Primeiro protótipo

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
piratex
Membro
Membro
Registado: domingo dez 30, 2007 9:17 pm

Primeiro protótipo

Mensagem por piratex »

boas noites amigos
hoje tive um pouco de tempo durante a tarde e andei pelos cantos à procura de material para fazer uma turbina, pois para produzir energia falta-me o gerador.
foi assim peguei em cerca de 1,20m de caleira de fibra, um rolamento de bicicleta um pouco de chapa e puz mãos à obra para tentar avaliar as potencialidades do meu quintal.
ao fim de 2 horas (+_)a coisa estava-se a dar: levantei o pau e não é que parece que o diabo tinha chegado aqui, a coisa não parava, e até agora ainda não parou, apesar de estar apenas a cerca de 4 metros do chão, portanto ainda em zona de turbulência.
construi uma hélice com cerca de 1,20 m.
agora pergunto, se eu colocar um pequeno gerador a velocidade da ventoínha será dimunuida em muito, será que o arranque é mais dificíl, que posso acoplar a uma hélice deste tamanho?
que responda quem souber porque neste campo sou bastante limitado.
saudações a todos

fernandogoulart
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 14, 2007 4:56 pm

Re: Primeiro protótipo

Mensagem por fernandogoulart »

prezado amigo, quando maior a hélice, maior terá que ser o arranque, pois fica mais pesada.
mas, sugiro neste caso é que você diminua as pás, e para poder arrancar mais rápido e acrescente engrenagens multiplicadoras.

att

dr. chicletinho
http://www.drchicletinho.blogspot.com

Autor do tópico
piratex
Membro
Membro

Mensagem por piratex »

boas noites
fernando, como poderei fazer essas desmultiplicações, vc tem alguma ideia que me possa ajudar?
obrigado

Bompastor
Membro
Membro
Registado: segunda fev 18, 2008 5:19 pm

Mensagem por Bompastor »

segundo os meus mínimos conhecimentos neste campo das energias acho que o mais vulgar que se consegue
arranjar será o cabeço duma rebarbadora...
se reparares numa rebarbadora quando o disco dá uma volta o motor já deu três...
mas também quanto tanto sei com engrenagens multiplicadoras vais aumentar o atrito e também vai fazer mais barulho...

espero ter dado informação que possa ser útil...

aquele abraço...
A minha esposa acha que eu sou maluco... E vocês???

Uea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm

Mensagem por Uea »

creio que talvez uma abordagem a um gerador de imans permanentes seja mais viavel..
com pás de 2 metros, dependendo da velocidade em relação ao vento "tsr", a talvez uns 5 m/s se consiga 800w, atenção que não estou a realizar calculo algum..
alguma duvida avisa

fiquem bem e abraço

Autor do tópico
piratex
Membro
Membro

Mensagem por piratex »

boas noites amigos

ao fim de algum tempo a coisa lá se pôs a andar.
como o bompastor disse uma cabeça de rebarbadora era o mais fácil; verdade.
a máquina lá está em cima do pau e com vento moderado consigo cerca de 6 volts, será um bom principio?
lembrei-me de colocar uma lanterna de pilhas ligada ao dito, e o que é certo é que posso lá pôr utra lampada pq aquela já foi à vida.
ligado ao berbequim aquilo deu 20 volts.
será que vale a pena comprar uma bateria para experimentar se carrega?
seu conseguir ponho aqui foto.

aceito ideias pois eu já não sei mais do assunto.

cumps a todos

Responder

Voltar para “Energia Eólica”