MP Leiria - Melhor orientação para um sistema fixo
-
Carlos_F_Oliveira
Autor do tópico - Membro

- Registado: quarta fev 09, 2011 7:53 pm
MP Leiria - Melhor orientação para um sistema fixo
olá a todos!
sou candidato a mp, há cerca de um ano que estou à espera para fazer a minha mp (atrasos nos registo...) e sempre pensei em instalar um sistema com seguidor solar. no entanto, enquanto esperava pela abertura dos registo, fui tomando conhecimento de alguns casos em que a produção de sistemas com seguidor não era a esperada. num dos casos, 2 sistemas com os mesmos paineis, os mesmos inversores, cerca de 100 mts de distância, ambos sem sombras, um fixo e o outro com seguidor. o sistema com seguidor é apenas 16% mais rentável (em produção de energia) bem longe dos 25/30% teóricos apregoados! a juntar a isto, temos uma componente de manutenção e desgaste (que não sabemos nunca qual é...) no sistema com seguidor que nunca contabilizamos e que, de certeza surgirá numa altura em que a própria produção (€) será mais baixa, diminuindo ainda o fosso entre os 2 tipos de sistema. analizando tudo isto friamente, e também pela localização fisica no meu espaço, decidi optar por um sistema fixo, com ajuste sazonal.
agora, depois de fazer medições no local cheguei à conclusão que o meu sistema fixo terá que ficar a 155º nordeste, ou seja, a 25º do sul, para nascente. será que alguém poderá opinar sobre os efeitos deste desvio, pois penso que a situação ideal seria apontar para sul (180º).
obrigado.
sou candidato a mp, há cerca de um ano que estou à espera para fazer a minha mp (atrasos nos registo...) e sempre pensei em instalar um sistema com seguidor solar. no entanto, enquanto esperava pela abertura dos registo, fui tomando conhecimento de alguns casos em que a produção de sistemas com seguidor não era a esperada. num dos casos, 2 sistemas com os mesmos paineis, os mesmos inversores, cerca de 100 mts de distância, ambos sem sombras, um fixo e o outro com seguidor. o sistema com seguidor é apenas 16% mais rentável (em produção de energia) bem longe dos 25/30% teóricos apregoados! a juntar a isto, temos uma componente de manutenção e desgaste (que não sabemos nunca qual é...) no sistema com seguidor que nunca contabilizamos e que, de certeza surgirá numa altura em que a própria produção (€) será mais baixa, diminuindo ainda o fosso entre os 2 tipos de sistema. analizando tudo isto friamente, e também pela localização fisica no meu espaço, decidi optar por um sistema fixo, com ajuste sazonal.
agora, depois de fazer medições no local cheguei à conclusão que o meu sistema fixo terá que ficar a 155º nordeste, ou seja, a 25º do sul, para nascente. será que alguém poderá opinar sobre os efeitos deste desvio, pois penso que a situação ideal seria apontar para sul (180º).
obrigado.
-
jama
- Membro Silver

- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Re: MP Leiria - Melhor orientação para um sistema fixo
olá carlos, estive neste sitiocarlos_f_oliveira Escreveu:olá a todos!
obrigado.
http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/ ... map=europe
a fazer uma simulaçao com 4000wp de pot. de paineis para um sistema fixo e em relaçao ao desvio de 25º a diferença de produçao nao é muito relevante dá uma diferença de 100kw anual a menos em relaçao ao sistema orientado a 180º sul.
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

-
Carlos_F_Oliveira
Autor do tópico - Membro

jama, obrigado.
tenho passado esta semana a matutar neste problema. se assim for, 100 kw/ano é pouco significativo.
tenho passado esta semana a matutar neste problema. se assim for, 100 kw/ano é pouco significativo.
-
Carlos_F_Oliveira
Autor do tópico - Membro

no teu ajuste sazonal, qual o desvio (em cm) entre a posição mais inclinada (inverno, penso ser 40º) e a posição menos inclinada (verão, 20º)?
-
Carlos_F_Oliveira
Autor do tópico - Membro

consegui desenvolver um sistema para regulação sazonal muito porreiro (ainda manual) e fácil de aplicar/ajustar, mas preciso de saber com alguma certezas as inclinações máximas e mínimas, de modo a saber qual o curso total do sistema.
-
Carlos_F_Oliveira
Autor do tópico - Membro

jama, no link que me enviaste consegui ver o ângulo relativo ao sol. obrigado.
já me sinto mais "leve"...
já me sinto mais "leve"...
-
jama
- Membro Silver

- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
o ajuste anda entre os 20º e os 50º em altura deve rondar 60cmcarlos_f_oliveira Escreveu:no teu ajuste sazonal, qual o desvio (em cm) entre a posição mais inclinada (inverno, penso ser 40º) e a posição menos inclinada (verão, 20º)?
O SOL quando nasce é para todos

-
Ferra
- Membro Gold

- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
desculpem meter-me na conversa mas vou tentar responder mais promenorizadamente se é que percebi bem a duvida.jama Escreveu:o ajuste anda entre os 20º e os 50º em altura deve rondar 60cmcarlos_f_oliveira Escreveu:no teu ajuste sazonal, qual o desvio (em cm) entre a posição mais inclinada (inverno, penso ser 40º) e a posição menos inclinada (verão, 20º)?
imaginemos um tringulo rectangulo com o cateto horizontal com 1 metro. com 20º o cateto vertical vi ter 36cm. com 50º vai ter 119cm. isto a 1 metro do eixo onde o painel vai rodar. se for a 2 metros (horizontal) do eixo o vertical vai ter 72cm e 238cm respetivamente. não sei se deu para compreender...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 
-
Patalhetas
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
boas,carlos_f_oliveira Escreveu:consegui desenvolver um sistema para regulação sazonal muito porreiro (ainda manual) e fácil de aplicar/ajustar, mas preciso de saber com alguma certezas as inclinações máximas e mínimas, de modo a saber qual o curso total do sistema.
sem querer roubar patentes eheeh podias explicar como funciona esse sistema ?
pois estou em vistas de montar uma mp fixa e se fosse facil de implementar, porque não ?
-
Carlos_F_Oliveira
Autor do tópico - Membro

bem, para começar vou ter 18 painéis sunpower spr-238e-wht-d. serão dispostos em 2 arrays (no mesmo plano) de 9 paineis. cada painel mede 1560x800, o que significa que vou ter uma área de paineis com +- 7200x3150. será construida uma "cama" em estrutura metálica resistente com 6500x2500 à qual será fixada a estrutura schelleter de 2 filas onde apoiarão os painéis. como, no meu caso necessito de uma elevação dos paineís à parte inferior do pavimento de cerca de 1150, terei à cota superior da estrutura (6500x2500) cerca de 3150. neste ponto serão colocados 3 pilares em aço na vertical, aos quais será acoplada uma viga horizontal que será o fulcro da estrutura de suporte dos paineis, tipo "cama". na parte inferior dessa estrututura serão montados 3 parafusos telescópicos (no meu caso utilizarei material de uma empresa que constroi cofragem, andaimes, estruturas para suporte de pontes e viadutos) e que têm um comprimento de 1300 com um curso de 1000, o que me permitirá ajustar a estrutura entre 45º e 20º, para os meses de inverno e verão, respectivamente.patalhetas Escreveu:boas,carlos_f_oliveira Escreveu:consegui desenvolver um sistema para regulação sazonal muito porreiro (ainda manual) e fácil de aplicar/ajustar, mas preciso de saber com alguma certezas as inclinações máximas e mínimas, de modo a saber qual o curso total do sistema.
sem querer roubar patentes eheeh podias explicar como funciona esse sistema ?
pois estou em vistas de montar uma mp fixa e se fosse facil de implementar, porque não ?
Última edição por Carlos_F_Oliveira em sábado fev 19, 2011 7:35 pm, editado 1 vez no total.
-
Carlos_F_Oliveira
Autor do tópico - Membro

no entanto, foi através da experiência do jama que pude desenvolver este sistema.
-
Carlos_F_Oliveira
Autor do tópico - Membro

sim ferra, os meus conhecimentos de trigonometria apontavam para esses valores mas a minha pergunta ao jama ia no sentido de ter uma confirmação pois o sistema dele está no telhado e apenas tem strings "só com um painel de altura"ferra Escreveu:desculpem meter-me na conversa mas vou tentar responder mais promenorizadamente se é que percebi bem a duvida.jama Escreveu:o ajuste anda entre os 20º e os 50º em altura deve rondar 60cmcarlos_f_oliveira Escreveu:no teu ajuste sazonal, qual o desvio (em cm) entre a posição mais inclinada (inverno, penso ser 40º) e a posição menos inclinada (verão, 20º)?
imaginemos um tringulo rectangulo com o cateto horizontal com 1 metro. com 20º o cateto vertical vi ter 36cm. com 50º vai ter 119cm. isto a 1 metro do eixo onde o painel vai rodar. se for a 2 metros (horizontal) do eixo o vertical vai ter 72cm e 238cm respetivamente. não sei se deu para compreender...