Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Re: Circuito para Travagem Regenerativa Progressiva (Kelly)
Na minha opinião o descanso rápido pode ficar sem luz de stop. Mas tem de haver corte no controlador para não causar acidentes.
Live long and prosper!
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Não é nada muito complicado!RJSC Escreveu:Pessoal, mais uma pergunta:
O circuito como está, apenas ativa a regeneração com o punho de travagem e deixa de ativar com as manetes de travão ou com o botão.
Há interesse em continuar a ativar a regeneração com as manetes (quando liga a luz de stop)?
De notar que se mexerem apenas nas manetes e não rodarem o punho, a regeneração obtida é muito suave (o valor mínimo do punho, configurado no controlador).
Pode ser melhor, pois desligando a regeneração das luzes de travagem, o descanso lateral já não vai desativar o acelerador.
Isso até acaba por ser bom pois até se podia desligar o descanso da luz de STOP e ligar só no controlador com o circuito e evitava estar com a luz de stop ligada quando está no descanso com a chave ligada por qualquer motivo, como a carregar o telemóvel.
Na mota do ogadiv já está a funcionar de forma parecida, apenas é necessário apertar as manetes o o botão para a progressividade da regeneração aumentar!
Em relação às luzes de stop aquando o descanso lateral, a meu ver não tem nada de mal em acender a luz de stop, pois acaba por servir para sinalização em caso de paragem. Quem quiser apagar a luz, basta desligar a mota.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Gold
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Concordo com o visitante2,
o descanso lateral pode ficar sem luz de stop (supostamente ja devemos ter os minimos ligados de qualquer forma).
Mas tem de continuar a existir o corte no controlador (ou corta o acelerador) para não causar acidentes.
o descanso lateral pode ficar sem luz de stop (supostamente ja devemos ter os minimos ligados de qualquer forma).
Mas tem de continuar a existir o corte no controlador (ou corta o acelerador) para não causar acidentes.
-
- Membro Platinium
Fazer o corte por activação de regeneração ou por desactivação do acelerador, que diferença faz? Nunca poderá é ficar sem essa segurança!Barrocas Escreveu:Concordo com o visitante2,
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
A questão aqui é para não obrigar a desmanchar a mota toda para ligar o interruptor do descanso à massa e trazer um fio de lá até ao pino brake_switch do controlador.
É que com a a regeneração ajustável ela é ativada ligando o pino brake_switch à massa e não aos 12V como vem de fábrica.
Vou ver se não encarece muito por aumento de área da placa deixar uma opção para ativar a travagem quando a linha da luz de STOP liga, porque assim ao instalar não é preciso mexer na cablagem que vem do descanso: qualquer coisa que ligue a luz de STOP ativa a regeneração.
A mim pessoalmente é que me faz impressão estar com o STOP ligado e a consumir só por ter o descanso lateral.
Para quem tem o telemóvel a carregar e está a deitar o olho à mota da mesa do café, ou a chave ligada para monitorizar a carga no computador não precisa de estar a dar espetáculo de luzes acesas e a queimar bateria.
As fábricas de placas baratas estão todas paradas e vi uma na Bélgica que se conseguir encolher bastante o circuito até pode ficar em conta.
Por um pedaço de placa de 300x200mm querem-me 157€. Tenho que lá conseguir meter muitos circuitos e mesmo assim, só com as encomendas atuais ainda ficam a faltar 10€ para pagar todo o material que comprei + os 157€ das placas.
Arrisco com a esperança que depois se venda mais.
Alguns componentes tenho que comprar aos 40 duma vez.
Se mandasse soldar os componentes fora como me sugeriam então tinha que ir mendigar.
O empreendedorismo é lixado...
É que com a a regeneração ajustável ela é ativada ligando o pino brake_switch à massa e não aos 12V como vem de fábrica.
Vou ver se não encarece muito por aumento de área da placa deixar uma opção para ativar a travagem quando a linha da luz de STOP liga, porque assim ao instalar não é preciso mexer na cablagem que vem do descanso: qualquer coisa que ligue a luz de STOP ativa a regeneração.
A mim pessoalmente é que me faz impressão estar com o STOP ligado e a consumir só por ter o descanso lateral.
Para quem tem o telemóvel a carregar e está a deitar o olho à mota da mesa do café, ou a chave ligada para monitorizar a carga no computador não precisa de estar a dar espetáculo de luzes acesas e a queimar bateria.
As fábricas de placas baratas estão todas paradas e vi uma na Bélgica que se conseguir encolher bastante o circuito até pode ficar em conta.
Por um pedaço de placa de 300x200mm querem-me 157€. Tenho que lá conseguir meter muitos circuitos e mesmo assim, só com as encomendas atuais ainda ficam a faltar 10€ para pagar todo o material que comprei + os 157€ das placas.
Arrisco com a esperança que depois se venda mais.
Alguns componentes tenho que comprar aos 40 duma vez.
Se mandasse soldar os componentes fora como me sugeriam então tinha que ir mendigar.

