DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1519
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Com mau tempo pode acender esses avisos, embora não ache que o controlo de tração esteja incluido, a bateria fraca é um bocado assustador, mas já estou à espera dele, pois já são 6 anos e meio quando costumam durar uns 3...
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1970
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: terça nov 26, 2024 11:48 am Com mau tempo pode acender esses avisos, embora não ache que o controlo de tração esteja incluido, a bateria fraca é um bocado assustador, mas já estou à espera dele, pois já são 6 anos e meio quando costumam durar uns 3...
Ao contrário de outros carros (os primeiros ID, o ipace, etc...) as baterias 12V do Leaf até se aguentam.... minha como disse fez 6,5 anos dia 25... e até ver vai durando... a ver como aguenta agora temperaturas mais baixas, mas como carro vai carregando-a (mesmo com carro desligado), acho que elas são bastante preservadas especialmente face a um ice normal.
Esta semana carro vai chegar aos 130Kkms, seja uma poupança estimada face a um ICE semelhante de 13K€. A ver se consigo que o Leaf pague o próximo :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1970
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Agora que chegou aos 136KKms e em 25 Maio faz 7 anos, gostaria de ligar o "bicho" ao Leafspy e saber como estão as baterias... alguma alma caridosa com OBD e leafspypro (comprei um OBD mas não funciona com Leaf/leafspy) na zona entre norte SMFeira e Ovar Sul que tenha disponibilidade e vontade de ajudar para ver como carro está neste momento?

Ainda sem quaisquer indicações dos problemas mais comuns que afetam estes veiculos (leia-se problema de falta de isolamento ou problema avaria/degradação excessiva de células especificas a impactar todo o pack)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1519
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Mas qual foi o dongle que compraste?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1970
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda mar 17, 2025 4:52 pm Mas qual foi o dongle que compraste?
Comprei logo mal adquiri o carro em 2018... salvoerro foi este:
https://www.castroelectronica.pt/produc ... obd-ii-v21
Nunca o consegui pôr a trabalhar com leafspy :(, tentei já em 2 ou 3 tlms
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1519
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Pois, esse não dá, tem que ser um com sw mais recente, esse dá no meu i4, mas não dá no LEAF, tem que ser um destes.

https://www.aliexpress.com/p/tesla-land ... Redirect=n
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1970
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

O aliexpress sempre a tentar enganar o ppl.... os 2 eur é só para o cabo prolongador, o equipamento em si 12 eur....mas se funciona...vou ver bem isso.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1970
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Já mandei vir....a ver se desta resolvo coisa e posso ver como anda o bicho.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1519
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Basicamente olho para a tensão das celulas e a diferença entre elas quando se acelera, pois isso é que mostra bem o seu estado, valores como o SOH ou HX não servem para nada. O meu já andou com Hx abaixo dos 80, atualmentente anda nos 85, ou seja, baixa e sobe consoante a utilização, o SOH também está nos 86% à uns 100 000 kms. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1970
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem...acabou de chegar OBD...depois de almoço já vejo se funca... para já só tenho leafspy lite instalado
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1970
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Funciona!!!

Ora cá vão dados recolhidos baseados na primeira leitura hoje:
-Carro comprado em 25/05/2018 novo - hoje dia 3/4/2025 tem 2505 dias
-Kms: 137.253 (média diária 54,8kms)
-AHr= 98.30 (não sei bem o que mede)
-SOH= 85.15%, seja 14,85% degradação e quase quase a perder 1ª barra (or so they say). Está em linha com o que tenho visto por aí em pessoas com estilo condução semelhante. ora fazendo umas continhas (degradação/2505*365,25) dá uma média de 2,17% degradação anual (apesar de que todos sabemos que degradação é maior no inicio de vida, baixando depois até que eventualmente começa a aumentar novamente (e aí é pensar seriamente em baterias novas)
-Hx= 89.90% - Com este número fiquei contente :), nos carros que têm dado maiores problemas um baixo Hx (a rondar 60 e abaixo) tem sido um sintoma, estar ainda acima do SOH parece-me muito BEM!
- Estava com 91%soc (hoje esqueci-me de ligar temporizador do carro ou do EVSE e carregou até 100%)...e desvio máximo de 17mV entre células.... que acham? (min 4,07 e máximo 4,087). Vou tentar levar carro a um baixo SOC para ver melhor estes desvios
- Variação de Temperatura: entre 16,11 e 17,56º - variação de 1,45º - carro esteve parado desde as 9h até meio dia e andou muito pouco até testar

Bem, com isto tudo, fiquei um pouco mais aliviado com o que carro indica... parece que ainda está de muito boa saúde... not bad para um Leaf com quase quase 7 anos.

Espero no próximo ano conseguir lhe dar algum sossego com menos kms diários percorridos (um novo carro principal para a família), prolongando sua vida útil.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1970
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

ah... no campo das cargas:
80 QC's
3582 L1/L2's (atenção que faço muito cargas temporizadas (que duplicam contagens, e também cheguei a fazer muitas cargas pequenas, daí automóvel ter tantas cargas lentas)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1519
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Deves ligar o LS e andar com ele e ver a amplitude da tensão entre as celulas, aí sim é que se vê o real estado delas, veres com ele parado já teve o BMS a fazer o balanceamento.
Mas por esses valores vê-se que não está nada mal, muito parecido com o meu. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1970
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: quinta abr 03, 2025 3:08 pm Deves ligar o LS e andar com ele e ver a amplitude da tensão entre as celulas, aí sim é que se vê o real estado delas, veres com ele parado já teve o BMS a fazer o balanceamento.
Mas por esses valores vê-se que não está nada mal, muito parecido com o meu. ;)
Hummm...no dia-a-dia tenho andado muito "calmo"... quase não apanho subidas relevantes que necessitem mais de 2 ou 3 traços de potência (que façam revelar debilidades do pack)...mas vou ver o que consigo.
Também ainda não tenho o PRO (estou a equacionar) pelo que acho que não consigo fazer logs, tinha de ir vendo a conduzir :( vamos indo, vamos vendo
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1519
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Com problemas nas celulas deverias ver isso muito facilmente, não acho que tenhas algum problema é só para te ambientares de como isso funciona com o pack ok. Basta acelerares a fundo e vais ver as celulas a trabalharem. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1970
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Ora com SOC a rondar os 75% e com umas acelerações fortes (tipo 30-110kmh), vi uma variação de 30-60mV (em pico)...

A andar normal (10-15kw potencia usada) tenho variações de 15-20mV
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1519
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Está impecável, aquelas variações que vão aprecendo (nos facebooks e afins) que o carro tem uma variação muito brusca em aceleração é alguma das celulas que cai a pique, e só com este teste se consegue ver.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1970
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Semana passada carro foi mudar liquido distribuição (da caixa redutora acho que mais correto). Depois disso fez ca~250kms sem que notasse qualquer diferença no comportamento/consumos...não cheguei a perguntar como estava o outro quando foi retirado.

Mudança fora da Nissan com óleo concorrente (Nissan só vende 5L e minha oficina não tinha colocação para restante)...

é continuar a rolar....agora acima dos 138KKms!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Automóveis”