DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
-
- Moderador
- Mensagens: 1519
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Com mau tempo pode acender esses avisos, embora não ache que o controlo de tração esteja incluido, a bateria fraca é um bocado assustador, mas já estou à espera dele, pois já são 6 anos e meio quando costumam durar uns 3...
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Ao contrário de outros carros (os primeiros ID, o ipace, etc...) as baterias 12V do Leaf até se aguentam.... minha como disse fez 6,5 anos dia 25... e até ver vai durando... a ver como aguenta agora temperaturas mais baixas, mas como carro vai carregando-a (mesmo com carro desligado), acho que elas são bastante preservadas especialmente face a um ice normal.
Esta semana carro vai chegar aos 130Kkms, seja uma poupança estimada face a um ICE semelhante de 13K€. A ver se consigo que o Leaf pague o próximo

"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Agora que chegou aos 136KKms e em 25 Maio faz 7 anos, gostaria de ligar o "bicho" ao Leafspy e saber como estão as baterias... alguma alma caridosa com OBD e leafspypro (comprei um OBD mas não funciona com Leaf/leafspy) na zona entre norte SMFeira e Ovar Sul que tenha disponibilidade e vontade de ajudar para ver como carro está neste momento?
Ainda sem quaisquer indicações dos problemas mais comuns que afetam estes veiculos (leia-se problema de falta de isolamento ou problema avaria/degradação excessiva de células especificas a impactar todo o pack)
Ainda sem quaisquer indicações dos problemas mais comuns que afetam estes veiculos (leia-se problema de falta de isolamento ou problema avaria/degradação excessiva de células especificas a impactar todo o pack)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Moderador
- Mensagens: 1519
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Mas qual foi o dongle que compraste?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Comprei logo mal adquiri o carro em 2018... salvoerro foi este:
https://www.castroelectronica.pt/produc ... obd-ii-v21
Nunca o consegui pôr a trabalhar com leafspy

"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Moderador
- Mensagens: 1519
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Pois, esse não dá, tem que ser um com sw mais recente, esse dá no meu i4, mas não dá no LEAF, tem que ser um destes.
https://www.aliexpress.com/p/tesla-land ... Redirect=n
https://www.aliexpress.com/p/tesla-land ... Redirect=n
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
O aliexpress sempre a tentar enganar o ppl.... os 2 eur é só para o cabo prolongador, o equipamento em si 12 eur....mas se funciona...vou ver bem isso.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Já mandei vir....a ver se desta resolvo coisa e posso ver como anda o bicho.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Moderador
- Mensagens: 1519
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Basicamente olho para a tensão das celulas e a diferença entre elas quando se acelera, pois isso é que mostra bem o seu estado, valores como o SOH ou HX não servem para nada. O meu já andou com Hx abaixo dos 80, atualmentente anda nos 85, ou seja, baixa e sobe consoante a utilização, o SOH também está nos 86% à uns 100 000 kms. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Bem...acabou de chegar OBD...depois de almoço já vejo se funca... para já só tenho leafspy lite instalado
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Funciona!!!
Ora cá vão dados recolhidos baseados na primeira leitura hoje:
-Carro comprado em 25/05/2018 novo - hoje dia 3/4/2025 tem 2505 dias
-Kms: 137.253 (média diária 54,8kms)
-AHr= 98.30 (não sei bem o que mede)
-SOH= 85.15%, seja 14,85% degradação e quase quase a perder 1ª barra (or so they say). Está em linha com o que tenho visto por aí em pessoas com estilo condução semelhante. ora fazendo umas continhas (degradação/2505*365,25) dá uma média de 2,17% degradação anual (apesar de que todos sabemos que degradação é maior no inicio de vida, baixando depois até que eventualmente começa a aumentar novamente (e aí é pensar seriamente em baterias novas)
-Hx= 89.90% - Com este número fiquei contente
, nos carros que têm dado maiores problemas um baixo Hx (a rondar 60 e abaixo) tem sido um sintoma, estar ainda acima do SOH parece-me muito BEM!
- Estava com 91%soc (hoje esqueci-me de ligar temporizador do carro ou do EVSE e carregou até 100%)...e desvio máximo de 17mV entre células.... que acham? (min 4,07 e máximo 4,087). Vou tentar levar carro a um baixo SOC para ver melhor estes desvios
- Variação de Temperatura: entre 16,11 e 17,56º - variação de 1,45º - carro esteve parado desde as 9h até meio dia e andou muito pouco até testar
Bem, com isto tudo, fiquei um pouco mais aliviado com o que carro indica... parece que ainda está de muito boa saúde... not bad para um Leaf com quase quase 7 anos.
Espero no próximo ano conseguir lhe dar algum sossego com menos kms diários percorridos (um novo carro principal para a família), prolongando sua vida útil.
Ora cá vão dados recolhidos baseados na primeira leitura hoje:
-Carro comprado em 25/05/2018 novo - hoje dia 3/4/2025 tem 2505 dias
-Kms: 137.253 (média diária 54,8kms)
-AHr= 98.30 (não sei bem o que mede)
-SOH= 85.15%, seja 14,85% degradação e quase quase a perder 1ª barra (or so they say). Está em linha com o que tenho visto por aí em pessoas com estilo condução semelhante. ora fazendo umas continhas (degradação/2505*365,25) dá uma média de 2,17% degradação anual (apesar de que todos sabemos que degradação é maior no inicio de vida, baixando depois até que eventualmente começa a aumentar novamente (e aí é pensar seriamente em baterias novas)
-Hx= 89.90% - Com este número fiquei contente