O empreendedorismo é lixado...
-
- Membro Gold
Vai com calma, da minha parte nao ha urgencia, e com esses valores vai demorar a rentabilizar... parece-me que as placas home-made seria uma opçao mais viavel.
Por mim, mesmo que fossem kits feitos (ou para montar), exactamente iguais ao prototipo, servia na mesma, afinal a funcionalidade fica igual, e o valor +em conta para rentabilizares.
Entretanto ias vendo se surgem bugs, se ha algo a modificar, etc. Depois com calma podias ver preços para fabrico, se existir +procura..
Por mim, mesmo que fossem kits feitos (ou para montar), exactamente iguais ao prototipo, servia na mesma, afinal a funcionalidade fica igual, e o valor +em conta para rentabilizares.
Entretanto ias vendo se surgem bugs, se ha algo a modificar, etc. Depois com calma podias ver preços para fabrico, se existir +procura..
-
- Membro Silver
- Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm
Falo por mim:
Gostava de ter tudo conforme está, ou seja, manetes e botão activarem na mesma a regenerativa.
Quanto ao descanso também prefiro a continuar a acender o STOP.
Gostava de ter tudo conforme está, ou seja, manetes e botão activarem na mesma a regenerativa.
Quanto ao descanso também prefiro a continuar a acender o STOP.
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM
(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM
(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Segurança acima de tudo. Luz de stop com descanso, sim.
Quem precisar carregar alguma coisa, pode usar o descanso central por exemplo. Até à data, acho que nunca precisei de ficar numa situação dessas.
Quem precisar carregar alguma coisa, pode usar o descanso central por exemplo. Até à data, acho que nunca precisei de ficar numa situação dessas.
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Membro Gold
- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Não sei se entendi bem. Mas, (sempre prioridade à segurança).
O descanso lateral é uma parte. A regeneração outra.
Como o descanso lateral me parece mais frágil uso menos. Só quando estou em cima e quero/preciso libertar as mãos. De resto sempre descanso central. O consumo por activação do stop, deve ser "menosprezado"(?). Mas tem que fazer sempre corte ao motor!
Para a regenerativa, acho que uma activação suave, (fixa), partindo de uma das das manetes uma boa ideia, já que conduzo normalmente, (pelo menos) com uma das mãos englobando punho e manete. Lembrar que o meu percurso é quase sempre citadino. É quase instintivo o apertar da manete, pois demora menos tempo a activar a ordem cerebral.
Mas convém confirmar que se (apertar/tocar uma, e imediatamente a seguir a outra), que elas não se anulem. É que tenho a impressão que esta função existe. E no inicio da minha aprendizagem aqui no fórum, era referida essa opção para criar uma espécie de deslizar em ponto-morto.
Se a regenerativa poder ser activada, (também), apenas rodando o punho associado, melhor ainda!
Mas eu sou apenas aprendiz!
BondadeSua
-
- Membro Platinium
O facto de se andar sempre com uma das mãos, ou dedos, em cima das manetes de travão, é prova de maior rapidez em caso urgente! Eu mesmo faço isso intuitivamente!
Mas como ao travar uma mota, seu peso se desloca uns 75% para a roda da frente e apenas 25% para a detás, se tiver uma regenerativa forte, basta travar apenas com o da frente (pelo menos com estrada molhada), deixando disponivel o punho esquerdo para a travagem regenerativa progressiva!
É essa a grande bantagem que vejo neste pequeno circuito! Colocar em modo de regeneração progressiva com o simples rodar de punho esquerdo, deixando a mão direita sempre disponivel para aumentar a travagem, sempre que necessário.
Tendo uma condução defensiva, e um bom calculo (entre tempos de travagem e velocidades) quase nunca será necessario utilizar os travões!
Mas como ao travar uma mota, seu peso se desloca uns 75% para a roda da frente e apenas 25% para a detás, se tiver uma regenerativa forte, basta travar apenas com o da frente (pelo menos com estrada molhada), deixando disponivel o punho esquerdo para a travagem regenerativa progressiva!
É essa a grande bantagem que vejo neste pequeno circuito! Colocar em modo de regeneração progressiva com o simples rodar de punho esquerdo, deixando a mão direita sempre disponivel para aumentar a travagem, sempre que necessário.
Tendo uma condução defensiva, e um bom calculo (entre tempos de travagem e velocidades) quase nunca será necessario utilizar os travões!
-
O circuito já foi alterado para ligar a regeneração com qualquer coisa que ligue a lâmpada de STOP como os travões, botão ou descanso, tal como é vosso desejo.
Consegui miniaturá-lo bastante e acho que ainda no fim de semana vou fazer uma placa caseira para soldar componentes e fazer o teste final de bancada.
Aqui está o tamanho do circuito (quase que a ficha que vai levar na ponta é maior): Andei a ver preços nas fábrica europeias e para 30 placas ou mais até nem são maus.
Vamos ver como corre de encomendas.
Para já tenho (a ver se não há engano):
pafi (1)
XaYu (1)
BondadeSua (1)
Barrocas (1)
Jorge Rocha (6) [Tinhas falado em meia dúzia para futuros trabalhos?]
Total: 10 Unidades
A tensão de início de travagem por defeito é 0.9 V. Tem um lugar para colocar mais uma resistência em paralelo para baixar um pouco o valor conforme o punho que usem.
Os 3 primeiros clientes penso que usarão todos punhos do Jorge Rocha e já posso medir a tensão em casa dele.
Barrocas, o punho que vais colocar qual é a tensão de inicio de travagem que desejas?
Sempre te atreves a soldar isto?
Consegui miniaturá-lo bastante e acho que ainda no fim de semana vou fazer uma placa caseira para soldar componentes e fazer o teste final de bancada.
Aqui está o tamanho do circuito (quase que a ficha que vai levar na ponta é maior): Andei a ver preços nas fábrica europeias e para 30 placas ou mais até nem são maus.
Vamos ver como corre de encomendas.
Para já tenho (a ver se não há engano):

