEUR) mas carros maiores (acima segmento D) normalmente também desvalorizam mais que um C ou D - para quem compra (se puder aguentar com os arranjos mais ou menos recorrentes - braços suspensão, puxadores exteriores), até fica com máquina jeitosa imho.
Mesmo no model 3 tens desvalorizações bem grandes, um LR custava cerca de 58 000€ em 2019, hoje tens a cerca de 23 000€.
Não vejo os LEAF muito diferentes dos outros em termos de desvalorização, eram mais baratos na altura do que os restantes, por isso também o são hoje, nada de mais. Lembro-me de me pedirem 40 000 por um ioniq 28kWh quando optei pelo LEAF, hoje andam pelos 16 500€.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

civic Escreveu: Um carro com 6 anos ter perdido cerca de 50% do valor é tão raro assim?
Não acompanho as desvalorizações anuais, por isso não sei.
civic Escreveu: Vendo no OLX não vejo muitas diferenças para os Zoes,...Aliás, é o carro que vejo com mais desvalorização, pois eram bem mais caros na altura em que comprei o meu LEAF, vejo-os de 2019 a partir de 10 000€.
Comprei um Renault ZOE R110 ZE40, 09/2019, por 15.000€. Como é nacional, tenho a factura de novo e foram 38.000€...

Os Renault ZOE que vês a 10.000€ ou são as versões Q210/R240 ou têm a bateria de 40kWh, mas com aluguer.
civic Escreveu: Aliás, é bem pior na Tesla, por exemplo.
A desvalorização é pior - será? - porque tens muitos e há diferenças significativas entre os anos de produção.

Ontem vi Tesla Model 3 SR+, de 2019, a ~18.000€, na Holanda. São carros com +140.000km, ou seja, já não têm a garantia geral e a garantia da bateria já terminou ou está próxima de terminar.

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Se não acompanhas porque achaste tão estranho esse preço?

Eu não acompanho nada disso, bastou ir OLX e vi os valores para comparar com o que dizes e com os valores que dei e vi na altura em que comprei o meu LEAF e o i4, os valores que vi para o ZOE podem ser para o aluguer de baterias mas mesmo não sendo vão para os 12 a 13k€, não fogem do que disse...Ficam bem abaixo dos 50%
Quando comprei o meu i4 tive entre 2 carros, o Model 3 LR e o i4, o valor que a Tesla pedia em Fevereiro de 2022 era 61999€, dei 60 750€ pelo i4, vê lá a desvalorização desse carro nos dias de hoje.
O outro exemplo foi o que dei com o Hyundai ioniq em relação ao meu LEAF, 32 000€ vs 40 000€ em 2018, a Renault pediu-me 33 000€ pelo Zoe Life, nem me lembro de qual era a bateria.

Alem disso há outra coisa com os LEAF, foram muito batidos em TVDE, existem alguns bem rebentados no mercado de usados com a bateria toda escafiada, é fugir desses com o valor mais baixo, alem de que o LEAF é porventura o EV que se mexe mais facilmente no sistema, tendo isto em conta acho que deveria haver alguns com valor bem mais baixo, tal como dar 10 000€ por um Zoe com baterias de aluguer é simplesmente ridiculo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: quinta jun 06, 2024 11:48 am
zeuz Escreveu: quinta jun 06, 2024 1:52 am Acabei de ver no Facebook o anúncio de um LEAF 40kWh, vermelho... fui espreitar o anúncio e pede 14.500€, com 55.000km e 3 QR's! Mas o mais surpreendente foi ver outros com valores a rondar os 13.000€! Os Renault ZOE 40kWh têm mais valor no mercado de usados! Imagem
A tesla no ano passado também já me dava só uns 12KEUR se não estou errado.... atenção que poucas QC's não são sinónimo per se de bom tratamento do carro.... basta fazer descargas grandes (muitas acelarações) ou velocidades elevadas em AE para pack poder se ressentir mais...
Em tempos andei à procura de um KIA Soul para um familiar meu e vi um que simplesmente nunca tinha feito qualquer carga rapida, estava completamente arruinado em termos de baterias, pois ficou durante o tempo da pandemia no fundo do Stand (mais de 1 ano) com a bateria nas lonas, tinha aquele comportamento em que aceleras e a autonomia desce rapidamente, assim que deixas de acelerar ela volta a aparecer, portanto cuidado com a falacia das cargas rapidas. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

civic Escreveu: Se não acompanhas porque achaste tão estranho esse preço?
Não usei a palavra "estranho", mas sim "surpreendente"...
civic Escreveu: Eu não acompanho nada disso, bastou ir OLX e vi os valores para comparar com o que dizes e com os valores que dei e vi na altura em que comprei o meu LEAF e o i4, os valores que vi para o ZOE podem ser para o aluguer de baterias mas mesmo não sendo vão para os 12 a 13k€, não fogem do que disse...Ficam bem abaixo dos 50%
É verdade que estão abaixo dos 50%, mas os 12.000€ a 13.000€ são a excepção e não a regra, principalmente se vires em stands (comprei em stand, com garantia de 18 meses).
civic Escreveu: Quando comprei o meu i4 tive entre 2 carros, o Model 3 LR e o i4, o valor que a Tesla pedia em Fevereiro de 2022 era 61999€, dei 60 750€ pelo i4, vê lá a desvalorização desse carro nos dias de hoje.
Como sabes, a Tesla fez mudanças drásticas no valor de venda, para não perder a vantagem em relação à concorrência.

Quantos Tesla Model 3 venderam-se por cada 100 BMW i4 ? Obviamente que havendo mais oferta, o preço baixa...
civic Escreveu: O outro exemplo foi o que dei com o Hyundai ioniq em relação ao meu LEAF, 32 000€ vs 40 000€ em 2018, a Renault pediu-me 33 000€ pelo Zoe Life, nem me lembro de qual era a bateria.
Entre os anúncios dos LEAF 40kWh também vi um Hyundai Ioniq 28kWh, 2019, com 330.000km. Está à venda por 9.900€, negociáveis.

Com o mesmo tipo de uso e quilómetros, qual achas que estaria em melhor estado? Se calhar os 8.000€ justifica(vam)-se... e estou a assumir que o equipamento é igual, assim como as garantias (que não são, porque é 5 anos/100.000km vs 7 anos/200.000km)... sim, claro que os 8.000€ extra incluiem a garantia melhor, mas também inclui a refrigeração por ar e a maior potência de carregamento.

Certamente seria com a bateria de 40kWh, porque em 2018 já não tinham na gama a bateria de 22kWh (salvo erro).

Última edição por zeuz em quinta jun 06, 2024 4:47 pm, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Automóveis”