- Estava com 91%soc (hoje esqueci-me de ligar temporizador do carro ou do EVSE e carregou até 100%)...e desvio máximo de 17mV entre células.... que acham? (min 4,07 e máximo 4,087). Vou tentar levar carro a um baixo SOC para ver melhor estes desvios
- Variação de Temperatura: entre 16,11 e 17,56º - variação de 1,45º - carro esteve parado desde as 9h até meio dia e andou muito pouco até testar
Bem, com isto tudo, fiquei um pouco mais aliviado com o que carro indica... parece que ainda está de muito boa saúde... not bad para um Leaf com quase quase 7 anos.
Espero no próximo ano conseguir lhe dar algum sossego com menos kms diários percorridos (um novo carro principal para a família), prolongando sua vida útil.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
ah... no campo das cargas:
80 QC's
3582 L1/L2's (atenção que faço muito cargas temporizadas (que duplicam contagens, e também cheguei a fazer muitas cargas pequenas, daí automóvel ter tantas cargas lentas)
80 QC's
3582 L1/L2's (atenção que faço muito cargas temporizadas (que duplicam contagens, e também cheguei a fazer muitas cargas pequenas, daí automóvel ter tantas cargas lentas)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Moderador
- Mensagens: 1519
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Deves ligar o LS e andar com ele e ver a amplitude da tensão entre as celulas, aí sim é que se vê o real estado delas, veres com ele parado já teve o BMS a fazer o balanceamento.
Mas por esses valores vê-se que não está nada mal, muito parecido com o meu.
Mas por esses valores vê-se que não está nada mal, muito parecido com o meu.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Hummm...no dia-a-dia tenho andado muito "calmo"... quase não apanho subidas relevantes que necessitem mais de 2 ou 3 traços de potência (que façam revelar debilidades do pack)...mas vou ver o que consigo.civic Escreveu: ↑quinta abr 03, 2025 3:08 pm Deves ligar o LS e andar com ele e ver a amplitude da tensão entre as celulas, aí sim é que se vê o real estado delas, veres com ele parado já teve o BMS a fazer o balanceamento.
Mas por esses valores vê-se que não está nada mal, muito parecido com o meu.![]()
Também ainda não tenho o PRO (estou a equacionar) pelo que acho que não consigo fazer logs, tinha de ir vendo a conduzir

"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Moderador
- Mensagens: 1519
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Com problemas nas celulas deverias ver isso muito facilmente, não acho que tenhas algum problema é só para te ambientares de como isso funciona com o pack ok. Basta acelerares a fundo e vais ver as celulas a trabalharem. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Ora com SOC a rondar os 75% e com umas acelerações fortes (tipo 30-110kmh), vi uma variação de 30-60mV (em pico)...
A andar normal (10-15kw potencia usada) tenho variações de 15-20mV
A andar normal (10-15kw potencia usada) tenho variações de 15-20mV
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
- Moderador
- Mensagens: 1519
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Está impecável, aquelas variações que vão aprecendo (nos facebooks e afins) que o carro tem uma variação muito brusca em aceleração é alguma das celulas que cai a pique, e só com este teste se consegue ver.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage
Semana passada carro foi mudar liquido distribuição (da caixa redutora acho que mais correto). Depois disso fez ca~250kms sem que notasse qualquer diferença no comportamento/consumos...não cheguei a perguntar como estava o outro quando foi retirado.
Mudança fora da Nissan com óleo concorrente (Nissan só vende 5L e minha oficina não tinha colocação para restante)...
é continuar a rolar....agora acima dos 138KKms!
Mudança fora da Nissan com óleo concorrente (Nissan só vende 5L e minha oficina não tinha colocação para restante)...
é continuar a rolar....agora acima dos 138KKms!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E