Total: 10 Unidades
A tensão de início de travagem por defeito é 0.9 V. Tem um lugar para colocar mais uma resistência em paralelo para baixar um pouco o valor conforme o punho que usem.
Os 3 primeiros clientes penso que usarão todos punhos do Jorge Rocha e já posso medir a tensão em casa dele.
Barrocas, o punho que vais colocar qual é a tensão de inicio de travagem que desejas?
Sempre te atreves a soldar isto?

-
- Membro Gold
Isso ta muita grande!
Usando os mesmos componentes, parece que ainda daria para encolher a placa para 2/3 disso...

Usando os mesmos componentes, parece que ainda daria para encolher a placa para 2/3 disso...
-
Encolher mais n dá por causa das pistas que se cruzam, depois tinha que ser uma placa de face dupla e também depois n se conseguia soldar à mão
-
- Membro Platinium
Está a ficar nice!
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
O Barrocas tá mal habituado, heheheh
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
- Membro Gold
Reduzir!
O Njay ja me conhece as manias...
A minha proposta, baseada no desenho que colocaste, com os mesmo componentes reposicionados, seria algo +- assim:
A parte colorida na esquerda, é o bocadito de placa que podes poupar, mais coisa menos coisa
Ve la se me escapou alguma coisa...
(Edit - faltava uma pista, mas ja foi corrigida
)

O Njay ja me conhece as manias...

A minha proposta, baseada no desenho que colocaste, com os mesmo componentes reposicionados, seria algo +- assim:
A parte colorida na esquerda, é o bocadito de placa que podes poupar, mais coisa menos coisa

Ve la se me escapou alguma coisa...

(Edit - faltava uma pista, mas ja foi corrigida

-
Ok, quando chegar a casa já verifico se está tudo bem eletricamente.
(Post via telemóvel)
(Post via telemóvel)
-
- Membro Platinium
Bom trabalho Barrocas! Eu quando olho para uma mota e visualizo todos os seus aproveitamentos possiveis, forma como se pode organizar todos os componentes, fico perplexo com a falta de interesse da parte de que as planifica, para a melhor rentabilidade do espaço e até mesmo aerodinamismo que se poderia obter! Tudo inserido com estetica a acompanhar, claro!
Tal e qual esse teu ganho de aproximadamente uma a cada 3 placas!
Verifico que coloco muito facilmente as 24 celulas de 40Ah TS ou WB, em apenas uma coluna central, nas predatores. Vou faze-lo já na do XaYu.
Tal e qual esse teu ganho de aproximadamente uma a cada 3 placas!
Verifico que coloco muito facilmente as 24 celulas de 40Ah TS ou WB, em apenas uma coluna central, nas predatores. Vou faze-lo já na do XaYu.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
O pessoal anda a jogar muito tetris 
Da gosto ver que todos se ajudam.

Da gosto ver que todos se ajudam.

Live long and prosper!
-
Calma lá gente, que ontem já eram quase 4 da manhã...
Aqui está um exemplo que duas boas cabeças pensam melhor que uma.
Sugestões aceites...
No entanto o que me espantou é que o Barrocas era o tal homem para quem até um circuito numa placa perfurada ranhosa estava bom. e depois torna-se picuinhas.
Aqui está um exemplo que duas boas cabeças pensam melhor que uma.
Sugestões aceites...
No entanto o que me espantou é que o Barrocas era o tal homem para quem até um circuito numa placa perfurada ranhosa estava bom. e depois torna-se picuinhas.